Ler o mundo: o jornalismo na perspectiva da ação educativa - um estudo sobre a Revista E do Sesc São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Paulics, Adriana Reis lattes
Orientador(a): Almeida, Fernando José de lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24688
Resumo: The research Reading the world: Journalism from the perspective of educational action – a study on Revista E by Sesc São Paulo investigates the approximations between Journalism and Education based on a case study on Revista E, created and maintained by Sesc São Paulo. It analyzes the characteristics of a journalistic publication carried out with educational intent to identify the foundations and outline paradigms of Journalism committed to Education, from the references of cultural mediation and from the perspective of non-formal education. The research starts from the question-problem: What are the characteristics of a journalistic publication that allow to understand it beyond the commitment to inform, also approaching an educational action? As for the methodology, it is a qualitative research, based on a literature review and a case study. The research analyzes the twelve monthly editions of 2019 of the publication, based on the elementary categories built based on the theoretical framework, which relate cultural mediation, communication and educational action as an ethical dimension of the project. The categories used are: commitment to expanding the repertoire; valorization of the plurality of voices; and encouragement of aesthetic appreciation. The result of this survey allowed us to understand how the magazine articulates these methodologies in its content production, to fulfill the premises of a journalistic product aligned with the commitment to Education
id PUC_SP-1_3e5d742ec20cf8f28eac66733b404058
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/24688
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Almeida, Fernando José dehttp://lattes.cnpq.br/0130775836783181http://lattes.cnpq.br/7311551970080414Paulics, Adriana Reis2022-02-22T15:41:53Z2022-02-22T15:41:53Z2021-11-30Paulics, Adriana Reis. Ler o mundo: o jornalismo na perspectiva da ação educativa - um estudo sobre a Revista E do Sesc São Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24688The research Reading the world: Journalism from the perspective of educational action – a study on Revista E by Sesc São Paulo investigates the approximations between Journalism and Education based on a case study on Revista E, created and maintained by Sesc São Paulo. It analyzes the characteristics of a journalistic publication carried out with educational intent to identify the foundations and outline paradigms of Journalism committed to Education, from the references of cultural mediation and from the perspective of non-formal education. The research starts from the question-problem: What are the characteristics of a journalistic publication that allow to understand it beyond the commitment to inform, also approaching an educational action? As for the methodology, it is a qualitative research, based on a literature review and a case study. The research analyzes the twelve monthly editions of 2019 of the publication, based on the elementary categories built based on the theoretical framework, which relate cultural mediation, communication and educational action as an ethical dimension of the project. The categories used are: commitment to expanding the repertoire; valorization of the plurality of voices; and encouragement of aesthetic appreciation. The result of this survey allowed us to understand how the magazine articulates these methodologies in its content production, to fulfill the premises of a journalistic product aligned with the commitment to EducationA pesquisa Ler o mundo: o Jornalismo na perspectiva da ação educativa – um estudo sobre a Revista E do Sesc São Paulo investiga as aproximações entre o Jornalismo e a Educação a partir de um estudo de caso sobre a Revista E, criada e mantida pelo Sesc São Paulo. Analisa as características de uma publicação jornalística realizada com intencionalidade educativa para identificar os fundamentos e traçar paradigmas do Jornalismo comprometido com a Educação, a partir de referenciais da mediação cultural e sob a ótica da educação não formal. A pesquisa parte da pergunta-problema: Quais as características de uma publicação jornalística que permitem compreendê-la para além do compromisso de informar, aproximando-se também de uma ação educativa? Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, embasada em revisão de literatura e em estudo de caso. A pesquisa analisa as doze edições mensais de 2019 da publicação, a partir das categorias elementares construídas com base no referencial teórico, que relacionam a mediação cultural, a comunicação e a ação educativa como dimensão ética do projeto. As categorias utilizadas são: compromisso com ampliação de repertório; valorização da pluralidade de vozes; e estímulo à apreciação estética. O resultado deste levantamento permitiu compreender como a revista articula essas metodologias em sua produção de conteúdo, para cumprir com as premissas de um produto jornalístico alinhado com o compromisso da EducaçãoporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOJornalismo e educaçãoMediação culturalCurrículoEducação não formalEducomunicaçãoJournalism and EducationCultural mediationCurriculumNon-formal educationEdu-communicationLer o mundo: o jornalismo na perspectiva da ação educativa - um estudo sobre a Revista E do Sesc São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAdriana Reis Paulics.pdfapplication/pdf2648208https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24688/1/Adriana%20Reis%20Paulics.pdfd547c847983bc0ab454647b004dd056eMD51TEXTAdriana Reis Paulics.pdf.txtAdriana Reis Paulics.pdf.txtExtracted texttext/plain299140https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24688/2/Adriana%20Reis%20Paulics.pdf.txtc6a8f35840a2538da859f753743471acMD52THUMBNAILAdriana Reis Paulics.pdf.jpgAdriana Reis Paulics.