Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
|
Departamento: |
Língua Portuguesa
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14326 |
Resumo: | Considering that is common toal location of students' difficulties in solving problems to the inability to read; there are studies that point to the relationship between reading and solve problems, and the formation of problems player requires specific strategies to approach these texts in the classroom, we aim in this research was to analyze the text plan and textual sequences of math problems to verify the predominant text marks in these texts that can contribute tothe development of reading strategies appropriate to these texts.Therefore, based on Adam's studies (2004, 2011), Marquesi (2004 ) and Travaglia (1991, 2007) on text plan, textual sequences and text types, we analyzed tenmath problems proposed for students from 5th grade of elementary school in Five text books of great national movement, namely: 1) A conquista da Matemática, da editora FTD; 2) Matemática Pode contar comigo, da editora FTD; 3) Saber Matemática, da editora FTD; 4) Projeto Buriti Matemática, da editora Moderna; 5) Asas para voar Matemática, da editora Ática. Based on these analyzes, we discuss the regular text marks and high light text plan and textual sequences present in the texts of math problems |
id |
PUC_SP-1_0351042d935641df69b1f24c2d0c82de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/14326 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Marquesi, Sueli Cristinahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4352598J2Veronese, Isabele2016-04-28T19:33:54Z2015-02-112015-02-05Veronese, Isabele. Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14326Considering that is common toal location of students' difficulties in solving problems to the inability to read; there are studies that point to the relationship between reading and solve problems, and the formation of problems player requires specific strategies to approach these texts in the classroom, we aim in this research was to analyze the text plan and textual sequences of math problems to verify the predominant text marks in these texts that can contribute tothe development of reading strategies appropriate to these texts.Therefore, based on Adam's studies (2004, 2011), Marquesi (2004 ) and Travaglia (1991, 2007) on text plan, textual sequences and text types, we analyzed tenmath problems proposed for students from 5th grade of elementary school in Five text books of great national movement, namely: 1) A conquista da Matemática, da editora FTD; 2) Matemática Pode contar comigo, da editora FTD; 3) Saber Matemática, da editora FTD; 4) Projeto Buriti Matemática, da editora Moderna; 5) Asas para voar Matemática, da editora Ática. Based on these analyzes, we discuss the regular text marks and high light text plan and textual sequences present in the texts of math problemsConsiderando-se que é comum a atribuição das dificuldades dos alunos em resolver problemas à inabilidade de leitura; que estudos apontam para as relações entre ler e resolver problemas, e que a formação do leitor de problemas requer estratégias específicas de abordagem desses textos na sala de aula, temos por objetivo, nesta pesquisa, analisar o plano de texto e as sequências textuais dos problemas de matemática, a fim de verificar as marcas textuais preponderantes nesses textos que podem contribuir para a elaboração de estratégias de leitura adequadas a esses textos. Para tanto, tomando por base os estudos de Adam (2004, 2011), Marquesi (2004) e Travaglia (1991, 2007) acerca de plano de texto, sequências textuais e tipologias textuais, analisamos dez problemas de matemática propostos para alunos de 5o ano do ensino fundamental, em cinco livros didáticos de grande circulação nacional, quais sejam:1) A conquista da Matemática, da editora FTD; 2) Matemática Pode contar comigo, da editora FTD; 3) Saber Matemática, da editora FTD; 4) Projeto Buriti Matemática, da editora Moderna; 5) Asas para voar Matemática, da editora Ática. A partir dessas análises, discutimos as marcas textuais regulares e destacamos o plano de texto e as sequências textuais presentes nos textos dos problemas de matemáticaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29653/Isabele%20Veronese.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua PortuguesaPUC-SPBRLíngua PortuguesaPlano de textoSequências textuaisProblemas matemáticosLeituraText planeTextual sequencesMathematical problemsReadingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAPlano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTIsabele Veronese.pdf.txtIsabele Veronese.pdf.txtExtracted texttext/plain204465https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14326/3/Isabele%20Veronese.pdf.txt9f7b7bbabdc78f135881b1b87d9d19f4MD53ORIGINALIsabele Veronese.pdfapplication/pdf48942048https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14326/1/Isabele%20Veronese.pdf6f99b8572880482c160bf6d09af02e2aMD51THUMBNAILIsabele Veronese.pdf.jpgIsabele Veronese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3160https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14326/2/Isabele%20Veronese.pdf.jpg733b2619064b697faee700584e269ba0MD52handle/143262022-04-27 21:38:13.966oai:repositorio.pucsp.br:handle/14326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T00:38:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos |
title |
Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos |
spellingShingle |
Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos Veronese, Isabele Plano de texto Sequências textuais Problemas matemáticos Leitura Text plane Textual sequences Mathematical problems Reading CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos |
title_full |
Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos |
title_fullStr |
Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos |
title_full_unstemmed |
Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos |
title_sort |
Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos |
author |
Veronese, Isabele |
author_facet |
Veronese, Isabele |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marquesi, Sueli Cristina |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4352598J2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veronese, Isabele |
contributor_str_mv |
Marquesi, Sueli Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de texto Sequências textuais Problemas matemáticos Leitura |
topic |
Plano de texto Sequências textuais Problemas matemáticos Leitura Text plane Textual sequences Mathematical problems Reading CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Text plane Textual sequences Mathematical problems Reading |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
Considering that is common toal location of students' difficulties in solving problems to the inability to read; there are studies that point to the relationship between reading and solve problems, and the formation of problems player requires specific strategies to approach these texts in the classroom, we aim in this research was to analyze the text plan and textual sequences of math problems to verify the predominant text marks in these texts that can contribute tothe development of reading strategies appropriate to these texts.Therefore, based on Adam's studies (2004, 2011), Marquesi (2004 ) and Travaglia (1991, 2007) on text plan, textual sequences and text types, we analyzed tenmath problems proposed for students from 5th grade of elementary school in Five text books of great national movement, namely: 1) A conquista da Matemática, da editora FTD; 2) Matemática Pode contar comigo, da editora FTD; 3) Saber Matemática, da editora FTD; 4) Projeto Buriti Matemática, da editora Moderna; 5) Asas para voar Matemática, da editora Ática. Based on these analyzes, we discuss the regular text marks and high light text plan and textual sequences present in the texts of math problems |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-02-11 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T19:33:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Veronese, Isabele. Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14326 |
identifier_str_mv |
Veronese, Isabele. Plano de texto e sequências textuais em problemas matemáticos e algumas considerações acerca da leitura desses textos. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Língua Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14326/3/Isabele%20Veronese.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14326/1/Isabele%20Veronese.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14326/2/Isabele%20Veronese.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9f7b7bbabdc78f135881b1b87d9d19f4 6f99b8572880482c160bf6d09af02e2a 733b2619064b697faee700584e269ba0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423934807343104 |