O ensino de informática na perspectiva freireana: análise de uma prática escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Oliveira Junior, Nivaldo Neves lattes
Orientador(a): Saul, Ana Maria
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10186
Resumo: The job presented here shows the analysis of the practice of computer science teaching, conducted in a private school in São Paulo, where we seek to understand how the Freire concepts, "Dialogue" and "vocation to be more", are held in the overcoming of the possible power relationships existed in the informatics teaching. This document has as objective to promote the debate about the use of the New Technologies of Information and Communication on education, making an analyzation in a critical way, that one can reflect about the possible uses of this technologies on education. This job allows us to conclude about the importance of a Paulo Freire reference for the use of technologies in education. It presented the need of a deeper study on the techniques and their role in the man and woman formation as subject processors of the world. In this study we opted for qualitative research and which procedure we used conducted interviews through open question. The transcribed data underwent qualitative analysis
id PUC_SP-1_127b34ff9d3a61c5bde8c294143d6f7c
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10186
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Saul, Ana Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256381U2Oliveira Junior, Nivaldo Neves2016-04-27T14:32:40Z2010-01-082009-11-16Oliveira Junior, Nivaldo Neves. O ensino de informática na perspectiva freireana: análise de uma prática escolar. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10186The job presented here shows the analysis of the practice of computer science teaching, conducted in a private school in São Paulo, where we seek to understand how the Freire concepts, "Dialogue" and "vocation to be more", are held in the overcoming of the possible power relationships existed in the informatics teaching. This document has as objective to promote the debate about the use of the New Technologies of Information and Communication on education, making an analyzation in a critical way, that one can reflect about the possible uses of this technologies on education. This job allows us to conclude about the importance of a Paulo Freire reference for the use of technologies in education. It presented the need of a deeper study on the techniques and their role in the man and woman formation as subject processors of the world. In this study we opted for qualitative research and which procedure we used conducted interviews through open question. The transcribed data underwent qualitative analysisO trabalho aqui apresentado mostra a análise da prática de ensino da disciplina de informática, realizado em uma escola particular de são Paulo onde buscamos entender como os conceitos freireanos Dialogicidade e Vocação para o ser mais são realizadas na superação das possíveis relações de poder existentes no ensino de Informática. A presente dissertação tem como objetivo promover o debate sobre o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, fazendo uma análise de forma crítica, para que se possa refletir sobre os possíveis usos de tais tecnologias na educação. Essa pesquisa nos permite concluir sobre a importância de um referencial freireano para o uso das tecnologias na educação. Apresentou a necessidade de aprofundarmos, ainda, o estudo sobre as técnicas e seu papel na formação do homem e da mulher como sujeitos transformadores do mundo. Neste estudo optou-se pela pesquisa qualitativa priorizando como procedimento a realização de entrevistas dirigidas com questões abertas, o material transcrito foi submetido à análise qualitativa de conteúdoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22259/Nivaldo%20Neves%20Oliveira%20Junior.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoEducação e tecnologiaPoderFreire, Paulo -- 1921-1997 -- Critica e interpretacaoTecnologia educacionalPratica de ensinoTechnology and educationPowerCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOO ensino de informática na perspectiva freireana: análise de uma prática escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTNivaldo Neves Oliveira Junior.pdf.txtNivaldo Neves Oliveira Junior.pdf.txtExtracted texttext/plain216634https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10186/3/Nivaldo%20Neves%20Oliveira%20Junior.pdf.txt35470b124647f653a1250ce6f484b25aMD53ORIGINALNivaldo Neves Oliveira Junior.pdfapplication/pdf755067https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10186/1/Nivaldo%20Neves%20Oliveira%20Junior.pdf8e6fbc8a7831fd333dd02cbab1d55b75MD51THUMBNAILNivaldo Neves Oliveira Junior.pdf.jpgNivaldo Neves Oliveira Junior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3628https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10186/2/Nivaldo%20Neves%20Oliveira%20Junior.pdf.jpg87d6a2dc0e0f93767dbc8e2c91865de3MD52handle/101862022-04-28 03:49:11.821oai:repositorio.pucsp.br:handle/10186Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T06:49:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino de informática na perspectiva freireana: análise de uma prática escolar
title O ensino de informática na perspectiva freireana: análise de uma prática escolar
spellingShingle O ensino de informática na perspectiva freireana: análise de uma prática escolar
Oliveira Junior, Nivaldo Neves
Educação e tecnologia
Poder
Freire, Paulo -- 1921-1997 -- Critica e interpretacao
Tecnologia educacional
Pratica de ensino
Technology and education
Power
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short O ensino de informática na perspectiva freireana: análise de uma prática escolar
title_full O ensino de informática na perspectiva freireana: análise de uma prática escolar
title_fullStr O ensino de informática na perspectiva freireana: análise de uma prática escolar
title_full_unstemmed O ensino de informática na perspectiva freireana: análise de uma prática escolar
title_sort O ensino de informática na perspectiva freireana: análise de uma prática escolar
author Oliveira Junior, Nivaldo Neves
author_facet Oliveira Junior, Nivaldo Neves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saul, Ana Maria
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256381U2
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Junior, Nivaldo Neves
contributor_str_mv Saul, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e tecnologia
Poder
Freire, Paulo -- 1921-1997 -- Critica e interpretacao
Tecnologia educacional
Pratica de ensino
topic Educação e tecnologia
Poder
Freire, Paulo -- 1921-1997 -- Critica e interpretacao
Tecnologia educacional
Pratica de ensino
Technology and education
Power
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology and education
Power
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description The job presented here shows the analysis of the practice of computer science teaching, conducted in a private school in São Paulo, where we seek to understand how the Freire concepts, "Dialogue" and "vocation to be more", are held in the overcoming of the possible power relationships existed in the informatics teaching. This document has as objective to promote the debate about the use of the New Technologies of Information and Communication on education, making an analyzation in a critical way, that one can reflect about the possible uses of this technologies on education. This job allows us to conclude about the importance of a Paulo Freire reference for the use of technologies in education. It presented the need of a deeper study on the techniques and their role in the man and woman formation as subject processors of the world. In this study we opted for qualitative research and which procedure we used conducted interviews through open question. The transcribed data underwent qualitative analysis
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-11-16
dc.date.available.fl_str_mv 2010-01-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:32:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Oliveira Junior, Nivaldo Neves. O ensino de informática na perspectiva freireana: análise de uma prática escolar. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10186
identifier_str_mv Oliveira Junior, Nivaldo Neves. O ensino de informática na perspectiva freireana: análise de uma prática escolar. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10186/3/Nivaldo%20Neves%20Oliveira%20Junior.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10186/1/Nivaldo%20Neves%20Oliveira%20Junior.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10186/2/Nivaldo%20Neves%20Oliveira%20Junior.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 35470b124647f653a1250ce6f484b25a
8e6fbc8a7831fd333dd02cbab1d55b75
87d6a2dc0e0f93767dbc8e2c91865de3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424044198985728