[pt] O PROCESSO DE REVISÃO NA PRODUÇÃO ESCRITA E QUESTÕES DE CORREFERÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: ENEIDA FIGUEIRA DE ALMEIDA WERNER
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36163&idi=1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36163
Resumo: [pt] O objetivo desta tese é investigar o processo de revisão da escrita e o processo de estabelecimento da correferência quanto à forma como são monitorados por grupos com diferentes graus de experiência em escrita. A pesquisa insere-se no quadro dos estudos sobre processamento da escrita, focalizando o processo da produção, e ancora-se, teoricamente, no tocante à pesquisa em escrita, no modelo de processamento cognitivo da escrita de Flower e Hayes (1980) e no modelo de revisão de Hayes (1987). Nos estudos da correferência, consideram-se as principais teorias voltadas para a investigação da influência de fatores que favorecem a acessibilidade à memória para seu estabelecimento, a Teoria da Acessibilidade (Ariel, 1990), a Teoria da Centralização (Grosz, Joshi e Weinstein, 1995) e a Hipótese da Carga Informacional (Almor, 1999). Relacionamos as questões teóricas aos dados de natureza cognitiva obtidos por meio de metodologia experimental. O laboratório utilizado foi o LAPAL, na PUC-Rio. Os experimentos conduzidos basearam-se em tarefas de produção e revisão de textos. Foi utilizada a ferramenta de keystroke logging Inputlog (http://www.inputlog.net/) para gravação e análise dos dados. Os participantes eram alunos de graduação e de pós-graduação de uma instituição pública e de uma instituição privada no Rio de Janeiro. No primeiro experimento foram analisados dados de natureza global do processamento da escrita e do processamento da correferência a partir de imagens-estímulos de duas histórias em quadrinhos, sem material verbal. No que tange ao comportamento global do processamento de escrita, foram verificadas medidas relativas ao processo e ao produto do texto produzido (em termos de número de caracteres e de palavras) e também relativas a pausas e tipos de revisões realizadas. No âmbito das medidas voltadas especificamente para o processamento da correferência, foramanalisados dados relacionados aos tipos de expressões referenciais selecionadas para introduzir e retomar entidades discursivas, bem como quanto ao momento em que elementos de retomada foram revistos (revisão do tipo imediata ou posterior) e à natureza do tipo de alteração implementada no que tange ao grau de especificidade do termo usado na substituição (mais/menos específico). O segundo experimento objetivou investigar os fatores que influenciam a escolha de uma expressão referencial anafórica a partir da informação contida no antecedente. Foi conduzida tarefa de revisão com quatro textos de mesmo tipo narrativo. Em cada tipo de texto avaliou-se os tipos de retomadas anafóricas das expressões referenciais em função do grau de ativação de informação na memória favorecido pela acessibilidade ao antecedente. Foram tomadas como variáveis independentes a função sintática do antecedente (mais suj.; menos suj.), o papel temático (mais agente; menos agente), e a distância entre o antecedente e o elemento de retomada (igual período; diferente período). No primeiro experimento os resultados apontaram divergências entre os tipos de revisões efetuadas (imediatas/posteriores) e quanto à proporção de revisões efetuadas (apagamentos/inserções) indicando que o grupo de alunos de pós-graduação empregou mais qualitativamente estratégias e recursos de revisão no monitoramento de seus textos do que os alunos de graduação. No segundo experimento, na análise estatística conduzida para cada grupo separadamente, foi verificado efeito principal de posição sintática (nos 2 grupos), distância (nos 2 grupos), e papel temático (no grupo de pós-graduação). Além disso, verificaram-se efeitos de interação entre posição e distância, e entre posição, papel temático e distância (grupo de graduação) e de posição e distância (grupo de pós-graduação). A qualidade das revisões efetuadas foi diferente, tendo o grupo de alunos de pós-graduação efetuado mais revisões do tipo posterior e percentualmente mais revisões que implicaram modificações na qualidade textual. Em conjunto, portanto, os experimentos permitiram identificar diferenças entre os dois grupos examinados, com evidências de que tempo nível de escolaridade entre os grupos universitários pesquisados é um fator que afeta os processos de monitoramento da escrita e as escolhas feitas no âmbito do estabelecimento de relações de correferência.
