O cuidar na ação do formador de professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Marquezano, Viviane Laperuta
Orientador(a): Almeida, Laurinda Ramalho de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16373
Resumo: The main purpose of this investigation was to identify what is the point of view that the pedagogical analysts have about caring in its all dimensions: to care, care of the pupil, care of the teacher, being cared and to take care of yourself. These analysts are the responsible for teacher s professional development at SESI s education System, placed in Sao Paulo. The aim of this research was to broaden this vision of caring, that permit us to amplify the dimensions of specialized care in the Analysts action, moreover, reflect on its importance. Data have been collected from individual interviews with ten volunteers analysts at their workplace. The interviewers are responsible for the sixth to ninth grade, when considering nine years education. The data analysis was supported by Henri Wallon s theory of development. According to Wallon care about somebody is to be aware of they well being, taking the responsibility of this action. Caring involves the other and me relationship and keeps changing while the stage of child s development progress. The surroundings must ensure a developmental environment. The specialized care of the analysts should be intentional, planned and shared. This research pinpoints the directress for both pedagogical analysts and managers of SESI s education system with the intention to improve the quality of development of the analysts and, consequently the teachers professional performance
id PUC_SP-1_389d5b8817a5b14a79b888965fcbffa3
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16373
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Almeida, Laurinda Ramalho deMarquezano, Viviane Laperuta2016-04-28T20:57:25Z2008-06-162008-05-05Marquezano, Viviane Laperuta. O cuidar na ação do formador de professores. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16373The main purpose of this investigation was to identify what is the point of view that the pedagogical analysts have about caring in its all dimensions: to care, care of the pupil, care of the teacher, being cared and to take care of yourself. These analysts are the responsible for teacher s professional development at SESI s education System, placed in Sao Paulo. The aim of this research was to broaden this vision of caring, that permit us to amplify the dimensions of specialized care in the Analysts action, moreover, reflect on its importance. Data have been collected from individual interviews with ten volunteers analysts at their workplace. The interviewers are responsible for the sixth to ninth grade, when considering nine years education. The data analysis was supported by Henri Wallon s theory of development. According to Wallon care about somebody is to be aware of they well being, taking the responsibility of this action. Caring involves the other and me relationship and keeps changing while the stage of child s development progress. The surroundings must ensure a developmental environment. The specialized care of the analysts should be intentional, planned and shared. This research pinpoints the directress for both pedagogical analysts and managers of SESI s education system with the intention to improve the quality of development of the analysts and, consequently the teachers professional performanceEsta investigação teve por objetivo levantar a visão que os analistas pedagógicos (responsáveis pela formação de professores) da rede de ensino SESI de São Paulo possuem sobre o cuidar nas suas várias dimensões: cuidar, cuidar do aluno, cuidar do professor, ser cuidado e cuidar-se, com a intenção de ampliar essa visão sobre o cuidar para podermos ampliar a dimensão do cuidar especializado na ação do formador e refletir sobre a sua importância. Os dados foram coletados no local de trabalho e estudo dos analistas - SEDE do SESI/SP- mediante uma entrevista individual com dez Analistas Pedagógicos voluntários do Ensino Fundamental ciclos III e IV que corresponde aos quatros últimos anos do ensino de 9 anos. A teoria de desenvolvimento de Henri Wallon ofereceu suporte para análise dos dados. Cuidar de outra pessoa para Wallon é estar atento ao seu bem-estar, tomando sobre si a responsabilidade desta ação. Cuidar envolve a relação eu/outro, estando presente desde o nascimento do bebê e vai se transformando na medida em que avançam as etapas de desenvolvimento das crianças. O meio é um espaço importante que deve ser pensado, para que ofereça condições para o outro se desenvolver. O cuidar do formador de professores é um cuidar especializado que deve ser intencional, planejado, compartilhado, envolvendo um sentimento de responsabilidade para que o outro possa se desenvolver. A pesquisa aponta diretrizes tanto para os Analistas Pedagógicos como para os gestores da rede de ensino SESI/SP com a finalidade de melhorar a formação do formador e a formação dos professoresCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32593/Viviane%20Laperuta%20Marquezano.