Os níveis de consciência organizacional, sob a perspectiva da responsabilidade social

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Corrêa, Renata Martins lattes
Orientador(a): Hoyos Guevara, Arnoldo José de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1045
Resumo: The current knowledge society marks the awakening of consciences of individuals and organizations. We are looking for ways to assist the transition individual to collective, the ´to have` for the "To Be" and new organizational and attitude values. Companies have a key role in this new paradigm, for beeing the base of the evolution collaborating in all spheres. And from this perspective that this study seeks to understand how companies can awaken to social responsibility, if each one is at a different level of organizational consciousness? This analysis is based on a conceptual model constructed from the theoretical propositions of Richard Barrett, author of works "Creating an Organization driven by values" and "Liberating the Corporate Soul¨. Thus, the central question of this study was: What determinants influence the organizational consciousness for Social Responsibility practices? For validation of this question was held extensive literature search, as well as empirical research exploratory qualitative aspect in the partnership between the company Alpargata-Havaianas and the Institute of Ecological Research - IPÊ tha t use the tool Cause Related Marketing. The positive intersection identified here, may contribute to the achievement of the higher stage of consciousness organizational changes in order to gain competitive landscape of contemporary capitalism
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spelling Hoyos Guevara, Arnoldo José dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4474641U4Corrêa, Renata Martins2016-04-25T16:44:30Z2012-11-082012-10-11Corrêa, Renata Martins. Os níveis de consciência organizacional, sob a perspectiva da responsabilidade social. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1045The current knowledge society marks the awakening of consciences of individuals and organizations. We are looking for ways to assist the transition individual to collective, the ´to have` for the "To Be" and new organizational and attitude values. Companies have a key role in this new paradigm, for beeing the base of the evolution collaborating in all spheres. And from this perspective that this study seeks to understand how companies can awaken to social responsibility, if each one is at a different level of organizational consciousness? This analysis is based on a conceptual model constructed from the theoretical propositions of Richard Barrett, author of works "Creating an Organization driven by values" and "Liberating the Corporate Soul¨. Thus, the central question of this study was: What determinants influence the organizational consciousness for Social Responsibility practices? For validation of this question was held extensive literature search, as well as empirical research exploratory qualitative aspect in the partnership between the company Alpargata-Havaianas and the Institute of Ecological Research - IPÊ tha t use the tool Cause Related Marketing. The positive intersection identified here, may contribute to the achievement of the higher stage of consciousness organizational changes in order to gain competitive landscape of contemporary capitalismA atual sociedade do conhecimento marca o despertar de consciências das pessoas e das organizações. Estamos procurando caminhos que auxiliem a transição individual para a coletiva, do ter para o Ser e de novos valores e atitudes organizacionais. As empresas apresentam um papel essencial neste novo paradigma, pois são as bases para a evolução da competição para a colaboração em todas as esferas. E é nesta perspectiva que este estudo tem por objetivo entender como as empresas podem despertar para a responsabilidade social, sendo que cada uma se encontra em um nível diferente de consciência organizacional? Esta análise terá por base o modelo conceitual construído a partir das proposições teóricas de Richard Barrett, autor das obras Criando uma Organização dirigida por Valores e Libertando a Alma da Empresa . Assim, a pergunta central deste estudo foi: Que determinantes influenciam a consciência organizacional para práticas de Responsabilidade Social? Para validação desta pergunta realizou-se vasta pesquisa bibliográfica, assim como pesquisa empírica exploratória de vertente qualitativa, da parceria entre a empresa Alpargatas-Havaianas e o Instituto de pesquisas ecológicas - IPÊ que trabalham a ferramenta de marketing relacionado a causas. A intersecção positiva identificada pode contribuir para o alcance do estágio superior de consciência organizacional, visando conquistar transformações no cenário competitivo do capitalismo contemporâneoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2248/Renata%20Martins%20Correa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisConsciência organizacionalResponsabilidade socialMarketing relacionado a causasOrganizational awarenessSocial responsibilityCause related marketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOOs níveis de consciência organizacional, sob a perspectiva da responsabilidade socialDissertaçãoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRenata Martins Correa.pdf.txtRenata Martins Correa.pdf.txtExtracted texttext/plain299802https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1045/3/Renata%20Martins%20Correa.pdf.txt8078546ed55a03d0fa76b4729f8f55f6MD53ORIGINALRenata Martins Correa.pdfapplication/pdf1026616https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1045/1/Renata%20Martins%20Correa.pdf536451f8cb38e98393f5997f1d298260MD51THUMBNAILRenata Martins Correa.pdf.jpgRenata Martins Correa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1045/2/Renata%20Martins%20Correa.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/10452022-08-22 19:29:23.699oai:repositorio.pucsp.br:handle/1045Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-22T22:29:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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