REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: LAURA BRAZ DE CASTRO lattes
Orientador(a): ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA lattes
Banca de defesa: ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA, LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA, MARIBEL CARVALHO SUAREZ
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@2
Resumo: A cultura de consumo é uma arena para a produção e circulação de representações identitárias. Nesse espaço, o estigma do peso pode afetar diretamente a criação de um projeto identitário. Diante de uma recorrente dificuldade de atenderem seus desejos próprios de consumo de vestuário, os projetos identitários de mulheres obesas acabam sendo impactados pelas condições estabelecidas pela indústria da moda, que, por décadas, adotou um posicionamento marginal em relação ao segmento plus size. Apesar do tamanho deste segmento, existe uma carência de estudos qualitativos direcionados ao consumo simbólico de moda plus size no Brasil, especialmente com um olhar voltado à reconstrução da identidade de mulheres submetidas à cirurgia bariátrica. Portanto, este trabalho investigou, a partir de uma perspectiva interpretativa, os significados simbólicos do consumo de vestuário plus size feminino e como a cirurgia bariátrica impacta na reconstrução da identidade de consumidoras obesas e sua relação com a moda. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 15 mulheres bariatricadas, entre 30 e 50 anos de idade, selecionadas por meio da técnica bola de neve. Todas as entrevistas foram gravadas e transcritas integralmente, e analisadas de forma sistemática a partir de categorias que emergiram do campo. Os resultados sugerem a existência de uma variedade de aspectos subjetivos associados à reconstrução da identidade por essas mulheres, por conta da passagem pela cirurgia bariátrica, que refletem expressivamente os diversos significados atribuídos ao consumo simbólico de moda feminina, com destaque a novas percepções, hábitos, experiências e preferências de consumo.
id PUC_RIO-1_fe6307e134359a8d07e9fb2504b5dc54
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:55122
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisREPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADASSYMBOLIC REPRESENTATIONS OF PLUS SIZE FASHION: THE RELATIONSHIP WITH CLOTHING AND THE IDENTITY RECONSTRUCTION OF BARIATRIC WOMEN2021-08-27ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA29835739749lattes.cnpq.br/0095031067497364ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA29835739749lattes.cnpq.br/0095031067497364ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOAMARIBEL CARVALHO SUAREZANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA15147119744lattes.cnpq.br/8044464629891621LAURA BRAZ DE CASTROPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRA cultura de consumo é uma arena para a produção e circulação de representações identitárias. Nesse espaço, o estigma do peso pode afetar diretamente a criação de um projeto identitário. Diante de uma recorrente dificuldade de atenderem seus desejos próprios de consumo de vestuário, os projetos identitários de mulheres obesas acabam sendo impactados pelas condições estabelecidas pela indústria da moda, que, por décadas, adotou um posicionamento marginal em relação ao segmento plus size. Apesar do tamanho deste segmento, existe uma carência de estudos qualitativos direcionados ao consumo simbólico de moda plus size no Brasil, especialmente com um olhar voltado à reconstrução da identidade de mulheres submetidas à cirurgia bariátrica. Portanto, este trabalho investigou, a partir de uma perspectiva interpretativa, os significados simbólicos do consumo de vestuário plus size feminino e como a cirurgia bariátrica impacta na reconstrução da identidade de consumidoras obesas e sua relação com a moda. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 15 mulheres bariatricadas, entre 30 e 50 anos de idade, selecionadas por meio da técnica bola de neve. Todas as entrevistas foram gravadas e transcritas integralmente, e analisadas de forma sistemática a partir de categorias que emergiram do campo. Os resultados sugerem a existência de uma variedade de aspectos subjetivos associados à reconstrução da identidade por essas mulheres, por conta da passagem pela cirurgia bariátrica, que refletem expressivamente os diversos significados atribuídos ao consumo simbólico de moda feminina, com destaque a novas percepções, hábitos, experiências e preferências de consumo.Consumer culture is an arena for the production and circulation of identity representations. In this space, the stigma of weight may directly impact the creation of an identity project. Faced with a recurrent difficulty in meeting their own clothing consumption desires, the identity projects of obese women have been impacted by the conditions established by the fashion industry, which has adopted a marginal position about the plus size segment for decades. However, despite the size of this segment, there is a lack of qualitative studies aimed at the symbolic consumption of plus size fashion in Brazil, especially with a view to identity reconstruction of women who have undergone bariatric surgery. Therefore, this work proposes to investigate, from an interpretive perspective, the symbolic meanings of the consumption of female plus size clothing and how bariatric surgery impacts the identity reconstruction of obese consumers and their relationship with fashion. By exploring this phenomenon, aspects such as the social stigma to obesity, the segregation of the fashion universe, and the retail influences on these women shopping experiences were highlighted. In-depth interviewing was conducted with 15 bariatric women, between 30 and 50 years of age, using the snowball sampling technique. All interviews were fully recorded and transcribed. The analysis used categories that emerged from the field. The results suggest the existence of a variety of subjective aspects associated to the identity reconstruction of these women, due to the experience of bariatric surgery, which reflects expressively in the various meanings attributed to the symbolic consumption of women s fashion, with emphasis on new consumption perceptions, habits, experiences, and preferences.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T10:14:21ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv SYMBOLIC REPRESENTATIONS OF PLUS SIZE FASHION: THE RELATIONSHIP WITH CLOTHING AND THE IDENTITY RECONSTRUCTION OF BARIATRIC WOMEN
title REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS
spellingShingle REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS
LAURA BRAZ DE CASTRO
title_short REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS
title_full REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS
title_fullStr REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS
title_sort REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS
author LAURA BRAZ DE CASTRO
author_facet LAURA BRAZ DE CASTRO
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 29835739749
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 29835739749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0095031067497364
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0095031067497364
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARIBEL CARVALHO SUAREZ
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 15147119744
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8044464629891621
dc.contributor.author.fl_str_mv LAURA BRAZ DE CASTRO
contributor_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
MARIBEL CARVALHO SUAREZ
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
description A cultura de consumo é uma arena para a produção e circulação de representações identitárias. Nesse espaço, o estigma do peso pode afetar diretamente a criação de um projeto identitário. Diante de uma recorrente dificuldade de atenderem seus desejos próprios de consumo de vestuário, os projetos identitários de mulheres obesas acabam sendo impactados pelas condições estabelecidas pela indústria da moda, que, por décadas, adotou um posicionamento marginal em relação ao segmento plus size. Apesar do tamanho deste segmento, existe uma carência de estudos qualitativos direcionados ao consumo simbólico de moda plus size no Brasil, especialmente com um olhar voltado à reconstrução da identidade de mulheres submetidas à cirurgia bariátrica. Portanto, este trabalho investigou, a partir de uma perspectiva interpretativa, os significados simbólicos do consumo de vestuário plus size feminino e como a cirurgia bariátrica impacta na reconstrução da identidade de consumidoras obesas e sua relação com a moda. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 15 mulheres bariatricadas, entre 30 e 50 anos de idade, selecionadas por meio da técnica bola de neve. Todas as entrevistas foram gravadas e transcritas integralmente, e analisadas de forma sistemática a partir de categorias que emergiram do campo. Os resultados sugerem a existência de uma variedade de aspectos subjetivos associados à reconstrução da identidade por essas mulheres, por conta da passagem pela cirurgia bariátrica, que refletem expressivamente os diversos significados atribuídos ao consumo simbólico de moda feminina, com destaque a novas percepções, hábitos, experiências e preferências de consumo.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626357151727616