Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Soares, Elizabeth
Orientador(a): Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11189
Resumo: The purpose of this study was to investigate the evolution that could be reached by students of 5th-8th grades in their knowledge of the broad sense of the order relationship arriving before or at the same time as during the delivery of a didactic intervention designed in the light of the theoretical framework of Brousseau. Students were challenged with problems dealing with the arrangement of characters in order of arrival, thus requiring non-numerical order relationships to be handled. For analyzing the answers, elements of Brousseau s Theory of Didactical Situations were employed, along with elements of Machado s investigations on the mechanisms of mother-tongue imbuement and of Polanyi s reflections on the structure of tacit knowing. With the help of these referentials, the answers were grouped into categories, which enabled problem-solving procedures to be observed, in addition to factors that were found to have facilitated or hindered the students search for all the range of solutions. These factors were related to the didactical contract, to mechanisms borrowed from the mother tongue, and to influences derived from other fields of knowledge. Results revealed that despite their lack of previous practice with problems having multiple solutions or with those involving non-numerical ordering, students were able to evolve in their knowledge by experiencing the teaching sequence delivered to them
id PUC_SP-1_4cb50558463cf63530fa10ee28277f22
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11189
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maranhão, Maria Cristina Souza de AlbuquerqueSoares, Elizabeth2016-04-27T16:58:13Z2007-08-032002-05-27Soares, Elizabeth. Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries. 2002. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11189The purpose of this study was to investigate the evolution that could be reached by students of 5th-8th grades in their knowledge of the broad sense of the order relationship arriving before or at the same time as during the delivery of a didactic intervention designed in the light of the theoretical framework of Brousseau. Students were challenged with problems dealing with the arrangement of characters in order of arrival, thus requiring non-numerical order relationships to be handled. For analyzing the answers, elements of Brousseau s Theory of Didactical Situations were employed, along with elements of Machado s investigations on the mechanisms of mother-tongue imbuement and of Polanyi s reflections on the structure of tacit knowing. With the help of these referentials, the answers were grouped into categories, which enabled problem-solving procedures to be observed, in addition to factors that were found to have facilitated or hindered the students search for all the range of solutions. These factors were related to the didactical contract, to mechanisms borrowed from the mother tongue, and to influences derived from other fields of knowledge. Results revealed that despite their lack of previous practice with problems having multiple solutions or with those involving non-numerical ordering, students were able to evolve in their knowledge by experiencing the teaching sequence delivered to themEsta pesquisa teve por objetivo estudar a evolução de conhecimentos alcançada por alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental a respeito do sentido amplo da relação de ordem chegar antes ou ao mesmo tempo que , ao se aplicar uma seqüência didática elaborada à luz do quadro teórico de Brousseau. Foram propostos aos alunos problemas envolvendo ordenações de personagens, de modo a levá-los a manipular relações de ordem não-numéricas. A análise das respostas contou não só com elementos da Teoria das Situações Didáticas, de Brousseau, mas também com elementos da impregnação da Língua Materna, de Machado, e do conhecimento tácito, de Polanyi. Com o auxílio desses referenciais, as respostas puderam ser agrupadas em categorias, nas quais se evidenciam não apenas procedimentos para a busca de soluções, mas também fatores que facilitaram e outros que dificultaram o alcance de todas as soluções possíveis fatores esses relacionados com o contrato didático, com a impregnação da Língua Materna e com influências de outras áreas de conhecimento. Os resultados obtidos permitiram concluir que os alunos não tinham familiaridade com problemas com múltiplas soluções, nem com problemas envolvendo ordenações não-numéricas, mas que puderam progredir ao vivenciarem a aplicação da seqüência didática propostaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22085/dissertacao_elizabeth_soares.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoProblemas de ordenacaoEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª sériesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_elizabeth_soares.pdf.txtdissertacao_elizabeth_soares.pdf.txtExtracted texttext/plain295930https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11189/3/dissertacao_elizabeth_soares.pdf.txtc63b069359a77ab84787f3f7a12c51d8MD53ORIGINALdissertacao_elizabeth_soares.pdfapplication/pdf607526https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11189/1/dissertacao_elizabeth_soares.pdf962068a5a7e0968574b6eb6c0789b9cbMD51THUMBNAILdissertacao_elizabeth_soares.pdf.jpgdissertacao_elizabeth_soares.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11189/2/dissertacao_elizabeth_soares.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/111892022-04-27 21:09:26.292oai:repositorio.pucsp.br:handle/11189Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T00:09:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries
title Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries
spellingShingle Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries
Soares, Elizabeth
Problemas de ordenacao
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries
title_full Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries
title_fullStr Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries
title_full_unstemmed Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries
title_sort Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries
author Soares, Elizabeth
author_facet Soares, Elizabeth
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Elizabeth
contributor_str_mv Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas de ordenacao
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
topic Problemas de ordenacao
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The purpose of this study was to investigate the evolution that could be reached by students of 5th-8th grades in their knowledge of the broad sense of the order relationship arriving before or at the same time as during the delivery of a didactic intervention designed in the light of the theoretical framework of Brousseau. Students were challenged with problems dealing with the arrangement of characters in order of arrival, thus requiring non-numerical order relationships to be handled. For analyzing the answers, elements of Brousseau s Theory of Didactical Situations were employed, along with elements of Machado s investigations on the mechanisms of mother-tongue imbuement and of Polanyi s reflections on the structure of tacit knowing. With the help of these referentials, the answers were grouped into categories, which enabled problem-solving procedures to be observed, in addition to factors that were found to have facilitated or hindered the students search for all the range of solutions. These factors were related to the didactical contract, to mechanisms borrowed from the mother tongue, and to influences derived from other fields of knowledge. Results revealed that despite their lack of previous practice with problems having multiple solutions or with those involving non-numerical ordering, students were able to evolve in their knowledge by experiencing the teaching sequence delivered to them
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-05-27
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Soares, Elizabeth. Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries. 2002. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11189
identifier_str_mv Soares, Elizabeth. Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries. 2002. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11189/3/dissertacao_elizabeth_soares.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11189/1/dissertacao_elizabeth_soares.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11189/2/dissertacao_elizabeth_soares.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c63b069359a77ab84787f3f7a12c51d8
962068a5a7e0968574b6eb6c0789b9cb
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424087330062336