Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
|
Departamento: |
Psicologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16514 |
Resumo: | The present society requires readers that have the capacity of interacting with a variety of informations adopting reading strategies that enable the comprehension of those informations. So this work inserts in qualitative research and seeks to reflect about what teachers from the elementary instruction of the various knowledge areas think about reading, the importance of the applications of reading strategies by students and if these strategies, form teachers point of view have contributed to the development students autonomous reading, considering the exigencies in the current society. As subjects, seven teachers of the various knowledge areas (Portuguese, Mathematics, Science, History, Geography, Arts and Physical Education) of a public school from the municipal teaching net, in São Paulo participated. Data collection was made by semi-structured interviews. Data treatment conducted to the analysis axis creation through which searching to understand and reflect about the proposed objective. The results revealed that reading and reading strategies are considered on fragmented forms and do not yet constitute themselves instruments for students participative insertion in the contemporary world |
id |
PUC_SP-1_599b7d1eb125e8e81d136c8318b0ca17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16514 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira, Maria Celina Teixeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4278002H4Kissilevitc, Elza2016-04-28T20:57:54Z2009-05-252009-04-30Kissilevitc, Elza. Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental. 2009. 179 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16514The present society requires readers that have the capacity of interacting with a variety of informations adopting reading strategies that enable the comprehension of those informations. So this work inserts in qualitative research and seeks to reflect about what teachers from the elementary instruction of the various knowledge areas think about reading, the importance of the applications of reading strategies by students and if these strategies, form teachers point of view have contributed to the development students autonomous reading, considering the exigencies in the current society. As subjects, seven teachers of the various knowledge areas (Portuguese, Mathematics, Science, History, Geography, Arts and Physical Education) of a public school from the municipal teaching net, in São Paulo participated. Data collection was made by semi-structured interviews. Data treatment conducted to the analysis axis creation through which searching to understand and reflect about the proposed objective. The results revealed that reading and reading strategies are considered on fragmented forms and do not yet constitute themselves instruments for students participative insertion in the contemporary worldA sociedade atual exige leitores que sejam capazes de interagir com uma variedade de informações utilizando estratégias de leitura que possibilitam a compreensão dessas informações. Assim, este trabalho insere-se na pesquisa qualitativa e tem por objetivo refletir sobre o que pensam os professores do ensino fundamental das diversas áreas de conhecimento, acerca da leitura, da importância do uso das estratégias de leitura pelos alunos e se essas estratégias, do ponto de vista dos professores, têm contribuído para o desenvolvimento de uma leitura autônoma dos alunos considerando as exigências estabelecidas na sociedade atual. Participaram como sujeitos sete professores das diversas áreas de conhecimento (Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física) de uma escola pública da rede municipal de ensino de São Paulo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. O tratamento dos dados conduziu à criação de eixos de análise por meio dos quais se buscou compreender e refletir sobre o objetivo proposto. Os resultados revelaram que a leitura e as estratégias leitoras são abordadas de forma fragmentada e ainda não se constituem em instrumentos para inserção participativa dos alunos no mundo contemporâneoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32707/Elza%20Kissilevitc.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaEstratégias de leituraEnsino e aprendizagemInteresses na leituraLeituraProfessores de ensino fundamental -- Livros e leituraSignificative readingReading strategiesTeaching and learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALEstratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTElza Kissilevitc.pdf.txtElza Kissilevitc.pdf.txtExtracted texttext/plain450017https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16514/3/Elza%20Kissilevitc.pdf.txt25e95db184f70ad48fdb840766f0953fMD53ORIGINALElza Kissilevitc.pdfapplication/pdf1114268https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16514/1/Elza%20Kissilevitc.pdf1ab0134f8b08f6c5486b0937e0f3302bMD51THUMBNAILElza Kissilevitc.pdf.jpgElza Kissilevitc.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3853https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16514/2/Elza%20Kissilevitc.pdf.jpg4c6983070ecbdd3045ef815dadaa84aeMD52handle/165142022-04-27 16:28:19.629oai:repositorio.pucsp.br:handle/16514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T19:28:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental |
title |
Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental |
spellingShingle |
Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental Kissilevitc, Elza Estratégias de leitura Ensino e aprendizagem Interesses na leitura Leitura Professores de ensino fundamental -- Livros e leitura Significative reading Reading strategies Teaching and learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental |
title_full |
Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental |
title_fullStr |
Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental |
title_sort |
Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental |
author |
Kissilevitc, Elza |
author_facet |
Kissilevitc, Elza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Maria Celina Teixeira |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4278002H4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kissilevitc, Elza |
contributor_str_mv |
Vieira, Maria Celina Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de leitura Ensino e aprendizagem Interesses na leitura Leitura Professores de ensino fundamental -- Livros e leitura |
topic |
Estratégias de leitura Ensino e aprendizagem Interesses na leitura Leitura Professores de ensino fundamental -- Livros e leitura Significative reading Reading strategies Teaching and learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Significative reading Reading strategies Teaching and learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The present society requires readers that have the capacity of interacting with a variety of informations adopting reading strategies that enable the comprehension of those informations. So this work inserts in qualitative research and seeks to reflect about what teachers from the elementary instruction of the various knowledge areas think about reading, the importance of the applications of reading strategies by students and if these strategies, form teachers point of view have contributed to the development students autonomous reading, considering the exigencies in the current society. As subjects, seven teachers of the various knowledge areas (Portuguese, Mathematics, Science, History, Geography, Arts and Physical Education) of a public school from the municipal teaching net, in São Paulo participated. Data collection was made by semi-structured interviews. Data treatment conducted to the analysis axis creation through which searching to understand and reflect about the proposed objective. The results revealed that reading and reading strategies are considered on fragmented forms and do not yet constitute themselves instruments for students participative insertion in the contemporary world |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-05-25 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-04-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:57:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Kissilevitc, Elza. Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental. 2009. 179 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16514 |
identifier_str_mv |
Kissilevitc, Elza. Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental. 2009. 179 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16514/3/Elza%20Kissilevitc.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16514/1/Elza%20Kissilevitc.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16514/2/Elza%20Kissilevitc.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25e95db184f70ad48fdb840766f0953f 1ab0134f8b08f6c5486b0937e0f3302b 4c6983070ecbdd3045ef815dadaa84ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424092960915456 |