O ensino jurídico no Brasil e o estado democrático de direito: análise crítica do ensino do direito penal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Toledo, Cláudia Mansani Queda de
Orientador(a): Ponte, Antonio Carlos da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
Departamento: Faculdade de Direito
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8407
Resumo: The Masters dissertation under the title The Legal Education in Brazil and the democratic rule of law - critical analysis of teaching criminal law, is an analysis of the disparity observed between the teaching of criminal law and social reality as it is part and indicates the need for a new look to the teaching of criminal law, consistent with the expectations of modern society. The work shows a crisis in legal education, disclosed the meeting between what is taking place within the faculties of law and that perpetrators of Education considered modern feel as ideal way to a training committed to social dialectics. To locate the subject, presents a historical review of the Brazilian legal education in order to verify the remote reflected in the current model adopted and point to existing legislation that regulates. The objectives are at identifying what the expected profile for graduates of colleges of law and whether or not they are being considered qualified to confront this new moment of the social teaching of criminal law in the face of the guiding principles of democratic rule of law. Another goal is to uncover what role the university in the democratic rule of law as an appropriate forum to bring the work practices of a pipeline and processing dialectically adjusted to the clamor of social reality. The study also puts the science of law and guided always by an ideology and shows the importance of attending the university education together with research and extension, a prospect inseparable
id PUC_SP-1_190b05a6b90c56b706a9d0b774414640
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/8407
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ponte, Antonio Carlos daToledo, Cláudia Mansani Queda de2016-04-26T20:28:19Z2009-01-202008-12-03Toledo, Cláudia Mansani Queda de. O ensino jurídico no Brasil e o estado democrático de direito: análise crítica do ensino do direito penal. 2008. 142 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8407The Masters dissertation under the title The Legal Education in Brazil and the democratic rule of law - critical analysis of teaching criminal law, is an analysis of the disparity observed between the teaching of criminal law and social reality as it is part and indicates the need for a new look to the teaching of criminal law, consistent with the expectations of modern society. The work shows a crisis in legal education, disclosed the meeting between what is taking place within the faculties of law and that perpetrators of Education considered modern feel as ideal way to a training committed to social dialectics. To locate the subject, presents a historical review of the Brazilian legal education in order to verify the remote reflected in the current model adopted and point to existing legislation that regulates. The objectives are at identifying what the expected profile for graduates of colleges of law and whether or not they are being considered qualified to confront this new moment of the social teaching of criminal law in the face of the guiding principles of democratic rule of law. Another goal is to uncover what role the university in the democratic rule of law as an appropriate forum to bring the work practices of a pipeline and processing dialectically adjusted to the clamor of social reality. The study also puts the science of law and guided always by an ideology and shows the importance of attending the university education together with research and extension, a prospect inseparableA dissertação de mestrado sob o título O Ensino Jurídico no Brasil e o Estado Democrático de Direito análise crítica do ensino do Direito Penal, é uma análise do descompasso observado entre o ensino do Direito Penal e a realidade social em que se insere e indica para a necessidade de um novo olhar para o ensino do Direito Penal, condizente com as expectativas da sociedade moderna. O trabalho evidencia uma crise no ensino jurídico, revelada a partir do confronto entre o que se realiza no âmbito das faculdades de direito e o que os autores de Educação considerados modernos consideram como caminho ideal para uma formação comprometida com a dialética social. Para situar o tema, apresenta uma resenha histórica do ensino jurídico brasileiro com a finalidade de verificar quais os reflexos remotos no modelo atual adotado e de apontar para a legislação vigente que o regulamenta. Os objetivos situam-se em identificar qual o perfil esperado para os egressos das faculdades de direito e se estão ou não sendo considerados capacitados ao enfrentamento deste novo momento social do ensino do Direito Penal diante dos princípios norteadores do Estado Democrático de Direito. Outro objetivo é o desvelar qual o papel da universidade no Estado Democrático de Direito como instância adequada para aproximar as práticas profissionais de uma conduta transformadora e dialeticamente ajustada ao clamor da realidade social. O estudo insere ainda a ciência do direito como norteada sempre por uma ideologia e revela a importância do atendimento universitário ao ensino acompanhado da pesquisa e da extensão, numa perspectiva indissociávelapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/17307/Claudia%20Mansani%20Queda%20de%20Toledo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em DireitoPUC-SPBRFaculdade de DireitoEnsino jurídicoRealidade socialEstado democrático de direitoDireito -- Estudo e ensino -- BrasilEstado de direito -- BrasilDireito penal -- BrasilLegal educationCriminal lawSocial realityDemocratic state of lawCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOO ensino jurídico no Brasil e o estado democrático de direito: análise crítica do ensino do direito penalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTClaudia Mansani Queda de Toledo.pdf.txtClaudia Mansani Queda de Toledo.pdf.txtExtracted texttext/plain170596https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8407/3/Claudia%20Mansani%20Queda%20de%20Toledo.pdf.txt77056ab77638326bde59849675943a7dMD53ORIGINALClaudia Mansani Queda de Toledo.pdfapplication/pdf506204https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8407/1/Claudia%20Mansani%20Queda%20de%20Toledo.pdf5c191c30caaa3b88edfd876de943eb72MD51THUMBNAILClaudia Mansani Queda de Toledo.pdf.jpgClaudia Mansani Queda de Toledo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8407/2/Claudia%20Mansani%20Queda%20de%20Toledo.