História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10241 |
Resumo: | This study aims to reflect upon History teaching in elementary school in order to seek strategies for a more consistent History learning experience. It was developed as a case study through a qualitative approach at a public school in São José dos Campos, a city in the countryside of São Paulo. The subjects of the study were 5th grade History teachers. The research instruments were semi-structured interviews, observation of History classes and the analysis of assessments created by the subjects. The analysis and organization of the gathered data provided the means for a diagnostics that can aid in the development of continued education, which, in its turn, has the ability to foster reflection and provide the tools that will enable them to revisit the historical knowledge they accumulated throughout their educational process. The outcome is the enhanced ability to ellaborate (and improve) pedagogical practices applied to their History teaching |
id |
PUC_SP-1_3041261dda4669ada1039da6b1e2cb09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10241 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlini, Alda Luizahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8540949E8Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da2016-04-27T14:48:43Z2015-03-272015-03-16Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da. História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10241This study aims to reflect upon History teaching in elementary school in order to seek strategies for a more consistent History learning experience. It was developed as a case study through a qualitative approach at a public school in São José dos Campos, a city in the countryside of São Paulo. The subjects of the study were 5th grade History teachers. The research instruments were semi-structured interviews, observation of History classes and the analysis of assessments created by the subjects. The analysis and organization of the gathered data provided the means for a diagnostics that can aid in the development of continued education, which, in its turn, has the ability to foster reflection and provide the tools that will enable them to revisit the historical knowledge they accumulated throughout their educational process. The outcome is the enhanced ability to ellaborate (and improve) pedagogical practices applied to their History teachingA presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre o ensino de História no ensino fundamental I, buscando caminhos para um ensino-aprendizagem de História mais consistente. Foi desenvolvida como estudo de caso, em uma abordagem qualitativa, em uma escola pública municipal de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo. Participaram da pesquisa, como sujeitos, docentes que atuam na unidade escolar nos quintos anos. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas, observação das aulas de História e análise das avaliações construídas pelas professoras. A análise e organização das informações coletadas forneceu o diagnóstico para a construção do processo de formação continuada, que tem o intuito de oportunizar momentos de reflexão às professoras, no sentido da revisão do conhecimento histórico que acumularam ao longo de seu processo de formação, auxiliando assim na (re)elaboração de suas práticas pedagógicas no tocante ao ensino de Históriaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22426/Kaori%20Giulianna%20Akatsu%20Caetano%20da%20Silva.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de FormadoresPUC-SPBREducaçãoEnsino de HistóriaEnsino Fundamental IFormação continuadaHistory teachingElementary schoolContinuos educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHistória no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTKaori Giulianna Akatsu Caetano da Silva.pdf.txtKaori Giulianna Akatsu Caetano da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain383285https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10241/3/Kaori%20Giulianna%20Akatsu%20Caetano%20da%20Silva.pdf.txtf928584d9c9431061c6e0f215894b597MD53ORIGINALKaori Giulianna Akatsu Caetano da Silva.pdfapplication/pdf2074212https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10241/1/Kaori%20Giulianna%20Akatsu%20Caetano%20da%20Silva.pdf5317933736991b297e3d17c8b91e0cd3MD51THUMBNAILKaori Giulianna Akatsu Caetano da Silva.pdf.jpgKaori Giulianna Akatsu Caetano da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10241/2/Kaori%20Giulianna%20Akatsu%20Caetano%20da%20Silva.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/102412022-04-28 04:37:14.896oai:repositorio.pucsp.br:handle/10241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T07:37:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem |
title |
História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem |
spellingShingle |
História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da Ensino de História Ensino Fundamental I Formação continuada History teaching Elementary school Continuos education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem |
title_full |
História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem |
title_fullStr |
História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem |
title_sort |
História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem |
author |
Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da |
author_facet |
Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carlini, Alda Luiza |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8540949E8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da |
contributor_str_mv |
Carlini, Alda Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Ensino Fundamental I Formação continuada |
topic |
Ensino de História Ensino Fundamental I Formação continuada History teaching Elementary school Continuos education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History teaching Elementary school Continuos education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This study aims to reflect upon History teaching in elementary school in order to seek strategies for a more consistent History learning experience. It was developed as a case study through a qualitative approach at a public school in São José dos Campos, a city in the countryside of São Paulo. The subjects of the study were 5th grade History teachers. The research instruments were semi-structured interviews, observation of History classes and the analysis of assessments created by the subjects. The analysis and organization of the gathered data provided the means for a diagnostics that can aid in the development of continued education, which, in its turn, has the ability to foster reflection and provide the tools that will enable them to revisit the historical knowledge they accumulated throughout their educational process. The outcome is the enhanced ability to ellaborate (and improve) pedagogical practices applied to their History teaching |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-27 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:48:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da. História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10241 |
identifier_str_mv |
Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da. História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10241/3/Kaori%20Giulianna%20Akatsu%20Caetano%20da%20Silva.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10241/1/Kaori%20Giulianna%20Akatsu%20Caetano%20da%20Silva.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10241/2/Kaori%20Giulianna%20Akatsu%20Caetano%20da%20Silva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f928584d9c9431061c6e0f215894b597 5317933736991b297e3d17c8b91e0cd3 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424087887904768 |