ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: LABRUNA REPOLHES ROMAO VIEIRA
Orientador(a): LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES lattes
Banca de defesa: LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES, CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO, VICTOR MANOEL CUNHA DE ALMEIDA
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16672@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16672@2
Resumo: Há alguns anos, um novo modelo vem se desenvolvendo de forma a alterar a visão tradicional de publicidade que utiliza tipos de mídias que seguem, essencialmente, um modelo de comunicação passivo. A Internet vem se estabelecendo como um novo modelo que permite às empresas a constituírem um contexto comum, onde passam a seguir um modelo de comunicação interativo, mudando as formas como fazem negócio com seus clientes. Em um espaço virtual, um observador é capaz de codificar e armazenar informações expostas fora de seu foco de atenção, de forma que a exposição e sua frequência podem ser processadas mesmo sem a consciência do indivíduo. Através de um experimento realizado com estudantes da PUC–Rio, procurou-se examinar, em um ambiente virtual, os efeitos da freqüência de exposição de estímulos subliminares perceptivos relacionados a uma marca sobre a atitude e a escolha dos consumidores. Os resultados apresentaram evidências de que a propensão do observador selecionar a marca que foi percebida inconscientemente aumenta à medida que aumenta a frequência dos estímulos subliminares, quando sua atitude em relação à marca é muito favorável. Não houve evidências de mudança na atitude em função da freqüência de exposição, embora tenha sido verificada influência da atitude na escolha da marca.
id PUC_RIO-1_db0cead528c23fc36593c75de782632b
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:16672
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDORPERCEPTIVE SUBLIMINAL STIMULI IN VIRTUAL ENVIRONMENTS: EFFECTS ON CONSUMER`S ATTITUDE AND CHOICE2010-07-23LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES34866256753lattes.cnpq.br/3828646998036202LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARESCECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSOCECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSOVICTOR MANOEL CUNHA DE ALMEIDACECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSOLABRUNA REPOLHES ROMAO VIEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRHá alguns anos, um novo modelo vem se desenvolvendo de forma a alterar a visão tradicional de publicidade que utiliza tipos de mídias que seguem, essencialmente, um modelo de comunicação passivo. A Internet vem se estabelecendo como um novo modelo que permite às empresas a constituírem um contexto comum, onde passam a seguir um modelo de comunicação interativo, mudando as formas como fazem negócio com seus clientes. Em um espaço virtual, um observador é capaz de codificar e armazenar informações expostas fora de seu foco de atenção, de forma que a exposição e sua frequência podem ser processadas mesmo sem a consciência do indivíduo. Através de um experimento realizado com estudantes da PUC–Rio, procurou-se examinar, em um ambiente virtual, os efeitos da freqüência de exposição de estímulos subliminares perceptivos relacionados a uma marca sobre a atitude e a escolha dos consumidores. Os resultados apresentaram evidências de que a propensão do observador selecionar a marca que foi percebida inconscientemente aumenta à medida que aumenta a frequência dos estímulos subliminares, quando sua atitude em relação à marca é muito favorável. Não houve evidências de mudança na atitude em função da freqüência de exposição, embora tenha sido verificada influência da atitude na escolha da marca.For several years, a new model has been developing that is altering the traditional view of advertising which uses media types that follow, essentially, a passive communication model. The Internet model provides to enterprises the possibility to set up a shared environment, where an interactive communication module is followed and changes the way of doing business with customers. In a virtual space, an observer is able to encode and store information exposed outside its focus of attention, so that the exposure itself and her frequency can be prosecuted even without the individual s consciousness. This study sought through a survey in a sample of students from PUC-Rio, examine the effects of frequency of exposure to subliminal stimuli perception of a given brand in a virtual environment on choice and consumer attitudes. The results showed evidence that an observer with attitude towards the brand very favorable is more likely to select the brand processed unconsciously as the frequency of exposures increases. There was no clear evidence of differentiation in attitude by the frequency of exposure, but was found an influence of attitude on brand choice.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16672@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16672@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:17:52ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR
dc.title.alternative.en.fl_str_mv PERCEPTIVE SUBLIMINAL STIMULI IN VIRTUAL ENVIRONMENTS: EFFECTS ON CONSUMER`S ATTITUDE AND CHOICE
title ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR
spellingShingle ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR
LABRUNA REPOLHES ROMAO VIEIRA
title_short ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR
title_full ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR
title_fullStr ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR
title_full_unstemmed ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR
title_sort ESTÍMULOS SUBLIMINARES PERCEPTIVOS EM AMBIENTES VIRTUAIS: EFEITOS NA ATITUDE E NA ESCOLHA DO CONSUMIDOR
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author LABRUNA REPOLHES ROMAO VIEIRA
author_facet LABRUNA REPOLHES ROMAO VIEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 34866256753
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3828646998036202
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv VICTOR MANOEL CUNHA DE ALMEIDA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
dc.contributor.author.fl_str_mv LABRUNA REPOLHES ROMAO VIEIRA
contributor_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
VICTOR MANOEL CUNHA DE ALMEIDA
CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
description Há alguns anos, um novo modelo vem se desenvolvendo de forma a alterar a visão tradicional de publicidade que utiliza tipos de mídias que seguem, essencialmente, um modelo de comunicação passivo. A Internet vem se estabelecendo como um novo modelo que permite às empresas a constituírem um contexto comum, onde passam a seguir um modelo de comunicação interativo, mudando as formas como fazem negócio com seus clientes. Em um espaço virtual, um observador é capaz de codificar e armazenar informações expostas fora de seu foco de atenção, de forma que a exposição e sua frequência podem ser processadas mesmo sem a consciência do indivíduo. Através de um experimento realizado com estudantes da PUC–Rio, procurou-se examinar, em um ambiente virtual, os efeitos da freqüência de exposição de estímulos subliminares perceptivos relacionados a uma marca sobre a atitude e a escolha dos consumidores. Os resultados apresentaram evidências de que a propensão do observador selecionar a marca que foi percebida inconscientemente aumenta à medida que aumenta a frequência dos estímulos subliminares, quando sua atitude em relação à marca é muito favorável. Não houve evidências de mudança na atitude em função da freqüência de exposição, embora tenha sido verificada influência da atitude na escolha da marca.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-07-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16672@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16672@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16672@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16672@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626311734755328