Avaliação externa na educação de jovens e adultos: análises e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Miranda, Juliana lattes
Orientador(a): Abramowicz, Mere
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9740
Resumo: The Youngster and Adult Education (YAE) faces major challenges related to contemporary social and economic needs. If this system once has had the stigma that was enough to teach adults and adolescents who dropped out or never went to school to read and write his name, today YAE has the challenge of providing a broad and inclusive education that enables its students to not only be part of the labor market, but also to worthy and effective a social inclusion. Due to these new goals sought by YAE, the pedagogical and management planning of this teaching modality need to be aligned with contemporary social, cultural and economic conditions. Therefore, the large-scale assessments done to diagnose the skills and competencies of students and offer portraits of the macro institutional activity, may appear as valuable tools for the development of actions and interventional projects aimed at the adequacy of management and pedagogical actions to improve the quality of education for the students and the performance of the educational systems. In this scenario, this study is meant to perform the analysis of an evaluation project on Youngster and Adult Education program as a way to demonstrate the importance of conducting an external assessment also to this type of teaching modality
id PUC_SP-1_6d2afc1c2e8f3447609ac7b0b027e19a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9740
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Abramowicz, Merehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4496726Y5Miranda, Juliana2016-04-27T14:31:12Z2013-10-302013-10-16Miranda, Juliana. Avaliação externa na educação de jovens e adultos: análises e perspectivas. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9740The Youngster and Adult Education (YAE) faces major challenges related to contemporary social and economic needs. If this system once has had the stigma that was enough to teach adults and adolescents who dropped out or never went to school to read and write his name, today YAE has the challenge of providing a broad and inclusive education that enables its students to not only be part of the labor market, but also to worthy and effective a social inclusion. Due to these new goals sought by YAE, the pedagogical and management planning of this teaching modality need to be aligned with contemporary social, cultural and economic conditions. Therefore, the large-scale assessments done to diagnose the skills and competencies of students and offer portraits of the macro institutional activity, may appear as valuable tools for the development of actions and interventional projects aimed at the adequacy of management and pedagogical actions to improve the quality of education for the students and the performance of the educational systems. In this scenario, this study is meant to perform the analysis of an evaluation project on Youngster and Adult Education program as a way to demonstrate the importance of conducting an external assessment also to this type of teaching modalityA Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta grandes desafios relacionados às necessidades sociais e econômicas contemporâneas. Se algum dia essa modalidade já teve o estigma de que bastava ensinar adultos e adolescentes, que abandonaram ou nunca frequentaram a escola, a ler e a escrever seu nome, hoje a EJA tem o desafio de oferecer um ensino amplo e inclusivo que possibilite aos estudantes não só uma inclusão no mercado de trabalho, mas também uma inclusão social digna e efetiva. Devido aos novos objetivos almejados pela EJA, os planejamentos pedagógicos e de gestão dessa modalidade de ensino necessitam estar alinhados às necessidades sociais, econômicas e culturais da atualidade. Para tanto, as avaliações em larga escala que diagnosticam competências e habilidades dos estudantes e oferecem retratos macros da atuação institucional podem figurar como valiosas ferramentas para a elaboração de ações e projetos de intervenção que visem à adequação da gestão dos programas e das ações pedagógicas para a melhoria da qualidade da educação, da formação dos estudantes e da atuação de redes e sistemas educacionais. Nesse cenário, o estudo aqui apresentado tem o objetivo de analisar um projeto de avaliação na Educação de Jovens e Adultos a fim de demonstrar a importância da realização de uma avaliação externa aplicada em larga escala também para essa modalidade de ensinoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22753/Juliana%20Miranda.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoAvaliação educacional externaEducação de Jovens e Adultos (EJA).Educational assessmentYoungster and Adult Education (YAE).CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOAvaliação externa na educação de jovens e adultos: análises e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJuliana Miranda.pdf.txtJuliana Miranda.pdf.txtExtracted texttext/plain157996https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9740/3/Juliana%20Miranda.pdf.txta69726126f4775f89dd86aee175e97fcMD53ORIGINALJuliana Miranda.pdfapplication/pdf326367https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9740/1/Juliana%20Miranda.pdf4e9dfbb5df0229c6baae1c2ec4764943MD51THUMBNAILJuliana Miranda.pdf.jpgJuliana Miranda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9740/2/Juliana%20Miranda.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/97402022-04-27 09:18:05.905oai:repositorio.pucsp.br:handle/9740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T12:18:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Avaliação externa na educação de jovens e adultos: análises e perspectivas
title Avaliação externa na educação de jovens e adultos: análises e perspectivas
spellingShingle Avaliação externa na educação de jovens e adultos: análises e perspectivas
Miranda, Juliana
Avaliação educacional externa
Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Educational assessment
Youngster and Adult Education (YAE).
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short Avaliação externa na educação de jovens e adultos: análises e perspectivas
title_full Avaliação externa na educação de jovens e adultos: análises e perspectivas
title_fullStr Avaliação externa na educação de jovens e adultos: análises e perspectivas
title_full_unstemmed Avaliação externa na educação de jovens e adultos: análises e perspectivas
title_sort Avaliação externa na educação de jovens e adultos: análises e perspectivas
author Miranda, Juliana
author_facet Miranda, Juliana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abramowicz, Mere
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4496726Y5
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Juliana
contributor_str_mv Abramowicz, Mere
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional externa
Educação de Jovens e Adultos (EJA).
topic Avaliação educacional externa
Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Educational assessment
Youngster and Adult Education (YAE).
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational assessment
Youngster and Adult Education (YAE).
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description The Youngster and Adult Education (YAE) faces major challenges related to contemporary social and economic needs. If this system once has had the stigma that was enough to teach adults and adolescents who dropped out or never went to school to read and write his name, today YAE has the challenge of providing a broad and inclusive education that enables its students to not only be part of the labor market, but also to worthy and effective a social inclusion. Due to these new goals sought by YAE, the pedagogical and management planning of this teaching modality need to be aligned with contemporary social, cultural and economic conditions. Therefore, the large-scale assessments done to diagnose the skills and competencies of students and offer portraits of the macro institutional activity, may appear as valuable tools for the development of actions and interventional projects aimed at the adequacy of management and pedagogical actions to improve the quality of education for the students and the performance of the educational systems. In this scenario, this study is meant to perform the analysis of an evaluation project on Youngster and Adult Education program as a way to demonstrate the importance of conducting an external assessment also to this type of teaching modality
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:31:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Miranda, Juliana. Avaliação externa na educação de jovens e adultos: análises e perspectivas. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9740
identifier_str_mv Miranda, Juliana. Avaliação externa na educação de jovens e adultos: análises e perspectivas. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9740/3/Juliana%20Miranda.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9740/1/Juliana%20Miranda.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9740/2/Juliana%20Miranda.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a69726126f4775f89dd86aee175e97fc
4e9dfbb5df0229c6baae1c2ec4764943
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424001067909120