ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
|
Programa de Pós-Graduação: |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16672@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16672@2 |
Resumo: | Há alguns anos, um novo modelo vem se desenvolvendo de forma a alterar a visão tradicional de publicidade que utiliza tipos de mídias que seguem, essencialmente, um modelo de comunicação passivo. A Internet vem se estabelecendo como um novo modelo que permite às empresas a constituírem um contexto comum, onde passam a seguir um modelo de comunicação interativo, mudando as formas como fazem negócio com seus clientes. Em um espaço virtual, um observador é capaz de codificar e armazenar informações expostas fora de seu foco de atenção, de forma que a exposição e sua frequência podem ser processadas mesmo sem a consciência do indivíduo. Através de um experimento realizado com estudantes da PUC–Rio, procurou-se examinar, em um ambiente virtual, os efeitos da freqüência de exposição de estímulos subliminares perceptivos relacionados a uma marca sobre a atitude e a escolha dos consumidores. Os resultados apresentaram evidências de que a propensão do observador selecionar a marca que foi percebida inconscientemente aumenta à medida que aumenta a frequência dos estímulos subliminares, quando sua atitude em relação à marca é muito favorável. Não houve evidências de mudança na atitude em função da freqüência de exposição, embora tenha sido verificada influência da atitude na escolha da marca. |
id |
PUC_RIO-1_db0cead528c23fc36593c75de782632b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:16672 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDORPERCEPTIVE SUBLIMINAL STIMULI IN VIRTUAL ENVIRONMENTS: EFFECTS ON CONSUMER`S ATTITUDE AND CHOICE2010-07-23LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES34866256753lattes.cnpq.br/3828646998036202LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARESCECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSOCECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSOVICTOR MANOEL CUNHA DE ALMEIDACECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSOLABRUNA REPOLHES ROMAO VIEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRHá alguns anos, um novo modelo vem se desenvolvendo de forma a alterar a visão tradicional de publicidade que utiliza tipos de mídias que seguem, essencialmente, um modelo de comunicação passivo. A Internet vem se estabelecendo como um novo modelo que permite às empresas a constituírem um contexto comum, onde passam a seguir um modelo de comunicação interativo, mudando as formas como fazem negócio com seus clientes. Em um espaço virtual, um observador é capaz de codificar e armazenar informações expostas fora de seu foco de atenção, de forma que a exposição e sua frequência podem ser processadas mesmo sem a consciência do indivíduo. Através de um experimento realizado com estudantes da PUC–Rio, procurou-se examinar, em um ambiente virtual, os efeitos da freqüência de exposição de estímulos subliminares perceptivos relacionados a uma marca sobre a atitude e a escolha dos consumidores. Os resultados apresentaram evidências de que a propensão do observador selecionar a marca que foi percebida inconscientemente aumenta à medida que aumenta a frequência dos estímulos subliminares, quando sua atitude em relação à marca é muito favorável. Não houve evidências de mudança na atitude em função da freqüência de exposição, embora tenha sido verificada influência da atitude na escolha da marca.For several years, a new model has been developing that is altering the traditional view of advertising which uses media types that follow, essentially, a passive communication model. The Internet model provides to enterprises the possibility to set up a shared environment, where an interactive communication module is followed and changes the way of doing business with customers. In a virtual space, an observer is able to encode and store information exposed outside its focus of attention, so that the exposure itself and her frequency can be prosecuted even without the individual s consciousness. This study sought through a survey in a sample of students from PUC-Rio, examine the effects of frequency of exposure to subliminal stimuli perception of a given brand in a virtual environment on choice and consumer attitudes. The results showed evidence that an observer with attitude towards the brand very favorable is more likely to select the brand processed unconsciously as the frequency of exposures increases. There was no clear evidence of differentiation in attitude by the frequency of exposure, but was found an influence of attitude on brand choice.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16672@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16672@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:17:52ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
PERCEPTIVE SUBLIMINAL STIMULI IN VIRTUAL ENVIRONMENTS: EFFECTS ON CONSUMER`S ATTITUDE AND CHOICE |
title |
ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR |
spellingShingle |
ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR LABRUNA REPOLHES ROMAO VIEIRA |
title_short |
ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR |
title_full |
ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR |
title_fullStr |
ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR |
title_full_unstemmed |
ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR |
title_sort |
ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR |
dc.creator.ID.none.fl_str_mv |
|
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
LABRUNA REPOLHES ROMAO VIEIRA |
author_facet |
LABRUNA REPOLHES ROMAO VIEIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
34866256753 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/3828646998036202 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
VICTOR MANOEL CUNHA DE ALMEIDA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LABRUNA REPOLHES ROMAO VIEIRA |
contributor_str_mv |
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO VICTOR MANOEL CUNHA DE ALMEIDA CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO |
description |
Há alguns anos, um novo modelo vem se desenvolvendo de forma a alterar a visão tradicional de publicidade que utiliza tipos de mídias que seguem, essencialmente, um modelo de comunicação passivo. A Internet vem se estabelecendo como um novo modelo que permite às empresas a constituírem um contexto comum, onde passam a seguir um modelo de comunicação interativo, mudando as formas como fazem negócio com seus clientes. Em um espaço virtual, um observador é capaz de codificar e armazenar informações expostas fora de seu foco de atenção, de forma que a exposição e sua frequência podem ser processadas mesmo sem a consciência do indivíduo. Através de um experimento realizado com estudantes da PUC–Rio, procurou-se examinar, em um ambiente virtual, os efeitos da freqüência de exposição de estímulos subliminares perceptivos relacionados a uma marca sobre a atitude e a escolha dos consumidores. Os resultados apresentaram evidências de que a propensão do observador selecionar a marca que foi percebida inconscientemente aumenta à medida que aumenta a frequência dos estímulos subliminares, quando sua atitude em relação à marca é muito favorável. Não houve evidências de mudança na atitude em função da freqüência de exposição, embora tenha sido verificada influência da atitude na escolha da marca. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-07-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16672@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16672@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16672@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16672@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1776626311734755328 |