Informática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1996
Autor(a) principal: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de lattes
Orientador(a): Valente, José Armando
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10076
Resumo: Com o assombroso avanço da tecnologia computacional passamos a viver uma fase de aprendizagem sem fronteiras, sem limites de idade e sem pré-requisitos, deparando-nos com incontáveis espaços de conhecimento. Tudo isto provoca mudanças radicais nas ciências, nas atividades humanas e introduz novas exigências no sistema educacional, o que implica em novas idéias de currículo, escola, aprendizagem, atuação e formação de professores. A preocupação com a formação do professor intensificou-se quando integrei à minha prática a utilização do computador. Compreendi então, que a aquisição das competências requeridas para que o professor assuma o novo papel, relacionam-se com uma adequada preparação para uma utilização que integre o computador à prática educacional, favorecendo uma transformação no fazer pedagógico. Buscando essa nova perspectiva educacional, adoto como referencial teórico a metáfora de rede de teorias, conceitos e idéias, sempre aberta a novas inter-conexões. Assim, articulo a abordagem construcionista de Papert, bem como suas respectivas bases teóricas em Dewey, Paulo Freire, Piaget e Vygotsky, com as idéias de prática pedagógica reflexiva, destacando-se Nóvoa, Shõn e Zeichner. Na confluência dessas teorias, incorporo a concepção de Valente sobre o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração, para compreender as experiências de formação que se desenvolvem a nível de cursos de especialização, aprofundando as análises no Curso de Especialização em Informática na Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Finalizando, identifico um conjunto de diretrizes que considero essenciais para estruturar uma proposta de formação de professores reflexivos, que possam utilizar o computador segundo o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração
id PUC_SP-1_1d67c037b039b17929d0b5ac1f0e1859
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10076
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Valente, José Armandohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702368Z1Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de2016-04-27T14:32:17Z2008-08-081996-12-18Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de. Informática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores. 1996. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10076Com o assombroso avanço da tecnologia computacional passamos a viver uma fase de aprendizagem sem fronteiras, sem limites de idade e sem pré-requisitos, deparando-nos com incontáveis espaços de conhecimento. Tudo isto provoca mudanças radicais nas ciências, nas atividades humanas e introduz novas exigências no sistema educacional, o que implica em novas idéias de currículo, escola, aprendizagem, atuação e formação de professores. A preocupação com a formação do professor intensificou-se quando integrei à minha prática a utilização do computador. Compreendi então, que a aquisição das competências requeridas para que o professor assuma o novo papel, relacionam-se com uma adequada preparação para uma utilização que integre o computador à prática educacional, favorecendo uma transformação no fazer pedagógico. Buscando essa nova perspectiva educacional, adoto como referencial teórico a metáfora de rede de teorias, conceitos e idéias, sempre aberta a novas inter-conexões. Assim, articulo a abordagem construcionista de Papert, bem como suas respectivas bases teóricas em Dewey, Paulo Freire, Piaget e Vygotsky, com as idéias de prática pedagógica reflexiva, destacando-se Nóvoa, Shõn e Zeichner. Na confluência dessas teorias, incorporo a concepção de Valente sobre o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração, para compreender as experiências de formação que se desenvolvem a nível de cursos de especialização, aprofundando as análises no Curso de Especialização em Informática na Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Finalizando, identifico um conjunto de diretrizes que considero essenciais para estruturar uma proposta de formação de professores reflexivos, que possam utilizar o computador segundo o ciclo descrição-execução-reflexão-depuraçãoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22110/Maria%20Elizabeth%20Bianconcini%20Trindade%20Morato%20Pinto%20de%20Almeida.