Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1995
Autor(a) principal: Garcia, Olgair Gomes
Orientador(a): Saul, Ana Maria
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10159
Resumo: Este trabalho resulta de um projeto de formação do educador desenvolvido pública uma estadual - em uma Escola-Padrão -- com um grupo de professores do período noturno, no HTP (Horário de Trabalho Pedagógico). O ponto partida utilizado para desencadear o processo de formação do educador foi a reflexão sobre A AULA, ou seja, a reflexão e análise da própria prática docente do grupo de professores. Inspirada pela própria metodologia que embasou o projeto, as categorias de análise teórica não foram definidas e trabalhadas a priori. Elas emergiram do processo e foram analisadas com apoio na experiência antes de se efetuar uma ampliação teórica mais consistente. A composição final, registrada neste texto, relata o processo vivenciado no HTP e em seguida análise das duas vertentes originadas dele: a arquitetura da aula e a formação do educador. O que aponta no final é a dialeticidade entre a aula a formação do educador. Com relação ao projeto em si, o que se destaca é, deum lado, as contribuições efetivas ao grupo de educadores que dele participaram e, por outro, as limitações aos avanços delineados, oriundas da própria organização escolar
id PUC_SP-1_68089fbb4e8878632a948556378415e5
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10159
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Saul, Ana MariaGarcia, Olgair Gomes2016-04-27T14:32:35Z2004-10-271995-03-30Garcia, Olgair Gomes. Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública. 1995. 281 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10159Este trabalho resulta de um projeto de formação do educador desenvolvido pública uma estadual - em uma Escola-Padrão -- com um grupo de professores do período noturno, no HTP (Horário de Trabalho Pedagógico). O ponto partida utilizado para desencadear o processo de formação do educador foi a reflexão sobre A AULA, ou seja, a reflexão e análise da própria prática docente do grupo de professores. Inspirada pela própria metodologia que embasou o projeto, as categorias de análise teórica não foram definidas e trabalhadas a priori. Elas emergiram do processo e foram analisadas com apoio na experiência antes de se efetuar uma ampliação teórica mais consistente. A composição final, registrada neste texto, relata o processo vivenciado no HTP e em seguida análise das duas vertentes originadas dele: a arquitetura da aula e a formação do educador. O que aponta no final é a dialeticidade entre a aula a formação do educador. Com relação ao projeto em si, o que se destaca é, deum lado, as contribuições efetivas ao grupo de educadores que dele participaram e, por outro, as limitações aos avanços delineados, oriundas da própria organização escolarapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22227/tese_32157.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoEscolas - Administração e organizaçãoProfessores - Formação profissionalorganização escolarprática docentesala de aulaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORefletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALtese_32157.pdfapplication/pdf4803328https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10159/1/tese_32157.pdf9daa7932ac5ff312dbba11bb85fabbcaMD51TEXTtese_32157.pdf.txttese_32157.pdf.txtExtracted Texttext/plain281https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10159/2/tese_32157.pdf.txteb9df0962c6037d48ea4780fea82a075MD52THUMBNAILtese_32157.pdf.jpgtese_32157.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3968https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10159/3/tese_32157.pdf.jpg431261d074c57c9bd7eaa6b31c84ba92MD53handle/101592022-04-28 03:27:43.164oai:repositorio.pucsp.br:handle/10159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T06:27:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública
title Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública
spellingShingle Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública
Garcia, Olgair Gomes
Escolas - Administração e organização
Professores - Formação profissional
organização escolar
prática docente
sala de aula
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública
title_full Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública
title_fullStr Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública
title_full_unstemmed Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública
title_sort Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública
author Garcia, Olgair Gomes
author_facet Garcia, Olgair Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saul, Ana Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Olgair Gomes
contributor_str_mv Saul, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Administração e organização
Professores - Formação profissional
organização escolar
prática docente
sala de aula
topic Escolas - Administração e organização
Professores - Formação profissional
organização escolar
prática docente
sala de aula
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho resulta de um projeto de formação do educador desenvolvido pública uma estadual - em uma Escola-Padrão -- com um grupo de professores do período noturno, no HTP (Horário de Trabalho Pedagógico). O ponto partida utilizado para desencadear o processo de formação do educador foi a reflexão sobre A AULA, ou seja, a reflexão e análise da própria prática docente do grupo de professores. Inspirada pela própria metodologia que embasou o projeto, as categorias de análise teórica não foram definidas e trabalhadas a priori. Elas emergiram do processo e foram analisadas com apoio na experiência antes de se efetuar uma ampliação teórica mais consistente. A composição final, registrada neste texto, relata o processo vivenciado no HTP e em seguida análise das duas vertentes originadas dele: a arquitetura da aula e a formação do educador. O que aponta no final é a dialeticidade entre a aula a formação do educador. Com relação ao projeto em si, o que se destaca é, deum lado, as contribuições efetivas ao grupo de educadores que dele participaram e, por outro, as limitações aos avanços delineados, oriundas da própria organização escolar
publishDate 1995
dc.date.issued.fl_str_mv 1995-03-30
dc.date.available.fl_str_mv 2004-10-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:32:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Garcia, Olgair Gomes. Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública. 1995. 281 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10159
identifier_str_mv Garcia, Olgair Gomes. Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública. 1995. 281 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10159/1/tese_32157.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10159/2/tese_32157.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10159/3/tese_32157.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9daa7932ac5ff312dbba11bb85fabbca
eb9df0962c6037d48ea4780fea82a075
431261d074c57c9bd7eaa6b31c84ba92
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423987236143104