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Nos estudos da correferência, consideram-se as principais teorias voltadas para a investigação da influência de fatores que favorecem a acessibilidade à memória para seu estabelecimento, a Teoria da Acessibilidade (Ariel, 1990), a Teoria da Centralização (Grosz, Joshi e Weinstein, 1995) e a Hipótese da Carga Informacional (Almor, 1999). Relacionamos as questões teóricas aos dados de natureza cognitiva obtidos por meio de metodologia experimental. O laboratório utilizado foi o LAPAL, na PUC-Rio. Os experimentos conduzidos basearam-se em tarefas de produção e revisão de textos. Foi utilizada a ferramenta de keystroke logging Inputlog (http://www.inputlog.net/) para gravação e análise dos dados. Os participantes eram alunos de graduação e de pós-graduação de uma instituição pública e de uma instituição privada no Rio de Janeiro. No primeiro experimento foram analisados dados de natureza global do processamento da escrita e do processamento da correferência a partir de imagens-estímulos de duas histórias em quadrinhos, sem material verbal. No que tange ao comportamento global do processamento de escrita, foram verificadas medidas relativas ao processo e ao produto do texto produzido (em termos de número de caracteres e de palavras) e também relativas a pausas e tipos de revisões realizadas. No âmbito das medidas voltadas especificamente para o processamento da correferência, foramanalisados dados relacionados aos tipos de expressões referenciais selecionadas para introduzir e retomar entidades discursivas, bem como quanto ao momento em que elementos de retomada foram revistos (revisão do tipo imediata ou posterior) e à natureza do tipo de alteração implementada no que tange ao grau de especificidade do termo usado na substituição (mais/menos específico). O segundo experimento objetivou investigar os fatores que influenciam a escolha de uma expressão referencial anafórica a partir da informação contida no antecedente. Foi conduzida tarefa de revisão com quatro textos de mesmo tipo narrativo. Em cada tipo de texto avaliou-se os tipos de retomadas anafóricas das expressões referenciais em função do grau de ativação de informação na memória favorecido pela acessibilidade ao antecedente. Foram tomadas como variáveis independentes a função sintática do antecedente (mais suj.; menos suj.), o papel temático (mais agente; menos agente), e a distância entre o antecedente e o elemento de retomada (igual período; diferente período). No primeiro experimento os resultados apontaram divergências entre os tipos de revisões efetuadas (imediatas/posteriores) e quanto à proporção de revisões efetuadas (apagamentos/inserções) indicando que o grupo de alunos de pós-graduação empregou mais qualitativamente estratégias e recursos de revisão no monitoramento de seus textos do que os alunos de graduação. No segundo experimento, na análise estatística conduzida para cada grupo separadamente, foi verificado efeito principal de posição sintática (nos 2 grupos), distância (nos 2 grupos), e papel temático (no grupo de pós-graduação). Além disso, verificaram-se efeitos de interação entre posição e distância, e entre posição, papel temático e distância (grupo de graduação) e de posição e distância (grupo de pós-graduação). A qualidade das revisões efetuadas foi diferente, tendo o grupo de alunos de pós-graduação efetuado mais revisões do tipo posterior e percentualmente mais revisões que implicaram modificações na qualidade textual. Em conjunto, portanto, os experimentos permitiram identificar diferenças entre os dois grupos examinados, com evidências de que tempo nível de escolaridade entre os grupos universitários pesquisados é um fator que afeta os processos de monitoramento da escrita e as escolhas feitas no âmbito do estabelecimento de relações de correferência.[en] The purpose of this doctoral thesis is to investigate the writing process and the process of establishing coreference as to how they are monitored by groups of different degrees of writing experience. The research is part of the study of writing processing, focusing on the production process, and is theoretically anchored in writing research related to the Cognitive Writing Model of Hayes and Flower (1980) and in Hayes s Writing Revision Model (1987). In the studies of coreference, we consider the main theories that investigate the influence of factors that favour accessibility to memory, Accessibility Theory (Ariel, 1990), the Centering Theory (Grosz, Joshi and Weinstein, 1995) and the Information Load Hypothesis (Almor, 1999). We related the theoretical questions to the data captured by means of experimental methodology. The laboratory used was LAPAL, at PUC-Rio. The experiments conducted were based on writing production and revision tasks and we used the technological tool of keystroke logging Inputlog (http://www.inputlog.net/) to record and analyse data. Participants were graduate and post graduate students of public and private institutions in Rio de Janeiro.In the first experiment the data analysed related to production of writing and coreference processing from image-stimuli of two comic strips without verbal material. Concerning the measures related to writing production, we analysed the relation between the process and product in terms of the number of characters and words as well as pauses and the types of revisions made. Regarding the measures of coreference processing, we examined the types of of referential expressions selected to introduce and to establish coreference within discourse entities, as well as data related to the moment when correferential elements were revised (immediate or delayed revisions) and the degree of specificity implied in the alterations worked out. The second experiment aimed to investigate the factors that influence the choice of anaphoric referential expressions from the type of information contained in the antecedent. We conducted an experiment of writing revision consisting of four different texts of the same discursive genre. In each of them we took into account the degree of activation in memory provided by information that favours accessibility to memory stored items. The independent variables were the syntactic function of the antecedent(more subject/less subject), the thematic role of the antecedent (more agent/less agent) and the the distance between the antecedent and the anaphoric referential expression (equal period/different period). Results from the first experiment pointed out differences between the types of revisions (immediate/delayed) and the proportion of revisions made (deletions/insertions) indicating that post-graduate group used more revision strategy resources while monitoring their production as compared to the group of graduates. In the second experiment, statistical analysis conducted for each group separately revealed effects of the factors considered as for syntactic position (in the 2 groups), thematic role (in the post-graduates group) and distance (in both groups). In addition, interaction effects between distance and syntactic position and between position, thematic role and distance (graduates group) and position and distance (post-graduates group) were significant. The quality of the revisions was proven diverse, having post-graduates proceeded to more delayed revisions that imply alteration in overall text quality than the group of graduates. As a whole, the experiments conducted allowed us to identify differences between the experimental groups and suggest evidence that schooling level plays an important role in writing and in the choices made in for coreference processing.MAXWELLERICA DOS SANTOS RODRIGUESERICA DOS SANTOS RODRIGUESENEIDA FIGUEIRA DE ALMEIDA WERNER2019-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36163&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36163&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36163porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-17T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:36163Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-01-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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