INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
|
Programa de Pós-Graduação: |
PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@2 |
Resumo: | Não há duvidas acerca do fato de que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se tornaram uma poderosa ferramenta para viabilizar a integração e o gerenciamento das cadeias de suprimentos (SCM). No cenário atual das grandes organizações multinacionais, que competem em mercados globalizados, não é possível pensar em integração sem o apoio de tais ferramentas. Entretanto, mesmo com os avanços tecnológicos, ainda é possível observar projetos que envolvem cadeias de suprimento sem o apoio adequado de TIC. Este trabalho é um estudo de caso que aborda o relacionamento entre TIC e SCM sob o ponto de vista das implicações nos processos de negócios. Ele toma como base a subsidiária brasileira de uma empresa multinacional de grande porte e seus fornecedores diretos no Brasil. O estudo evidencia os problemas decorrentes da operação com os terceiros sem o apoio adequado de TIC, por exemplo, o aumento da carga de trabalho em diferentes setores da empresa. Além disso, são apontados os potenciais riscos para a companhia, como o aumento nos níveis de inventário, ou nos custos operacionais, e a queda no nível de serviço ao cliente. Também são descritos os planos de médio e longo prazo da empresa para a resolução do problema e apresentadas sugestões de ações de curto prazo que podem minimizar os problemas encontrados e reduzir os riscos dessa operação a um nível seguro. |
id |
PUC_RIO-1_f3fc6bacdac5b81c883f75bbb5c5c099 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:13390 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisINTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDYINTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÃO ENTRE CLIENTE E PRODUTORES SOB CONTRATO: ESTUDO DE CASO2008-10-10LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA21805636715lattes.cnpq.br/5848954019506527LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA21805636715lattes.cnpq.br/5848954019506527LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSANELIO DOMINGUES PIZZOLATOANTONIO FERNANDO DE CASTRO VIEIRALEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSAANTONIO FERNANDO DE CASTRO VIEIRAMARCELO LETA VIEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRNão há duvidas acerca do fato de que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se tornaram uma poderosa ferramenta para viabilizar a integração e o gerenciamento das cadeias de suprimentos (SCM). No cenário atual das grandes organizações multinacionais, que competem em mercados globalizados, não é possível pensar em integração sem o apoio de tais ferramentas. Entretanto, mesmo com os avanços tecnológicos, ainda é possível observar projetos que envolvem cadeias de suprimento sem o apoio adequado de TIC. Este trabalho é um estudo de caso que aborda o relacionamento entre TIC e SCM sob o ponto de vista das implicações nos processos de negócios. Ele toma como base a subsidiária brasileira de uma empresa multinacional de grande porte e seus fornecedores diretos no Brasil. O estudo evidencia os problemas decorrentes da operação com os terceiros sem o apoio adequado de TIC, por exemplo, o aumento da carga de trabalho em diferentes setores da empresa. Além disso, são apontados os potenciais riscos para a companhia, como o aumento nos níveis de inventário, ou nos custos operacionais, e a queda no nível de serviço ao cliente. Também são descritos os planos de médio e longo prazo da empresa para a resolução do problema e apresentadas sugestões de ações de curto prazo que podem minimizar os problemas encontrados e reduzir os riscos dessa operação a um nível seguro.There is no doubt concerning the fact that Information Technology (IT) has become a powerful tool to make possible the integration and the Supply Chain Management (SCM). In the current scene of the multinational companies, which compete in global markets, it is not possible to think about integration without the support of such tools. However, even with the technological advances it is still possible to observe projects involving supply chain without adequate IT support. This research is a case study about the relationship between IT and SCM, under the view of the business processes implications. It takes as base the Brazilian subsidiary of a large multinational company and their main direct vendors in Brazil. The study shows the problems generated by the operation with third partners without adequate IT support, for example, the work load increase in different sectors of the company. Moreover, the potential risks to the company are pointed out, as the increase in the inventory level or in the operational costs, and the customer service level decrease. The medium and long-term plans of the company to solve the problems are also described, and suggestions are given for short-term actions that can minimize the problems listed and reduce the operational risk to a safe level.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:10:55ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.en.fl_str_mv |
INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÃO ENTRE CLIENTE E PRODUTORES SOB CONTRATO: ESTUDO DE CASO |
title |
INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY |
spellingShingle |
INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY MARCELO LETA VIEIRA |
title_short |
INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY |
title_full |
INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY |
title_fullStr |
INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY |
title_full_unstemmed |
INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY |
title_sort |
INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY |
dc.creator.ID.none.fl_str_mv |
|
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
MARCELO LETA VIEIRA |
author_facet |
MARCELO LETA VIEIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
21805636715 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
21805636715 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5848954019506527 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5848954019506527 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ANTONIO FERNANDO DE CASTRO VIEIRA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
ANTONIO FERNANDO DE CASTRO VIEIRA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARCELO LETA VIEIRA |
contributor_str_mv |
LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA NELIO DOMINGUES PIZZOLATO ANTONIO FERNANDO DE CASTRO VIEIRA LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA ANTONIO FERNANDO DE CASTRO VIEIRA |
description |
Não há duvidas acerca do fato de que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se tornaram uma poderosa ferramenta para viabilizar a integração e o gerenciamento das cadeias de suprimentos (SCM). No cenário atual das grandes organizações multinacionais, que competem em mercados globalizados, não é possível pensar em integração sem o apoio de tais ferramentas. Entretanto, mesmo com os avanços tecnológicos, ainda é possível observar projetos que envolvem cadeias de suprimento sem o apoio adequado de TIC. Este trabalho é um estudo de caso que aborda o relacionamento entre TIC e SCM sob o ponto de vista das implicações nos processos de negócios. Ele toma como base a subsidiária brasileira de uma empresa multinacional de grande porte e seus fornecedores diretos no Brasil. O estudo evidencia os problemas decorrentes da operação com os terceiros sem o apoio adequado de TIC, por exemplo, o aumento da carga de trabalho em diferentes setores da empresa. Além disso, são apontados os potenciais riscos para a companhia, como o aumento nos níveis de inventário, ou nos custos operacionais, e a queda no nível de serviço ao cliente. Também são descritos os planos de médio e longo prazo da empresa para a resolução do problema e apresentadas sugestões de ações de curto prazo que podem minimizar os problemas encontrados e reduzir os riscos dessa operação a um nível seguro. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-10-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1776626306201419776 |