PERCEIVED RISK AND SHOPPING ORIENTATION: AN EMPIRICAL STUDY IN MULTICHANNEL RETAIL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: FELIPE ANDRADE OLIVEIRA
Orientador(a): LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES lattes
Banca de defesa: PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA, LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES, VALDECY FARIA LEITE
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31559@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31559@2
Resumo: Diversos estudos sobre risco percebido em compras online têm sido realizados, porém poucas foram as pesquisas que compararam a percepção de risco do consumidor entre canais distintos de uma mesma empresa de varejo. Da mesma forma, também são poucos os estudos encontrados na literatura que consideram o efeito da orientação para compras sobre a propensão do consumidor realizar compras online. Nesta pesquisa, conduziu-se um survey em uma amostra de 397 consumidores de um grande varejista multicanal, para mensurar a percepção de risco e a orientação de compra predominante em decisões de compra que privilegiam um dos canais disponibilizados pela empresa – Internet ou suas lojas físicas. Os resultados obtidos sugerem que o risco de desempenho e a orientação por conveniência são predominantes para a escolha do canal utilizado para a busca de informações, enquanto que os riscos de tempo, psicológico e financeiro são relevantes para a escolha, pelo consumidor, do canal em que será efetuada a transação de compra. Os consumidores que buscam informações no canal online, mas efetivam a compra na loja física, parecem perceber risco financeiro e risco de tempo (ou de conveniência) mais elevados do que os consumidores que privilegiam a loja online para essas duas etapas do processo de compra. Os consumidores que buscam informações na loja física, mas preferem efetuar a transação na loja online, parecem perceber maior risco de desempenho, sendo orientados mais por recreação do que os consumidores que tanto buscam informações quanto efetuam a transação no canal online.
id PUC_RIO-1_fb4c67e5a7c09956a37bf8ded1389590
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:31559
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPERCEIVED RISK AND SHOPPING ORIENTATION: AN EMPIRICAL STUDY IN MULTICHANNEL RETAILRISCO PERCEBIDO E ORIENTAÇÃO PARA COMPRAS: UM ESTUDO EMPÍRICO EM VAREJO MULTICANAL2009-12-17LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES34866256753lattes.cnpq.br/3828646998036202PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTALUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARESVALDECY FARIA LEITE09881968755FELIPE ANDRADE OLIVEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRDiversos estudos sobre risco percebido em compras online têm sido realizados, porém poucas foram as pesquisas que compararam a percepção de risco do consumidor entre canais distintos de uma mesma empresa de varejo. Da mesma forma, também são poucos os estudos encontrados na literatura que consideram o efeito da orientação para compras sobre a propensão do consumidor realizar compras online. Nesta pesquisa, conduziu-se um survey em uma amostra de 397 consumidores de um grande varejista multicanal, para mensurar a percepção de risco e a orientação de compra predominante em decisões de compra que privilegiam um dos canais disponibilizados pela empresa – Internet ou suas lojas físicas. Os resultados obtidos sugerem que o risco de desempenho e a orientação por conveniência são predominantes para a escolha do canal utilizado para a busca de informações, enquanto que os riscos de tempo, psicológico e financeiro são relevantes para a escolha, pelo consumidor, do canal em que será efetuada a transação de compra. Os consumidores que buscam informações no canal online, mas efetivam a compra na loja física, parecem perceber risco financeiro e risco de tempo (ou de conveniência) mais elevados do que os consumidores que privilegiam a loja online para essas duas etapas do processo de compra. Os consumidores que buscam informações na loja física, mas preferem efetuar a transação na loja online, parecem perceber maior risco de desempenho, sendo orientados mais por recreação do que os consumidores que tanto buscam informações quanto efetuam a transação no canal online.Many studies on perceived risk in online shopping has been made, but few of them compared the consumer s risk perception between different channels of the same multichannel company. Similarly, there are few studies in literature that consider the effect of shopping orientation on the propensity of consumers to make purchases