INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: MARCELO LETA VIEIRA
Orientador(a): LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA lattes
Banca de defesa: LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA, NELIO DOMINGUES PIZZOLATO, ANTONIO FERNANDO DE CASTRO VIEIRA
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@2
Resumo: Não há duvidas acerca do fato de que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se tornaram uma poderosa ferramenta para viabilizar a integração e o gerenciamento das cadeias de suprimentos (SCM). No cenário atual das grandes organizações multinacionais, que competem em mercados globalizados, não é possível pensar em integração sem o apoio de tais ferramentas. Entretanto, mesmo com os avanços tecnológicos, ainda é possível observar projetos que envolvem cadeias de suprimento sem o apoio adequado de TIC. Este trabalho é um estudo de caso que aborda o relacionamento entre TIC e SCM sob o ponto de vista das implicações nos processos de negócios. Ele toma como base a subsidiária brasileira de uma empresa multinacional de grande porte e seus fornecedores diretos no Brasil. O estudo evidencia os problemas decorrentes da operação com os terceiros sem o apoio adequado de TIC, por exemplo, o aumento da carga de trabalho em diferentes setores da empresa. Além disso, são apontados os potenciais riscos para a companhia, como o aumento nos níveis de inventário, ou nos custos operacionais, e a queda no nível de serviço ao cliente. Também são descritos os planos de médio e longo prazo da empresa para a resolução do problema e apresentadas sugestões de ações de curto prazo que podem minimizar os problemas encontrados e reduzir os riscos dessa operação a um nível seguro.
id PUC_RIO-1_f3fc6bacdac5b81c883f75bbb5c5c099
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:13390
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisINTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDYINTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÃO ENTRE CLIENTE E PRODUTORES SOB CONTRATO: ESTUDO DE CASO2008-10-10LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA21805636715lattes.cnpq.br/5848954019506527LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA21805636715lattes.cnpq.br/5848954019506527LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSANELIO DOMINGUES PIZZOLATOANTONIO FERNANDO DE CASTRO VIEIRALEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSAANTONIO FERNANDO DE CASTRO VIEIRAMARCELO LETA VIEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRNão há duvidas acerca do fato de que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se tornaram uma poderosa ferramenta para viabilizar a integração e o gerenciamento das cadeias de suprimentos (SCM). No cenário atual das grandes organizações multinacionais, que competem em mercados globalizados, não é possível pensar em integração sem o apoio de tais ferramentas. Entretanto, mesmo com os avanços tecnológicos, ainda é possível observar projetos que envolvem cadeias de suprimento sem o apoio adequado de TIC. Este trabalho é um estudo de caso que aborda o relacionamento entre TIC e SCM sob o ponto de vista das implicações nos processos de negócios. Ele toma como base a subsidiária brasileira de uma empresa multinacional de grande porte e seus fornecedores diretos no Brasil. O estudo evidencia os problemas decorrentes da operação com os terceiros sem o apoio adequado de TIC, por exemplo, o aumento da carga de trabalho em diferentes setores da empresa. Além disso, são apontados os potenciais riscos para a companhia, como o aumento nos níveis de inventário, ou nos custos operacionais, e a queda no nível de serviço ao cliente. Também são descritos os planos de médio e longo prazo da empresa para a resolução do problema e apresentadas sugestões de ações de curto prazo que podem minimizar os problemas encontrados e reduzir os riscos dessa operação a um nível seguro.There is no doubt concerning the fact that Information Technology (IT) has become a powerful tool to make possible the integration and the Supply Chain Management (SCM). In the current scene of the multinational companies, which compete in global markets, it is not possible to think about integration without the support of such tools. However, even with the technological advances it is still possible to observe projects involving supply chain without adequate IT support. This research is a case study about the relationship between IT and SCM, under the view of the business processes implications. It takes as base the Brazilian subsidiary of a large multinational company and their main direct vendors in Brazil. The study shows the problems generated by the operation with third partners without adequate IT support, for example, the work load increase in different sectors of the company. Moreover, the potential risks to the company are pointed out, as the increase in the inventory level or in the operational costs, and the customer service level decrease. The medium and long-term plans of the company to solve the problems are also described, and suggestions are given for short-term actions that can minimize the problems listed and reduce the operational risk to a safe level.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:10:55ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.en.fl_str_mv INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÃO ENTRE CLIENTE E PRODUTORES SOB CONTRATO: ESTUDO DE CASO
title INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY
spellingShingle INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY
MARCELO LETA VIEIRA
title_short INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY
title_full INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY
title_fullStr INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY
title_full_unstemmed INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY
title_sort INTEGRATION OF INFORMATION BETWEEN CUSTOMER AND CONTRACT MANUFACTURERS: CASE STUDY
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MARCELO LETA VIEIRA
author_facet MARCELO LETA VIEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 21805636715
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21805636715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5848954019506527
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5848954019506527
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ANTONIO FERNANDO DE CASTRO VIEIRA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ANTONIO FERNANDO DE CASTRO VIEIRA
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCELO LETA VIEIRA
contributor_str_mv LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA
LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA
LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
ANTONIO FERNANDO DE CASTRO VIEIRA
LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA
ANTONIO FERNANDO DE CASTRO VIEIRA
description Não há duvidas acerca do fato de que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se tornaram uma poderosa ferramenta para viabilizar a integração e o gerenciamento das cadeias de suprimentos (SCM). No cenário atual das grandes organizações multinacionais, que competem em mercados globalizados, não é possível pensar em integração sem o apoio de tais ferramentas. Entretanto, mesmo com os avanços tecnológicos, ainda é possível observar projetos que envolvem cadeias de suprimento sem o apoio adequado de TIC. Este trabalho é um estudo de caso que aborda o relacionamento entre TIC e SCM sob o ponto de vista das implicações nos processos de negócios. Ele toma como base a subsidiária brasileira de uma empresa multinacional de grande porte e seus fornecedores diretos no Brasil. O estudo evidencia os problemas decorrentes da operação com os terceiros sem o apoio adequado de TIC, por exemplo, o aumento da carga de trabalho em diferentes setores da empresa. Além disso, são apontados os potenciais riscos para a companhia, como o aumento nos níveis de inventário, ou nos custos operacionais, e a queda no nível de serviço ao cliente. Também são descritos os planos de médio e longo prazo da empresa para a resolução do problema e apresentadas sugestões de ações de curto prazo que podem minimizar os problemas encontrados e reduzir os riscos dessa operação a um nível seguro.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-10-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13390@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626306201419776