COMUNIDADES VIRTUAIS COMO GRUPOS DE REFERÊNCIA: A PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: GABRIELA PASINATO ALVES LEAL
Orientador(a): LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES lattes
Banca de defesa: MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI, CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO, LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16675@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16675@2
Resumo: A literatura sobre comunidades virtuais as considera como um grupo de referência. Este estudo exploratório buscou investigar as relações entre os membros dessas comunidades e as influências que os grupos exercem sobre decisões de compra de seus participantes. A pesquisa foi dividida em duas etapas: inicialmente os comentários dos membros da comunidade escolhida como objeto de estudo foram analisados, para identificar categorias mais suscetíveis a influências. A seguir, 21 participantes foram entrevistados, a partir de roteiro elaborado com base nas categorias identificadas. A análise mensagens postadas no grupo e das entrevistas apresentou evidências da existência de um código básico de comportamento, sugerindo que para alguns membros a comunidade age como grupo de referência normativo, caracterizado por forte identificação entre os participantes. Os líderes do grupo parecem ser os mais participativos nos debates, ou os que já tiveram experiências com a gama de produtos e serviços relacionados ao tema do grupo, ou os que são percebidos como pessoas de bom gosto. Ficaram evidente também as modificações em escolhas e comportamentos como resultado das interações entre os participantes.
id PUC_RIO-1_b0d2f1cc1aae14430da52d87a1b44dc7
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:16675
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCOMUNIDADES VIRTUAIS COMO GRUPOS DE REFERÊNCIA: A PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTESVIRTUAL COMMUNITIES AS REFERENCE GROUPS: PARTICIPANT’S PERSPECTIVE2010-07-23LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES34866256753lattes.cnpq.br/3828646998036202MONICA ZAIDAN GOMES ROSSICECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSOCECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSOLUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARESMONICA ZAIDAN GOMES ROSSIGABRIELA PASINATO ALVES LEALPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRA literatura sobre comunidades virtuais as considera como um grupo de referência. Este estudo exploratório buscou investigar as relações entre os membros dessas comunidades e as influências que os grupos exercem sobre decisões de compra de seus participantes. A pesquisa foi dividida em duas etapas: inicialmente os comentários dos membros da comunidade escolhida como objeto de estudo foram analisados, para identificar categorias mais suscetíveis a influências. A seguir, 21 participantes foram entrevistados, a partir de roteiro elaborado com base nas categorias identificadas. A análise mensagens postadas no grupo e das entrevistas apresentou evidências da existência de um código básico de comportamento, sugerindo que para alguns membros a comunidade age como grupo de referência normativo, caracterizado por forte identificação entre os participantes. Os líderes do grupo parecem ser os mais participativos nos debates, ou os que já tiveram experiências com a gama de produtos e serviços relacionados ao tema do grupo, ou os que são percebidos como pessoas de bom gosto. Ficaram evidente também as modificações em escolhas e comportamentos como resultado das interações entre os participantes.The literature considers the virtual communities as a group of reference. This explanatory study looked to investigate the relationship among the members of these communities and the influence that the groups exercise on the purchase decisions of its members. The research was divided into two parts: initially the comments of the community members, chosen as an object of study, were analyzed to indentify categories related to the influences. Following that, 21 participants were interviewed from a detailed outline based on identified categories. The analysis of the messages posted in the group and of the interviews showed evidence of an existing code of behavior, suggesting that for some members, the community acts as a normative reference group, characterized by strong identification among the participants. The group leaders seem to participate the most in the debates, or the ones who already had experiences with a range of products and services related to the subject of the group, or the ones who are believed to have good taste. Besides everything that was said, changes in choices and behavior were also observed, as a result of the interactions among the participants.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16675@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16675@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:17:52ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv COMUNIDADES VIRTUAIS COMO GRUPOS DE REFERÊNCIA: A PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES
dc.title.alternative.en.fl_str_mv VIRTUAL COMMUNITIES AS REFERENCE GROUPS: PARTICIPANT’S PERSPECTIVE
title COMUNIDADES VIRTUAIS COMO GRUPOS DE REFERÊNCIA: A PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES
spellingShingle COMUNIDADES VIRTUAIS COMO GRUPOS DE REFERÊNCIA: A PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES
GABRIELA PASINATO ALVES LEAL
title_short COMUNIDADES VIRTUAIS COMO GRUPOS DE REFERÊNCIA: A PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES
title_full COMUNIDADES VIRTUAIS COMO GRUPOS DE REFERÊNCIA: A PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES
title_fullStr COMUNIDADES VIRTUAIS COMO GRUPOS DE REFERÊNCIA: A PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES
title_full_unstemmed COMUNIDADES VIRTUAIS COMO GRUPOS DE REFERÊNCIA: A PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES
title_sort COMUNIDADES VIRTUAIS COMO GRUPOS DE REFERÊNCIA: A PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author GABRIELA PASINATO ALVES LEAL
author_facet GABRIELA PASINATO ALVES LEAL
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 34866256753
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3828646998036202
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
dc.contributor.author.fl_str_mv GABRIELA PASINATO ALVES LEAL
contributor_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
description A literatura sobre comunidades virtuais as considera como um grupo de referência. Este estudo exploratório buscou investigar as relações entre os membros dessas comunidades e as influências que os grupos exercem sobre decisões de compra de seus participantes. A pesquisa foi dividida em duas etapas: inicialmente os comentários dos membros da comunidade escolhida como objeto de estudo foram analisados, para identificar categorias mais suscetíveis a influências. A seguir, 21 participantes foram entrevistados, a partir de roteiro elaborado com base nas categorias identificadas. A análise mensagens postadas no grupo e das entrevistas apresentou evidências da existência de um código básico de comportamento, sugerindo que para alguns membros a comunidade age como grupo de referência normativo, caracterizado por forte identificação entre os participantes. Os líderes do grupo parecem ser os mais participativos nos debates, ou os que já tiveram experiências com a gama de produtos e serviços relacionados ao tema do grupo, ou os que são percebidos como pessoas de bom gosto. Ficaram evidente também as modificações em escolhas e comportamentos como resultado das interações entre os participantes.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-07-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16675@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16675@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16675@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16675@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626311739998208