O monstro do medo e a leitura na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Farias, Sandra Maria Barbosa lattes
Orientador(a): Ferreira, Luiz Antonio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Departamento: Língua Portuguesa
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14264
Resumo: Through studies for understanding what comes to text today, we conducted reading activities and quizzes goals among elementary school students of a public school in Sao Paulo in order to discover how important is reading in school, and what unleashes the numbers registered by the Education Department of the State of São Paulo as the low efficiency of competence reading of these students in the year 2011. By agreeing to authors who see reading as an interaction between author, text and reader, we want to know what kind of relationship exists between these students and the texts proposed by the Portuguese teachers in the classrooms. If found, through research conducted by the Education Department, the student presents difficulties in their reading competence, we do not find out why the school has been developing, with competence, its teaching strategies to achieve a pleasant and proficient reading. And we get the rhetoric, the art of arguing, the art of persuasion through discourse, to evidence the presence of fear in reading activities conducted in the classroom as an inhibitor of the process of learning to read in school
id PUC_SP-1_344c66fdd651ac93664930068e7b40b9
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/14264
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ferreira, Luiz Antoniohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4385494Z7Farias, Sandra Maria Barbosa2016-04-28T19:33:41Z2013-07-302013-06-05Farias, Sandra Maria Barbosa. O monstro do medo e a leitura na escola. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14264Through studies for understanding what comes to text today, we conducted reading activities and quizzes goals among elementary school students of a public school in Sao Paulo in order to discover how important is reading in school, and what unleashes the numbers registered by the Education Department of the State of São Paulo as the low efficiency of competence reading of these students in the year 2011. By agreeing to authors who see reading as an interaction between author, text and reader, we want to know what kind of relationship exists between these students and the texts proposed by the Portuguese teachers in the classrooms. If found, through research conducted by the Education Department, the student presents difficulties in their reading competence, we do not find out why the school has been developing, with competence, its teaching strategies to achieve a pleasant and proficient reading. And we get the rhetoric, the art of arguing, the art of persuasion through discourse, to evidence the presence of fear in reading activities conducted in the classroom as an inhibitor of the process of learning to read in schoolPor meio de estudos realizados para a compreensão do que vem a ser texto hoje, realizamos atividades de leitura e questionários objetivos entre alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual da grande São Paulo para descobrirmos que importância tem a leitura na escola, e se existe algum tipo de mal que desencadeie os números registrados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo quanto ao baixo rendimento da competência leitoras desses alunos no ano letivo de 2011. Ao concordar com autores que veem a leitura como uma interação entre autor, texto e leitor; queremos saber que tipo de relação existe entre esses alunos e os textos propostos por seus professores de Língua Portuguesa em sala de aula. Se constatado, por meio de pesquisa realizada pela Secretaria de Educação, que o aluno apresenta dificuldades em sua competência leitora, queremos descobrir por que a escola não vem desenvolvendo, com competência, seu papel de ensinar as estratégias para a realização de uma leitura prazerosa e proficiente. Para tanto, fomos buscar na retórica, arte de argumentar, arte de persuadir pelo discurso, indícios que comprovem o medo nas atividades de leitura realizadas em sala de aula como inibidor do processo de aprendizagem da leitura na escola, visto ser uma paixão que perturba e traz desgosto, preocupação com um mal eminente, danoso ou penosoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29597/Sandra%20Maria%20Barbosa%20Farias.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua PortuguesaPUC-SPBRLíngua PortuguesaMedoRetóricaLeituraEscolaFearRhetoricReadingSchoolCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAO monstro do medo e a leitura na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSandra Maria Barbosa Farias.pdf.txtSandra Maria Barbosa Farias.pdf.txtExtracted texttext/plain245658https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14264/3/Sandra%20Maria%20Barbosa%20Farias.pdf.txtf3832e621817a2b2f1b28e529dc7f152MD53ORIGINALSandra Maria Barbosa Farias.pdfapplication/pdf1958904https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14264/1/Sandra%20Maria%20Barbosa%20Farias.pdfd225ed35d2dffa06c990089745652010MD51THUMBNAILSandra Maria Barbosa Farias.pdf.jpgSandra Maria Barbosa Farias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14264/2/Sandra%20Maria%20Barbosa%20Farias.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/142642022-04-27 21:32:04.393oai:repositorio.pucsp.br:handle/14264Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T00:32:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O monstro do medo e a leitura na escola
title O monstro do medo e a leitura na escola
spellingShingle O monstro do medo e a leitura na escola
Farias, Sandra Maria Barbosa
Medo
Retórica
Leitura
Escola
Fear
Rhetoric
Reading
School
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short O monstro do medo e a leitura na escola
title_full O monstro do medo e a leitura na escola
title_fullStr O monstro do medo e a leitura na escola
title_full_unstemmed O monstro do medo e a leitura na escola
title_sort O monstro do medo e a leitura na escola
author Farias, Sandra Maria Barbosa
author_facet Farias, Sandra Maria Barbosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Luiz Antonio
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4385494Z7
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Sandra Maria Barbosa
contributor_str_mv Ferreira, Luiz Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Medo
Retórica
Leitura
Escola
topic Medo
Retórica
Leitura
Escola
Fear
Rhetoric
Reading
School
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.eng.fl_str_mv Fear
Rhetoric
Reading
School
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description Through studies for understanding what comes to text today, we conducted reading activities and quizzes goals among elementary school students of a public school in Sao Paulo in order to discover how important is reading in school, and what unleashes the numbers registered by the Education Department of the State of São Paulo as the low efficiency of competence reading of these students in the year 2011. By agreeing to authors who see reading as an interaction between author, text and reader, we want to know what kind of relationship exists between these students and the texts proposed by the Portuguese teachers in the classrooms. If found, through research conducted by the Education Department, the student presents difficulties in their reading competence, we do not find out why the school has been developing, with competence, its teaching strategies to achieve a pleasant and proficient reading. And we get the rhetoric, the art of arguing, the art of persuasion through discourse, to evidence the presence of fear in reading activities conducted in the classroom as an inhibitor of the process of learning to read in school
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T19:33:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Farias, Sandra Maria Barbosa. O monstro do medo e a leitura na escola. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14264
identifier_str_mv Farias, Sandra Maria Barbosa. O monstro do medo e a leitura na escola. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Língua Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14264/3/Sandra%20Maria%20Barbosa%20Farias.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14264/1/Sandra%20Maria%20Barbosa%20Farias.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14264/2/Sandra%20Maria%20Barbosa%20Farias.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f3832e621817a2b2f1b28e529dc7f152
d225ed35d2dffa06c990089745652010
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423989377335296