O pensamento sensível nos entre-lugares da ciência: a experiência de formação de professores indígenas em São Gabriel da Cachoeira/AM

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Wanzeler, Egle Betânia Portela lattes
Orientador(a): Rangel, Lucia Helena Vitali
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Departamento: Ciências Sociais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3438
Resumo: This work refers to a reflexive analysis over an indigenous teacher‟s education experience, in which it was established an educational praxis inspired in the complexity and transdisciplinarity operators. It consists of the construction process of a matrix towards an epistemological and methodological exploration implied in these operators. Methodologically, this work was developed through ethnographic research. The research tried to establish pertinent dialogues between two cognitive operators: sensible thought and scientific thought, inherent to the educational context. The empiric field of this research was the educational experience itself that was developed in the Estágio Supervisionado (Supervised Internship) and Prática da Pesquisa Pedagógica (Pedagogic Research) disciplines. Furthermore, this work tried to institute bounds between the mythical and cosmological universe of the individuals in the research and insert them in the experience as constituents of education and learning. At last, it comprises a research inspired by the experience on what has been sensed and lived, nurtured by sensibilities, imaginaries, intuitions, wisdoms, ethics and aesthetics
id PUC_SP-1_3b1d1b035833b292aaab52b43a31ee38
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/3438
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Rangel, Lucia Helena Vitalihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737288P0Wanzeler, Egle Betânia Portela2016-04-26T14:53:46Z2012-10-262012-10-04Wanzeler, Egle Betânia Portela. O pensamento sensível nos entre-lugares da ciência: a experiência de formação de professores indígenas em São Gabriel da Cachoeira/AM. 2012. 314 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3438This work refers to a reflexive analysis over an indigenous teacher‟s education experience, in which it was established an educational praxis inspired in the complexity and transdisciplinarity operators. It consists of the construction process of a matrix towards an epistemological and methodological exploration implied in these operators. Methodologically, this work was developed through ethnographic research. The research tried to establish pertinent dialogues between two cognitive operators: sensible thought and scientific thought, inherent to the educational context. The empiric field of this research was the educational experience itself that was developed in the Estágio Supervisionado (Supervised Internship) and Prática da Pesquisa Pedagógica (Pedagogic Research) disciplines. Furthermore, this work tried to institute bounds between the mythical and cosmological universe of the individuals in the research and insert them in the experience as constituents of education and learning. At last, it comprises a research inspired by the experience on what has been sensed and lived, nurtured by sensibilities, imaginaries, intuitions, wisdoms, ethics and aestheticsEste trabalho refere-se a uma análise reflexiva acerca de uma experiência de formação de professores indígenas, por meio da qual se procurou estabelecer uma prática de formação inspirada nos operadores da complexidade e da transdisciplinaridade. Trata-se do processo de construção de uma matriz de exploração epistemológica e metodológica implicada nesses operadores. Metodologicamente, este trabalho foi desenvolvido por meio da pesquisa etnográfica. A pesquisa buscou estabelecer diálogos pertinentes entre dois operadores cognitivos: pensamento sensível e pensamento científico, inerentes ao contexto da formação. O campo empírico da pesquisa foi a própria experiência de formação que se desenvolveu nas disciplinas Estágio Supervisionado e Prática da Pesquisa Pedagógica. Além disso, o trabalho procurou estabelecer vínculos entre o universo mítico e cosmológico dos sujeitos da pesquisa e inseri-los na experiência como conteúdos de ensino e de aprendizagem. Enfim, trata-se de uma pesquisa inspirada pela experiência do sentido e do vivido, a qual se procurou nutrir de sensibilidades, imaginários, intuições, sabedorias, ética e estéticaFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12127/Egle%20Betania%20Portela%20Wanzeler.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisComplexidadeTransdisciplinaridadeFormação de professoresMitoConsiliênciaTerceiro instruídoEtnopoesiaMitopoesiaAutopoésisComplexityTransdiciplinarityTeacher EducationMythConsilienceThird educatedEthnopoeticsMythopoeticAutopoiesisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASO pensamento sensível nos entre-lugares da ciência: a experiência de formação de professores indígenas em São Gabriel da Cachoeira/AMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEgle Betania Portela Wanzeler.pdf.txtEgle Betania Portela Wanzeler.pdf.txtExtracted texttext/plain743522https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3438/3/Egle%20Betania%20Portela%20Wanzeler.pdf.txtc02a1c0ef4dd58aa45ad777546b1a2d2MD53ORIGINALEgle Betania Portela Wanzeler.pdfapplication/pdf2623240https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3438/1/Egle%20Betania%20Portela%20Wanzeler.pdfb02cd6fd011e12625261ece785818eb0MD51THUMBNAILEgle Betania Portela Wanzeler.pdf.jpgEgle Betania Portela Wanzeler.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1949https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3438/2/Egle%20Betania%20Portela%20Wanzeler.pdf.jpg0e332bacb609164c71323386cf53fb01MD52handle/34382022-04-28 18:25:06.819oai:repositorio.pucsp.br:handle/3438Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T21:25:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O pensamento sensível nos entre-lugares da ciência: a experiência de formação de professores indígenas em São Gabriel da Cachoeira/AM
