O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Yamaguti, Celso Likio
Orientador(a): Serralvo, Francisco Antonio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1319
Resumo: ABSTRACT This dissertation aims to analyze the consumer behavior in decision-making process to buy a new car. The theoretical foundation was based on systemic structure of purchasing process, parted in stages, proposed by Engel, Blackwell and Miniard (2000). The analyzed constructs were: need recognition, information search, alternative evaluation, purchase, consumption and post-purchase behavior. The field research has investigated the functioning of those purchasing stages and influences of family in each part of that by means a qualitative approach and makes reference to a research made by Mattar in 1982. The sample was concentrated in 15 buyers of Toyota Corolla and Honda Civic, living in São Paulo city. The obtained results indicated an expressive change in that purchasing process, compared to period in the early 80 s, in regard to transformations on social relationships, and results suggest that car makers and dealers need to evaluate their process to achieve the new consumer.
id PUC_SP-1_23b437a754b03dd2e06e11f0eaf8b644
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/1319
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Serralvo, Francisco AntonioYamaguti, Celso Likio2016-04-25T16:45:12Z2005-05-132005-05-20Yamaguti, Celso Likio. The consumer behavior and family influences on decision-making process to buy a new car. 2005. 188 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1319ABSTRACT This dissertation aims to analyze the consumer behavior in decision-making process to buy a new car. The theoretical foundation was based on systemic structure of purchasing process, parted in stages, proposed by Engel, Blackwell and Miniard (2000). The analyzed constructs were: need recognition, information search, alternative evaluation, purchase, consumption and post-purchase behavior. The field research has investigated the functioning of those purchasing stages and influences of family in each part of that by means a qualitative approach and makes reference to a research made by Mattar in 1982. The sample was concentrated in 15 buyers of Toyota Corolla and Honda Civic, living in São Paulo city. The obtained results indicated an expressive change in that purchasing process, compared to period in the early 80 s, in regard to transformations on social relationships, and results suggest that car makers and dealers need to evaluate their process to achieve the new consumer.Esta dissertação teve por objetivo examinar o comportamento do consumidor no processo de decisão de compra de automóveis novos. Para tanto, a fundamentação teórica baseou-se na estruturação sistêmica do processo de compra, dividido por estágios, proposta por Engel, Blackwell e Miniard (2000). Os constructos analisados foram: reconhecimento da necessidade, busca da informação, avaliação das alternativas, compra, consumo e comportamento pós-compra. Na pesquisa de campo, investigou-se, de forma qualitativa, o funcionamento desses estágios de compra e a influência dos membros da família em cada uma dessas etapas, tendo como referência pesquisa realizada por Mattar em 1982. A amostra concentrou-se em 15 compradores dos modelos Toyota Corolla e Honda Civic residentes na cidade de São Paulo. Os resultados obtidos indicam uma significativa mudança nesse processo de compra relativo ao início dos anos 80, em função das transformações nas relações sociais, e sugerem a necessidade de montadoras e concessionárias reavaliarem suas operações para a conquista desse novo consumidor.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2574/Dissertacao%20Celso%20Likio%20Yamaguti.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaisestratégia de marketingmercado automobilísticoConsumidores - ComportamentoCompraConsumer behaviormarketing strategautomotive marketCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIAO comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novosThe consumer behavior and family influences on decision-making process to buy a new carinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDissertacao Celso Likio Yamaguti.pdf.txtDissertacao Celso Likio Yamaguti.pdf.txtExtracted texttext/plain262603https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1319/3/Dissertacao%20Celso%20Likio%20Yamaguti.pdf.txt38341bc63175aac4e73f667104091a24MD53ORIGINALDissertacao Celso Likio Yamaguti.pdfapplication/pdf2313667https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1319/1/Dissertacao%20Celso%20Likio%20Yamaguti.pdf165d81c113d2beddc1c5d1c071f22589MD51THUMBNAILDissertacao Celso Likio Yamaguti.pdf.jpgDissertacao Celso Likio Yamaguti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1319/2/Dissertacao%20Celso%20Likio%20Yamaguti.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/13192022-12-20 11:21:32.153oai:repositorio.pucsp.br:handle/1319Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-20T14:21:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The consumer behavior and family influences on decision-making process to buy a new car
title O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos
spellingShingle O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos
Yamaguti, Celso Likio
estratégia de marketing
mercado automobilístico
Consumidores - Comportamento
Compra
Consumer behavior
marketing strateg
automotive market
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
title_short O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos
title_full O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos
title_fullStr O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos
title_full_unstemmed O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos
title_sort O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos
author Yamaguti, Celso Likio
author_facet Yamaguti, Celso Likio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Serralvo, Francisco Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Yamaguti, Celso Likio
contributor_str_mv Serralvo, Francisco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv estratégia de marketing
mercado automobilístico
Consumidores - Comportamento
Compra
topic estratégia de marketing
mercado automobilístico
Consumidores - Comportamento
Compra
Consumer behavior
marketing strateg
automotive market
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
marketing strateg
automotive market
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
description ABSTRACT This dissertation aims to analyze the consumer behavior in decision-making process to buy a new car. The theoretical foundation was based on systemic structure of purchasing process, parted in stages, proposed by Engel, Blackwell and Miniard (2000). The analyzed constructs were: need recognition, information search, alternative evaluation, purchase, consumption and post-purchase behavior. The field research has investigated the functioning of those purchasing stages and influences of family in each part of that by means a qualitative approach and makes reference to a research made by Mattar in 1982. The sample was concentrated in 15 buyers of Toyota Corolla and Honda Civic, living in São Paulo city. The obtained results indicated an expressive change in that purchasing process, compared to period in the early 80 s, in regard to transformations on social relationships, and results suggest that car makers and dealers need to evaluate their process to achieve the new consumer.
publishDate 2005
dc.date.available.fl_str_mv 2005-05-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-05-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-25T16:45:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Yamaguti, Celso Likio. The consumer behavior and family influences on decision-making process to buy a new car. 2005. 188 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1319
identifier_str_mv Yamaguti, Celso Likio. The consumer behavior and family influences on decision-making process to buy a new car. 2005. 188 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1319/3/Dissertacao%20Celso%20Likio%20Yamaguti.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1319/1/Dissertacao%20Celso%20Likio%20Yamaguti.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1319/2/Dissertacao%20Celso%20Likio%20Yamaguti.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 38341bc63175aac4e73f667104091a24
165d81c113d2beddc1c5d1c071f22589
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423984484679680