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoEnsino auxiliado por computadorProfessores - Formação profissionalComputador na educaçãoTecnologia educacionalEducação: Supervisão e CurrículoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInformática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMaria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida.pdf.txtMaria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain203https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10076/3/Maria%20Elizabeth%20Bianconcini%20Trindade%20Morato%20Pinto%20de%20Almeida.pdf.txt1f454d8be5c661b0ee74ece15b9614ccMD53ORIGINALMaria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida.pdfapplication/pdf14178866https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10076/1/Maria%20Elizabeth%20Bianconcini%20Trindade%20Morato%20Pinto%20de%20Almeida.pdf51c610b0ed83297c0e3df5450f8a6225MD51THUMBNAILMaria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida.pdf.jpgMaria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3759https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10076/2/Maria%20Elizabeth%20Bianconcini%20Trindade%20Morato%20Pinto%20de%20Almeida.pdf.jpg9969ac165e3beb15fc60fec01cd0cee8MD52handle/100762022-04-27 23:56:03.432oai:repositorio.pucsp.br:handle/10076Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T02:56:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Informática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores
title Informática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores
spellingShingle Informática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
Ensino auxiliado por computador
Professores - Formação profissional
Computador na educação
Tecnologia educacional
Educação: Supervisão e Currículo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Informática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores
title_full Informática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores
title_fullStr Informática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores
title_full_unstemmed Informática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores
title_sort Informática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores
author Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
author_facet Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valente, José Armando
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702368Z1
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
contributor_str_mv Valente, José Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino auxiliado por computador
Professores - Formação profissional
Computador na educação
Tecnologia educacional
Educação: Supervisão e Currículo
topic Ensino auxiliado por computador
Professores - Formação profissional
Computador na educação
Tecnologia educacional
Educação: Supervisão e Currículo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Com o assombroso avanço da tecnologia computacional passamos a viver uma fase de aprendizagem sem fronteiras, sem limites de idade e sem pré-requisitos, deparando-nos com incontáveis espaços de conhecimento. Tudo isto provoca mudanças radicais nas ciências, nas atividades humanas e introduz novas exigências no sistema educacional, o que implica em novas idéias de currículo, escola, aprendizagem, atuação e formação de professores. A preocupação com a formação do professor intensificou-se quando integrei à minha prática a utilização do computador. Compreendi então, que a aquisição das competências requeridas para que o professor assuma o novo papel, relacionam-se com uma adequada preparação para uma utilização que integre o computador à prática educacional, favorecendo uma transformação no fazer pedagógico. Buscando essa nova perspectiva educacional, adoto como referencial teórico a metáfora de rede de teorias, conceitos e idéias, sempre aberta a novas inter-conexões. Assim, articulo a abordagem construcionista de Papert, bem como suas respectivas bases teóricas em Dewey, Paulo Freire, Piaget e Vygotsky, com as idéias de prática pedagógica reflexiva, destacando-se Nóvoa, Shõn e Zeichner. Na confluência dessas teorias, incorporo a concepção de Valente sobre o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração, para compreender as experiências de formação que se desenvolvem a nível de cursos de especialização, aprofundando as análises no Curso de Especialização em Informática na Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Finalizando, identifico um conjunto de diretrizes que considero essenciais para estruturar uma proposta de formação de professores reflexivos, que possam utilizar o computador segundo o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração
publishDate 1996
dc.date.issued.fl_str_mv 1996-12-18
dc.date.available.fl_str_mv 2008-08-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:32:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de. Informática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores. 1996. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10076
identifier_str_mv Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de. Informática e educação: diretrizes para uma formação reflexiva de professores. 1996. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10076/3/Maria%20Elizabeth%20Bianconcini%20Trindade%20Morato%20Pinto%20de%20Almeida.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10076/1/Maria%20Elizabeth%20Bianconcini%20Trindade%20Morato%20Pinto%20de%20Almeida.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10076/2/Maria%20Elizabeth%20Bianconcini%20Trindade%20Morato%20Pinto%20de%20Almeida.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f454d8be5c661b0ee74ece15b9614cc
51c610b0ed83297c0e3df5450f8a6225
9969ac165e3beb15fc60fec01cd0cee8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423940310269952