Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries
Ano de defesa: | 2002 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11189 |
Resumo: | The purpose of this study was to investigate the evolution that could be reached by students of 5th-8th grades in their knowledge of the broad sense of the order relationship arriving before or at the same time as during the delivery of a didactic intervention designed in the light of the theoretical framework of Brousseau. Students were challenged with problems dealing with the arrangement of characters in order of arrival, thus requiring non-numerical order relationships to be handled. For analyzing the answers, elements of Brousseau s Theory of Didactical Situations were employed, along with elements of Machado s investigations on the mechanisms of mother-tongue imbuement and of Polanyi s reflections on the structure of tacit knowing. With the help of these referentials, the answers were grouped into categories, which enabled problem-solving procedures to be observed, in addition to factors that were found to have facilitated or hindered the students search for all the range of solutions. These factors were related to the didactical contract, to mechanisms borrowed from the mother tongue, and to influences derived from other fields of knowledge. Results revealed that despite their lack of previous practice with problems having multiple solutions or with those involving non-numerical ordering, students were able to evolve in their knowledge by experiencing the teaching sequence delivered to them |
id |
PUC_SP-1_4cb50558463cf63530fa10ee28277f22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11189 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Maranhão, Maria Cristina Souza de AlbuquerqueSoares, Elizabeth2016-04-27T16:58:13Z2007-08-032002-05-27Soares, Elizabeth. Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries. 2002. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11189The purpose of this study was to investigate the evolution that could be reached by students of 5th-8th grades in their knowledge of the broad sense of the order relationship arriving before or at the same time as during the delivery of a didactic intervention designed in the light of the theoretical framework of Brousseau. Students were challenged with problems dealing with the arrangement of characters in order of arrival, thus requiring non-numerical order relationships to be handled. For analyzing the answers, elements of Brousseau s Theory of Didactical Situations were employed, along with elements of Machado s investigations on the mechanisms of mother-tongue imbuement and of Polanyi s reflections on the structure of tacit knowing. With the help of these referentials, the answers were grouped into categories, which enabled problem-solving procedures to be observed, in addition to factors that were found to have facilitated or hindered the students search for all the range of solutions. These factors were related to the didactical contract, to mechanisms borrowed from the mother tongue, and to influences derived from other fields of knowledge. Results revealed that despite their lack of previous practice with problems having multiple solutions or with those involving non-numerical ordering, students were able to evolve in their knowledge by experiencing the teaching sequence delivered to themEsta pesquisa teve por objetivo estudar a evolução de conhecimentos alcançada por alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental a respeito do sentido amplo da relação de ordem chegar antes ou ao mesmo tempo que , ao se aplicar uma seqüência didática elaborada à luz do quadro teórico de Brousseau. Foram propostos aos alunos problemas envolvendo ordenações de personagens, de modo a levá-los a manipular relações de ordem não-numéricas. A análise das respostas contou não só com elementos da Teoria das Situações Didáticas, de Brousseau, mas também com elementos da impregnação da Língua Materna, de Machado, e do conhecimento tácito, de Polanyi. Com o auxílio desses referenciais, as respostas puderam ser agrupadas em categorias, nas quais se evidenciam não apenas procedimentos para a busca de soluções, mas também fatores que facilitaram e outros que dificultaram o alcance de todas as soluções possíveis fatores esses relacionados com o contrato didático, com a impregnação da Língua Materna e com influências de outras áreas de conhecimento. Os resultados obtidos permitiram concluir que os alunos não tinham familiaridade com problemas com múltiplas soluções, nem com problemas envolvendo ordenações não-numéricas, mas que puderam progredir ao vivenciarem a aplicação da seqüência didática propostaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22085/dissertacao_elizabeth_soares.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoProblemas de ordenacaoEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª sériesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTdissertacao_elizabeth_soares.pdf.txtdissertacao_elizabeth_soares.pdf.txtExtracted texttext/plain295930https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11189/3/dissertacao_elizabeth_soares.pdf.txtc63b069359a77ab84787f3f7a12c51d8MD53ORIGINALdissertacao_elizabeth_soares.pdfapplication/pdf607526https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11189/1/dissertacao_elizabeth_soares.pdf962068a5a7e0968574b6eb6c0789b9cbMD51THUMBNAILdissertacao_elizabeth_soares.pdf.jpgdissertacao_elizabeth_soares.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11189/2/dissertacao_elizabeth_soares.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/111892022-04-27 21:09:26.292oai:repositorio.pucsp.br:handle/11189Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T00:09:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries |
title |
Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries |
spellingShingle |
Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries Soares, Elizabeth Problemas de ordenacao Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries |
title_full |
Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries |
title_fullStr |
Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries |
title_full_unstemmed |
Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries |
title_sort |
Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries |
author |
Soares, Elizabeth |
author_facet |
Soares, Elizabeth |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Elizabeth |
contributor_str_mv |
Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas de ordenacao Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino |
topic |
Problemas de ordenacao Educacao matematica Matematica -- Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The purpose of this study was to investigate the evolution that could be reached by students of 5th-8th grades in their knowledge of the broad sense of the order relationship arriving before or at the same time as during the delivery of a didactic intervention designed in the light of the theoretical framework of Brousseau. Students were challenged with problems dealing with the arrangement of characters in order of arrival, thus requiring non-numerical order relationships to be handled. For analyzing the answers, elements of Brousseau s Theory of Didactical Situations were employed, along with elements of Machado s investigations on the mechanisms of mother-tongue imbuement and of Polanyi s reflections on the structure of tacit knowing. With the help of these referentials, the answers were grouped into categories, which enabled problem-solving procedures to be observed, in addition to factors that were found to have facilitated or hindered the students search for all the range of solutions. These factors were related to the didactical contract, to mechanisms borrowed from the mother tongue, and to influences derived from other fields of knowledge. Results revealed that despite their lack of previous practice with problems having multiple solutions or with those involving non-numerical ordering, students were able to evolve in their knowledge by experiencing the teaching sequence delivered to them |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002-05-27 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-08-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:58:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Soares, Elizabeth. Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries. 2002. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11189 |
identifier_str_mv |
Soares, Elizabeth. Uma intervenção didática para a aprendizagem do significado amplo da relação de ordem 'chegar antes ou junto de' com alunos de 5ª a 8ª séries. 2002. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11189/3/dissertacao_elizabeth_soares.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11189/1/dissertacao_elizabeth_soares.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11189/2/dissertacao_elizabeth_soares.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c63b069359a77ab84787f3f7a12c51d8 962068a5a7e0968574b6eb6c0789b9cb cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424087330062336 |