Os alunos da rede pública não tem interesse em apreender a língua inglesa: vamos refletir, ou simplesmente lamentar?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Silva, Neide Batista da
Orientador(a): Celani, Maria Antonieta Alba
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Departamento: Lingüística
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13811
Resumo: This research aims at investigating my classroom practices, bearing in mind the process of English language teaching learning in a public school. It tries to find out the students historic and social context as a way to analyze the representations, worries and dreams, which the students bring to the school context. The research is qualitative in approach (André, 1995/2000), and can be seen as critical ethnographic action research (Kincheloe, 1993/1997 and André, 1995/2000), as the researcherteacher intends to change the learning context. The theoretical framework of the research is organized in six parts: 1) Theories proposed by Vygotsky (1930/1998 e 1934/1999); 2) The role of language by Bakhtin (1953/2003 e 1929/2004); 3) The role of representations in the foreign language teaching-learning process (Moscovici, 1984); 4) Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 1998); 5) The reflective teacher (Freire, 1970/1987) and Moita Lopes (1996/2000); 6) The concepts of banking and problematizing education by Freire (1970/1987); Bakthin s concept of language (1953/2003 e 1929/2004) and Heuristics (Moustakas, 1990), are used as a theorical tool for analyzing and interpreting data. The data analysis offers an interesting framework to discuss knowledge construction during interaction between researcher-teacher and students in the classroom. Through strategies and reflective practices the students are lead to understand their importance in the world, in such a way that they become critical, conscious and communicatively competent in a second language
id PUC_SP-1_63f7e3d16b8962d65ada531057349646
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13811
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Celani, Maria Antonieta AlbaSilva, Neide Batista da2016-04-28T18:23:17Z2007-09-132006-08-21Silva, Neide Batista da. Os alunos da rede pública não tem interesse em apreender a língua inglesa: vamos refletir, ou simplesmente lamentar?. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13811This research aims at investigating my classroom practices, bearing in mind the process of English language teaching learning in a public school. It tries to find out the students historic and social context as a way to analyze the representations, worries and dreams, which the students bring to the school context. The research is qualitative in approach (André, 1995/2000), and can be seen as critical ethnographic action research (Kincheloe, 1993/1997 and André, 1995/2000), as the researcherteacher intends to change the learning context. The theoretical framework of the research is organized in six parts: 1) Theories proposed by Vygotsky (1930/1998 e 1934/1999); 2) The role of language by Bakhtin (1953/2003 e 1929/2004); 3) The role of representations in the foreign language teaching-learning process (Moscovici, 1984); 4) Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 1998); 5) The reflective teacher (Freire, 1970/1987) and Moita Lopes (1996/2000); 6) The concepts of banking and problematizing education by Freire (1970/1987); Bakthin s concept of language (1953/2003 e 1929/2004) and Heuristics (Moustakas, 1990), are used as a theorical tool for analyzing and interpreting data. The data analysis offers an interesting framework to discuss knowledge construction during interaction between researcher-teacher and students in the classroom. Through strategies and reflective practices the students are lead to understand their importance in the world, in such a way that they become critical, conscious and communicatively competent in a second languageEsta pesquisa tem como objetivo rever as minhas práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa no contexto da escola pública. Procura-se descobrir o contexto sócio-histórico a que os alunos pertencem, como um meio para analisar as suas representações, preocupações e sonhos que trazem para o contexto escolar. A pesquisa está inserida na abordagem qualitativa (André, 1995/2000), é pesquisa ação crítica (Kincheloe, 1993/1997), de natureza etnográfica (André, 1995/2000), uma vez que a professora-pesquisadora tem por objetivo intervir no contexto estudado. A fundamentação teórica está organizada em 06 seções: 1)Ensino- Aprendizagem, tendo como referencial teórico Vygotsky (1930/1998 e 1934/1999); 2) O papel da linguagem, utilizando o conceito Bakhtiniano (1953/2003 e 1929/2004); 3) O papel das representações no ensino-aprendizagem (Moscovici, 1984); 4) Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Estrangeira (Brasil, 1998); 5) O papel do professor reflexivo (Freire,1970/1987) e Moita Lopes (1996/2000); 6) Concepção Bancária e problematizadora da Educação (Freire, 1970/1987); e por último, O Conceito Bakhtiniano da linguagem (1953/2003 e 1929/2004) e a Heurística (Moustakas, 1990), são usados como referenciais teóricos para análise dos dados. A análise dos dados revela que as interações, assim como as ações da professora-pesquisadora em sala de aula, podem propiciar a construção de conhecimento. Através de estratégias e reflexões, procura-se direcionar os alunos para que sejam capazes de perceber a sua importância no mundo, tornando-os conscientes, críticos e engajados discursivamenteSecretaria da Educaçãoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30577/NEIDE%20BATISTA%20DA%20SILVA.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaEnsino-aprendizagem língua inglesaLinguagemProfessor reflexivoLingua inglesa (Ensino fundamental)Lingua inglesa -- Estudo e ensinoProfessores de inglesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAOs alunos da rede pública não tem interesse em apreender a língua inglesa: vamos refletir, ou simplesmente lamentar?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTNEIDE BATISTA DA SILVA.pdf.txtNEIDE BATISTA DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain347877https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13811/3/NEIDE%20BATISTA%20DA%20SILVA.pdf.txtf74ab813450356af103a8feb627ace12MD53ORIGINALNEIDE BATISTA DA SILVA.pdfapplication/pdf1044032https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13811/1/NEIDE%20BATISTA%20DA%20SILVA.pdf3b8f90ae27a8d611121132860797343eMD51THUMBNAILNEIDE BATISTA DA SILVA.pdf.jpgNEIDE BATISTA DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13811/2/NEIDE%20BATISTA%20DA%20SILVA.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/138112022-04-28 11:22:36.129oai:repositorio.pucsp.br:handle/13811Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T14:22:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Os alunos da rede pública não tem interesse em apreender a língua inglesa: vamos refletir, ou simplesmente lamentar?
