O estudo dos frisos no ambiente informatizado Cabri-Géomètre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Costa, David Antonio da
Orientador(a): Bongiovanni, Vincenzo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10889
Resumo: This research intends to develop an approaching about some geometrical transformations in the Euclidean plane beginning with the frieze patterns in an artistic dimension. The goal was to verify in which measure the use of Dynamic Geometry Software Cabri Géomètre II contributed to articulate and give meaning to the concepts of translations, reflection and rotation. The Tool-Object Dialetic, in accordance with Régine Douady, were used on the activities development. The methodology followed some steps in the Didactical Engineering. The subjects were the high school students in a public school in the city of Santos. We concluded from the students productions that the introduction of the frieze patterns in the didactical sequence helped the articulation among the different geometrical transformation contributing to a high quality step forward in the purpose shown in relation to the mainly concepts of them.
id PUC_SP-1_00e1ff85ea300878c49061bb8f2a2923
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10889
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Bongiovanni, VincenzoCosta, David Antonio da2016-04-27T16:57:10Z2005-10-232005-11-17Costa, David Antonio da. The study of the frieze patterns by Cabri-Géomètre. 2005. 235 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10889This research intends to develop an approaching about some geometrical transformations in the Euclidean plane beginning with the frieze patterns in an artistic dimension. The goal was to verify in which measure the use of Dynamic Geometry Software Cabri Géomètre II contributed to articulate and give meaning to the concepts of translations, reflection and rotation. The Tool-Object Dialetic, in accordance with Régine Douady, were used on the activities development. The methodology followed some steps in the Didactical Engineering. The subjects were the high school students in a public school in the city of Santos. We concluded from the students productions that the introduction of the frieze patterns in the didactical sequence helped the articulation among the different geometrical transformation contributing to a high quality step forward in the purpose shown in relation to the mainly concepts of them.O trabalho pretende fazer um estudo de algumas transformações geométricas no plano Euclidiano a partir da dimensão artística dos frisos (faixas). O objetivo visado foi verificar em que medida o uso dos frisos com a ajuda do software de geometria dinâmica Cabri-Géomètre-II contribui para articular e dar significado aos conceitos de translação, simetria axial e simetria central. A Dialética Ferramenta-Objeto de Régine Douady foi utilizada na concepção das atividades. A metodologia utilizada seguiu algumas etapas da engenharia didática. Os sujeitos foram alunos de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Santos. Pudemos constatar nas análises feitas a partir das produções dos alunos que a introdução dos frisos na seqüência didática, favoreceu a articulação entre as diferentes transformações geométricas contribuindo dessa forma para um salto qualitativo nas justificativas apresentadas em relação aos principais conceitos das transformações.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23980/Trabalho%20final%20completo%20David%20Antonio%20da%20Costa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoTransformações geométricasfrisosDialética Ferramenta-ObjetoEducação matemáticaMatemática - Estudo e ensinoCabri-géomètre (Programa de computador)Geometrical transformation, frieze patterns, Tool-Object DialeticCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO estudo dos frisos no ambiente informatizado Cabri-GéomètreThe study of the frieze patterns by Cabri-Géomètreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTTrabalho final completo David Antonio da Costa.pdf.txtTrabalho final completo David Antonio da Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain348288https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10889/3/Trabalho%20final%20completo%20David%20Antonio%20da%20Costa.pdf.txt1683b48b8b575ccdf6c56126dd416b33MD53ORIGINALTrabalho final completo David Antonio da Costa.pdfapplication/pdf6141489https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10889/1/Trabalho%20final%20completo%20David%20Antonio%20da%20Costa.pdfd050aa9fbc35fd6a8b9aeafd2ff79131MD51THUMBNAILTrabalho final completo David Antonio da Costa.pdf.jpgTrabalho final completo David Antonio da Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3123https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10889/2/Trabalho%20final%20completo%20David%20Antonio%20da%20Costa.pdf.jpgbfd7bb3f75b0f8e42e8ec123d01dcaa8MD52handle/108892022-04-28 07:07:27.415oai:repositorio.pucsp.br:handle/10889Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T10:07:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O estudo dos frisos no ambiente informatizado Cabri-Géomètre
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The study of the frieze patterns by Cabri-Géomètre
title O estudo dos frisos no ambiente informatizado Cabri-Géomètre
spellingShingle O estudo dos frisos no ambiente informatizado Cabri-Géomètre
Costa, David Antonio da
Transformações geométricas
frisos
Dialética Ferramenta-Objeto
Educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Cabri-géomètre (Programa de computador)
Geometrical transformation, frieze patterns, Tool-Object Dialetic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O estudo dos frisos no ambiente informatizado Cabri-Géomètre
title_full O estudo dos frisos no ambiente informatizado Cabri-Géomètre
title_fullStr O estudo dos frisos no ambiente informatizado Cabri-Géomètre
title_full_unstemmed O estudo dos frisos no ambiente informatizado Cabri-Géomètre
title_sort O estudo dos frisos no ambiente informatizado Cabri-Géomètre
author Costa, David Antonio da
author_facet Costa, David Antonio da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bongiovanni, Vincenzo
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, David Antonio da
contributor_str_mv Bongiovanni, Vincenzo
dc.subject.por.fl_str_mv Transformações geométricas
frisos
Dialética Ferramenta-Objeto
Educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Cabri-géomètre (Programa de computador)
topic Transformações geométricas
frisos
Dialética Ferramenta-Objeto
Educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Cabri-géomètre (Programa de computador)
Geometrical transformation, frieze patterns, Tool-Object Dialetic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Geometrical transformation, frieze patterns, Tool-Object Dialetic
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This research intends to develop an approaching about some geometrical transformations in the Euclidean plane beginning with the frieze patterns in an artistic dimension. The goal was to verify in which measure the use of Dynamic Geometry Software Cabri Géomètre II contributed to articulate and give meaning to the concepts of translations, reflection and rotation. The Tool-Object Dialetic, in accordance with Régine Douady, were used on the activities development. The methodology followed some steps in the Didactical Engineering. The subjects were the high school students in a public school in the city of Santos. We concluded from the students productions that the introduction of the frieze patterns in the didactical sequence helped the articulation among the different geometrical transformation contributing to a high quality step forward in the purpose shown in relation to the mainly concepts of them.
publishDate 2005
dc.date.available.fl_str_mv 2005-10-23
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Costa, David Antonio da. The study of the frieze patterns by Cabri-Géomètre. 2005. 235 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10889
identifier_str_mv Costa, David Antonio da. The study of the frieze patterns by Cabri-Géomètre. 2005. 235 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10889/3/Trabalho%20final%20completo%20David%20Antonio%20da%20Costa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10889/1/Trabalho%20final%20completo%20David%20Antonio%20da%20Costa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10889/2/Trabalho%20final%20completo%20David%20Antonio%20da%20Costa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1683b48b8b575ccdf6c56126dd416b33
d050aa9fbc35fd6a8b9aeafd2ff79131
bfd7bb3f75b0f8e42e8ec123d01dcaa8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423945608724480