A FORMAÇÃO DO PVNC - NÚCLEO VILA OPERÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: RENATO DOS SANTOS GOMES lattes
Orientador(a): ANDREIA CLAPP SALVADOR lattes
Banca de defesa: ANDREIA CLAPP SALVADOR, RAFAEL SOARES GONÇALVES, RAMOFLAY BICALHO DOS SANTOS
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM SERVIÇO SOCIAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29826@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29826@2
Resumo: O presente estudo busca compreender como se deu o processo de constituição e formação do Pré-Vestibular - núcleo Vila Operária - que se localiza no município de Nova Iguaçu (Rio de Janeiro) e também identificar as motivações de seus idealizadores que levaram o surgimento desse movimento social e a sua importância para a comunidade local. Os pré-vestibulares comunitários, especialmente o PVNC – Vila Operária, vêm desde a década de 1990 formando jovens da classe trabalhadora e principalmente negros, para ingressarem nas Universidades públicas e privadas (com bolsas). A prioridade desse movimento social não é só favorecer uma classe menos privilegiada a ter uma disputa mais justa nos vestibulares, mas também formar um cidadão consciente e crítico dos valores da sociedade, qualificando-a assim para o mercado de trabalho e não para uma reprodução capitalista da mais valia. A presente pesquisa utilizou o método qualitativo que busca informações relevantes sobre o PVNC – Vila Operária para assim levantar as questões pertinentes ao objeto proposto, foram utilizadas entrevistas com os protagonistas que militaram para a construção desse núcleo. Além disso, a pesquisa buscou entender o conceito de cultura e cidadania oferecido pelo núcleo – Vila Operária e sua importância social, já que para o movimento essa disciplina pode contribuir para uma mobilidade social ascendente de seus alunos e para uma busca mais direcionada de seus direitos. As ações afirmativas debatidas dentro da disciplina cultura e cidadania como uma forma de reconhecimento de uma desigualdade imposta à população negra também compõem o campo de pesquisa dessa dissertação.
id PUC_RIO-1_ff9a6beb62b2e51b85d8dfe4ccd834f7
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:29826
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA FORMAÇÃO DO PVNC - NÚCLEO VILA OPERÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO EDUCACIONALTHE CONSTITUTION OF PVNC - CORE WORKERS VILLAGE: AN EDUCATIONAL INCLUSION EXPERIENCE2015-07-28ANDREIA CLAPP SALVADOR85268283715lattes.cnpq.br/7195771322221157ANDREIA CLAPP SALVADORRAFAEL SOARES GONÇALVESRAMOFLAY BICALHO DOS SANTOS01484162765lattes.cnpq.br/0731524011470513RENATO DOS SANTOS GOMESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM SERVIÇO SOCIALPUC-RioBRO presente estudo busca compreender como se deu o processo de constituição e formação do Pré-Vestibular - núcleo Vila Operária - que se localiza no município de Nova Iguaçu (Rio de Janeiro) e também identificar as motivações de seus idealizadores que levaram o surgimento desse movimento social e a sua importância para a comunidade local. Os pré-vestibulares comunitários, especialmente o PVNC – Vila Operária, vêm desde a década de 1990 formando jovens da classe trabalhadora e principalmente negros, para ingressarem nas Universidades públicas e privadas (com bolsas). A prioridade desse movimento social não é só favorecer uma classe menos privilegiada a ter uma disputa mais justa nos vestibulares, mas também formar um cidadão consciente e crítico dos valores da sociedade, qualificando-a assim para o mercado de trabalho e não para uma reprodução capitalista da mais valia. A presente pesquisa utilizou o método qualitativo que busca informações relevantes sobre o PVNC – Vila Operária para assim levantar as questões pertinentes ao objeto proposto, foram utilizadas entrevistas com os protagonistas que militaram para a construção desse núcleo. Além disso, a pesquisa buscou entender o conceito de cultura e cidadania oferecido pelo núcleo – Vila Operária e sua importância social, já que para o movimento essa disciplina pode contribuir para uma mobilidade social ascendente de seus alunos e para uma busca mais direcionada de seus direitos. As ações afirmativas debatidas dentro da disciplina cultura e cidadania como uma forma de reconhecimento de uma desigualdade imposta à população negra também compõem o campo de pesquisa dessa dissertação.This study aimed to understand how was the process of constitution and formation of the Pre – Vestibular - Vila Operária- which is located in Nova Iguaçu (Rio de Janeiro) and also identify the motivations of its founders that led the emergence of this social movement and its importance to the local community. Community pre-vestibular, especially PVNC - Workers Village, come from the 1990s training young working class and mostly black, to join in public and private universities (with Studentships). The priority of this social