ECONOMIA DE COMUNHÃO E O CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: MARCELO ALVES LOPES SAMPAIO
Orientador(a): SERGIO PROENCA LEITAO lattes
Banca de defesa: SERGIO PROENCA LEITAO, MARIO COUTO SOARES PINTO, DEBORAH MORAES ZOUAIN
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9554@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9554@2
Resumo: A era na qual vivemos tem nos apresentado impasses e incertezas nas mais diversas áreas. As conseqüências da globalização e os avanços tecnológicos reduziram distâncias, inseriram a velocidade e a intangibilidade em nossa sociedade e causaram profundos distúrbios de ordem econômica, geográfica e social. Convivemos com um modo de produção capitalista, o qual consolidou um enorme campo de teorias organizacionais para um modelo de desenvolvimento industrial, onde o homem é colocado numa posição subordinada à eficiência e ao rendimento da máquina. O que de fato ocorreu foi a transição do modelo industrial para o informacional, sem que a mentalidade da estruturação do trabalho fosse mudada em grau tão profundo quanto a própria transição. Dentro desse cenário, os teóricos das organizações buscam um novo paradigma capaz de responder às exigências cada vez mais complexas de um mundo que, ao mesmo tempo em que se transformou em uma aldeia global, continuou a enfatizar o produto (o lucro) em detrimento do produtor (o ser humano). O presente estudo busca a intersecção entre dois depoimentos sobre mudanças fundamentais que clamam a urgência da necessidade da transformação tanto nos modos de pensar quanto interagir: um de caráter acadêmico, representado no conceito de Organizações de Aprendizagem proposto por Peter Senge, e outro de caráter espiritual, proposto pelas empresas de Economia de Comunhão, que encontra na Doutrina da Igreja Católica sua base.
id PUC_RIO-1_88a6a8df0ceb2e8df363454145b599fb
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:9554
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisECONOMIA DE COMUNHÃO E O CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM ECONOMY OF COMMUNION AND THE CONCEPT OF LEARNING ORGANIZATION 2006-11-01SERGIO PROENCA LEITAO02742500715lattes.cnpq.br/3461099218267181SERGIO PROENCA LEITAOMARIO COUTO SOARES PINTOMARIO COUTO SOARES PINTOMARIO COUTO SOARES PINTODEBORAH MORAES ZOUAIN02840403714MARCELO ALVES LOPES SAMPAIOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRA era na qual vivemos tem nos apresentado impasses e incertezas nas mais diversas áreas. As conseqüências da globalização e os avanços tecnológicos reduziram distâncias, inseriram a velocidade e a intangibilidade em nossa sociedade e causaram profundos distúrbios de ordem econômica, geográfica e social. Convivemos com um modo de produção capitalista, o qual consolidou um enorme campo de teorias organizacionais para um modelo de desenvolvimento industrial, onde o homem é colocado numa posição subordinada à eficiência e ao rendimento da máquina. O que de fato ocorreu foi a transição do modelo industrial para o informacional, sem que a mentalidade da estruturação do trabalho fosse mudada em grau tão profundo quanto a própria transição. Dentro desse cenário, os teóricos das organizações buscam um novo paradigma capaz de responder às exigências cada vez mais complexas de um mundo que, ao mesmo tempo em que se transformou em uma aldeia global, continuou a enfatizar o produto (o lucro) em detrimento do produtor (o ser humano). O presente estudo busca a intersecção entre dois depoimentos sobre mudanças fundamentais que clamam a urgência da necessidade da transformação tanto nos modos de pensar quanto interagir: um de caráter acadêmico, representado no conceito de Organizações de Aprendizagem proposto por Peter Senge, e outro de caráter espiritual, proposto pelas empresas de Economia de Comunhão, que encontra na Doutrina da Igreja Católica sua base.The actual era has presented us with many debates and uncertainties in the most diverse areas. The consequences of globalization and the technological advances have reduced distances, inserted speed and instangibility into our society, causing profound turbulence in the economic, geographic and social orders. We live under a capitalist production mode, which consolidated an enormous amount of organizational theories for one industrial development model, placing man as a subordinate to mechanic efficiency and output. What has really happened is the transition from the industrial model to the information based model without any change in the mentality of structuring the work in