[pt] CONTRIBUIÇÃO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA SOJA EM GRÃOS: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE EQUILÍBRIO ESPACIAL AO ESTADO DE TOCANTINS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: BETTY CLARA BARRAZA DE LA CRUZ
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10514&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10514&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10514
Resumo: [pt] O sistema logístico da soja brasileira em grãos é um elemento importante na cadeia produtiva, pois a maior parte dos custos desta oleaginosa é dada pelos custos de transportes e os custos de armazenagem. Nesse sentido, a otimização desse segmento é essencial para aumentar a competitividade da soja brasileira no mercado internacional. Nesta tese, propõe-se desenvolver um modelo de equilíbrio espacial multimodal e intertemporal de programação não linear para a análise da competitividade da soja em grãos ao Estado de Tocantins. A aplicabilidade do modelo é avaliada num estudo de caso sobre a exportação da soja do Estado de Tocantins, situado na região norte do cerrado brasileiro cuja competitividade será considerada em relação aos Estados do Maranhão e Piauí, os quais têm os mesmos corredores de transporte. Finalmente, são propostos cenários alternativos para uma melhor análise da competitividade do Estado tocantinense. Os dados são tratados com o uso do programa GAMS/MINOS, desenvolvido para problemas não lineares. Os resultados mostram, nos quatro cenários analisados, que os custos logísticos são reduzidos quando a multimodalidade acontece num ambiente intertemporal. Eles também mostram que a inclusão da Hidrovia Tocantins torna o Estado do Tocantins competitivo. Espera- se que estes resultados possam oferecer subsídios, no sentido de possibilitar uma melhor percepção quanto aos investimentos em infra-estrutura de transporte e armazenagem, para o governo do Tocantins .
id PUC_RIO-1_df4ef0f27bcd4b48d4043cd192a6b26c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:10514
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling [pt] CONTRIBUIÇÃO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA SOJA EM GRÃOS: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE EQUILÍBRIO ESPACIAL AO ESTADO DE TOCANTINS[en] CONTRIBUTION FOR THE ANALYSIS OF THE COMPETITIVITY OF THE SOY BEANS IN GRAINS: AN APPLICATION OF THE SPATIAL EQUILIBRIUM MODEL TO THE STATE OF TOCANTINS[pt] LOGISTICA[pt] TRANSPORTE[pt] SOJA[pt] ARMAZENAGEM[pt] CUSTO LOGISTICO[en] LOGISTICS[en] TRANSPORT[en] SOY[en] WAREHOUSING[en] LOGISTIC COST[pt] O sistema logístico da soja brasileira em grãos é um elemento importante na cadeia produtiva, pois a maior parte dos custos desta oleaginosa é dada pelos custos de transportes e os custos de armazenagem. Nesse sentido, a otimização desse segmento é essencial para aumentar a competitividade da soja brasileira no mercado internacional. Nesta tese, propõe-se desenvolver um modelo de equilíbrio espacial multimodal e intertemporal de programação não linear para a análise da competitividade da soja em grãos ao Estado de Tocantins. A aplicabilidade do modelo é avaliada num estudo de caso sobre a exportação da soja do Estado de Tocantins, situado na região norte do cerrado brasileiro cuja competitividade será considerada em relação aos Estados do Maranhão e Piauí, os quais têm os mesmos corredores de transporte. Finalmente, são propostos cenários alternativos para uma melhor análise da competitividade do Estado tocantinense. Os dados são tratados com o uso do programa GAMS/MINOS, desenvolvido para problemas não lineares. Os resultados mostram, nos quatro cenários analisados, que os custos logísticos são reduzidos quando a multimodalidade acontece num ambiente intertemporal. Eles também mostram que a inclusão da Hidrovia Tocantins torna o Estado do Tocantins competitivo. Espera- se que estes resultados possam oferecer subsídios, no sentido de possibilitar uma melhor percepção quanto aos investimentos em infra-estrutura de transporte e armazenagem, para o governo do Tocantins .[en] The logistics system for soy beans in grains is an important element in its production chain, since most of the corresponding costs is a result of transportation and warehousing costs. In this way, the optimization of this segment is essential for the competitivity of the Brazilian soy beans in the international markets. In this dissertation, the proposal is to develop a spatial multimodal and intertemporal equilibrium model using non linear programming. The applicability of the model is tested in a case study about the exports of soy beans produced in the state of Tocantins in the north part of the Brazilian cerrado, whose competitivity is related to those of the neighboring states of Maranhão and Piauí, that have the same transportation corridors. Finally, some alternative scenarios are considered to analyse the competitivity of the focused State. The results show, in the four evaluated scenarios, that the logistics costs are reduced when the multimodality happens in a intertemporal environment. They also show