História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da lattes
Orientador(a): Carlini, Alda Luiza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10241
Resumo: This study aims to reflect upon History teaching in elementary school in order to seek strategies for a more consistent History learning experience. It was developed as a case study through a qualitative approach at a public school in São José dos Campos, a city in the countryside of São Paulo. The subjects of the study were 5th grade History teachers. The research instruments were semi-structured interviews, observation of History classes and the analysis of assessments created by the subjects. The analysis and organization of the gathered data provided the means for a diagnostics that can aid in the development of continued education, which, in its turn, has the ability to foster reflection and provide the tools that will enable them to revisit the historical knowledge they accumulated throughout their educational process. The outcome is the enhanced ability to ellaborate (and improve) pedagogical practices applied to their History teaching
id PUC_SP-1_3041261dda4669ada1039da6b1e2cb09
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10241
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Carlini, Alda Luizahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8540949E8Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da2016-04-27T14:48:43Z2015-03-272015-03-16Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da. História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10241This study aims to reflect upon History teaching in elementary school in order to seek strategies for a more consistent History learning experience. It was developed as a case study through a qualitative approach at a public school in São José dos Campos, a city in the countryside of São Paulo. The subjects of the study were 5th grade History teachers. The research instruments were semi-structured interviews, observation of History classes and the analysis of assessments created by the subjects. The analysis and organization of the gathered data provided the means for a diagnostics that can aid in the development of continued education, which, in its turn, has the ability to foster reflection and provide the tools that will enable them to revisit the historical knowledge they accumulated throughout their educational process. The outcome is the enhanced ability to ellaborate (and improve) pedagogical practices applied to their History teachingA presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre o ensino de História no ensino fundamental I, buscando caminhos para um ensino-aprendizagem de História mais consistente. Foi desenvolvida como estudo de caso, em uma abordagem qualitativa, em uma escola pública municipal de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo. Participaram da pesquisa, como sujeitos, docentes que atuam na unidade escolar nos quintos anos. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas, observação das aulas de História e análise das avaliações construídas pelas professoras. A análise e organização das informações coletadas forneceu o diagnóstico para a construção do processo de formação continuada, que tem o intuito de oportunizar momentos de reflexão às professoras, no sentido da revisão do conhecimento histórico que acumularam ao longo de seu processo de formação, auxiliando assim na (re)elaboração de suas práticas pedagógicas no tocante ao ensino de Históriaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22426/Kaori%20Giulianna%20Akatsu%20Caetano%20da%20Silva.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de FormadoresPUC-SPBREducaçãoEnsino de HistóriaEnsino Fundamental IFormação continuadaHistory teachingElementary schoolContinuos educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHistória no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTKaori Giulianna Akatsu Caetano da Silva.pdf.txtKaori Giulianna Akatsu Caetano da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain383285https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10241/3/Kaori%20Giulianna%20Akatsu%20Caetano%20da%20Silva.pdf.txtf928584d9c9431061c6e0f215894b597MD53ORIGINALKaori Giulianna Akatsu Caetano da Silva.pdfapplication/pdf2074212https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10241/1/Kaori%20Giulianna%20Akatsu%20Caetano%20da%20Silva.pdf5317933736991b297e3d17c8b91e0cd3MD51THUMBNAILKaori Giulianna Akatsu Caetano da Silva.pdf.jpgKaori Giulianna Akatsu Caetano da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10241/2/Kaori%20Giulianna%20Akatsu%20Caetano%20da%20Silva.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/102412022-04-28 04:37:14.896oai:repositorio.pucsp.br:handle/10241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T07:37:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem
title História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem
spellingShingle História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem
Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da
Ensino de História
Ensino Fundamental I
Formação continuada
History teaching
Elementary school
Continuos education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem
title_full História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem
title_fullStr História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem
title_full_unstemmed História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem
title_sort História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem
author Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da
author_facet Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8540949E8
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da
contributor_str_mv Carlini, Alda Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Ensino Fundamental I
Formação continuada
topic Ensino de História
Ensino Fundamental I
Formação continuada
History teaching
Elementary school
Continuos education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Elementary school
Continuos education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study aims to reflect upon History teaching in elementary school in order to seek strategies for a more consistent History learning experience. It was developed as a case study through a qualitative approach at a public school in São José dos Campos, a city in the countryside of São Paulo. The subjects of the study were 5th grade History teachers. The research instruments were semi-structured interviews, observation of History classes and the analysis of assessments created by the subjects. The analysis and organization of the gathered data provided the means for a diagnostics that can aid in the development of continued education, which, in its turn, has the ability to foster reflection and provide the tools that will enable them to revisit the historical knowledge they accumulated throughout their educational process. The outcome is the enhanced ability to ellaborate (and improve) pedagogical practices applied to their History teaching
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-27
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:48:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da. História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10241
identifier_str_mv Silva, Kaori Giulianna Akatsu Caetano da. História no ensino fundamental I: buscando caminhos para o ensino e a aprendizagem. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10241/3/Kaori%20Giulianna%20Akatsu%20Caetano%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10241/1/Kaori%20Giulianna%20Akatsu%20Caetano%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10241/2/Kaori%20Giulianna%20Akatsu%20Caetano%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f928584d9c9431061c6e0f215894b597
5317933736991b297e3d17c8b91e0cd3
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424087887904768