THE INDIGENOUS ICONOGRAHY THOUGH A DESIGN S POINT OF VIEW: THE KAYAP S BODY ORNAMENTATION - A CASE STUDY

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: TAISA FIGUEIRA RODRIGUES
Orientador(a): ALBERTO CIPINIUK lattes
Banca de defesa: ALBERTO CIPINIUK, VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA, RICARDO GOMES LIMA
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM DESIGN
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9974@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9974@2
Resumo: A cultura material indígena constitui um dos mais fortes ícones culturais de nosso país. Hoje a sua relevância torna-se mais evidente diante de um mundo globalizado e efêmero que, cada vez mais, busca em referências de tradições locais, âncoras simbólicas e originalidade estética. No campo do design, verificamos a recorrência de trabalhos baseados em fazeres regionais ou no artesanato de tradições locais. Essa dissertação, então, procura trazer uma reflexão sobre o relacionamento do design com a iconografia indígena em nosso país, abordando para tanto, as formas como se operam os cruzamentos entre o sistema estético hegemônico com sistemas estéticos ditos populares como o indígena, ou seja, as diferentes formas como cada um deles se apropria dos elementos estéticos do outro. Sob o ponto de vista do design, nos interessa investigar a apropriação que o design faz desta iconografia assim como a intervenção do designer junto a comunidades indígenas. Esta dissertação traz como estudo de caso a ornamentação corporal dos índios Kayapó. Entre os diferentes índios relativamente isolados que habitam hoje a região da Amazônia Legal, a ornamentação corporal dos índios Kayapó se destaca por sua relevante expressão estética, por sua beleza e refinamento. Assim como expressa de maneira muito formal e sintética a compreensão que estes índios possuem de sua cosmologia, estrutura social, da relação com a natureza e da construção da identidade e da alteridade.
id PUC_RIO-1_bdee5850370d95b08755c6804bb6699b
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:9974
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTHE INDIGENOUS ICONOGRAHY THOUGH A DESIGN S POINT OF VIEW: THE KAYAP S BODY ORNAMENTATION - A CASE STUDYUM OLHAR DO DESIGN SOBRE A ICONOGRAFIA INDÍGENA: A ORNAMENTAÇÃO CORPORAL KAYAPÓ - UM ESTUDO DE CASO2006-11-24ALBERTO CIPINIUK34464867715lattes.cnpq.br/3763621130181471ALBERTO CIPINIUKVERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMARICARDO GOMES LIMA08871194764TAISA FIGUEIRA RODRIGUESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRA cultura material indígena constitui um dos mais fortes ícones culturais de nosso país. Hoje a sua relevância torna-se mais evidente diante de um mundo globalizado e efêmero que, cada vez mais, busca em referências de tradições locais, âncoras simbólicas e originalidade estética. No campo do design, verificamos a recorrência de trabalhos baseados em fazeres regionais ou no artesanato de tradições locais. Essa dissertação, então, procura trazer uma reflexão sobre o relacionamento do design com a iconografia indígena em nosso país, abordando para tanto, as formas como se operam os cruzamentos entre o sistema estético hegemônico com sistemas estéticos ditos populares como o indígena, ou seja, as diferentes formas como cada um deles se apropria dos elementos estéticos do outro. Sob o ponto de vista do design, nos interessa investigar a apropriação que o design faz desta iconografia assim como a intervenção do designer junto a comunidades indígenas. Esta dissertação traz como estudo de caso a ornamentação corporal dos índios Kayapó. Entre os diferentes índios relativamente isolados que habitam hoje a região da Amazônia Legal, a ornamentação corporal dos índios Kayapó se destaca por sua relevante expressão estética, por sua beleza e refinamento. Assim como expressa de maneira muito formal e sintética a compreensão que estes índios possuem de sua cosmologia, estrutura social, da relação com a natureza e da construção da identidade e da alteridade.The indigenous iconography is one of the most powerful cultural icons from our country. Its relevance becomes more and more evident within a globalized and ephemeral world, which searchs in local traditions symbolic references and original aesthetics. In the design field we notice the increasing presence of works based on regional motives and local traditional handicrafts. This dissertation proposes a reflexion about the relation between design and the indigenous iconography in our country, broaching the differents forms that the hegemonic aesthetic system encounter the popular ones, as