Jogos digitais e aprendizagem: características e potencial dos games de entretenimento para o ensino do inglês como segunda língua

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Savonitti, Gabriel Almeida lattes
Orientador(a): Mattar Neto, João Augusto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Departamento: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20557
Resumo: This dissertation explores the use of entertainment games for teaching English as a second language. It is a literature review from theories of motivation and learning and from game genres. In order to facilitate the choices of the games used in the English classroom by teachers, this study brings to light the characteristics relevant to the teaching that can be found in games, associated to several genres. In this sense, 14 researches involving digital entertainment games were analyzed, based on the theories of motivation in Gardner’s teaching, games and the active learner of Gee, Vygostsky proximal development zone, tangential learning model of Portnow and Brown, model of the monitor, Krashen’s input hypothesis, Schumann’s acculturation model, and the hypothesis of the interaction proposed by several authors such as Gass and Larsen-Freeman and Long. The results obtained were the definition of the characteristics relevant to teaching and learning present in the analyzed games, and the definition of the gender associated to these characteristics
id PUC_SP-1_18b5080f973326c2b77e0b3e58f8d2ec
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/20557
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Mattar Neto, João Augustohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8716613H5Savonitti, Gabriel Almeida2017-10-27T12:27:22Z2017-09-12Savonitti, Gabriel Almeida. Jogos digitais e aprendizagem: características e potencial dos games de entretenimento para o ensino do inglês como segunda língua. 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20557This dissertation explores the use of entertainment games for teaching English as a second language. It is a literature review from theories of motivation and learning and from game genres. In order to facilitate the choices of the games used in the English classroom by teachers, this study brings to light the characteristics relevant to the teaching that can be found in games, associated to several genres. In this sense, 14 researches involving digital entertainment games were analyzed, based on the theories of motivation in Gardner’s teaching, games and the active learner of Gee, Vygostsky proximal development zone, tangential learning model of Portnow and Brown, model of the monitor, Krashen’s input hypothesis, Schumann’s acculturation model, and the hypothesis of the interaction proposed by several authors such as Gass and Larsen-Freeman and Long. The results obtained were the definition of the characteristics relevant to teaching and learning present in the analyzed games, and the definition of the gender associated to these characteristicsEsta dissertação explora o uso de jogos de entretenimento para o ensino do inglês como segunda língua. É uma revisão de literatura a partir de teorias da motivação e aprendizagem e de gêneros de jogos. Visando facilitar as escolhas dos jogos utilizados em sala de aula de inglês pelos professores, este estudo traz à tona as características relevantes para o ensino que podem ser encontradas nos jogos, associadas a diversos gêneros. Nesse sentido, 14 pesquisas envolvendo jogos digitais de entretenimento foram analisadas, utilizando como base as teorias de motivação no ensino de Gardner, games e o aprendiz ativo de Gee, zona de desenvolvimento proximal de Vygostsky, modelo de aprendizagem tangencial de Portnow e Brown, modelo do monitor, hipótese do input de Krashen, modelo de aculturação de Schumann e hipótese da interação proposta por vários autores como Gass e Larsen-Freeman e Long. Os resultados obtidos foram a definição das características relevantes ao ensino e à aprendizagem presentes nos jogos analisados, e a definição do gênero associados a essas característicasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/43787/Gabriel%20Almeida%20Savonitti.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaJogos digitaisEntretenimento por computadorLíngua inglesa - Estudo e ensino - Ensino auxiliado por computadorDigital gamesComputer entertainmentEnglish language - Study and teaching - Computer-assisted instructionCNPQ::ENGENHARIASJogos digitais e aprendizagem: características e potencial dos games de entretenimento para o ensino do inglês como segunda línguainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTGabriel Almeida Savonitti.pdf.txtGabriel Almeida Savonitti.pdf.txtExtracted texttext/plain119259https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20557/4/Gabriel%20Almeida%20Savonitti.pdf.txtbfc88029fef4758358f9b6ab1f0f6d6dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20557/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51ORIGINALGabriel Almeida Savonitti.pdfGabriel Almeida Savonitti.pdfapplication/pdf584536https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20557/2/Gabriel%20Almeida%20Savonitti.pdf5abd1961038ac08287b2cdf27835f777MD52THUMBNAILGabriel Almeida Savonitti.pdf.jpgGabriel Almeida Savonitti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2110https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20557/3/Gabriel%20Almeida%20Savonitti.pdf.jpgd9feaa3f5e3ca92c8e050cce43f98941MD53handle/205572022-06-15 10:10:11.083oai:repositorio.pucsp.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-15T13:10:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Jogos digitais e aprendizagem: características e potencial dos games de entretenimento para o ensino do inglês como segunda língua
