O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
|
Departamento: |
Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1319 |
Resumo: | ABSTRACT This dissertation aims to analyze the consumer behavior in decision-making process to buy a new car. The theoretical foundation was based on systemic structure of purchasing process, parted in stages, proposed by Engel, Blackwell and Miniard (2000). The analyzed constructs were: need recognition, information search, alternative evaluation, purchase, consumption and post-purchase behavior. The field research has investigated the functioning of those purchasing stages and influences of family in each part of that by means a qualitative approach and makes reference to a research made by Mattar in 1982. The sample was concentrated in 15 buyers of Toyota Corolla and Honda Civic, living in São Paulo city. The obtained results indicated an expressive change in that purchasing process, compared to period in the early 80 s, in regard to transformations on social relationships, and results suggest that car makers and dealers need to evaluate their process to achieve the new consumer. |
id |
PUC_SP-1_23b437a754b03dd2e06e11f0eaf8b644 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/1319 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Serralvo, Francisco AntonioYamaguti, Celso Likio2016-04-25T16:45:12Z2005-05-132005-05-20Yamaguti, Celso Likio. The consumer behavior and family influences on decision-making process to buy a new car. 2005. 188 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1319ABSTRACT This dissertation aims to analyze the consumer behavior in decision-making process to buy a new car. The theoretical foundation was based on systemic structure of purchasing process, parted in stages, proposed by Engel, Blackwell and Miniard (2000). The analyzed constructs were: need recognition, information search, alternative evaluation, purchase, consumption and post-purchase behavior. The field research has investigated the functioning of those purchasing stages and influences of family in each part of that by means a qualitative approach and makes reference to a research made by Mattar in 1982. The sample was concentrated in 15 buyers of Toyota Corolla and Honda Civic, living in São Paulo city. The obtained results indicated an expressive change in that purchasing process, compared to period in the early 80 s, in regard to transformations on social relationships, and results suggest that car makers and dealers need to evaluate their process to achieve the new consumer.Esta dissertação teve por objetivo examinar o comportamento do consumidor no processo de decisão de compra de automóveis novos. Para tanto, a fundamentação teórica baseou-se na estruturação sistêmica do processo de compra, dividido por estágios, proposta por Engel, Blackwell e Miniard (2000). Os constructos analisados foram: reconhecimento da necessidade, busca da informação, avaliação das alternativas, compra, consumo e comportamento pós-compra. Na pesquisa de campo, investigou-se, de forma qualitativa, o funcionamento desses estágios de compra e a influência dos membros da família em cada uma dessas etapas, tendo como referência pesquisa realizada por Mattar em 1982. A amostra concentrou-se em 15 compradores dos modelos Toyota Corolla e Honda Civic residentes na cidade de São Paulo. Os resultados obtidos indicam uma significativa mudança nesse processo de compra relativo ao início dos anos 80, em função das transformações nas relações sociais, e sugerem a necessidade de montadoras e concessionárias reavaliarem suas operações para a conquista desse novo consumidor.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2574/Dissertacao%20Celso%20Likio%20Yamaguti.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaisestratégia de marketingmercado automobilísticoConsumidores - ComportamentoCompraConsumer behaviormarketing strategautomotive marketCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIAO comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novosThe consumer behavior and family influences on decision-making process to buy a new carinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDissertacao Celso Likio Yamaguti.pdf.txtDissertacao Celso Likio Yamaguti.pdf.txtExtracted texttext/plain262603https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1319/3/Dissertacao%20Celso%20Likio%20Yamaguti.pdf.txt38341bc63175aac4e73f667104091a24MD53ORIGINALDissertacao Celso Likio Yamaguti.pdfapplication/pdf2313667https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1319/1/Dissertacao%20Celso%20Likio%20Yamaguti.pdf165d81c113d2beddc1c5d1c071f22589MD51THUMBNAILDissertacao Celso Likio Yamaguti.pdf.jpgDissertacao Celso Likio Yamaguti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1319/2/Dissertacao%20Celso%20Likio%20Yamaguti.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/13192022-12-20 11:21:32.153oai:repositorio.pucsp.br:handle/1319Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-20T14:21:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The consumer behavior and family influences on decision-making process to buy a new car |
title |
O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos |
spellingShingle |
O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos Yamaguti, Celso Likio estratégia de marketing mercado automobilístico Consumidores - Comportamento Compra Consumer behavior marketing strateg automotive market CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA |
title_short |
O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos |
title_full |
O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos |
title_fullStr |
O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos |
title_full_unstemmed |
O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos |
title_sort |
O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos |
author |
Yamaguti, Celso Likio |
author_facet |
Yamaguti, Celso Likio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Serralvo, Francisco Antonio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yamaguti, Celso Likio |
contributor_str_mv |
Serralvo, Francisco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estratégia de marketing mercado automobilístico Consumidores - Comportamento Compra |
topic |
estratégia de marketing mercado automobilístico Consumidores - Comportamento Compra Consumer behavior marketing strateg automotive market CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumer behavior marketing strateg automotive market |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA |
description |
ABSTRACT This dissertation aims to analyze the consumer behavior in decision-making process to buy a new car. The theoretical foundation was based on systemic structure of purchasing process, parted in stages, proposed by Engel, Blackwell and Miniard (2000). The analyzed constructs were: need recognition, information search, alternative evaluation, purchase, consumption and post-purchase behavior. The field research has investigated the functioning of those purchasing stages and influences of family in each part of that by means a qualitative approach and makes reference to a research made by Mattar in 1982. The sample was concentrated in 15 buyers of Toyota Corolla and Honda Civic, living in São Paulo city. The obtained results indicated an expressive change in that purchasing process, compared to period in the early 80 s, in regard to transformations on social relationships, and results suggest that car makers and dealers need to evaluate their process to achieve the new consumer. |
publishDate |
2005 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2005-05-13 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-05-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-25T16:45:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Yamaguti, Celso Likio. The consumer behavior and family influences on decision-making process to buy a new car. 2005. 188 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1319 |
identifier_str_mv |
Yamaguti, Celso Likio. The consumer behavior and family influences on decision-making process to buy a new car. 2005. 188 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1319/3/Dissertacao%20Celso%20Likio%20Yamaguti.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1319/1/Dissertacao%20Celso%20Likio%20Yamaguti.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1319/2/Dissertacao%20Celso%20Likio%20Yamaguti.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
38341bc63175aac4e73f667104091a24 165d81c113d2beddc1c5d1c071f22589 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423984484679680 |