A relação entre o dizer e o fazer para o comportamento de escolha de marcas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Jannarelli, Eveline Prado
Orientador(a): Micheletto, Nilza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16780
Resumo: nenhum
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spelling Micheletto, NilzaJannarelli, Eveline Prado2016-04-29T13:18:01Z2007-07-262006-06-28Jannarelli, Eveline Prado. Correspondence in consumer self-report to brand choice behavior. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16780nenhumA busca por um melhor entendimento das variáveis que determinam o comportamento do consumidor tem sido um tema amplamente estudado por diversas áreas de atuação. Dos profissionais de marketing, aos economistas e psicólogos, o comportamento de comprar, usar e descartar artigos, serviços, idéias ou experiências tem envolvido a todos, seja por aspectos científicos e metodológicos, seja no desenvolvimento de uma atividade de trabalho. Sob uma perspectiva Behavorista Radical, este estudo buscou investigar a relação entre o dizer e o fazer para o comportamento de escolha de marcas, concentrando-se na análise do sujeito único. Para tanto foram colocadas duas questões: (1) averiguar se o dizer do consumidor em relação à compra de produtos específicos com marcas específicas é condizente com o fazer deste mesmo consumidor ao emitir o comportamento de compra destes produtos e marcas específicas e (2) averiguar se é possível encontrar um padrão entre o dizer do consumidor sobre o comportamento de compra em determinadas categorias e o comportamento efetivo de compra, a partir dos conceitos de reforço utilitário e informativo para cada situação. Para tanto foram coletados os dados de compra de 07 participantes a partir dos tickets de compras emitidos pelos estabelecimentos, durante um período mínimo de 20 semanas, para as categorias de Detergente em pó, Detergente líquido e Biscoito Doce. Para coleta do relato de compra, foi aplicada uma entrevista com cada participante após um período mínimo de dois meses do início da coleta do ticket de compra. Posteriormente, os dados de compra coletados foram comparados com os seguintes relatos de compra: freqüência de compra, amplitude de marca comprada, perfil de compra por nível de reforço informativo e utilitário geral e ao longo do período da pesquisa, preferência por uma marca, conhecimento de marca e compra declarada e razões de compra dentro da categoria. Este estudo pretende indicar alguns caminhos para a condução de um entendimento mais amplo dessa relação para o comportamento de escolha de marcas. Os resultados obtidos mostraram que: (a) houve uma maior incidência de compras para marcas classificadas com nível de reforço informativo 3, (b) não podemos afirmar que houve maior incidência de uma única combinação de nível de reforço informativo e utilitário, pois o perfil de compra por nível de reforço utilitário variou por participante e por categoria (c) há uma maior coerência entre o relato e o comportamento de compra observado para as marcas classificadas com nível informativo 3, (d) uma grande amplitude de marcas compradas dificulta o relato de conhecimento e costume de compra, (e) uma freqüência de compra menos espaçada (semanal) remete a uma melhor descrição do comportamento de compra (f) o consumidor relata com mais precisão os atributos do produtos (reforço utilitário) das marcas classificadas com nível de reforço informativo 3 do que as de nível informativo 2 e 1 e (g) houve uma maior correspondência entre o relato de compra e a compra efetiva, em primeiro lugar, para a categoria de Detergente líquido, seguida pela categoria de Detergente em pó e por último, a categoria de Biscoito Doceapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35533/Eveline%20Prado%20Jannarelli.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do ComportamentoPUC-SPBRPsicologiarelação entre dizer e fazercomportamento do consumidorcomportamento de comprafreqüência de compraBehaviour Perspective Modelmarcasbrandingreforço informativo e reforço utilitário.Avaliacao do comportamentoConsumidores -- Comportamentocorrespondence in self-reportconsumer behaviorfrequency of purchaseBehaviour Perspective Modelbrandingutilitarian reinforcement and informational reinforcement.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIAA relação entre o dizer e o fazer para o comportamento de escolha de marcasCorrespondence in consumer self-report to brand choice behaviorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEveline Prado Jannarelli.pdf.txtEveline Prado Jannarelli.pdf.txtExtracted texttext/plain289420https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16780/3/Eveline%20Prado%20Jannarelli.pdf.txt3ae6ee30bf00f870038c4172b3a86a8aMD53ORIGINALEveline Prado Jannarelli.pdfapplication/pdf1870552https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16780/1/Eveline%20Prado%20Jannarelli.pdf002acff87d29ee501537d77cc468fc71MD51THUMBNAILEveline Prado Jannarelli.pdf.jpgEveline Prado Jannarelli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2314https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16780/2/Eveline%20Prado%20Jannarelli.pdf.jpg8967727e3f500eba4c4667af7b650987MD52handle/167802022-04-27 17:30:16.151oai:repositorio.pucsp.br:handle/16780Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T20:30:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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