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaCuidarCuidar especializadoFormador de professoresHenri WallonWallon, Henri -- 1879-1962 -- Contribuicao a teoria da psicologia do desenvolvimentoProfessor -- Formacao profissionalCareSpecialized careTeachers developersCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALO cuidar na ação do formador de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTViviane Laperuta Marquezano.pdf.txtViviane Laperuta Marquezano.pdf.txtExtracted texttext/plain241116https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16373/3/Viviane%20Laperuta%20Marquezano.pdf.txt03eacd6b1bf854c6425a3c94fffe57dbMD53ORIGINALViviane Laperuta Marquezano.pdfapplication/pdf402969https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16373/1/Viviane%20Laperuta%20Marquezano.pdf8fcedbbc567325312d40a334ae57eb46MD51THUMBNAILViviane Laperuta Marquezano.pdf.jpgViviane Laperuta Marquezano.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16373/2/Viviane%20Laperuta%20Marquezano.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/163732022-04-28 13:48:04.897oai:repositorio.pucsp.br:handle/16373Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T16:48:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O cuidar na ação do formador de professores
title O cuidar na ação do formador de professores
spellingShingle O cuidar na ação do formador de professores
Marquezano, Viviane Laperuta
Cuidar
Cuidar especializado
Formador de professores
Henri Wallon
Wallon, Henri -- 1879-1962 -- Contribuicao a teoria da psicologia do desenvolvimento
Professor -- Formacao profissional
Care
Specialized care
Teachers developers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short O cuidar na ação do formador de professores
title_full O cuidar na ação do formador de professores
title_fullStr O cuidar na ação do formador de professores
title_full_unstemmed O cuidar na ação do formador de professores
title_sort O cuidar na ação do formador de professores
author Marquezano, Viviane Laperuta
author_facet Marquezano, Viviane Laperuta
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Laurinda Ramalho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquezano, Viviane Laperuta
contributor_str_mv Almeida, Laurinda Ramalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidar
Cuidar especializado
Formador de professores
Henri Wallon
Wallon, Henri -- 1879-1962 -- Contribuicao a teoria da psicologia do desenvolvimento
Professor -- Formacao profissional
topic Cuidar
Cuidar especializado
Formador de professores
Henri Wallon
Wallon, Henri -- 1879-1962 -- Contribuicao a teoria da psicologia do desenvolvimento
Professor -- Formacao profissional
Care
Specialized care
Teachers developers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Care
Specialized care
Teachers developers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The main purpose of this investigation was to identify what is the point of view that the pedagogical analysts have about caring in its all dimensions: to care, care of the pupil, care of the teacher, being cared and to take care of yourself. These analysts are the responsible for teacher s professional development at SESI s education System, placed in Sao Paulo. The aim of this research was to broaden this vision of caring, that permit us to amplify the dimensions of specialized care in the Analysts action, moreover, reflect on its importance. Data have been collected from individual interviews with ten volunteers analysts at their workplace. The interviewers are responsible for the sixth to ninth grade, when considering nine years education. The data analysis was supported by Henri Wallon s theory of development. According to Wallon care about somebody is to be aware of they well being, taking the responsibility of this action. Caring involves the other and me relationship and keeps changing while the stage of child s development progress. The surroundings must ensure a developmental environment. The specialized care of the analysts should be intentional, planned and shared. This research pinpoints the directress for both pedagogical analysts and managers of SESI s education system with the intention to improve the quality of development of the analysts and, consequently the teachers professional performance
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-06-16
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Marquezano, Viviane Laperuta. O cuidar na ação do formador de professores. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16373
identifier_str_mv Marquezano, Viviane Laperuta. O cuidar na ação do formador de professores. 2008. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16373/3/Viviane%20Laperuta%20Marquezano.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16373/1/Viviane%20Laperuta%20Marquezano.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16373/2/Viviane%20Laperuta%20Marquezano.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 03eacd6b1bf854c6425a3c94fffe57db
8fcedbbc567325312d40a334ae57eb46
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423992617435136