Publicações sobre educação no "Journal of Applied Behavior Analysis": uma revisão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Marmo, Aldaysa Vidigal de lattes
Orientador(a): Andery, Maria Amália
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16784
Resumo: Behavior analysts have constantly shown interest in analyzing the knowledge produced by its own community. The applied behavior analysis has gone through some evaluations where it has been noticed the preoccupation of that community of analysts in keeping their commitment to the principles of a Radical Behaviorism proposal and in promoting socially significant behavioral changes. This study aimed at reviewing the artic1es about education published in the "Journal of Applied Behavior Analysis"ITom1968to 2000. In order to achieve this objective,it were selectedartic1esthrough the web and, after reading it's abstracts, it were developed categories of analysis inc1udingvarious aspects, such as: number of artic1es about students in regular c1assrooms by year, number of authors, academic institutions, subjects, settings, research themes, procedures and designs, and general objectives of the research. Through this analysis it could be noticed that articles on education of individuals on regular classrooms have been decreasing over the years, that researches were designed accordingly to the principles of behavior analysis,that the majority of subjects were at the primary level of education, that the most recurrent theme regards academic abilities and finally that the most common procedures were used to strength academic behaviors
id PUC_SP-1_2b9f42be9132696db9a507780d30ff66
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16784
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Andery, Maria Amáliahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718141T0Marmo, Aldaysa Vidigal de2016-04-29T13:18:01Z2008-03-252002-05-09Marmo, Aldaysa Vidigal de. Publicações sobre educação no "Journal of Applied Behavior Analysis": uma revisão. 2002. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16784Behavior analysts have constantly shown interest in analyzing the knowledge produced by its own community. The applied behavior analysis has gone through some evaluations where it has been noticed the preoccupation of that community of analysts in keeping their commitment to the principles of a Radical Behaviorism proposal and in promoting socially significant behavioral changes. This study aimed at reviewing the artic1es about education published in the "Journal of Applied Behavior Analysis"ITom1968to 2000. In order to achieve this objective,it were selectedartic1esthrough the web and, after reading it's abstracts, it were developed categories of analysis inc1udingvarious aspects, such as: number of artic1es about students in regular c1assrooms by year, number of authors, academic institutions, subjects, settings, research themes, procedures and designs, and general objectives of the research. Through this analysis it could be noticed that articles on education of individuals on regular classrooms have been decreasing over the years, that researches were designed accordingly to the principles of behavior analysis,that the majority of subjects were at the primary level of education, that the most recurrent theme regards academic abilities and finally that the most common procedures were used to strength academic behaviorsOs analistas do comportamento tem constantemente demonstrados interesse em analisar o conhecimento produzido pela sua comunidade. A Análise Aplicada do comportamento já passou por algumas avaliações onde se constatou a preocupação da própria comunidade de analistas do comportamento em manter seu compromisso com os princípios de uma proposta Behaviorista Radicale em promover mudanças comportamentais socialmente significativas.Por sua vez este trabalho teve como objetivo fazer uma revisão dos artigos sobre educação publicados na revista 'Journal DfApplied Behavior Analysis' entre os anos de 1968 a 2000 Para tanto foram selecionados artigos pela internet e através da leitura de seus resumos foram formadas categorias de análises que incluíram aspectos como: número de artigos sobre estudantes em classes regulares por ano,número de autores,filiações, sujeitos, settings,temas abordados nas pesquisas, procedimentos e delineamentos utilizados, e objetivos gerais das pesquisas. A partir desta análise pode se constatar que os artigos sobre educação de indivíduos em classes regulares tem diminuído ao longo dos anos, que as pesquisas apresentam delineamentos condizentes com os princípios da análise do comportamento,que a maioria dos sujeitos investigados pertencem ao nível primário de ensino, que o tema mais abordado trata de questões relativas a habilidades acadêmicas e finalmente que os procedimentos mais utilizados tem como objetivo fortalecer comportamentos acadêmicosapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35497/Aldayza%20Vidigal%20de%20Marmo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do ComportamentoPUC-SPBRPsicologiaRevisão bibliográficaEducaçãoAnálise aplicada do comportamentoEducacao -- BibliografiaBibliographic