Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública
Ano de defesa: | 1995 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10159 |
Resumo: | Este trabalho resulta de um projeto de formação do educador desenvolvido pública uma estadual - em uma Escola-Padrão -- com um grupo de professores do período noturno, no HTP (Horário de Trabalho Pedagógico). O ponto partida utilizado para desencadear o processo de formação do educador foi a reflexão sobre A AULA, ou seja, a reflexão e análise da própria prática docente do grupo de professores. Inspirada pela própria metodologia que embasou o projeto, as categorias de análise teórica não foram definidas e trabalhadas a priori. Elas emergiram do processo e foram analisadas com apoio na experiência antes de se efetuar uma ampliação teórica mais consistente. A composição final, registrada neste texto, relata o processo vivenciado no HTP e em seguida análise das duas vertentes originadas dele: a arquitetura da aula e a formação do educador. O que aponta no final é a dialeticidade entre a aula a formação do educador. Com relação ao projeto em si, o que se destaca é, deum lado, as contribuições efetivas ao grupo de educadores que dele participaram e, por outro, as limitações aos avanços delineados, oriundas da própria organização escolar |
id |
PUC_SP-1_68089fbb4e8878632a948556378415e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10159 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Saul, Ana MariaGarcia, Olgair Gomes2016-04-27T14:32:35Z2004-10-271995-03-30Garcia, Olgair Gomes. Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública. 1995. 281 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10159Este trabalho resulta de um projeto de formação do educador desenvolvido pública uma estadual - em uma Escola-Padrão -- com um grupo de professores do período noturno, no HTP (Horário de Trabalho Pedagógico). O ponto partida utilizado para desencadear o processo de formação do educador foi a reflexão sobre A AULA, ou seja, a reflexão e análise da própria prática docente do grupo de professores. Inspirada pela própria metodologia que embasou o projeto, as categorias de análise teórica não foram definidas e trabalhadas a priori. Elas emergiram do processo e foram analisadas com apoio na experiência antes de se efetuar uma ampliação teórica mais consistente. A composição final, registrada neste texto, relata o processo vivenciado no HTP e em seguida análise das duas vertentes originadas dele: a arquitetura da aula e a formação do educador. O que aponta no final é a dialeticidade entre a aula a formação do educador. Com relação ao projeto em si, o que se destaca é, deum lado, as contribuições efetivas ao grupo de educadores que dele participaram e, por outro, as limitações aos avanços delineados, oriundas da própria organização escolarapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22227/tese_32157.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoEscolas - Administração e organizaçãoProfessores - Formação profissionalorganização escolarprática docentesala de aulaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORefletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALtese_32157.pdfapplication/pdf4803328https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10159/1/tese_32157.pdf9daa7932ac5ff312dbba11bb85fabbcaMD51TEXTtese_32157.pdf.txttese_32157.pdf.txtExtracted Texttext/plain281https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10159/2/tese_32157.pdf.txteb9df0962c6037d48ea4780fea82a075MD52THUMBNAILtese_32157.pdf.jpgtese_32157.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3968https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10159/3/tese_32157.pdf.jpg431261d074c57c9bd7eaa6b31c84ba92MD53handle/101592022-04-28 03:27:43.164oai:repositorio.pucsp.br:handle/10159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T06:27:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública |
title |
Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública |
spellingShingle |
Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública Garcia, Olgair Gomes Escolas - Administração e organização Professores - Formação profissional organização escolar prática docente sala de aula CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública |
title_full |
Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública |
title_fullStr |
Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública |
title_sort |
Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública |
author |
Garcia, Olgair Gomes |
author_facet |
Garcia, Olgair Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Saul, Ana Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Olgair Gomes |
contributor_str_mv |
Saul, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas - Administração e organização Professores - Formação profissional organização escolar prática docente sala de aula |
topic |
Escolas - Administração e organização Professores - Formação profissional organização escolar prática docente sala de aula CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho resulta de um projeto de formação do educador desenvolvido pública uma estadual - em uma Escola-Padrão -- com um grupo de professores do período noturno, no HTP (Horário de Trabalho Pedagógico). O ponto partida utilizado para desencadear o processo de formação do educador foi a reflexão sobre A AULA, ou seja, a reflexão e análise da própria prática docente do grupo de professores. Inspirada pela própria metodologia que embasou o projeto, as categorias de análise teórica não foram definidas e trabalhadas a priori. Elas emergiram do processo e foram analisadas com apoio na experiência antes de se efetuar uma ampliação teórica mais consistente. A composição final, registrada neste texto, relata o processo vivenciado no HTP e em seguida análise das duas vertentes originadas dele: a arquitetura da aula e a formação do educador. O que aponta no final é a dialeticidade entre a aula a formação do educador. Com relação ao projeto em si, o que se destaca é, deum lado, as contribuições efetivas ao grupo de educadores que dele participaram e, por outro, as limitações aos avanços delineados, oriundas da própria organização escolar |
publishDate |
1995 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1995-03-30 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2004-10-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:32:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Garcia, Olgair Gomes. Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública. 1995. 281 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10159 |
identifier_str_mv |
Garcia, Olgair Gomes. Refletindo sobre a aula: descobrindo um caminho para a formação do educador na escola pública. 1995. 281 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10159/1/tese_32157.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10159/2/tese_32157.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10159/3/tese_32157.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9daa7932ac5ff312dbba11bb85fabbca eb9df0962c6037d48ea4780fea82a075 431261d074c57c9bd7eaa6b31c84ba92 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423987236143104 |