Sistema nacional de avaliação da educação básica: situando olhares e construindo perspectivas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Santos, Regina Lúcia Lourido dos
Orientador(a): Cappelletti, Isabel Franchi
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9975
Resumo: The present paper aims to analyze critically the different documental sources that refer to SAEB Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica ( National System for Evaluation of Basic Education). It tries to question and makes suggestions that contribute to the building of an alternative educational evaluation policy which opposes SAEB, taking into account its limitations to show the quality of Basic Education in Brazil. A qualitative theoretical documental survey was done. Discourse analysis elements were used based on fundamental data sources such as: official documents, educational articles in Journals, newspapers articles. Our analysis was based on some contributions of theoreticians who have a critical stand. This paper highlights that SAEB s policy represents a step back concerning the theoretical advance in the field of educational evaluation, which is worrying if its influence on evaluative policy of States and Municipals is taken into account. This paper detected that there are questionings and even some suggestions to SAEB. This paper evidenced that the logic of the examination gets stronger day by day which requires a reflection-action of the subjects that were committed to a perspective of evaluation that considered the complexity of the educative process
id PUC_SP-1_32a3f97e171a415c47b5f6a203727294
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9975
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Cappelletti, Isabel FranchiSantos, Regina Lúcia Lourido dos2016-04-27T14:31:58Z2007-06-122007-05-16Santos, Regina Lúcia Lourido dos. Sistema nacional de avaliação da educação básica: situando olhares e construindo perspectivas. 2007. 184 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9975The present paper aims to analyze critically the different documental sources that refer to SAEB Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica ( National System for Evaluation of Basic Education). It tries to question and makes suggestions that contribute to the building of an alternative educational evaluation policy which opposes SAEB, taking into account its limitations to show the quality of Basic Education in Brazil. A qualitative theoretical documental survey was done. Discourse analysis elements were used based on fundamental data sources such as: official documents, educational articles in Journals, newspapers articles. Our analysis was based on some contributions of theoreticians who have a critical stand. This paper highlights that SAEB s policy represents a step back concerning the theoretical advance in the field of educational evaluation, which is worrying if its influence on evaluative policy of States and Municipals is taken into account. This paper detected that there are questionings and even some suggestions to SAEB. This paper evidenced that the logic of the examination gets stronger day by day which requires a reflection-action of the subjects that were committed to a perspective of evaluation that considered the complexity of the educative processO presente estudo tem como objetivo básico a análise crítica de diferentes fontes documentais que tratam do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) buscando questionamentos e proposições que contribuam para a construção de uma política de avaliação educacional alternativa, que se contraponha ao referido sistema, considerando suas limitações para retratar a qualidade da Educação Básica no Brasil. Realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter teórico, documental, usando elementos da análise do discurso e que teve como fontes fundamentais de dados documentos oficiais, artigos em periódicos educacionais e artigos de jornais. Buscamos a contribuição de teóricos de linha crítica para fundamentar nossa análise. Evidenciamos que uma política como o SAEB representa um atraso em relação ao avanço teórico no campo da avaliação educacional, o que é preocupante considerando sua influência nas políticas avaliativas de estados e municípios. Verificamos que existem questionamentos e algumas proposições ao referido sistema. Constatamos que a lógica do exame se fortalece a cada dia, demandando a reflexão-ação de sujeitos que se comprometam com uma perspectiva de avaliação que considere a complexidade do processo educativoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22999/Regina%20L%20L%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoPolíticas de Avaliação da EducaçãoAvaliaçãoCurrículoEducacao -- Avaliacao -- BrasilSistema Nacional de Avaliacao da Educacao Basica (Brasil)Educational Evaluation PolicyEvaluationBasic EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSistema nacional de avaliação da educação básica: situando olhares e construindo perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRegina L L Santos.pdf.txtRegina L L Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain444397https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9975/3/Regina%20L%20L%20Santos.pdf.txt50cb7721ac2ca76c867edd2c7eab737fMD53ORIGINALRegina L L Santos.pdfapplication/pdf1032917https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9975/1/Regina%20L%20L%20Santos.pdfa67abef769af21d4155b1741fc8a404aMD51THUMBNAILRegina L L Santos.pdf.jpgRegina L L Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9975/2/Regina%20L%20L%20Santos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/99752022-04-28 05:22:02.121oai:repositorio.pucsp.br:handle/9975Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T08:22:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Sistema nacional de avaliação da educação básica: situando olhares e construindo perspectivas
title Sistema nacional de avaliação da educação básica: situando olhares e construindo perspectivas
spellingShingle Sistema nacional de avaliação da educação básica: situando olhares e construindo perspectivas
Santos, Regina Lúcia Lourido dos
Políticas de Avaliação da Educação
Avaliação
Currículo
Educacao -- Avaliacao -- Brasil
Sistema Nacional de Avaliacao da Educacao Basica (Brasil)
Educational Evaluation Policy
Evaluation
Basic Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Sistema nacional de avaliação da educação básica: situando olhares e construindo perspectivas
title_full Sistema nacional de avaliação da educação básica: situando olhares e construindo perspectivas
title_fullStr Sistema nacional de avaliação da educação básica: situando olhares e construindo perspectivas
title_full_unstemmed Sistema nacional de avaliação da educação básica: situando olhares e construindo perspectivas
title_sort Sistema nacional de avaliação da educação básica: situando olhares e construindo perspectivas
author Santos, Regina Lúcia Lourido dos
author_facet Santos, Regina Lúcia Lourido dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cappelletti, Isabel Franchi
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Regina Lúcia Lourido dos
contributor_str_mv Cappelletti, Isabel Franchi
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas de Avaliação da Educação
Avaliação
Currículo
Educacao -- Avaliacao -- Brasil
Sistema Nacional de Avaliacao da Educacao Basica (Brasil)
topic Políticas de Avaliação da Educação
Avaliação
Currículo
Educacao -- Avaliacao -- Brasil
Sistema Nacional de Avaliacao da Educacao Basica (Brasil)
Educational Evaluation Policy
Evaluation
Basic Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational Evaluation Policy
Evaluation
Basic Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present paper aims to analyze critically the different documental sources that refer to SAEB Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica ( National System for Evaluation of Basic Education). It tries to question and makes suggestions that contribute to the building of an alternative educational evaluation policy which opposes SAEB, taking into account its limitations to show the quality of Basic Education in Brazil. A qualitative theoretical documental survey was done. Discourse analysis elements were used based on fundamental data sources such as: official documents, educational articles in Journals, newspapers articles. Our analysis was based on some contributions of theoreticians who have a critical stand. This paper highlights that SAEB s policy represents a step back concerning the theoretical advance in the field of educational evaluation, which is worrying if its influence on evaluative policy of States and Municipals is taken into account. This paper detected that there are questionings and even some suggestions to SAEB. This paper evidenced that the logic of the examination gets stronger day by day which requires a reflection-action of the subjects that were committed to a perspective of evaluation that considered the complexity of the educative process
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-06-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-05-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:31:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Regina Lúcia Lourido dos. Sistema nacional de avaliação da educação básica: situando olhares e construindo perspectivas. 2007. 184 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9975
identifier_str_mv Santos, Regina Lúcia Lourido dos. Sistema nacional de avaliação da educação básica: situando olhares e construindo perspectivas. 2007. 184 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9975/3/Regina%20L%20L%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9975/1/Regina%20L%20L%20Santos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9975/2/Regina%20L%20L%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 50cb7721ac2ca76c867edd2c7eab737f
a67abef769af21d4155b1741fc8a404a
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424070079938560