online. In this study, a survey was performed in a sample of 397 consumers of a large multichannel retailer, to measure the predominant risk perception and purchase orientation in purchasing decisions that decide the choice of one of the channels offered by the company - Internet or their physical stores. The results suggest that the performance risk and convenience orientation are predominant in the choice of channel used for information search, while the time, psychological and financial risks are relevant to make a purchase. Consumers who seek information on the online store but buy in physical store seem to perceive higher financial and time risks (or convenience) than those consumers who prefer to use the online channel for these two buying process stages. Consumers who seek information on the physical store prefer to complete the transaction online store seem to realize higher performance risk and are more recreational oriented than consumers who seek information and buy the product on the online store.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31559@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31559@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:46:01ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.en.fl_str_mv PERCEIVED RISK AND SHOPPING ORIENTATION: AN EMPIRICAL STUDY IN MULTICHANNEL RETAIL
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv RISCO PERCEBIDO E ORIENTAÇÃO PARA COMPRAS: UM ESTUDO EMPÍRICO EM VAREJO MULTICANAL
title PERCEIVED RISK AND SHOPPING ORIENTATION: AN EMPIRICAL STUDY IN MULTICHANNEL RETAIL
spellingShingle PERCEIVED RISK AND SHOPPING ORIENTATION: AN EMPIRICAL STUDY IN MULTICHANNEL RETAIL
FELIPE ANDRADE OLIVEIRA
title_short PERCEIVED RISK AND SHOPPING ORIENTATION: AN EMPIRICAL STUDY IN MULTICHANNEL RETAIL
title_full PERCEIVED RISK AND SHOPPING ORIENTATION: AN EMPIRICAL STUDY IN MULTICHANNEL RETAIL
title_fullStr PERCEIVED RISK AND SHOPPING ORIENTATION: AN EMPIRICAL STUDY IN MULTICHANNEL RETAIL
title_full_unstemmed PERCEIVED RISK AND SHOPPING ORIENTATION: AN EMPIRICAL STUDY IN MULTICHANNEL RETAIL
title_sort PERCEIVED RISK AND SHOPPING ORIENTATION: AN EMPIRICAL STUDY IN MULTICHANNEL RETAIL
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author FELIPE ANDRADE OLIVEIRA
author_facet FELIPE ANDRADE OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 34866256753
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3828646998036202
dc.contributor.referee1.fl_str_mv PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv VALDECY FARIA LEITE
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09881968755
dc.contributor.author.fl_str_mv FELIPE ANDRADE OLIVEIRA
contributor_str_mv LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES
VALDECY FARIA LEITE
description Diversos estudos sobre risco percebido em compras online têm sido realizados, porém poucas foram as pesquisas que compararam a percepção de risco do consumidor entre canais distintos de uma mesma empresa de varejo. Da mesma forma, também são poucos os estudos encontrados na literatura que consideram o efeito da orientação para compras sobre a propensão do consumidor realizar compras online. Nesta pesquisa, conduziu-se um survey em uma amostra de 397 consumidores de um grande varejista multicanal, para mensurar a percepção de risco e a orientação de compra predominante em decisões de compra que privilegiam um dos canais disponibilizados pela empresa – Internet ou suas lojas físicas. Os resultados obtidos sugerem que o risco de desempenho e a orientação por conveniência são predominantes para a escolha do canal utilizado para a busca de informações, enquanto que os riscos de tempo, psicológico e financeiro são relevantes para a escolha, pelo consumidor, do canal em que será efetuada a transação de compra. Os consumidores que buscam informações no canal online, mas efetivam a compra na loja física, parecem perceber risco financeiro e risco de tempo (ou de conveniência) mais elevados do que os consumidores que privilegiam a loja online para essas duas etapas do processo de compra. Os consumidores que buscam informações na loja física, mas preferem efetuar a transação na loja online, parecem perceber maior risco de desempenho, sendo orientados mais por recreação do que os consumidores que tanto buscam informações quanto efetuam a transação no canal online.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31559@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31559@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31559@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31559@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626334389239808