a proportional depth to the change itself. In this scenario, the organizational theoreticians search for a new paradigm capable of answering the ever increasing and complex demands of a world that simultaneously becomes a global tribe as it emphasizes the production (wealth) over the producer (the human being). The present study is a quest for the intersection between two declarations about the fundamental changes that urge necessity for transformation, in the way of thinking as well as interacting: one of academic characteristics, represented by Peter Senge´s concepts in the Learning Organizations and, the other of spiritual characteristics, proposed in enterprises of Economy of Communion, based on the doctrine of the Catholic Church.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9554@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9554@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:03:16ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv ECONOMIA DE COMUNHÃO E O CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM
dc.title.alternative.en.fl_str_mv ECONOMY OF COMMUNION AND THE CONCEPT OF LEARNING ORGANIZATION
title ECONOMIA DE COMUNHÃO E O CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM
spellingShingle ECONOMIA DE COMUNHÃO E O CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM
MARCELO ALVES LOPES SAMPAIO
title_short ECONOMIA DE COMUNHÃO E O CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM
title_full ECONOMIA DE COMUNHÃO E O CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM
title_fullStr ECONOMIA DE COMUNHÃO E O CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed ECONOMIA DE COMUNHÃO E O CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM
title_sort ECONOMIA DE COMUNHÃO E O CONCEITO DE ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MARCELO ALVES LOPES SAMPAIO
author_facet MARCELO ALVES LOPES SAMPAIO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SERGIO PROENCA LEITAO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02742500715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3461099218267181
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SERGIO PROENCA LEITAO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARIO COUTO SOARES PINTO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARIO COUTO SOARES PINTO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARIO COUTO SOARES PINTO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv DEBORAH MORAES ZOUAIN
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02840403714
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCELO ALVES LOPES SAMPAIO
contributor_str_mv SERGIO PROENCA LEITAO
SERGIO PROENCA LEITAO
MARIO COUTO SOARES PINTO
MARIO COUTO SOARES PINTO
MARIO COUTO SOARES PINTO
DEBORAH MORAES ZOUAIN
description A era na qual vivemos tem nos apresentado impasses e incertezas nas mais diversas áreas. As conseqüências da globalização e os avanços tecnológicos reduziram distâncias, inseriram a velocidade e a intangibilidade em nossa sociedade e causaram profundos distúrbios de ordem econômica, geográfica e social. Convivemos com um modo de produção capitalista, o qual consolidou um enorme campo de teorias organizacionais para um modelo de desenvolvimento industrial, onde o homem é colocado numa posição subordinada à eficiência e ao rendimento da máquina. O que de fato ocorreu foi a transição do modelo industrial para o informacional, sem que a mentalidade da estruturação do trabalho fosse mudada em grau tão profundo quanto a própria transição. Dentro desse cenário, os teóricos das organizações buscam um novo paradigma capaz de responder às exigências cada vez mais complexas de um mundo que, ao mesmo tempo em que se transformou em uma aldeia global, continuou a enfatizar o produto (o lucro) em detrimento do produtor (o ser humano). O presente estudo busca a intersecção entre dois depoimentos sobre mudanças fundamentais que clamam a urgência da necessidade da transformação tanto nos modos de pensar quanto interagir: um de caráter acadêmico, representado no conceito de Organizações de Aprendizagem proposto por Peter Senge, e outro de caráter espiritual, proposto pelas empresas de Economia de Comunhão, que encontra na Doutrina da Igreja Católica sua base.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9554@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9554@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9554@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9554@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626298185056256