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/84072022-08-22 18:12:13.311oai:repositorio.pucsp.br:handle/8407Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-22T21:12:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino jurídico no Brasil e o estado democrático de direito: análise crítica do ensino do direito penal
title O ensino jurídico no Brasil e o estado democrático de direito: análise crítica do ensino do direito penal
spellingShingle O ensino jurídico no Brasil e o estado democrático de direito: análise crítica do ensino do direito penal
Toledo, Cláudia Mansani Queda de
Ensino jurídico
Realidade social
Estado democrático de direito
Direito -- Estudo e ensino -- Brasil
Estado de direito -- Brasil
Direito penal -- Brasil
Legal education
Criminal law
Social reality
Democratic state of law
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
title_short O ensino jurídico no Brasil e o estado democrático de direito: análise crítica do ensino do direito penal
title_full O ensino jurídico no Brasil e o estado democrático de direito: análise crítica do ensino do direito penal
title_fullStr O ensino jurídico no Brasil e o estado democrático de direito: análise crítica do ensino do direito penal
title_full_unstemmed O ensino jurídico no Brasil e o estado democrático de direito: análise crítica do ensino do direito penal
title_sort O ensino jurídico no Brasil e o estado democrático de direito: análise crítica do ensino do direito penal
author Toledo, Cláudia Mansani Queda de
author_facet Toledo, Cláudia Mansani Queda de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ponte, Antonio Carlos da
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Cláudia Mansani Queda de
contributor_str_mv Ponte, Antonio Carlos da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino jurídico
Realidade social
Estado democrático de direito
Direito -- Estudo e ensino -- Brasil
Estado de direito -- Brasil
Direito penal -- Brasil
topic Ensino jurídico
Realidade social
Estado democrático de direito
Direito -- Estudo e ensino -- Brasil
Estado de direito -- Brasil
Direito penal -- Brasil
Legal education
Criminal law
Social reality
Democratic state of law
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
dc.subject.eng.fl_str_mv Legal education
Criminal law
Social reality
Democratic state of law
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
description The Masters dissertation under the title The Legal Education in Brazil and the democratic rule of law - critical analysis of teaching criminal law, is an analysis of the disparity observed between the teaching of criminal law and social reality as it is part and indicates the need for a new look to the teaching of criminal law, consistent with the expectations of modern society. The work shows a crisis in legal education, disclosed the meeting between what is taking place within the faculties of law and that perpetrators of Education considered modern feel as ideal way to a training committed to social dialectics. To locate the subject, presents a historical review of the Brazilian legal education in order to verify the remote reflected in the current model adopted and point to existing legislation that regulates. The objectives are at identifying what the expected profile for graduates of colleges of law and whether or not they are being considered qualified to confront this new moment of the social teaching of criminal law in the face of the guiding principles of democratic rule of law. Another goal is to uncover what role the university in the democratic rule of law as an appropriate forum to bring the work practices of a pipeline and processing dialectically adjusted to the clamor of social reality. The study also puts the science of law and guided always by an ideology and shows the importance of attending the university education together with research and extension, a prospect inseparable
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-03
dc.date.available.fl_str_mv 2009-01-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T20:28:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Toledo, Cláudia Mansani Queda de. O ensino jurídico no Brasil e o estado democrático de direito: análise crítica do ensino do direito penal. 2008. 142 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8407
identifier_str_mv Toledo, Cláudia Mansani Queda de. O ensino jurídico no Brasil e o estado democrático de direito: análise crítica do ensino do direito penal. 2008. 142 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Direito
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8407/3/Claudia%20Mansani%20Queda%20de%20Toledo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8407/1/Claudia%20Mansani%20Queda%20de%20Toledo.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/8407/2/Claudia%20Mansani%20Queda%20de%20Toledo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 77056ab77638326bde59849675943a7d
5c191c30caaa3b88edfd876de943eb72
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278268560375808