APRENDIZAGEM NO CICLO-DE-VIDA DE PROJETOS EM EMPRESAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE PROJETOS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: ALEXANDRE SPIGUEL F DE SANTA ANNA lattes
Orientador(a): SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO
Banca de defesa: MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI, SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO, MARCOS LOPEZ REGO
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37125@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37125@2
Resumo: A utilização de boas práticas de gerenciamento de projetos vem aumentando nas esferas das empresas públicas e organizações governamentais apresentando como proposta principal o desenvolvimento e entrega de produtos, serviços ou soluções, dentro do prazo, custo e escopo planejados, através da aplicação de um conjunto de boas práticas - o Project Management Body of Knowledge Guide - PMBOK (PMI, 2008). Este trabalho teve como objetivo a identificação dos principais fatores que podem favorecer ou comprometer a aprendizagem no ciclo-de-vida dos projetos. Realizou-se, para isso, um estudo fenomenográfico, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas, com profissionais praticantes desta boas práticas em empresas públicas e governamentais. Como resultado foram identificado os seguintes fatores que favorecem o aprendizado, a partir da interpretação da opinião dos entrevistados pelo pesquisador: Comunicação, Liderança, Planejamento, Integração, Multidisciplinaridade, e Informações. Em seguida, estes fatores foram relacionados com as fases do projeto onde podem exercem maior impacto, a fim de orientar os gestores de projetos destas organizações em quais fatores e em quais fases do projeto devem estar atentos à sua manifestação, visando favorecer a aprendizagem no ciclo-de-vida dos projetos em empresas públicas e organizações governamentais.
id PUC_RIO-1_f668a6e5a5366d6bde5809c84cbc67b0
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:37125
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAPRENDIZAGEM NO CICLO-DE-VIDA DE PROJETOS EM EMPRESAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE PROJETOSLEARNING IN THE CYCLE-OF-LIFE IN PUBLIC COMPANIES AND GOVERNMENT ORGANIZATIONS: PERCIPTIONS OF MANAGERS2012-09-20SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO29992451734MONICA ZAIDAN GOMES ROSSISANDRA REGINA DA ROCHA PINTOMARCOS LOPEZ REGOMONICA ZAIDAN GOMES ROSSIMARCOS LOPEZ REGO99561514753lattes.cnpq.br/7458249979038580ALEXANDRE SPIGUEL F DE SANTA ANNAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRA utilização de boas práticas de gerenciamento de projetos vem aumentando nas esferas das empresas públicas e organizações governamentais apresentando como proposta principal o desenvolvimento e entrega de produtos, serviços ou soluções, dentro do prazo, custo e escopo planejados, através da aplicação de um conjunto de boas práticas - o Project Management Body of Knowledge Guide - PMBOK (PMI, 2008). Este trabalho teve como objetivo a identificação dos principais fatores que podem favorecer ou comprometer a aprendizagem no ciclo-de-vida dos projetos. Realizou-se, para isso, um estudo fenomenográfico, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas, com profissionais praticantes desta boas práticas em empresas públicas e governamentais. Como resultado foram identificado os seguintes fatores que favorecem o aprendizado, a partir da interpretação da opinião dos entrevistados pelo pesquisador: Comunicação, Liderança, Planejamento, Integração, Multidisciplinaridade, e Informações. Em seguida, estes fatores foram relacionados com as fases do projeto onde podem exercem maior impacto, a fim de orientar os gestores de projetos destas organizações em quais fatores e em quais fases do projeto devem estar atentos à sua manifestação, visando favorecer a aprendizagem no ciclo-de-vida dos projetos em empresas públicas e organizações governamentais.Public firms and governmental organizations have increasingly used the Project Management Body of Knowledge Guide - PMBOK (PMI, 2008) aiming the development and timely delivery of products, services, and solutions with planned time, costs and scope. Given the complexity and dynamic of the market, it has been necessary not only to seek efficacy, but also organizational efficiency, increasing the benefits generated by the utilization of project management best practices. The purpose of this study was to identify the main factors that were related to either fostering or hindering the learning process during project development. It was a phenomenographic study, where semi-structured interviews were applied to PMBOK (PMI, 2008) experts in public firms and governmental organizations. The results showed that communication, leadership, planning, integration, multidisciplinarity, and information were factors to promote learning according to the author s interpretation of the interviewees responses. Finally, these factors were related to each project phase that they exert the greatest impact upon, hoping to provide some guidance to project managers while enhancing learning in project life-cycle in public firms and governmental organizations.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37125@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37125@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:56:32ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv APRENDIZAGEM NO CICLO-DE-VIDA DE PROJETOS EM EMPRESAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE PROJETOS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv LEARNING IN THE CYCLE-OF-LIFE IN PUBLIC COMPANIES AND GOVERNMENT ORGANIZATIONS: PERCIPTIONS OF MANAGERS
title APRENDIZAGEM NO CICLO-DE-VIDA DE PROJETOS EM EMPRESAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE PROJETOS
spellingShingle APRENDIZAGEM NO CICLO-DE-VIDA DE PROJETOS EM EMPRESAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE PROJETOS
ALEXANDRE SPIGUEL F DE SANTA ANNA
title_short APRENDIZAGEM NO CICLO-DE-VIDA DE PROJETOS EM EMPRESAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE PROJETOS
title_full APRENDIZAGEM NO CICLO-DE-VIDA DE PROJETOS EM EMPRESAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE PROJETOS
title_fullStr APRENDIZAGEM NO CICLO-DE-VIDA DE PROJETOS EM EMPRESAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE PROJETOS
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM NO CICLO-DE-VIDA DE PROJETOS EM EMPRESAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE PROJETOS
title_sort APRENDIZAGEM NO CICLO-DE-VIDA DE PROJETOS EM EMPRESAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE PROJETOS
author ALEXANDRE SPIGUEL F DE SANTA ANNA
author_facet ALEXANDRE SPIGUEL F DE SANTA ANNA
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 29992451734
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
dc.contributor.referee2.fl_str_mv SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCOS LOPEZ REGO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MARCOS LOPEZ REGO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 99561514753
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7458249979038580
dc.contributor.author.fl_str_mv ALEXANDRE SPIGUEL F DE SANTA ANNA
contributor_str_mv SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO
MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO
MARCOS LOPEZ REGO
MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
MARCOS LOPEZ REGO
description A utilização de boas práticas de gerenciamento de projetos vem aumentando nas esferas das empresas públicas e organizações governamentais apresentando como proposta principal o desenvolvimento e entrega de produtos, serviços ou soluções, dentro do prazo, custo e escopo planejados, através da aplicação de um conjunto de boas práticas - o Project Management Body of Knowledge Guide - PMBOK (PMI, 2008). Este trabalho teve como objetivo a identificação dos principais fatores que podem favorecer ou comprometer a aprendizagem no ciclo-de-vida dos projetos. Realizou-se, para isso, um estudo fenomenográfico, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas, com profissionais praticantes desta boas práticas em empresas públicas e governamentais. Como resultado foram identificado os seguintes fatores que favorecem o aprendizado, a partir da interpretação da opinião dos entrevistados pelo pesquisador: Comunicação, Liderança, Planejamento, Integração, Multidisciplinaridade, e Informações. Em seguida, estes fatores foram relacionados com as fases do projeto onde podem exercem maior impacto, a fim de orientar os gestores de projetos destas organizações em quais fatores e em quais fases do projeto devem estar atentos à sua manifestação, visando favorecer a aprendizagem no ciclo-de-vida dos projetos em empresas públicas e organizações governamentais.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37125@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37125@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37125@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37125@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626343812792320