As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10856 |
Resumo: | The research described here reports on a qualitative research had the purpose to enable high school students in a public school in the Metropolitan Region of São Paulo, implement and develop knowledge of mathematical object Isometric Transformations by Rotation, Translation and Reflection. Were used in this research, as motivating factors, the Ethnomatematics with Sona Geometry of African ethnic group called Cokwe and Dynamic Geometry using the software GeoGebra. The methodology, Design Experiment, enabled the improvement of a sequence of activities and created the final product of research. Levels of development psychogenetic Piaget and Garcia (1983), intrafigural, interfigural and transfigural possibility to observe the relationships between students identify geometric figures, their properties and structures. The development of this study revealed, made after the analysis of the protocols of the proposed activities, which supported the GeoGebra and Ethnomatematics favored the learning of Isometric Transformations |
id |
PUC_SP-1_2521c7050a50f4cd0ea80342c3d50646 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10856 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Abar, Celina Aparecida Almeida Pereirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216272D5Evangelista, Mitchell Christopher Sombra2016-04-27T16:57:04Z2011-05-182011-04-27Evangelista, Mitchell Christopher Sombra. As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática. 2011. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10856The research described here reports on a qualitative research had the purpose to enable high school students in a public school in the Metropolitan Region of São Paulo, implement and develop knowledge of mathematical object Isometric Transformations by Rotation, Translation and Reflection. Were used in this research, as motivating factors, the Ethnomatematics with Sona Geometry of African ethnic group called Cokwe and Dynamic Geometry using the software GeoGebra. The methodology, Design Experiment, enabled the improvement of a sequence of activities and created the final product of research. Levels of development psychogenetic Piaget and Garcia (1983), intrafigural, interfigural and transfigural possibility to observe the relationships between students identify geometric figures, their properties and structures. The development of this study revealed, made after the analysis of the protocols of the proposed activities, which supported the GeoGebra and Ethnomatematics favored the learning of Isometric TransformationsA pesquisa aqui descrita relata uma investigação de caráter qualitativo que teve como proposta possibilitar que alunos de Ensino Médio, de uma escola pública estadual da Região Metropolitana de São Paulo, aplicassem e desenvolvessem o conhecimento do objeto matemático Transformações Isométricas por meio da Rotação, Translação e Reflexão. Foram utilizados, nesta pesquisa, como elementos motivadores, a Etnomatemática com a Geometria Sona do grupo étnico africano chamado Cokwe e a Geometria Dinâmica com o uso do software GeoGebra. A metodologia utilizada, Design Experiment, possibilitou o aprimoramento de uma sequência de atividades e gerou o produto final da pesquisa. Os níveis de desenvolvimento psicogenéticos de Piaget e Garcia (1983), intrafigural, interfigural e transfigural possibilitaram verificar as relações que os alunos identificam entre as figuras geométricas, suas propriedades e estruturas. O desenvolvimento deste trabalho permitiu concluir, após as análises feitas dos protocolos das atividades propostas, que a Etnomatemática, com apoio do GeoGebra, favoreceu a aprendizagem das Transformações IsométricasSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23804/Mitchell%20Christopher%20Sombra%20Evangelista.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoIsometriasEtnomatemáticaGeoGebraIsometricEthnomatematicsDesign experimentCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAs transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMitchell Christopher Sombra Evangelista.pdf.txtMitchell Christopher Sombra Evangelista.pdf.txtExtracted texttext/plain203633https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10856/3/Mitchell%20Christopher%20Sombra%20Evangelista.pdf.txtfaf4b7fdbc20e0358a429cefef15d548MD53ORIGINALMitchell Christopher Sombra Evangelista.pdfapplication/pdf3875607https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10856/1/Mitchell%20Christopher%20Sombra%20Evangelista.pdf0ac2ae3a28c5c0d8e2bd66e9455ae4b2MD51THUMBNAILMitchell Christopher Sombra Evangelista.pdf.jpgMitchell Christopher Sombra Evangelista.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10856/2/Mitchell%20Christopher%20Sombra%20Evangelista.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/108562022-04-13 09:02:28.023oai:repositorio.pucsp.br:handle/10856Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-13T12:02:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática |
title |
As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática |
spellingShingle |
As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática Evangelista, Mitchell Christopher Sombra Isometrias Etnomatemática GeoGebra Isometric Ethnomatematics Design experiment CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática |
title_full |
As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática |
title_fullStr |
As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática |
title_full_unstemmed |
As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática |
title_sort |
As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática |
author |
Evangelista, Mitchell Christopher Sombra |
author_facet |
Evangelista, Mitchell Christopher Sombra |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216272D5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Evangelista, Mitchell Christopher Sombra |
contributor_str_mv |
Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Isometrias Etnomatemática GeoGebra |
topic |
Isometrias Etnomatemática GeoGebra Isometric Ethnomatematics Design experiment CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Isometric Ethnomatematics Design experiment |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The research described here reports on a qualitative research had the purpose to enable high school students in a public school in the Metropolitan Region of São Paulo, implement and develop knowledge of mathematical object Isometric Transformations by Rotation, Translation and Reflection. Were used in this research, as motivating factors, the Ethnomatematics with Sona Geometry of African ethnic group called Cokwe and Dynamic Geometry using the software GeoGebra. The methodology, Design Experiment, enabled the improvement of a sequence of activities and created the final product of research. Levels of development psychogenetic Piaget and Garcia (1983), intrafigural, interfigural and transfigural possibility to observe the relationships between students identify geometric figures, their properties and structures. The development of this study revealed, made after the analysis of the protocols of the proposed activities, which supported the GeoGebra and Ethnomatematics favored the learning of Isometric Transformations |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-18 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-04-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:57:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Evangelista, Mitchell Christopher Sombra. As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática. 2011. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10856 |
identifier_str_mv |
Evangelista, Mitchell Christopher Sombra. As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática. 2011. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10856/3/Mitchell%20Christopher%20Sombra%20Evangelista.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10856/1/Mitchell%20Christopher%20Sombra%20Evangelista.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10856/2/Mitchell%20Christopher%20Sombra%20Evangelista.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
faf4b7fdbc20e0358a429cefef15d548 0ac2ae3a28c5c0d8e2bd66e9455ae4b2 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423949832388608 |