Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Kissilevitc, Elza lattes
Orientador(a): Vieira, Maria Celina Teixeira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16514
Resumo: The present society requires readers that have the capacity of interacting with a variety of informations adopting reading strategies that enable the comprehension of those informations. So this work inserts in qualitative research and seeks to reflect about what teachers from the elementary instruction of the various knowledge areas think about reading, the importance of the applications of reading strategies by students and if these strategies, form teachers point of view have contributed to the development students autonomous reading, considering the exigencies in the current society. As subjects, seven teachers of the various knowledge areas (Portuguese, Mathematics, Science, History, Geography, Arts and Physical Education) of a public school from the municipal teaching net, in São Paulo participated. Data collection was made by semi-structured interviews. Data treatment conducted to the analysis axis creation through which searching to understand and reflect about the proposed objective. The results revealed that reading and reading strategies are considered on fragmented forms and do not yet constitute themselves instruments for students participative insertion in the contemporary world
id PUC_SP-1_599b7d1eb125e8e81d136c8318b0ca17
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16514
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Vieira, Maria Celina Teixeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4278002H4Kissilevitc, Elza2016-04-28T20:57:54Z2009-05-252009-04-30Kissilevitc, Elza. Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental. 2009. 179 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16514The present society requires readers that have the capacity of interacting with a variety of informations adopting reading strategies that enable the comprehension of those informations. So this work inserts in qualitative research and seeks to reflect about what teachers from the elementary instruction of the various knowledge areas think about reading, the importance of the applications of reading strategies by students and if these strategies, form teachers point of view have contributed to the development students autonomous reading, considering the exigencies in the current society. As subjects, seven teachers of the various knowledge areas (Portuguese, Mathematics, Science, History, Geography, Arts and Physical Education) of a public school from the municipal teaching net, in São Paulo participated. Data collection was made by semi-structured interviews. Data treatment conducted to the analysis axis creation through which searching to understand and reflect about the proposed objective. The results revealed that reading and reading strategies are considered on fragmented forms and do not yet constitute themselves instruments for students participative insertion in the contemporary worldA sociedade atual exige leitores que sejam capazes de interagir com uma variedade de informações utilizando estratégias de leitura que possibilitam a compreensão dessas informações. Assim, este trabalho insere-se na pesquisa qualitativa e tem por objetivo refletir sobre o que pensam os professores do ensino fundamental das diversas áreas de conhecimento, acerca da leitura, da importância do uso das estratégias de leitura pelos alunos e se essas estratégias, do ponto de vista dos professores, têm contribuído para o desenvolvimento de uma leitura autônoma dos alunos considerando as exigências estabelecidas na sociedade atual. Participaram como sujeitos sete professores das diversas áreas de conhecimento (Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física) de uma escola pública da rede municipal de ensino de São Paulo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. O tratamento dos dados conduziu à criação de eixos de análise por meio dos quais se buscou compreender e refletir sobre o objetivo proposto. Os resultados revelaram que a leitura e as estratégias leitoras são abordadas de forma fragmentada e ainda não se constituem em instrumentos para inserção participativa dos alunos no mundo contemporâneoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32707/Elza%20Kissilevitc.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaEstratégias de leituraEnsino e aprendizagemInteresses na leituraLeituraProfessores de ensino fundamental -- Livros e leituraSignificative readingReading strategiesTeaching and learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALEstratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTElza Kissilevitc.pdf.txtElza Kissilevitc.pdf.txtExtracted texttext/plain450017https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16514/3/Elza%20Kissilevitc.pdf.txt25e95db184f70ad48fdb840766f0953fMD53ORIGINALElza Kissilevitc.pdfapplication/pdf1114268https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16514/1/Elza%20Kissilevitc.pdf1ab0134f8b08f6c5486b0937e0f3302bMD51THUMBNAILElza Kissilevitc.pdf.jpgElza Kissilevitc.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3853https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16514/2/Elza%20Kissilevitc.pdf.jpg4c6983070ecbdd3045ef815dadaa84aeMD52handle/165142022-04-27 16:28:19.629oai:repositorio.pucsp.br:handle/16514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T19:28:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental
title Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental
spellingShingle Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental
Kissilevitc, Elza
Estratégias de leitura
Ensino e aprendizagem
Interesses na leitura
Leitura
Professores de ensino fundamental -- Livros e leitura
Significative reading
Reading strategies
Teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental
title_full Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental
title_fullStr Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental
title_full_unstemmed Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental
title_sort Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental
author Kissilevitc, Elza
author_facet Kissilevitc, Elza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Maria Celina Teixeira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4278002H4
dc.contributor.author.fl_str_mv Kissilevitc, Elza
contributor_str_mv Vieira, Maria Celina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de leitura
Ensino e aprendizagem
Interesses na leitura
Leitura
Professores de ensino fundamental -- Livros e leitura
topic Estratégias de leitura
Ensino e aprendizagem
Interesses na leitura
Leitura
Professores de ensino fundamental -- Livros e leitura
Significative reading
Reading strategies
Teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Significative reading
Reading strategies
Teaching and learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The present society requires readers that have the capacity of interacting with a variety of informations adopting reading strategies that enable the comprehension of those informations. So this work inserts in qualitative research and seeks to reflect about what teachers from the elementary instruction of the various knowledge areas think about reading, the importance of the applications of reading strategies by students and if these strategies, form teachers point of view have contributed to the development students autonomous reading, considering the exigencies in the current society. As subjects, seven teachers of the various knowledge areas (Portuguese, Mathematics, Science, History, Geography, Arts and Physical Education) of a public school from the municipal teaching net, in São Paulo participated. Data collection was made by semi-structured interviews. Data treatment conducted to the analysis axis creation through which searching to understand and reflect about the proposed objective. The results revealed that reading and reading strategies are considered on fragmented forms and do not yet constitute themselves instruments for students participative insertion in the contemporary world
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-05-25
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Kissilevitc, Elza. Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental. 2009. 179 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16514
identifier_str_mv Kissilevitc, Elza. Estratégias de leitura para uma sociedade da informação: um estudo com professores do ensino fundamental. 2009. 179 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16514/3/Elza%20Kissilevitc.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16514/1/Elza%20Kissilevitc.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16514/2/Elza%20Kissilevitc.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 25e95db184f70ad48fdb840766f0953f
1ab0134f8b08f6c5486b0937e0f3302b
4c6983070ecbdd3045ef815dadaa84ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424092960915456