title O pensamento sensível nos entre-lugares da ciência: a experiência de formação de professores indígenas em São Gabriel da Cachoeira/AM
spellingShingle O pensamento sensível nos entre-lugares da ciência: a experiência de formação de professores indígenas em São Gabriel da Cachoeira/AM
Wanzeler, Egle Betânia Portela
Complexidade
Transdisciplinaridade
Formação de professores
Mito
Consiliência
Terceiro instruído
Etnopoesia
Mitopoesia
Autopoésis
Complexity
Transdiciplinarity
Teacher Education
Myth
Consilience
Third educated
Ethnopoetics
Mythopoetic
Autopoiesis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short O pensamento sensível nos entre-lugares da ciência: a experiência de formação de professores indígenas em São Gabriel da Cachoeira/AM
title_full O pensamento sensível nos entre-lugares da ciência: a experiência de formação de professores indígenas em São Gabriel da Cachoeira/AM
title_fullStr O pensamento sensível nos entre-lugares da ciência: a experiência de formação de professores indígenas em São Gabriel da Cachoeira/AM
title_full_unstemmed O pensamento sensível nos entre-lugares da ciência: a experiência de formação de professores indígenas em São Gabriel da Cachoeira/AM
title_sort O pensamento sensível nos entre-lugares da ciência: a experiência de formação de professores indígenas em São Gabriel da Cachoeira/AM
author Wanzeler, Egle Betânia Portela
author_facet Wanzeler, Egle Betânia Portela
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rangel, Lucia Helena Vitali
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737288P0
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanzeler, Egle Betânia Portela
contributor_str_mv Rangel, Lucia Helena Vitali
dc.subject.por.fl_str_mv Complexidade
Transdisciplinaridade
Formação de professores
Mito
Consiliência
Terceiro instruído
Etnopoesia
Mitopoesia
Autopoésis
topic Complexidade
Transdisciplinaridade
Formação de professores
Mito
Consiliência
Terceiro instruído
Etnopoesia
Mitopoesia
Autopoésis
Complexity
Transdiciplinarity
Teacher Education
Myth
Consilience
Third educated
Ethnopoetics
Mythopoetic
Autopoiesis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Complexity
Transdiciplinarity
Teacher Education
Myth
Consilience
Third educated
Ethnopoetics
Mythopoetic
Autopoiesis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description This work refers to a reflexive analysis over an indigenous teacher‟s education experience, in which it was established an educational praxis inspired in the complexity and transdisciplinarity operators. It consists of the construction process of a matrix towards an epistemological and methodological exploration implied in these operators. Methodologically, this work was developed through ethnographic research. The research tried to establish pertinent dialogues between two cognitive operators: sensible thought and scientific thought, inherent to the educational context. The empiric field of this research was the educational experience itself that was developed in the Estágio Supervisionado (Supervised Internship) and Prática da Pesquisa Pedagógica (Pedagogic Research) disciplines. Furthermore, this work tried to institute bounds between the mythical and cosmological universe of the individuals in the research and insert them in the experience as constituents of education and learning. At last, it comprises a research inspired by the experience on what has been sensed and lived, nurtured by sensibilities, imaginaries, intuitions, wisdoms, ethics and aesthetics
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T14:53:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Wanzeler, Egle Betânia Portela. O pensamento sensível nos entre-lugares da ciência: a experiência de formação de professores indígenas em São Gabriel da Cachoeira/AM. 2012. 314 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3438
identifier_str_mv Wanzeler, Egle Betânia Portela. O pensamento sensível nos entre-lugares da ciência: a experiência de formação de professores indígenas em São Gabriel da Cachoeira/AM. 2012. 314 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3438/3/Egle%20Betania%20Portela%20Wanzeler.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3438/1/Egle%20Betania%20Portela%20Wanzeler.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3438/2/Egle%20Betania%20Portela%20Wanzeler.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c02a1c0ef4dd58aa45ad777546b1a2d2
b02cd6fd011e12625261ece785818eb0
0e332bacb609164c71323386cf53fb01
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424101221597184