that the inclusion of the Hidrovia Tocantins becomes the State of Tocantins competitive. The data are treated by the GAMS/MINOS program developed for non linear problems. It is hoped that the results might offer subsidies to the State of Tocantins in order to allow a better evaluation of its transportation and warehousing infrastructure investments.MAXWELLNELIO DOMINGUES PIZZOLATONELIO DOMINGUES PIZZOLATOBETTY CLARA BARRAZA DE LA CRUZ2007-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10514&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10514&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10514porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-26T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10514Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] CONTRIBUIÇÃO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA SOJA EM GRÃOS: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE EQUILÍBRIO ESPACIAL AO ESTADO DE TOCANTINS
[en] CONTRIBUTION FOR THE ANALYSIS OF THE COMPETITIVITY OF THE SOY BEANS IN GRAINS: AN APPLICATION OF THE SPATIAL EQUILIBRIUM MODEL TO THE STATE OF TOCANTINS
title [pt] CONTRIBUIÇÃO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA SOJA EM GRÃOS: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE EQUILÍBRIO ESPACIAL AO ESTADO DE TOCANTINS
spellingShingle [pt] CONTRIBUIÇÃO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA SOJA EM GRÃOS: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE EQUILÍBRIO ESPACIAL AO ESTADO DE TOCANTINS
BETTY CLARA BARRAZA DE LA CRUZ
[pt] LOGISTICA
[pt] TRANSPORTE
[pt] SOJA
[pt] ARMAZENAGEM
[pt] CUSTO LOGISTICO
[en] LOGISTICS
[en] TRANSPORT
[en] SOY
[en] WAREHOUSING
[en] LOGISTIC COST
title_short [pt] CONTRIBUIÇÃO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA SOJA EM GRÃOS: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE EQUILÍBRIO ESPACIAL AO ESTADO DE TOCANTINS
title_full [pt] CONTRIBUIÇÃO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA SOJA EM GRÃOS: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE EQUILÍBRIO ESPACIAL AO ESTADO DE TOCANTINS
title_fullStr [pt] CONTRIBUIÇÃO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA SOJA EM GRÃOS: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE EQUILÍBRIO ESPACIAL AO ESTADO DE TOCANTINS
title_full_unstemmed [pt] CONTRIBUIÇÃO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA SOJA EM GRÃOS: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE EQUILÍBRIO ESPACIAL AO ESTADO DE TOCANTINS
title_sort [pt] CONTRIBUIÇÃO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA SOJA EM GRÃOS: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE EQUILÍBRIO ESPACIAL AO ESTADO DE TOCANTINS
author BETTY CLARA BARRAZA DE LA CRUZ
author_facet BETTY CLARA BARRAZA DE LA CRUZ
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
dc.contributor.author.fl_str_mv BETTY CLARA BARRAZA DE LA CRUZ
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] LOGISTICA
[pt] TRANSPORTE
[pt] SOJA
[pt] ARMAZENAGEM
[pt] CUSTO LOGISTICO
[en] LOGISTICS
[en] TRANSPORT
[en] SOY
[en] WAREHOUSING
[en] LOGISTIC COST
topic [pt] LOGISTICA
[pt] TRANSPORTE
[pt] SOJA
[pt] ARMAZENAGEM
[pt] CUSTO LOGISTICO
[en] LOGISTICS
[en] TRANSPORT
[en] SOY
[en] WAREHOUSING
[en] LOGISTIC COST
description [pt] O sistema logístico da soja brasileira em grãos é um elemento importante na cadeia produtiva, pois a maior parte dos custos desta oleaginosa é dada pelos custos de transportes e os custos de armazenagem. Nesse sentido, a otimização desse segmento é essencial para aumentar a competitividade da soja brasileira no mercado internacional. Nesta tese, propõe-se desenvolver um modelo de equilíbrio espacial multimodal e intertemporal de programação não linear para a análise da competitividade da soja em grãos ao Estado de Tocantins. A aplicabilidade do modelo é avaliada num estudo de caso sobre a exportação da soja do Estado de Tocantins, situado na região norte do cerrado brasileiro cuja competitividade será considerada em relação aos Estados do Maranhão e Piauí, os quais têm os mesmos corredores de transporte. Finalmente, são propostos cenários alternativos para uma melhor análise da competitividade do Estado tocantinense. Os dados são tratados com o uso do programa GAMS/MINOS, desenvolvido para problemas não lineares. Os resultados mostram, nos quatro cenários analisados, que os custos logísticos são reduzidos quando a multimodalidade acontece num ambiente intertemporal. Eles também mostram que a inclusão da Hidrovia Tocantins torna o Estado do Tocantins competitivo. Espera- se que estes resultados possam oferecer subsídios, no sentido de possibilitar uma melhor percepção quanto aos investimentos em infra-estrutura de transporte e armazenagem, para o governo do Tocantins .
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10514&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10514&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10514
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10514&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10514&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1845796958227136512