As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Evangelista, Mitchell Christopher Sombra lattes
Orientador(a): Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10856
Resumo: The research described here reports on a qualitative research had the purpose to enable high school students in a public school in the Metropolitan Region of São Paulo, implement and develop knowledge of mathematical object Isometric Transformations by Rotation, Translation and Reflection. Were used in this research, as motivating factors, the Ethnomatematics with Sona Geometry of African ethnic group called Cokwe and Dynamic Geometry using the software GeoGebra. The methodology, Design Experiment, enabled the improvement of a sequence of activities and created the final product of research. Levels of development psychogenetic Piaget and Garcia (1983), intrafigural, interfigural and transfigural possibility to observe the relationships between students identify geometric figures, their properties and structures. The development of this study revealed, made after the analysis of the protocols of the proposed activities, which supported the GeoGebra and Ethnomatematics favored the learning of Isometric Transformations
id PUC_SP-1_2521c7050a50f4cd0ea80342c3d50646
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10856
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Abar, Celina Aparecida Almeida Pereirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216272D5Evangelista, Mitchell Christopher Sombra2016-04-27T16:57:04Z2011-05-182011-04-27Evangelista, Mitchell Christopher Sombra. As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática. 2011. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10856The research described here reports on a qualitative research had the purpose to enable high school students in a public school in the Metropolitan Region of São Paulo, implement and develop knowledge of mathematical object Isometric Transformations by Rotation, Translation and Reflection. Were used in this research, as motivating factors, the Ethnomatematics with Sona Geometry of African ethnic group called Cokwe and Dynamic Geometry using the software GeoGebra. The methodology, Design Experiment, enabled the improvement of a sequence of activities and created the final product of research. Levels of development psychogenetic Piaget and Garcia (1983), intrafigural, interfigural and transfigural possibility to observe the relationships between students identify geometric figures, their properties and structures. The development of this study revealed, made after the analysis of the protocols of the proposed activities, which supported the GeoGebra and Ethnomatematics favored the learning of Isometric TransformationsA pesquisa aqui descrita relata uma investigação de caráter qualitativo que teve como proposta possibilitar que alunos de Ensino Médio, de uma escola pública estadual da Região Metropolitana de São Paulo, aplicassem e desenvolvessem o conhecimento do objeto matemático Transformações Isométricas por meio da Rotação, Translação e Reflexão. Foram utilizados, nesta pesquisa, como elementos motivadores, a Etnomatemática com a Geometria Sona do grupo étnico africano chamado Cokwe e a Geometria Dinâmica com o uso do software GeoGebra. A metodologia utilizada, Design Experiment, possibilitou o aprimoramento de uma sequência de atividades e gerou o produto final da pesquisa. Os níveis de desenvolvimento psicogenéticos de Piaget e Garcia (1983), intrafigural, interfigural e transfigural possibilitaram verificar as relações que os alunos identificam entre as figuras geométricas, suas propriedades e estruturas. O desenvolvimento deste trabalho permitiu concluir, após as análises feitas dos protocolos das atividades propostas, que a Etnomatemática, com apoio do GeoGebra, favoreceu a aprendizagem das Transformações IsométricasSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23804/Mitchell%20Christopher%20Sombra%20Evangelista.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoIsometriasEtnomatemáticaGeoGebraIsometricEthnomatematicsDesign experimentCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAs transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMitchell Christopher Sombra Evangelista.pdf.txtMitchell Christopher Sombra Evangelista.pdf.txtExtracted texttext/plain203633https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10856/3/Mitchell%20Christopher%20Sombra%20Evangelista.pdf.txtfaf4b7fdbc20e0358a429cefef15d548MD53ORIGINALMitchell Christopher Sombra Evangelista.pdfapplication/pdf3875607https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10856/1/Mitchell%20Christopher%20Sombra%20Evangelista.pdf0ac2ae3a28c5c0d8e2bd66e9455ae4b2MD51THUMBNAILMitchell Christopher Sombra Evangelista.pdf.jpgMitchell Christopher Sombra Evangelista.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10856/2/Mitchell%20Christopher%20Sombra%20Evangelista.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/108562022-04-13 09:02:28.023oai:repositorio.pucsp.br:handle/10856Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-13T12:02:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática
title As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática
spellingShingle As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática
Evangelista, Mitchell Christopher Sombra
Isometrias
Etnomatemática
GeoGebra
Isometric
Ethnomatematics
Design experiment
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática
title_full As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática
title_fullStr As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática
title_full_unstemmed As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática
title_sort As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática
author Evangelista, Mitchell Christopher Sombra
author_facet Evangelista, Mitchell Christopher Sombra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216272D5
dc.contributor.author.fl_str_mv Evangelista, Mitchell Christopher Sombra
contributor_str_mv Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Isometrias
Etnomatemática
GeoGebra
topic Isometrias
Etnomatemática
GeoGebra
Isometric
Ethnomatematics
Design experiment
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Isometric
Ethnomatematics
Design experiment
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The research described here reports on a qualitative research had the purpose to enable high school students in a public school in the Metropolitan Region of São Paulo, implement and develop knowledge of mathematical object Isometric Transformations by Rotation, Translation and Reflection. Were used in this research, as motivating factors, the Ethnomatematics with Sona Geometry of African ethnic group called Cokwe and Dynamic Geometry using the software GeoGebra. The methodology, Design Experiment, enabled the improvement of a sequence of activities and created the final product of research. Levels of development psychogenetic Piaget and Garcia (1983), intrafigural, interfigural and transfigural possibility to observe the relationships between students identify geometric figures, their properties and structures. The development of this study revealed, made after the analysis of the protocols of the proposed activities, which supported the GeoGebra and Ethnomatematics favored the learning of Isometric Transformations
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Evangelista, Mitchell Christopher Sombra. As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática. 2011. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10856
identifier_str_mv Evangelista, Mitchell Christopher Sombra. As transformações isométricas no GeoGebra com a motivação etnomatemática. 2011. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10856/3/Mitchell%20Christopher%20Sombra%20Evangelista.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10856/1/Mitchell%20Christopher%20Sombra%20Evangelista.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10856/2/Mitchell%20Christopher%20Sombra%20Evangelista.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv faf4b7fdbc20e0358a429cefef15d548
0ac2ae3a28c5c0d8e2bd66e9455ae4b2
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423949832388608