Educomunicação: novo paradigma de educação na sociedade em rede e a constituição

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Andrade, Camila Santos
Orientador(a): Garcia, Maria
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
Departamento: Faculdade de Direito
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/7394
Resumo: This present study tackles the importance of social intervention in the educational process: the Educommunication in the Society. The subject is developed through the use of descriptive and explanatory bibliographic research with a brief analysis of the History of Education. Following this, the educational crisis and Jacques Delors four educational bases are discussed. It is then analyzed the fundamental right to education, subjective pubic right, in the Constitution as a programmatic rule that has immediate applicability in order to consolidate the Democratic Rule of Law. Through this, particularities of such Society and the tendency of the globalized world are verified. It is then discussed the relevance of mitigating the apprentice s errors, value the multiplicity of individual talents, which is the educational purpose across lifetime. The last chapter discusses about the importance of adopting the Educommunication, the intermediary agent which unifies education, communication and technology in the educational process, whose media related instrumental leads to the use of educommunicative practices, organized by the communicative ecosystem in the Society. At last, this study aims to point the Educommunication s purposes through the use of multidisciplines and with the educommunicator s help in order to fully develop the individual granting him citizenship
id PUC_SP-1_1d707a2b0288a9a24584373b5598f166
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/7394
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Garcia, MariaAndrade, Camila Santos2016-04-26T20:25:14Z2007-05-152007-03-23Andrade, Camila Santos. Educomunicação: novo paradigma de educação na sociedade em rede e a constituição. 2007. 184 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/7394This present study tackles the importance of social intervention in the educational process: the Educommunication in the Society. The subject is developed through the use of descriptive and explanatory bibliographic research with a brief analysis of the History of Education. Following this, the educational crisis and Jacques Delors four educational bases are discussed. It is then analyzed the fundamental right to education, subjective pubic right, in the Constitution as a programmatic rule that has immediate applicability in order to consolidate the Democratic Rule of Law. Through this, particularities of such Society and the tendency of the globalized world are verified. It is then discussed the relevance of mitigating the apprentice s errors, value the multiplicity of individual talents, which is the educational purpose across lifetime. The last chapter discusses about the importance of adopting the Educommunication, the intermediary agent which unifies education, communication and technology in the educational process, whose media related instrumental leads to the use of educommunicative practices, organized by the communicative ecosystem in the Society. At last, this study aims to point the Educommunication s purposes through the use of multidisciplines and with the educommunicator s help in order to fully develop the individual granting him citizenshipO presente estudo aborda importância da educação, por via da intervenção social: a Educomunicação na Sociedade em Rede. Desenvolve-se o trabalho, por meio de pesquisas bibliográficas exploratórias descritivas com análise breve da História da Educação e, em seguida discorre-se sobre a crise da educação e os quatro pilares da educação de Jacques Delors. Depois, analisa-se o direito fundamental à educação, direito público subjetivo, previsto na Constituição na espécie de norma programática que possui aplicabilidade imediata a fim de consolidar o Estado Democrático de Direito. A partir disso, verificam-se as peculiaridades da formatação da Sociedade em Rede e, logo em seguida, as tendências no mundo globalizado. Perpassa-se, ainda, a discursar sobre a relevância de mitigar os erros na aprendizagem, valorizar a multiplicidade de talentos individuais, propósitos da educação ao longo de toda a vida. O último capítulo trata da relevância de se adotar a Educomunicação, agente mediador que atua no processo educativo conciliando educação/comunicação/tecnologia, cujo instrumental midiático se transforma em práticas educomunicativas, organizadas pelos ecossistemas comunicativos na Sociedade em Rede. Por derradeiro, busca-se apontar os fins da Educomunicação, utilizando-se da inter-trans-poli-disciplinaridade com o auxílio do Educomunicador a fim de desenvolver integralmente a pessoa e, por conseqüência, garantir a cidadania plenaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/16255/Camila%20Santos%20Andrade.