Medo e relações de poder: uma contribuição para a psicologia da educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Castro, Henrique Meira de lattes
Orientador(a): Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16055
Resumo: This work on fear and relations of power is a bibliographical research and a theoretical approach to how fear can be used as an instrument of social control. All the reflection about fear and its possible uses as an instrument of social control is made from the synthesis of Vygotsky in his studies on the theory of emotions. For him, emotion, and therefore, fear is not a simple natural and instinctive survival strength, but also a higher psychological function that constitutes itself on a mediation between person and society, thus a complex synthesis of multiple determinations. After a very brief history of the fears that have plagued, and continues to plague, the human race, some situations in which fear is used as one of the forms of power in relationships are presented, from biblical scriptures and indigenous legends to the 21th century establishment of massive frightening news announcements, through the relations of power within families, schools and the labor s world. Also, we discuss the possible consequences of this culture of fear as an expansion of armed conflicts, social hygienism, as well as the increase in related diseases to that phenomenon, the perpetuation of disciplinary forms of education and how some sectors of society profits from these fears. Finally, a reflection on how we can overcome these relationships, and if this is possible within a class society
id PUC_SP-1_37657d75e508fe1f7bc94ccbac3c1faa
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16055
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Antunes, Mitsuko Aparecida Makinohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130629H9Castro, Henrique Meira de2016-04-28T20:56:33Z2012-11-102012-10-16Castro, Henrique Meira de. Fear and relations of power: a contribution to educational psychology. 2012. 82 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16055This work on fear and relations of power is a bibliographical research and a theoretical approach to how fear can be used as an instrument of social control. All the reflection about fear and its possible uses as an instrument of social control is made from the synthesis of Vygotsky in his studies on the theory of emotions. For him, emotion, and therefore, fear is not a simple natural and instinctive survival strength, but also a higher psychological function that constitutes itself on a mediation between person and society, thus a complex synthesis of multiple determinations. After a very brief history of the fears that have plagued, and continues to plague, the human race, some situations in which fear is used as one of the forms of power in relationships are presented, from biblical scriptures and indigenous legends to the 21th century establishment of massive frightening news announcements, through the relations of power within families, schools and the labor s world. Also, we discuss the possible consequences of this culture of fear as an expansion of armed conflicts, social hygienism, as well as the increase in related diseases to that phenomenon, the perpetuation of disciplinary forms of education and how some sectors of society profits from these fears. Finally, a reflection on how we can overcome these relationships, and if this is possible within a class societyA presente dissertação sobre medo e relações de poder é pesquisa bibliográfica e reflexão teórica sobre como o medo pode ser utilizado como instrumento de controle social. Toda a reflexão sobre medo e seu possível uso como instrumento de controle social é feita a partir da síntese que Vigotski faz em seus estudos sobre a teoria das emoções, na qual a emoção e, por conseguinte, o medo não são uma simples força natural e instintiva de sobrevivência, mas também, uma função psicológica superior que se constitui na mediação entre indivíduo e sociedade, portanto complexa, em transformação e síntese de múltiplas determinações. Após traçar uma breve história dos medos que afligiram, e continuam a afligir, o gênero humano, são apresentadas diversas situações nas quais o medo é utilizado como uma das formas de poder nas relações, desde textos bíblicos e lendas indígenas à veiculação massiva de notícias amedrontadoras do século XXI, passando pelas relações de poder dentro das famílias, escolas e no mundo do trabalho. A partir disso, discute possíveis consequências dessa cultura do medo como, uma expansão de conflitos armados, higienismo social, aumento de doenças relacionadas a esses fenômenos, a perpetuação das formas disciplinares na educação e como alguns setores da sociedade lucram com esses medos. Faz uma reflexão sobre como podemos superar essas relações e se isso é possível numa sociedade de classesConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32314/Henrique%20Meira%20de%20Castro.