Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Archilia, Sebastião lattes
Orientador(a): Machado, Silvia Dias Alcântara
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11318
Resumo: Today it has been disclosed the poor performance of High School students in learning the Algebra. On the other hand, the results of researches, such as Vale e Pimentel (2005) and Machado (2006) among others, emphasized the importance of working with the observation and generalization of patterns to develop the algebraic thinking, which can help to overcome this problem. This situation and the suggestion help me to decide to investigate if high school students in a situation of patterns observation and generalization could construct an algebraic formulation of a general term of an arithmetic progression. To collect data drafted a didactic sequence based on the assumptions of Didactic Engineering as described by Machado (2008). The didactic sequence occurred in tree sessions with the participation of some of my students, all volunteers. For the conclusion I took into account only the results of the data analysis of 11 students present at all sessions. The results led me to conclude that, although students have expressed in natural language a formula for the general term, it was not enough to convert this result for the symbolic algebraic way
id PUC_SP-1_6ae7d8ebf6179cbccf47261725d4d099
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11318
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Machado, Silvia Dias Alcântarahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4203508P3Archilia, Sebastião2016-04-27T16:58:41Z2008-08-202008-06-30Archilia, Sebastião. Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11318Today it has been disclosed the poor performance of High School students in learning the Algebra. On the other hand, the results of researches, such as Vale e Pimentel (2005) and Machado (2006) among others, emphasized the importance of working with the observation and generalization of patterns to develop the algebraic thinking, which can help to overcome this problem. This situation and the suggestion help me to decide to investigate if high school students in a situation of patterns observation and generalization could construct an algebraic formulation of a general term of an arithmetic progression. To collect data drafted a didactic sequence based on the assumptions of Didactic Engineering as described by Machado (2008). The didactic sequence occurred in tree sessions with the participation of some of my students, all volunteers. For the conclusion I took into account only the results of the data analysis of 11 students present at all sessions. The results led me to conclude that, although students have expressed in natural language a formula for the general term, it was not enough to convert this result for the symbolic algebraic wayTem sido amplamente divulgada o mau desempenho dos alunos do Ensino Médio em relação a questões de Matemática e especialmente da Álgebra. Por outro lado, os resultados de pesquisas, como os de Vale e Pimentel (2005) e de Machado (2006), entre outros, enfatizam a importância do trabalho com a observação e generalização de padrões para o desenvolvimento do pensamento algébrico, o que pode auxiliar na superação desse problema. Essa situação e a sugestão me levou a investigar se alunos da segunda série do Ensino Médio frente a atividades de observação e generalização de padrões de seqüências constroem uma fórmula para o termo genérico de uma Progressão Aritmética. Para a coleta de dados, elaborei uma seqüência didática embasada nos pressupostos da Engenharia Didática, conforme descrita por Machado (2008). Realizei três sessões com a participação de alguns de meus alunos, todos voluntários. Para a conclusão levei em conta somente os resultados das análises do desempenho de 11 alunos que estiveram presentes em todas as 3 sessões. Os resultados me levaram a concluir que, embora os alunos tenham expressado em linguagem natural uma fórmula para o termo geral, isso não foi suficiente para converterem esse resultado para uma forma simbólica algébricaSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23658/Sebastiao%20Archilia.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoGeneralização de padrõesProgressões aritméticasAlunos do ensino médioEducacao matematicaMatematica -- Estudo e ensinoGeneralization of patternsArithmetic progressionsStudents of teaching methodsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAConstrução do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSebastiao Archilia.pdf.txtSebastiao Archilia.pdf.txtExtracted texttext/plain117367https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11318/3/Sebastiao%20Archilia.pdf.txt0ef508935f38bfa8f0d3b14dd18a38ffMD53ORIGINALSebastiao Archilia.pdfapplication/pdf501341https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11318/1/Sebastiao%20Archilia.pdf7ee1e1e3e26a096d63298c4185b60432MD51THUMBNAILSebastiao Archilia.pdf.jpgSebastiao Archilia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11318/2/Sebastiao%20Archilia.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/113182022-04-27 12:22:55.84oai:repositorio.pucsp.br:handle/11318Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:22:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões
title Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões
spellingShingle Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões
Archilia, Sebastião
Generalização de padrões
Progressões aritméticas
Alunos do ensino médio
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Generalization of patterns
Arithmetic progressions
Students of teaching methods
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões
title_full Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões
title_fullStr Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões
title_full_unstemmed Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões
title_sort Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões
author Archilia, Sebastião
author_facet Archilia, Sebastião
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4203508P3
dc.contributor.author.fl_str_mv Archilia, Sebastião
contributor_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Generalização de padrões
Progressões aritméticas
Alunos do ensino médio
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
topic Generalização de padrões
Progressões aritméticas
Alunos do ensino médio
Educacao matematica
Matematica -- Estudo e ensino
Generalization of patterns
Arithmetic progressions
Students of teaching methods
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Generalization of patterns
Arithmetic progressions
Students of teaching methods
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Today it has been disclosed the poor performance of High School students in learning the Algebra. On the other hand, the results of researches, such as Vale e Pimentel (2005) and Machado (2006) among others, emphasized the importance of working with the observation and generalization of patterns to develop the algebraic thinking, which can help to overcome this problem. This situation and the suggestion help me to decide to investigate if high school students in a situation of patterns observation and generalization could construct an algebraic formulation of a general term of an arithmetic progression. To collect data drafted a didactic sequence based on the assumptions of Didactic Engineering as described by Machado (2008). The didactic sequence occurred in tree sessions with the participation of some of my students, all volunteers. For the conclusion I took into account only the results of the data analysis of 11 students present at all sessions. The results led me to conclude that, although students have expressed in natural language a formula for the general term, it was not enough to convert this result for the symbolic algebraic way
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-08-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Archilia, Sebastião. Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11318
identifier_str_mv Archilia, Sebastião. Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11318/3/Sebastiao%20Archilia.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11318/1/Sebastiao%20Archilia.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11318/2/Sebastiao%20Archilia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ef508935f38bfa8f0d3b14dd18a38ff
7ee1e1e3e26a096d63298c4185b60432
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424022241804288