O compromisso formativo dos cursos de Administração com a realidade local

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Teixeira, Marina Codo Andrade lattes
Orientador(a): Oliveira, Antonio Benedito Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9871
Resumo: This study aims to analyze the articulation between theory and practice as a constitutive part of the training commitment of the business courses in order to observe the social contribution to the local reality that they are inserted. For that, it was necessary to review the literature including the history of the business courses, the curriculum design in the higher education as well as the curriculum in the Business course in line with social responsibility. After that, a multiple case study of qualitative character was developed including three business courses from different cities in order to analyze the regional integration in the curriculum by analysing normative documents, interviews with coordinators, professors and students. The results show that the social function of the Business courses have been designed to ensure the students entrance. There is no effective concern for regional integration, as well as the course can be conducted to have a formative commitment in line with regional needs. A possible solution to reverse the scrapping of higher Education is to create more accurate tools to evaluate courses that determine working hours, career plan, extra classroom projects and egress monitoring always aiming quality rather than profitability
id PUC_SP-1_52c9a3dc0c606cae79f142ebb91a5085
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9871
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Oliveira, Antonio Benedito Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227273D4Teixeira, Marina Codo Andrade2016-04-27T14:31:40Z2016-02-042015-12-10Teixeira, Marina Codo Andrade. O compromisso formativo dos cursos de Administração com a realidade local. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9871This study aims to analyze the articulation between theory and practice as a constitutive part of the training commitment of the business courses in order to observe the social contribution to the local reality that they are inserted. For that, it was necessary to review the literature including the history of the business courses, the curriculum design in the higher education as well as the curriculum in the Business course in line with social responsibility. After that, a multiple case study of qualitative character was developed including three business courses from different cities in order to analyze the regional integration in the curriculum by analysing normative documents, interviews with coordinators, professors and students. The results show that the social function of the Business courses have been designed to ensure the students entrance. There is no effective concern for regional integration, as well as the course can be conducted to have a formative commitment in line with regional needs. A possible solution to reverse the scrapping of higher Education is to create more accurate tools to evaluate courses that determine working hours, career plan, extra classroom projects and egress monitoring always aiming quality rather than profitabilityO presente estudo visa analisar a articulação teoria e prática como parte constitutiva do compromisso formativo dos cursos de administração, no sentido de verificar a contribuição social na realidade local que estão inseridos. Para isso, foi necessário fazer uma revisão de literatura abordando o histórico dos cursos de Administração, a concepção de currículo no ensino superior e o currículo do curso de Administração alinhado à responsabilidade social. Após a revisão de literatura, foi feito um estudo de caso múltiplo de caráter qualitativo com três cursos de Administração em cidades distintas para analisar a inserção regional no currículo por meio da análise dos documentos normativos, entrevistas com coordenadores, professores e alunos. Os resultados apontam que a função social dos cursos de Administração é concebida apenas para garantir a entrada de alunos. Não há uma preocupação efetiva com a inserção regional e em como o curso pode ser conduzido para ter um compromisso formativo alinhado com as necessidades regionais. A possível saída para reverter o sucateamento do Ensino Superior é criar ferramentas mais rigorosas de avaliação dos cursos que determinem jornadas de trabalho, plano de carreira, projetos extra sala e acompanhamento de egresso visando sempre a qualidade e não a rentabilidadeapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22891/Marina%20Codo%20Andrade%20Teixeira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoEducação superiorCursos de AdministraçãoCompromisso FormativoHigher educationCurriculumBusiness coursesFormative commitmentCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISO compromisso formativo dos cursos de Administração com a realidade localinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarina Codo Andrade Teixeira.pdf.txtMarina Codo Andrade Teixeira.pdf.txtExtracted texttext/plain389109https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9871/3/Marina%20Codo%20Andrade%20Teixeira.pdf.txta2705e0bf75fe45b0055e495fec0df3aMD53ORIGINALMarina Codo Andrade Teixeira.pdfapplication/pdf1939118https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9871/1/Marina%20Codo%20Andrade%20Teixeira.pdf40391667b723c319c756a2a4bf5c6886MD51THUMBNAILMarina Codo Andrade Teixeira.pdf.jpgMarina Codo Andrade Teixeira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9871/2/Marina%20Codo%20Andrade%20Teixeira.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/98712022-04-27 09:15:39.235oai:repositorio.pucsp.br:handle/9871Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T12:15:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O compromisso formativo dos cursos de Administração com a realidade local
title O compromisso formativo dos cursos de Administração com a realidade local
spellingShingle O compromisso formativo dos cursos de Administração com a realidade local
Teixeira, Marina Codo Andrade
Educação superior
Cursos de Administração
Compromisso Formativo
Higher education
Curriculum
Business courses
Formative commitment
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short O compromisso formativo dos cursos de Administração com a realidade local
title_full O compromisso formativo dos cursos de Administração com a realidade local
title_fullStr O compromisso formativo dos cursos de Administração com a realidade local
title_full_unstemmed O compromisso formativo dos cursos de Administração com a realidade local
title_sort O compromisso formativo dos cursos de Administração com a realidade local
author Teixeira, Marina Codo Andrade
author_facet Teixeira, Marina Codo Andrade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Antonio Benedito Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227273D4
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Marina Codo Andrade
contributor_str_mv Oliveira, Antonio Benedito Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Cursos de Administração
Compromisso Formativo
topic Educação superior
Cursos de Administração
Compromisso Formativo
Higher education
Curriculum
Business courses
Formative commitment
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Curriculum
Business courses
Formative commitment
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description This study aims to analyze the articulation between theory and practice as a constitutive part of the training commitment of the business courses in order to observe the social contribution to the local reality that they are inserted. For that, it was necessary to review the literature including the history of the business courses, the curriculum design in the higher education as well as the curriculum in the Business course in line with social responsibility. After that, a multiple case study of qualitative character was developed including three business courses from different cities in order to analyze the regional integration in the curriculum by analysing normative documents, interviews with coordinators, professors and students. The results show that the social function of the Business courses have been designed to ensure the students entrance. There is no effective concern for regional integration, as well as the course can be conducted to have a formative commitment in line with regional needs. A possible solution to reverse the scrapping of higher Education is to create more accurate tools to evaluate courses that determine working hours, career plan, extra classroom projects and egress monitoring always aiming quality rather than profitability
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:31:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Teixeira, Marina Codo Andrade. O compromisso formativo dos cursos de Administração com a realidade local. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9871
identifier_str_mv Teixeira, Marina Codo Andrade. O compromisso formativo dos cursos de Administração com a realidade local. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9871/3/Marina%20Codo%20Andrade%20Teixeira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9871/1/Marina%20Codo%20Andrade%20Teixeira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9871/2/Marina%20Codo%20Andrade%20Teixeira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a2705e0bf75fe45b0055e495fec0df3a
40391667b723c319c756a2a4bf5c6886
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424067811868672