title Os alunos da rede pública não tem interesse em apreender a língua inglesa: vamos refletir, ou simplesmente lamentar?
spellingShingle Os alunos da rede pública não tem interesse em apreender a língua inglesa: vamos refletir, ou simplesmente lamentar?
Silva, Neide Batista da
Ensino-aprendizagem língua inglesa
Linguagem
Professor reflexivo
Lingua inglesa (Ensino fundamental)
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Professores de ingles
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Os alunos da rede pública não tem interesse em apreender a língua inglesa: vamos refletir, ou simplesmente lamentar?
title_full Os alunos da rede pública não tem interesse em apreender a língua inglesa: vamos refletir, ou simplesmente lamentar?
title_fullStr Os alunos da rede pública não tem interesse em apreender a língua inglesa: vamos refletir, ou simplesmente lamentar?
title_full_unstemmed Os alunos da rede pública não tem interesse em apreender a língua inglesa: vamos refletir, ou simplesmente lamentar?
title_sort Os alunos da rede pública não tem interesse em apreender a língua inglesa: vamos refletir, ou simplesmente lamentar?
author Silva, Neide Batista da
author_facet Silva, Neide Batista da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Neide Batista da
contributor_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem língua inglesa
Linguagem
Professor reflexivo
Lingua inglesa (Ensino fundamental)
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Professores de ingles
topic Ensino-aprendizagem língua inglesa
Linguagem
Professor reflexivo
Lingua inglesa (Ensino fundamental)
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Professores de ingles
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This research aims at investigating my classroom practices, bearing in mind the process of English language teaching learning in a public school. It tries to find out the students historic and social context as a way to analyze the representations, worries and dreams, which the students bring to the school context. The research is qualitative in approach (André, 1995/2000), and can be seen as critical ethnographic action research (Kincheloe, 1993/1997 and André, 1995/2000), as the researcherteacher intends to change the learning context. The theoretical framework of the research is organized in six parts: 1) Theories proposed by Vygotsky (1930/1998 e 1934/1999); 2) The role of language by Bakhtin (1953/2003 e 1929/2004); 3) The role of representations in the foreign language teaching-learning process (Moscovici, 1984); 4) Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 1998); 5) The reflective teacher (Freire, 1970/1987) and Moita Lopes (1996/2000); 6) The concepts of banking and problematizing education by Freire (1970/1987); Bakthin s concept of language (1953/2003 e 1929/2004) and Heuristics (Moustakas, 1990), are used as a theorical tool for analyzing and interpreting data. The data analysis offers an interesting framework to discuss knowledge construction during interaction between researcher-teacher and students in the classroom. Through strategies and reflective practices the students are lead to understand their importance in the world, in such a way that they become critical, conscious and communicatively competent in a second language
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-21
dc.date.available.fl_str_mv 2007-09-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:23:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Neide Batista da. Os alunos da rede pública não tem interesse em apreender a língua inglesa: vamos refletir, ou simplesmente lamentar?. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13811
identifier_str_mv Silva, Neide Batista da. Os alunos da rede pública não tem interesse em apreender a língua inglesa: vamos refletir, ou simplesmente lamentar?. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13811/3/NEIDE%20BATISTA%20DA%20SILVA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13811/1/NEIDE%20BATISTA%20DA%20SILVA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13811/2/NEIDE%20BATISTA%20DA%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f74ab813450356af103a8feb627ace12
3b8f90ae27a8d611121132860797343e
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423960065441792