title Jogos digitais e aprendizagem: características e potencial dos games de entretenimento para o ensino do inglês como segunda língua
spellingShingle Jogos digitais e aprendizagem: características e potencial dos games de entretenimento para o ensino do inglês como segunda língua
Savonitti, Gabriel Almeida
Jogos digitais
Entretenimento por computador
Língua inglesa - Estudo e ensino - Ensino auxiliado por computador
Digital games
Computer entertainment
English language - Study and teaching - Computer-assisted instruction
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Jogos digitais e aprendizagem: características e potencial dos games de entretenimento para o ensino do inglês como segunda língua
title_full Jogos digitais e aprendizagem: características e potencial dos games de entretenimento para o ensino do inglês como segunda língua
title_fullStr Jogos digitais e aprendizagem: características e potencial dos games de entretenimento para o ensino do inglês como segunda língua
title_full_unstemmed Jogos digitais e aprendizagem: características e potencial dos games de entretenimento para o ensino do inglês como segunda língua
title_sort Jogos digitais e aprendizagem: características e potencial dos games de entretenimento para o ensino do inglês como segunda língua
author Savonitti, Gabriel Almeida
author_facet Savonitti, Gabriel Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mattar Neto, João Augusto
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8716613H5
dc.contributor.author.fl_str_mv Savonitti, Gabriel Almeida
contributor_str_mv Mattar Neto, João Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos digitais
Entretenimento por computador
Língua inglesa - Estudo e ensino - Ensino auxiliado por computador
topic Jogos digitais
Entretenimento por computador
Língua inglesa - Estudo e ensino - Ensino auxiliado por computador
Digital games
Computer entertainment
English language - Study and teaching - Computer-assisted instruction
CNPQ::ENGENHARIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital games
Computer entertainment
English language - Study and teaching - Computer-assisted instruction
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
description This dissertation explores the use of entertainment games for teaching English as a second language. It is a literature review from theories of motivation and learning and from game genres. In order to facilitate the choices of the games used in the English classroom by teachers, this study brings to light the characteristics relevant to the teaching that can be found in games, associated to several genres. In this sense, 14 researches involving digital entertainment games were analyzed, based on the theories of motivation in Gardner’s teaching, games and the active learner of Gee, Vygostsky proximal development zone, tangential learning model of Portnow and Brown, model of the monitor, Krashen’s input hypothesis, Schumann’s acculturation model, and the hypothesis of the interaction proposed by several authors such as Gass and Larsen-Freeman and Long. The results obtained were the definition of the characteristics relevant to teaching and learning present in the analyzed games, and the definition of the gender associated to these characteristics
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-27T12:27:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Savonitti, Gabriel Almeida. Jogos digitais e aprendizagem: características e potencial dos games de entretenimento para o ensino do inglês como segunda língua. 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20557
identifier_str_mv Savonitti, Gabriel Almeida. Jogos digitais e aprendizagem: características e potencial dos games de entretenimento para o ensino do inglês como segunda língua. 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20557/4/Gabriel%20Almeida%20Savonitti.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20557/1/license.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20557/2/Gabriel%20Almeida%20Savonitti.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20557/3/Gabriel%20Almeida%20Savonitti.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bfc88029fef4758358f9b6ab1f0f6d6d
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
5abd1961038ac08287b2cdf27835f777
d9feaa3f5e3ca92c8e050cce43f98941
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424070149144576