revleEducationApplied behavior analysisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALPublicações sobre educação no "Journal of Applied Behavior Analysis": uma revisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAldayza Vidigal de Marmo.pdf.txtAldayza Vidigal de Marmo.pdf.txtExtracted texttext/plain1777https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16784/3/Aldayza%20Vidigal%20de%20Marmo.pdf.txt82c51a76449a9765374ccafd254e34f7MD53ORIGINALAldayza Vidigal de Marmo.pdfapplication/pdf2276338https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16784/1/Aldayza%20Vidigal%20de%20Marmo.pdf2699db0ddb69bf6ea089adcef8a24884MD51THUMBNAILAldayza Vidigal de Marmo.pdf.jpgAldayza Vidigal de Marmo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3552https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16784/2/Aldayza%20Vidigal%20de%20Marmo.pdf.jpgb6c3e7378216c2c57c7f9793ae950579MD52handle/167842022-04-27 17:32:05.782oai:repositorio.pucsp.br:handle/16784Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T20:32:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Publicações sobre educação no "Journal of Applied Behavior Analysis": uma revisão
title Publicações sobre educação no "Journal of Applied Behavior Analysis": uma revisão
spellingShingle Publicações sobre educação no "Journal of Applied Behavior Analysis": uma revisão
Marmo, Aldaysa Vidigal de
Revisão bibliográfica
Educação
Análise aplicada do comportamento
Educacao -- Bibliografia
Bibliographic revle
Education
Applied behavior analysis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
title_short Publicações sobre educação no "Journal of Applied Behavior Analysis": uma revisão
title_full Publicações sobre educação no "Journal of Applied Behavior Analysis": uma revisão
title_fullStr Publicações sobre educação no "Journal of Applied Behavior Analysis": uma revisão
title_full_unstemmed Publicações sobre educação no "Journal of Applied Behavior Analysis": uma revisão
title_sort Publicações sobre educação no "Journal of Applied Behavior Analysis": uma revisão
author Marmo, Aldaysa Vidigal de
author_facet Marmo, Aldaysa Vidigal de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andery, Maria Amália
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718141T0
dc.contributor.author.fl_str_mv Marmo, Aldaysa Vidigal de
contributor_str_mv Andery, Maria Amália
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão bibliográfica
Educação
Análise aplicada do comportamento
Educacao -- Bibliografia
topic Revisão bibliográfica
Educação
Análise aplicada do comportamento
Educacao -- Bibliografia
Bibliographic revle
Education
Applied behavior analysis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Bibliographic revle
Education
Applied behavior analysis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
description Behavior analysts have constantly shown interest in analyzing the knowledge produced by its own community. The applied behavior analysis has gone through some evaluations where it has been noticed the preoccupation of that community of analysts in keeping their commitment to the principles of a Radical Behaviorism proposal and in promoting socially significant behavioral changes. This study aimed at reviewing the artic1es about education published in the "Journal of Applied Behavior Analysis"ITom1968to 2000. In order to achieve this objective,it were selectedartic1esthrough the web and, after reading it's abstracts, it were developed categories of analysis inc1udingvarious aspects, such as: number of artic1es about students in regular c1assrooms by year, number of authors, academic institutions, subjects, settings, research themes, procedures and designs, and general objectives of the research. Through this analysis it could be noticed that articles on education of individuals on regular classrooms have been decreasing over the years, that researches were designed accordingly to the principles of behavior analysis,that the majority of subjects were at the primary level of education, that the most recurrent theme regards academic abilities and finally that the most common procedures were used to strength academic behaviors
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-05-09
dc.date.available.fl_str_mv 2008-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T13:18:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Marmo, Aldaysa Vidigal de. Publicações sobre educação no "Journal of Applied Behavior Analysis": uma revisão. 2002. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16784
identifier_str_mv Marmo, Aldaysa Vidigal de. Publicações sobre educação no "Journal of Applied Behavior Analysis": uma revisão. 2002. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16784/3/Aldayza%20Vidigal%20de%20Marmo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16784/1/Aldayza%20Vidigal%20de%20Marmo.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16784/2/Aldayza%20Vidigal%20de%20Marmo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 82c51a76449a9765374ccafd254e34f7
2699db0ddb69bf6ea089adcef8a24884
b6c3e7378216c2c57c7f9793ae950579
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423993161646080