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em DireitoPUC-SPBRFaculdade de DireitoEducaçãoEducomunicaçãoSociedade em RedeDireito EducacionalDireito ConstitucionalComunicaçãoDireito a educacao -- BrasilEducacao -- Recursos de redes de computadoresRedes de relacoes sociaisEducationEducommunicationSocietyEducational LawConstitutional LawCommunicationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOEducomunicação: novo paradigma de educação na sociedade em rede e a constituiçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCamila Santos Andrade.pdf.txtCamila Santos Andrade.pdf.txtExtracted texttext/plain406516https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/7394/3/Camila%20Santos%20Andrade.pdf.txt4cc8e47dd917717b58ecaf2287b5518cMD53ORIGINALCamila Santos Andrade.pdfapplication/pdf895919https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/7394/1/Camila%20Santos%20Andrade.pdf6d5d65e3d6da4436f3f306e230e86a15MD51THUMBNAILCamila Santos Andrade.pdf.jpgCamila Santos Andrade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/7394/2/Camila%20Santos%20Andrade.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/73942022-08-22 18:12:01.941oai:repositorio.pucsp.br:handle/7394Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-22T21:12:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Educomunicação: novo paradigma de educação na sociedade em rede e a constituição
title Educomunicação: novo paradigma de educação na sociedade em rede e a constituição
spellingShingle Educomunicação: novo paradigma de educação na sociedade em rede e a constituição
Andrade, Camila Santos
Educação
Educomunicação
Sociedade em Rede
Direito Educacional
Direito Constitucional
Comunicação
Direito a educacao -- Brasil
Educacao -- Recursos de redes de computadores
Redes de relacoes sociais
Education
Educommunication
Society
Educational Law
Constitutional Law
Communication
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
title_short Educomunicação: novo paradigma de educação na sociedade em rede e a constituição
title_full Educomunicação: novo paradigma de educação na sociedade em rede e a constituição
title_fullStr Educomunicação: novo paradigma de educação na sociedade em rede e a constituição
title_full_unstemmed Educomunicação: novo paradigma de educação na sociedade em rede e a constituição
title_sort Educomunicação: novo paradigma de educação na sociedade em rede e a constituição
author Andrade, Camila Santos
author_facet Andrade, Camila Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Camila Santos
contributor_str_mv Garcia, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educomunicação
Sociedade em Rede
Direito Educacional
Direito Constitucional
Comunicação
Direito a educacao -- Brasil
Educacao -- Recursos de redes de computadores
Redes de relacoes sociais
topic Educação
Educomunicação
Sociedade em Rede
Direito Educacional
Direito Constitucional
Comunicação
Direito a educacao -- Brasil
Educacao -- Recursos de redes de computadores
Redes de relacoes sociais
Education
Educommunication
Society
Educational Law
Constitutional Law
Communication
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Educommunication
Society
Educational Law
Constitutional Law
Communication
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
description This present study tackles the importance of social intervention in the educational process: the Educommunication in the Society. The subject is developed through the use of descriptive and explanatory bibliographic research with a brief analysis of the History of Education. Following this, the educational crisis and Jacques Delors four educational bases are discussed. It is then analyzed the fundamental right to education, subjective pubic right, in the Constitution as a programmatic rule that has immediate applicability in order to consolidate the Democratic Rule of Law. Through this, particularities of such Society and the tendency of the globalized world are verified. It is then discussed the relevance of mitigating the apprentice s errors, value the multiplicity of individual talents, which is the educational purpose across lifetime. The last chapter discusses about the importance of adopting the Educommunication, the intermediary agent which unifies education, communication and technology in the educational process, whose media related instrumental leads to the use of educommunicative practices, organized by the communicative ecosystem in the Society. At last, this study aims to point the Educommunication s purposes through the use of multidisciplines and with the educommunicator s help in order to fully develop the individual granting him citizenship
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-05-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T20:25:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Andrade, Camila Santos. Educomunicação: novo paradigma de educação na sociedade em rede e a constituição. 2007. 184 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/7394
identifier_str_mv Andrade, Camila Santos. Educomunicação: novo paradigma de educação na sociedade em rede e a constituição. 2007. 184 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/7394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Direito
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/7394/3/Camila%20Santos%20Andrade.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/7394/1/Camila%20Santos%20Andrade.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/7394/2/Camila%20Santos%20Andrade.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4cc8e47dd917717b58ecaf2287b5518c
6d5d65e3d6da4436f3f306e230e86a15
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423960781619200