the indigenous. In other words, the differents forms that each of them appropriates the aesthetics elements of the other. In the design s field we are interested in investigate the design s appropriation of the indigenous iconography as well as, the designer s intervention into indigenous communities. This dissertation brings as case study, the body ornamentation of Kayapó Indians. Among the different relatively isolated Indians, who inhabit the region of the Legal Amazon nowadays, the kayapó Indians detach themselves for their meaningful aesthetic expression, beauty and refinment. Their ornamentation reflects in a formal and very synthetic way the understanding of their cosmology, social structure, relationship with nature and the construction of identity.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9974@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9974@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:03:19ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.en.fl_str_mv THE INDIGENOUS ICONOGRAHY THOUGH A DESIGN S POINT OF VIEW: THE KAYAP S BODY ORNAMENTATION - A CASE STUDY
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv UM OLHAR DO DESIGN SOBRE A ICONOGRAFIA INDÍGENA: A ORNAMENTAÇÃO CORPORAL KAYAPÓ - UM ESTUDO DE CASO
title THE INDIGENOUS ICONOGRAHY THOUGH A DESIGN S POINT OF VIEW: THE KAYAP S BODY ORNAMENTATION - A CASE STUDY
spellingShingle THE INDIGENOUS ICONOGRAHY THOUGH A DESIGN S POINT OF VIEW: THE KAYAP S BODY ORNAMENTATION - A CASE STUDY
TAISA FIGUEIRA RODRIGUES
title_short THE INDIGENOUS ICONOGRAHY THOUGH A DESIGN S POINT OF VIEW: THE KAYAP S BODY ORNAMENTATION - A CASE STUDY
title_full THE INDIGENOUS ICONOGRAHY THOUGH A DESIGN S POINT OF VIEW: THE KAYAP S BODY ORNAMENTATION - A CASE STUDY
title_fullStr THE INDIGENOUS ICONOGRAHY THOUGH A DESIGN S POINT OF VIEW: THE KAYAP S BODY ORNAMENTATION - A CASE STUDY
title_full_unstemmed THE INDIGENOUS ICONOGRAHY THOUGH A DESIGN S POINT OF VIEW: THE KAYAP S BODY ORNAMENTATION - A CASE STUDY
title_sort THE INDIGENOUS ICONOGRAHY THOUGH A DESIGN S POINT OF VIEW: THE KAYAP S BODY ORNAMENTATION - A CASE STUDY
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author TAISA FIGUEIRA RODRIGUES
author_facet TAISA FIGUEIRA RODRIGUES
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALBERTO CIPINIUK
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 34464867715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3763621130181471
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ALBERTO CIPINIUK
dc.contributor.referee2.fl_str_mv VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv RICARDO GOMES LIMA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 08871194764
dc.contributor.author.fl_str_mv TAISA FIGUEIRA RODRIGUES
contributor_str_mv ALBERTO CIPINIUK
ALBERTO CIPINIUK
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA
RICARDO GOMES LIMA
description A cultura material indígena constitui um dos mais fortes ícones culturais de nosso país. Hoje a sua relevância torna-se mais evidente diante de um mundo globalizado e efêmero que, cada vez mais, busca em referências de tradições locais, âncoras simbólicas e originalidade estética. No campo do design, verificamos a recorrência de trabalhos baseados em fazeres regionais ou no artesanato de tradições locais. Essa dissertação, então, procura trazer uma reflexão sobre o relacionamento do design com a iconografia indígena em nosso país, abordando para tanto, as formas como se operam os cruzamentos entre o sistema estético hegemônico com sistemas estéticos ditos populares como o indígena, ou seja, as diferentes formas como cada um deles se apropria dos elementos estéticos do outro. Sob o ponto de vista do design, nos interessa investigar a apropriação que o design faz desta iconografia assim como a intervenção do designer junto a comunidades indígenas. Esta dissertação traz como estudo de caso a ornamentação corporal dos índios Kayapó. Entre os diferentes índios relativamente isolados que habitam hoje a região da Amazônia Legal, a ornamentação corporal dos índios Kayapó se destaca por sua relevante expressão estética, por sua beleza e refinamento. Assim como expressa de maneira muito formal e sintética a compreensão que estes índios possuem de sua cosmologia, estrutura social, da relação com a natureza e da construção da identidade e da alteridade.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9974@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9974@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9974@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9974@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626299228389376