A IMPLANTAÇÃO DA TV DIGITAL E A MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: RODRIGO MESQUITA MARINHO
Orientador(a): SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO
Banca de defesa: JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA, SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO, MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14006@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14006@2
Resumo: As empresas estão cada vez mais expostas às influências do ambiente externo. Fatores como a globalização econômica, a intensificação da concorrência e a abertura dos mercados têm levado os gestores e estudiosos a procurar entender como as empresas podem atender às demandas, e influenciar o ambiente no qual elas estão inseridas. A as emissoras de televisão aberta estão passando por mudanças estimuladas por pressões institucionais e por avanços tecnológicos que o setor tem experimentado. O objetivo deste estudo foi identificar quais foram os impactos causados pela implantação da televisão digital na emissora de televisão aberta estudada. O que motivou a adoção da nova tecnologia, apenas possibilidades de melhora de resultado ou houve pressões externas que não deixaram alternativas senão a adoção da nova tecnologia? Foram realizadas entrevistas com oito diretores da empresa estudada. Os diretores entrevistados ocupam cargos nas áreas estratégicas da empresa. O resultado da pesquisa evidenciou que a implantação da tecnologia digital nas emissoras de televisão aberta não trará mudanças significativas no curto prazo, trata-se de uma mudança tecnológica. Apesar da nova tecnologia ter um alto potencial para estimular inovações, a empresa estudada está conservadora em relação aos investimentos necessários para a sua total difusão em função dos altos custos que tais investimentos implicariam para a empresa estudada e para os consumidores, sem que houvesse uma rentabilidade adequada. As emissoras de TV aberta adotaram a tecnologia digital em resposta ao crescimento de novas mídias como internet, celular e televisão por assinatura.
id PUC_RIO-1_d57aa1219c5229b6a195fe36512e7cc2
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:14006
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA IMPLANTAÇÃO DA TV DIGITAL E A MUDANÇA ORGANIZACIONAL THE INTRODUCTION OF DIGITAL TV AND THE ORGANIZATIONAL CHANGE 2009-01-05SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO29992451734JOSE ROBERTO GOMES DA SILVASANDRA REGINA DA ROCHA PINTOMONICA ZAIDAN GOMES ROSSIMONICA ZAIDAN GOMES ROSSIRODRIGO MESQUITA MARINHOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRAs empresas estão cada vez mais expostas às influências do ambiente externo. Fatores como a globalização econômica, a intensificação da concorrência e a abertura dos mercados têm levado os gestores e estudiosos a procurar entender como as empresas podem atender às demandas, e influenciar o ambiente no qual elas estão inseridas. A as emissoras de televisão aberta estão passando por mudanças estimuladas por pressões institucionais e por avanços tecnológicos que o setor tem experimentado. O objetivo deste estudo foi identificar quais foram os impactos causados pela implantação da televisão digital na emissora de televisão aberta estudada. O que motivou a adoção da nova tecnologia, apenas possibilidades de melhora de resultado ou houve pressões externas que não deixaram alternativas senão a adoção da nova tecnologia? Foram realizadas entrevistas com oito diretores da empresa estudada. Os diretores entrevistados ocupam cargos nas áreas estratégicas da empresa. O resultado da pesquisa evidenciou que a implantação da tecnologia digital nas emissoras de televisão aberta não trará mudanças significativas no curto prazo, trata-se de uma mudança tecnológica. Apesar da nova tecnologia ter um alto potencial para estimular inovações, a empresa estudada está conservadora em relação aos investimentos necessários para a sua total difusão em função dos altos custos que tais investimentos implicariam para a empresa estudada e para os consumidores, sem que houvesse uma rentabilidade adequada. As emissoras de TV aberta adotaram a tecnologia digital em resposta ao crescimento de novas mídias como internet, celular e televisão por assinatura.Businesses are becoming more and more exposed to influences from the outside environment. Factors like economic globalization, the intensification of competition, and the opening of markets have led administrators and scholars to try to understand how businesses can satisfy demands and how to influence the environment in which they find themselves. Broadcasters of free-to-air (FTA) television are going through changes caused by institutional pressures and by technological advances that the sector has been testing. The objective of this research was to identify what the impacts occasioned by the introduction of digital television to the FTA broadcaster studied have been. What has motivated the adoption of the new technology-only possibilities of improvements of the product, or were there external pressures that did not leave any alternative but to adopt the new technology? There were interviews with eight directors of the business studied. The directors interviewed are in charge of strategic areas in the business. The result of the research evinced that the introduction of digital technology into the broadcasters of FTA television will not bring about significant changes in the short term; it is a matter of a technological change. Despite the new technology having a high potential to spur innovations, the business studied is conservative in regard to the investments necessary for its complete distribution in function of the high costs that such investments would involve for the business studied and for the consumers, without there being an adequate profitability. The broadcasters of FTA television have adopted digital technology in response to the growth of new media like the Internet, cellphones, and pay TV.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14006@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14006@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:14:20ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv A IMPLANTAÇÃO DA TV DIGITAL E A MUDANÇA ORGANIZACIONAL
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE INTRODUCTION OF DIGITAL TV AND THE ORGANIZATIONAL CHANGE
title A IMPLANTAÇÃO DA TV DIGITAL E A MUDANÇA ORGANIZACIONAL
spellingShingle A IMPLANTAÇÃO DA TV DIGITAL E A MUDANÇA ORGANIZACIONAL
RODRIGO MESQUITA MARINHO
title_short A IMPLANTAÇÃO DA TV DIGITAL E A MUDANÇA ORGANIZACIONAL
title_full A IMPLANTAÇÃO DA TV DIGITAL E A MUDANÇA ORGANIZACIONAL
title_fullStr A IMPLANTAÇÃO DA TV DIGITAL E A MUDANÇA ORGANIZACIONAL
title_full_unstemmed A IMPLANTAÇÃO DA TV DIGITAL E A MUDANÇA ORGANIZACIONAL
title_sort A IMPLANTAÇÃO DA TV DIGITAL E A MUDANÇA ORGANIZACIONAL
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author RODRIGO MESQUITA MARINHO
author_facet RODRIGO MESQUITA MARINHO
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 29992451734
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGO MESQUITA MARINHO
contributor_str_mv SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO
JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO
MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
description As empresas estão cada vez mais expostas às influências do ambiente externo. Fatores como a globalização econômica, a intensificação da concorrência e a abertura dos mercados têm levado os gestores e estudiosos a procurar entender como as empresas podem atender às demandas, e influenciar o ambiente no qual elas estão inseridas. A as emissoras de televisão aberta estão passando por mudanças estimuladas por pressões institucionais e por avanços tecnológicos que o setor tem experimentado. O objetivo deste estudo foi identificar quais foram os impactos causados pela implantação da televisão digital na emissora de televisão aberta estudada. O que motivou a adoção da nova tecnologia, apenas possibilidades de melhora de resultado ou houve pressões externas que não deixaram alternativas senão a adoção da nova tecnologia? Foram realizadas entrevistas com oito diretores da empresa estudada. Os diretores entrevistados ocupam cargos nas áreas estratégicas da empresa. O resultado da pesquisa evidenciou que a implantação da tecnologia digital nas emissoras de televisão aberta não trará mudanças significativas no curto prazo, trata-se de uma mudança tecnológica. Apesar da nova tecnologia ter um alto potencial para estimular inovações, a empresa estudada está conservadora em relação aos investimentos necessários para a sua total difusão em função dos altos custos que tais investimentos implicariam para a empresa estudada e para os consumidores, sem que houvesse uma rentabilidade adequada. As emissoras de TV aberta adotaram a tecnologia digital em resposta ao crescimento de novas mídias como internet, celular e televisão por assinatura.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14006@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14006@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14006@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14006@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626306874605568