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24688/3/Adriana%20Reis%20Paulics.pdf.jpgcd9f2aca8e63c7d583361d2a54b9081dMD53handle/246882022-02-23 07:58:22.736oai:repositorio.pucsp.br:handle/24688Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-02-23T10:58:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ler o mundo: o jornalismo na perspectiva da ação educativa - um estudo sobre a Revista E do Sesc São Paulo
title Ler o mundo: o jornalismo na perspectiva da ação educativa - um estudo sobre a Revista E do Sesc São Paulo
spellingShingle Ler o mundo: o jornalismo na perspectiva da ação educativa - um estudo sobre a Revista E do Sesc São Paulo
Paulics, Adriana Reis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Jornalismo e educação
Mediação cultural
Currículo
Educação não formal
Educomunicação
Journalism and Education
Cultural mediation
Curriculum
Non-formal education
Edu-communication
title_short Ler o mundo: o jornalismo na perspectiva da ação educativa - um estudo sobre a Revista E do Sesc São Paulo
title_full Ler o mundo: o jornalismo na perspectiva da ação educativa - um estudo sobre a Revista E do Sesc São Paulo
title_fullStr Ler o mundo: o jornalismo na perspectiva da ação educativa - um estudo sobre a Revista E do Sesc São Paulo
title_full_unstemmed Ler o mundo: o jornalismo na perspectiva da ação educativa - um estudo sobre a Revista E do Sesc São Paulo
title_sort Ler o mundo: o jornalismo na perspectiva da ação educativa - um estudo sobre a Revista E do Sesc São Paulo
author Paulics, Adriana Reis
author_facet Paulics, Adriana Reis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Fernando José de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0130775836783181
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7311551970080414
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulics, Adriana Reis
contributor_str_mv Almeida, Fernando José de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Jornalismo e educação
Mediação cultural
Currículo
Educação não formal
Educomunicação
Journalism and Education
Cultural mediation
Curriculum
Non-formal education
Edu-communication
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo e educação
Mediação cultural
Currículo
Educação não formal
Educomunicação
dc.subject.eng.fl_str_mv Journalism and Education
Cultural mediation
Curriculum
Non-formal education
Edu-communication
description The research Reading the world: Journalism from the perspective of educational action – a study on Revista E by Sesc São Paulo investigates the approximations between Journalism and Education based on a case study on Revista E, created and maintained by Sesc São Paulo. It analyzes the characteristics of a journalistic publication carried out with educational intent to identify the foundations and outline paradigms of Journalism committed to Education, from the references of cultural mediation and from the perspective of non-formal education. The research starts from the question-problem: What are the characteristics of a journalistic publication that allow to understand it beyond the commitment to inform, also approaching an educational action? As for the methodology, it is a qualitative research, based on a literature review and a case study. The research analyzes the twelve monthly editions of 2019 of the publication, based on the elementary categories built based on the theoretical framework, which relate cultural mediation, communication and educational action as an ethical dimension of the project. The categories used are: commitment to expanding the repertoire; valorization of the plurality of voices; and encouragement of aesthetic appreciation. The result of this survey allowed us to understand how the magazine articulates these methodologies in its content production, to fulfill the premises of a journalistic product aligned with the commitment to Education
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-22T15:41:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-22T15:41:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Paulics, Adriana Reis. Ler o mundo: o jornalismo na perspectiva da ação educativa - um estudo sobre a Revista E do Sesc São Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24688
identifier_str_mv Paulics, Adriana Reis. Ler o mundo: o jornalismo na perspectiva da ação educativa - um estudo sobre a Revista E do Sesc São Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24688/1/Adriana%20Reis%20Paulics.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24688/2/Adriana%20Reis%20Paulics.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24688/3/Adriana%20Reis%20Paulics.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d547c847983bc0ab454647b004dd056e
c6a8f35840a2538da859f753743471ac
cd9f2aca8e63c7d583361d2a54b9081d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423946841849856