movement is not only favor a less privileged class to have a fairer dispute in the entrance, but also form a conscious and critical citizens of the values of society, describing it as well for the labor market and not for a capitalist reproduction of surplus value. This research used the qualitative method that seeks relevant information about PVNC - Workers Village for just raise the relevant issues to the proposed object, interviews were used with the protagonists who campaigned to build this core. In addition, the research sought to understand the concept of culture and citizenship offered by the core - Workers Village and its social importance, since for the motion this discipline can contribute to upward social mobility of their students and for a more targeted search your rights. Affirmative action s discussed within the discipline culture and citizenship as a form of recognition of inequality imposed on black people also make up the field of research of this dissertation.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29826@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29826@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:42:36ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO PVNC - NÚCLEO VILA OPERÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE CONSTITUTION OF PVNC - CORE WORKERS VILLAGE: AN EDUCATIONAL INCLUSION EXPERIENCE
title A FORMAÇÃO DO PVNC - NÚCLEO VILA OPERÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
spellingShingle A FORMAÇÃO DO PVNC - NÚCLEO VILA OPERÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
RENATO DOS SANTOS GOMES
title_short A FORMAÇÃO DO PVNC - NÚCLEO VILA OPERÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
title_full A FORMAÇÃO DO PVNC - NÚCLEO VILA OPERÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
title_fullStr A FORMAÇÃO DO PVNC - NÚCLEO VILA OPERÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO PVNC - NÚCLEO VILA OPERÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
title_sort A FORMAÇÃO DO PVNC - NÚCLEO VILA OPERÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
author RENATO DOS SANTOS GOMES
author_facet RENATO DOS SANTOS GOMES
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANDREIA CLAPP SALVADOR
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 85268283715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7195771322221157
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ANDREIA CLAPP SALVADOR
dc.contributor.referee2.fl_str_mv RAFAEL SOARES GONÇALVES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv RAMOFLAY BICALHO DOS SANTOS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01484162765
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0731524011470513
dc.contributor.author.fl_str_mv RENATO DOS SANTOS GOMES
contributor_str_mv ANDREIA CLAPP SALVADOR
ANDREIA CLAPP SALVADOR
RAFAEL SOARES GONÇALVES
RAMOFLAY BICALHO DOS SANTOS
description O presente estudo busca compreender como se deu o processo de constituição e formação do Pré-Vestibular - núcleo Vila Operária - que se localiza no município de Nova Iguaçu (Rio de Janeiro) e também identificar as motivações de seus idealizadores que levaram o surgimento desse movimento social e a sua importância para a comunidade local. Os pré-vestibulares comunitários, especialmente o PVNC – Vila Operária, vêm desde a década de 1990 formando jovens da classe trabalhadora e principalmente negros, para ingressarem nas Universidades públicas e privadas (com bolsas). A prioridade desse movimento social não é só favorecer uma classe menos privilegiada a ter uma disputa mais justa nos vestibulares, mas também formar um cidadão consciente e crítico dos valores da sociedade, qualificando-a assim para o mercado de trabalho e não para uma reprodução capitalista da mais valia. A presente pesquisa utilizou o método qualitativo que busca informações relevantes sobre o PVNC – Vila Operária para assim levantar as questões pertinentes ao objeto proposto, foram utilizadas entrevistas com os protagonistas que militaram para a construção desse núcleo. Além disso, a pesquisa buscou entender o conceito de cultura e cidadania oferecido pelo núcleo – Vila Operária e sua importância social, já que para o movimento essa disciplina pode contribuir para uma mobilidade social ascendente de seus alunos e para uma busca mais direcionada de seus direitos. As ações afirmativas debatidas dentro da disciplina cultura e cidadania como uma forma de reconhecimento de uma desigualdade imposta à população negra também compõem o campo de pesquisa dessa dissertação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29826@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29826@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29826@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29826@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM SERVIÇO SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626331922989056