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaMedoEmoçõesRelações de poderCultura do medoVigotskiPsicologia histórico-culturalFearEmotionsRelations of powerCulture of fearVygotskyHistorical-cultural psychologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALMedo e relações de poder: uma contribuição para a psicologia da educaçãoFear and relations of power: a contribution to educational psychologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTHenrique Meira de Castro.pdf.txtHenrique Meira de Castro.pdf.txtExtracted texttext/plain144270https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16055/3/Henrique%20Meira%20de%20Castro.pdf.txt5f169fe3086e10caa2eedbeba0faee65MD53ORIGINALHenrique Meira de Castro.pdfapplication/pdf968354https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16055/1/Henrique%20Meira%20de%20Castro.pdfefc12339e49fe6013a418d2e3fee45c5MD51THUMBNAILHenrique Meira de Castro.pdf.jpgHenrique Meira de Castro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16055/2/Henrique%20Meira%20de%20Castro.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/160552022-04-27 15:27:41.349oai:repositorio.pucsp.br:handle/16055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:27:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Medo e relações de poder: uma contribuição para a psicologia da educação
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Fear and relations of power: a contribution to educational psychology
title Medo e relações de poder: uma contribuição para a psicologia da educação
spellingShingle Medo e relações de poder: uma contribuição para a psicologia da educação
Castro, Henrique Meira de
Medo
Emoções
Relações de poder
Cultura do medo
Vigotski
Psicologia histórico-cultural
Fear
Emotions
Relations of power
Culture of fear
Vygotsky
Historical-cultural psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Medo e relações de poder: uma contribuição para a psicologia da educação
title_full Medo e relações de poder: uma contribuição para a psicologia da educação
title_fullStr Medo e relações de poder: uma contribuição para a psicologia da educação
title_full_unstemmed Medo e relações de poder: uma contribuição para a psicologia da educação
title_sort Medo e relações de poder: uma contribuição para a psicologia da educação
author Castro, Henrique Meira de
author_facet Castro, Henrique Meira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130629H9
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Henrique Meira de
contributor_str_mv Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
dc.subject.por.fl_str_mv Medo
Emoções
Relações de poder
Cultura do medo
Vigotski
Psicologia histórico-cultural
topic Medo
Emoções
Relações de poder
Cultura do medo
Vigotski
Psicologia histórico-cultural
Fear
Emotions
Relations of power
Culture of fear
Vygotsky
Historical-cultural psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Fear
Emotions
Relations of power
Culture of fear
Vygotsky
Historical-cultural psychology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description This work on fear and relations of power is a bibliographical research and a theoretical approach to how fear can be used as an instrument of social control. All the reflection about fear and its possible uses as an instrument of social control is made from the synthesis of Vygotsky in his studies on the theory of emotions. For him, emotion, and therefore, fear is not a simple natural and instinctive survival strength, but also a higher psychological function that constitutes itself on a mediation between person and society, thus a complex synthesis of multiple determinations. After a very brief history of the fears that have plagued, and continues to plague, the human race, some situations in which fear is used as one of the forms of power in relationships are presented, from biblical scriptures and indigenous legends to the 21th century establishment of massive frightening news announcements, through the relations of power within families, schools and the labor s world. Also, we discuss the possible consequences of this culture of fear as an expansion of armed conflicts, social hygienism, as well as the increase in related diseases to that phenomenon, the perpetuation of disciplinary forms of education and how some sectors of society profits from these fears. Finally, a reflection on how we can overcome these relationships, and if this is possible within a class society
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-11-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Castro, Henrique Meira de. Fear and relations of power: a contribution to educational psychology. 2012. 82 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16055
identifier_str_mv Castro, Henrique Meira de. Fear and relations of power: a contribution to educational psychology. 2012. 82 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16055/3/Henrique%20Meira%20de%20Castro.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16055/1/Henrique%20Meira%20de%20Castro.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16055/2/Henrique%20Meira%20de%20Castro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f169fe3086e10caa2eedbeba0faee65
efc12339e49fe6013a418d2e3fee45c5
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423960732336128