Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Cunha, Elianne Madza de Almeida lattes
Orientador(a): Maluf, Maria Regina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16386
Resumo: The differences related to genders male and female are unquestionably presents in our society, where is always possible realize examples of how genders are presented distinctly or even oppositely about physical characteristics, expectation of behavior, social roles and task divisions. Therefore, the education of boys and girls differ much early, and it is due to the children assimilate the informations regarding their gender, construct significances and organize them in order to behave as a competent member of their culture. This study analyzes schoolchild manifestations of gender identity. The objective was verify how the child perceives his or her participation in a gender category, and how expresses this condition through games and manipulation of typical toys to boys and girls. 18 children (9 boys and 9 girls) took part in this study, aged between 4 years and 10 months and 5 years and 11 months of low social and economic levels. The children were filmed in trios, and there also were 10 available toys to them 5 typical boys toys and 5 typical girls toys. The preferential choices and the time of manipulation were analyzed. The results suggest that boys and girls tend to choose and manipulate mainly the toys that are culturally considered to each gender
id PUC_SP-1_4acd0155d613426ab3d6db1cd92d4cdc
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16386
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maluf, Maria Reginahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735285U3Cunha, Elianne Madza de Almeida2016-04-28T20:57:27Z2008-07-082008-06-13Cunha, Elianne Madza de Almeida. Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16386The differences related to genders male and female are unquestionably presents in our society, where is always possible realize examples of how genders are presented distinctly or even oppositely about physical characteristics, expectation of behavior, social roles and task divisions. Therefore, the education of boys and girls differ much early, and it is due to the children assimilate the informations regarding their gender, construct significances and organize them in order to behave as a competent member of their culture. This study analyzes schoolchild manifestations of gender identity. The objective was verify how the child perceives his or her participation in a gender category, and how expresses this condition through games and manipulation of typical toys to boys and girls. 18 children (9 boys and 9 girls) took part in this study, aged between 4 years and 10 months and 5 years and 11 months of low social and economic levels. The children were filmed in trios, and there also were 10 available toys to them 5 typical boys toys and 5 typical girls toys. The preferential choices and the time of manipulation were analyzed. The results suggest that boys and girls tend to choose and manipulate mainly the toys that are culturally considered to each genderAs diferenças relacionadas aos gêneros masculino e feminino estão indiscutivelmente presentes em nossa sociedade, na qual é sempre possível perceber exemplos de como os gêneros se apresentam distinta ou até antagonicamente em termos de características físicas, expectativas de comportamento, de papeis sociais e de divisão de tarefas. Assim, a educação de meninos e meninas se diferencia desde muito cedo, e cabe à criança assimilar as informações referentes ao seu gênero, construir significações e organizá-las a fim de comportar-se como membro competente de sua cultura. Esta pesquisa trata das manifestações de identidade de gênero por crianças pré-escolares. O objetivo foi verificar como a criança percebe seu pertencimento a uma categoria de gênero, e como expressa essa condição por meio da brincadeira e da manipulação de brinquedos tipificados pelos gêneros. Participaram deste estudo 18 crianças, sendo 9 meninas e 9 meninos, com idades entre 4 anos e 10 meses e 5 anos e 11 meses, de nível socioeconômico baixo. As crianças foram filmadas em trios, na presença de 10 brinquedos - 5 brinquedos considerados masculinos e 5 considerados femininos. Foram analisadas as escolhas preferenciais e o tempo de manipulação. Os resultados sugerem que meninos e meninas tendem a escolher e manipular preferencialmente os brinquedos que culturalmente são considerados apropriados ao seu gêneroConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32569/Elianne%20Madza%20de%20Almeida%20Cunha.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaIdentidade de gêneroGêneroBrinquedosIdentidade (Psicologia)Sexo -- Diferencas (Psicologia) em criancasBrinquedos -- Aspectos psicologicosGender identityGenderToysCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALIdentidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTElianne Madza de Almeida Cunha.pdf.txtElianne Madza de Almeida Cunha.pdf.txtExtracted texttext/plain137491https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16386/3/Elianne%20Madza%20de%20Almeida%20Cunha.pdf.txt3f90cfcf215bb4e275a563450c75ae07MD53ORIGINALElianne Madza de Almeida Cunha.pdfapplication/pdf351403https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16386/1/Elianne%20Madza%20de%20Almeida%20Cunha.pdfe4c34d0cd169fe597297e4ed548d32f4MD51THUMBNAILElianne Madza de Almeida Cunha.pdf.jpgElianne Madza de Almeida Cunha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16386/2/Elianne%20Madza%20de%20Almeida%20Cunha.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/163862022-04-27 16:17:59.584oai:repositorio.pucsp.br:handle/16386Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T19:17:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares
title Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares
spellingShingle Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares
Cunha, Elianne Madza de Almeida
Identidade de gênero
Gênero
Brinquedos
Identidade (Psicologia)
Sexo -- Diferencas (Psicologia) em criancas
Brinquedos -- Aspectos psicologicos
Gender identity
Gender
Toys
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares
title_full Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares
title_fullStr Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares
title_full_unstemmed Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares
title_sort Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares
author Cunha, Elianne Madza de Almeida
author_facet Cunha, Elianne Madza de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735285U3
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Elianne Madza de Almeida
contributor_str_mv Maluf, Maria Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade de gênero
Gênero
Brinquedos
Identidade (Psicologia)
Sexo -- Diferencas (Psicologia) em criancas
Brinquedos -- Aspectos psicologicos
topic Identidade de gênero
Gênero
Brinquedos
Identidade (Psicologia)
Sexo -- Diferencas (Psicologia) em criancas
Brinquedos -- Aspectos psicologicos
Gender identity
Gender
Toys
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Gender identity
Gender
Toys
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The differences related to genders male and female are unquestionably presents in our society, where is always possible realize examples of how genders are presented distinctly or even oppositely about physical characteristics, expectation of behavior, social roles and task divisions. Therefore, the education of boys and girls differ much early, and it is due to the children assimilate the informations regarding their gender, construct significances and organize them in order to behave as a competent member of their culture. This study analyzes schoolchild manifestations of gender identity. The objective was verify how the child perceives his or her participation in a gender category, and how expresses this condition through games and manipulation of typical toys to boys and girls. 18 children (9 boys and 9 girls) took part in this study, aged between 4 years and 10 months and 5 years and 11 months of low social and economic levels. The children were filmed in trios, and there also were 10 available toys to them 5 typical boys toys and 5 typical girls toys. The preferential choices and the time of manipulation were analyzed. The results suggest that boys and girls tend to choose and manipulate mainly the toys that are culturally considered to each gender
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-07-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cunha, Elianne Madza de Almeida. Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16386
identifier_str_mv Cunha, Elianne Madza de Almeida. Identidade de gênero em situação de brinquedo: um estudo com crianças pré-escolares. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16386/3/Elianne%20Madza%20de%20Almeida%20Cunha.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16386/1/Elianne%20Madza%20de%20Almeida%20Cunha.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16386/2/Elianne%20Madza%20de%20Almeida%20Cunha.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f90cfcf215bb4e275a563450c75ae07
e4c34d0cd169fe597297e4ed548d32f4
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424002792816640