REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
|
Programa de Pós-Graduação: |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@2 |
Resumo: | A cultura de consumo é uma arena para a produção e circulação de representações identitárias. Nesse espaço, o estigma do peso pode afetar diretamente a criação de um projeto identitário. Diante de uma recorrente dificuldade de atenderem seus desejos próprios de consumo de vestuário, os projetos identitários de mulheres obesas acabam sendo impactados pelas condições estabelecidas pela indústria da moda, que, por décadas, adotou um posicionamento marginal em relação ao segmento plus size. Apesar do tamanho deste segmento, existe uma carência de estudos qualitativos direcionados ao consumo simbólico de moda plus size no Brasil, especialmente com um olhar voltado à reconstrução da identidade de mulheres submetidas à cirurgia bariátrica. Portanto, este trabalho investigou, a partir de uma perspectiva interpretativa, os significados simbólicos do consumo de vestuário plus size feminino e como a cirurgia bariátrica impacta na reconstrução da identidade de consumidoras obesas e sua relação com a moda. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 15 mulheres bariatricadas, entre 30 e 50 anos de idade, selecionadas por meio da técnica bola de neve. Todas as entrevistas foram gravadas e transcritas integralmente, e analisadas de forma sistemática a partir de categorias que emergiram do campo. Os resultados sugerem a existência de uma variedade de aspectos subjetivos associados à reconstrução da identidade por essas mulheres, por conta da passagem pela cirurgia bariátrica, que refletem expressivamente os diversos significados atribuídos ao consumo simbólico de moda feminina, com destaque a novas percepções, hábitos, experiências e preferências de consumo. |
id |
PUC_RIO-1_fe6307e134359a8d07e9fb2504b5dc54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:55122 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisREPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADASSYMBOLIC REPRESENTATIONS OF PLUS SIZE FASHION: THE RELATIONSHIP WITH CLOTHING AND THE IDENTITY RECONSTRUCTION OF BARIATRIC WOMEN2021-08-27ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA29835739749lattes.cnpq.br/0095031067497364ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA29835739749lattes.cnpq.br/0095031067497364ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOAMARIBEL CARVALHO SUAREZANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA15147119744lattes.cnpq.br/8044464629891621LAURA BRAZ DE CASTROPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRA cultura de consumo é uma arena para a produção e circulação de representações identitárias. Nesse espaço, o estigma do peso pode afetar diretamente a criação de um projeto identitário. Diante de uma recorrente dificuldade de atenderem seus desejos próprios de consumo de vestuário, os projetos identitários de mulheres obesas acabam sendo impactados pelas condições estabelecidas pela indústria da moda, que, por décadas, adotou um posicionamento marginal em relação ao segmento plus size. Apesar do tamanho deste segmento, existe uma carência de estudos qualitativos direcionados ao consumo simbólico de moda plus size no Brasil, especialmente com um olhar voltado à reconstrução da identidade de mulheres submetidas à cirurgia bariátrica. Portanto, este trabalho investigou, a partir de uma perspectiva interpretativa, os significados simbólicos do consumo de vestuário plus size feminino e como a cirurgia bariátrica impacta na reconstrução da identidade de consumidoras obesas e sua relação com a moda. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 15 mulheres bariatricadas, entre 30 e 50 anos de idade, selecionadas por meio da técnica bola de neve. Todas as entrevistas foram gravadas e transcritas integralmente, e analisadas de forma sistemática a partir de categorias que emergiram do campo. Os resultados sugerem a existência de uma variedade de aspectos subjetivos associados à reconstrução da identidade por essas mulheres, por conta da passagem pela cirurgia bariátrica, que refletem expressivamente os diversos significados atribuídos ao consumo simbólico de moda feminina, com destaque a novas percepções, hábitos, experiências e preferências de consumo.Consumer culture is an arena for the production and circulation of identity representations. In this space, the stigma of weight may directly impact the creation of an identity project. Faced with a recurrent difficulty in meeting their own clothing consumption desires, the identity projects of obese women have been impacted by the conditions established by the fashion industry, which has adopted a marginal position about the plus size segment for decades. However, despite the size of this segment, there is a lack of qualitative studies aimed at the symbolic consumption of plus size fashion in Brazil, especially with a view to identity reconstruction of women who have undergone bariatric surgery. Therefore, this work proposes to investigate, from an interpretive perspective, the symbolic meanings of the consumption of female plus size clothing and how bariatric surgery impacts the identity reconstruction of obese consumers and their relationship with fashion. By exploring this phenomenon, aspects such as the social stigma to obesity, the segregation of the fashion universe, and the retail influences on these women shopping experiences were highlighted. In-depth interviewing was conducted with 15 bariatric women, between 30 and 50 years of age, using the snowball sampling technique. All interviews were fully recorded and transcribed. The analysis used categories that emerged from the field. The results suggest the existence of a variety of subjective aspects associated to the identity reconstruction of these women, due to the experience of bariatric surgery, which reflects expressively in the various meanings attributed to the symbolic consumption of women s fashion, with emphasis on new consumption perceptions, habits, experiences, and preferences.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T10:14:21ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.pt.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
SYMBOLIC REPRESENTATIONS OF PLUS SIZE FASHION: THE RELATIONSHIP WITH CLOTHING AND THE IDENTITY RECONSTRUCTION OF BARIATRIC WOMEN |
title |
REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS LAURA BRAZ DE CASTRO |
title_short |
REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS |
title_full |
REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA MODA PLUS SIZE: A RELAÇÃO COM O VESTUÁRIO E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MULHERES BARIATRICADAS |
author |
LAURA BRAZ DE CASTRO |
author_facet |
LAURA BRAZ DE CASTRO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
29835739749 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
29835739749 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0095031067497364 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0095031067497364 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MARIBEL CARVALHO SUAREZ |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
15147119744 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/8044464629891621 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LAURA BRAZ DE CASTRO |
contributor_str_mv |
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA MARIBEL CARVALHO SUAREZ ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA |
description |
A cultura de consumo é uma arena para a produção e circulação de representações identitárias. Nesse espaço, o estigma do peso pode afetar diretamente a criação de um projeto identitário. Diante de uma recorrente dificuldade de atenderem seus desejos próprios de consumo de vestuário, os projetos identitários de mulheres obesas acabam sendo impactados pelas condições estabelecidas pela indústria da moda, que, por décadas, adotou um posicionamento marginal em relação ao segmento plus size. Apesar do tamanho deste segmento, existe uma carência de estudos qualitativos direcionados ao consumo simbólico de moda plus size no Brasil, especialmente com um olhar voltado à reconstrução da identidade de mulheres submetidas à cirurgia bariátrica. Portanto, este trabalho investigou, a partir de uma perspectiva interpretativa, os significados simbólicos do consumo de vestuário plus size feminino e como a cirurgia bariátrica impacta na reconstrução da identidade de consumidoras obesas e sua relação com a moda. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 15 mulheres bariatricadas, entre 30 e 50 anos de idade, selecionadas por meio da técnica bola de neve. Todas as entrevistas foram gravadas e transcritas integralmente, e analisadas de forma sistemática a partir de categorias que emergiram do campo. Os resultados sugerem a existência de uma variedade de aspectos subjetivos associados à reconstrução da identidade por essas mulheres, por conta da passagem pela cirurgia bariátrica, que refletem expressivamente os diversos significados atribuídos ao consumo simbólico de moda feminina, com destaque a novas percepções, hábitos, experiências e preferências de consumo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55122@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1776626357151727616 |