Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Veronese, Isabele lattes
Orientador(a): Marquesi, Sueli Cristina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Departamento: Língua Portuguesa
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14326
Resumo: Considering that is common toal location of students' difficulties in solving problems to the inability to read; there are studies that point to the relationship between reading and solve problems, and the formation of problems player requires specific strategies to approach these texts in the classroom, we aim in this research was to analyze the text plan and textual sequences of math problems to verify the predominant text marks in these texts that can contribute tothe development of reading strategies appropriate to these texts.Therefore, based on Adam's studies (2004, 2011), Marquesi (2004 ) and Travaglia (1991, 2007) on text plan, textual sequences and text types, we analyzed tenmath problems proposed for students from 5th grade of elementary school in Five text books of great national movement, namely: 1) A conquista da Matemática, da editora FTD; 2) Matemática Pode contar comigo, da editora FTD; 3) Saber Matemática, da editora FTD; 4) Projeto Buriti Matemática, da editora Moderna; 5) Asas para voar Matemática, da editora Ática. Based on these analyzes, we discuss the regular text marks and high light text plan and textual sequences present in the texts of math problems
id PUC_SP-1_0351042d935641df69b1f24c2d0c82de
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/14326
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Marquesi, Sueli Cristinahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4352598J2Veronese, Isabele2016-04-28T19:33:54Z2015-02-112015-02-05Veronese, Isabele. Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14326Considering that is common toal location of students' difficulties in solving problems to the inability to read; there are studies that point to the relationship between reading and solve problems, and the formation of problems player requires specific strategies to approach these texts in the classroom, we aim in this research was to analyze the text plan and textual sequences of math problems to verify the predominant text marks in these texts that can contribute tothe development of reading strategies appropriate to these texts.Therefore, based on Adam's studies (2004, 2011), Marquesi (2004 ) and Travaglia (1991, 2007) on text plan, textual sequences and text types, we analyzed tenmath problems proposed for students from 5th grade of elementary school in Five text books of great national movement, namely: 1) A conquista da Matemática, da editora FTD; 2) Matemática Pode contar comigo, da editora FTD; 3) Saber Matemática, da editora FTD; 4) Projeto Buriti Matemática, da editora Moderna; 5) Asas para voar Matemática, da editora Ática. Based on these analyzes, we discuss the regular text marks and high light text plan and textual sequences present in the texts of math problemsConsiderando-se que é comum a atribuição das dificuldades dos alunos em resolver problemas à inabilidade de leitura; que estudos apontam para as relações entre ler e resolver problemas, e que a formação do leitor de problemas requer estratégias específicas de abordagem desses textos na sala de aula, temos por objetivo, nesta pesquisa, analisar o plano de texto e as sequências textuais dos problemas de matemática, a fim de verificar as marcas textuais preponderantes nesses textos que podem contribuir para a elaboração de estratégias de leitura adequadas a esses textos. Para tanto, tomando por base os estudos de Adam (2004, 2011), Marquesi (2004) e Travaglia (1991, 2007) acerca de plano de texto, sequências textuais e tipologias textuais, analisamos dez problemas de matemática propostos para alunos de 5o ano do ensino fundamental, em cinco livros didáticos de grande circulação nacional, quais sejam:1) A conquista da Matemática, da editora FTD; 2) Matemática Pode contar comigo, da editora FTD; 3) Saber Matemática, da editora FTD; 4) Projeto Buriti Matemática, da editora Moderna; 5) Asas para voar Matemática, da editora Ática. A partir dessas análises, discutimos as marcas textuais regulares e destacamos o plano de texto e as sequências textuais presentes nos textos dos problemas de matemáticaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29653/Isabele%20Veronese.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua PortuguesaPUC-SPBRLíngua PortuguesaPlano de textoSequências textuaisProblemas matemáticosLeituraText planeTextual sequencesMathematical problemsReadingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAPlano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTIsabele Veronese.pdf.txtIsabele Veronese.pdf.txtExtracted texttext/plain204465https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14326/3/Isabele%20Veronese.pdf.txt9f7b7bbabdc78f135881b1b87d9d19f4MD53ORIGINALIsabele Veronese.pdfapplication/pdf48942048https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14326/1/Isabele%20Veronese.pdf6f99b8572880482c160bf6d09af02e2aMD51THUMBNAILIsabele Veronese.pdf.jpgIsabele Veronese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3160https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14326/2/Isabele%20Veronese.pdf.jpg733b2619064b697faee700584e269ba0MD52handle/143262022-04-27 21:38:13.966oai:repositorio.pucsp.br:handle/14326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T00:38:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos
title Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos
spellingShingle Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos
Veronese, Isabele
Plano de texto
Sequências textuais
Problemas matemáticos
Leitura
Text plane
Textual sequences
Mathematical problems
Reading
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos
title_full Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos
title_fullStr Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos
title_full_unstemmed Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos
title_sort Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos
author Veronese, Isabele
author_facet Veronese, Isabele
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marquesi, Sueli Cristina
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4352598J2
dc.contributor.author.fl_str_mv Veronese, Isabele
contributor_str_mv Marquesi, Sueli Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de texto
Sequências textuais
Problemas matemáticos
Leitura
topic Plano de texto
Sequências textuais
Problemas matemáticos
Leitura
Text plane
Textual sequences
Mathematical problems
Reading
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.eng.fl_str_mv Text plane
Textual sequences
Mathematical problems
Reading
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description Considering that is common toal location of students' difficulties in solving problems to the inability to read; there are studies that point to the relationship between reading and solve problems, and the formation of problems player requires specific strategies to approach these texts in the classroom, we aim in this research was to analyze the text plan and textual sequences of math problems to verify the predominant text marks in these texts that can contribute tothe development of reading strategies appropriate to these texts.Therefore, based on Adam's studies (2004, 2011), Marquesi (2004 ) and Travaglia (1991, 2007) on text plan, textual sequences and text types, we analyzed tenmath problems proposed for students from 5th grade of elementary school in Five text books of great national movement, namely: 1) A conquista da Matemática, da editora FTD; 2) Matemática Pode contar comigo, da editora FTD; 3) Saber Matemática, da editora FTD; 4) Projeto Buriti Matemática, da editora Moderna; 5) Asas para voar Matemática, da editora Ática. Based on these analyzes, we discuss the regular text marks and high light text plan and textual sequences present in the texts of math problems
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-02-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T19:33:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Veronese, Isabele. Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14326
identifier_str_mv Veronese, Isabele. Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Língua Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14326/3/Isabele%20Veronese.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14326/1/Isabele%20Veronese.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14326/2/Isabele%20Veronese.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f7b7bbabdc78f135881b1b87d9d19f4
6f99b8572880482c160bf6d09af02e2a
733b2619064b697faee700584e269ba0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423934807343104