As estrambóticas aventuras de Cornélio Pires e a cultura caipira no cenário hegemônico da cultura brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Andrade, Arlete Fonseca de lattes
Orientador(a): Junqueira, Carmen Sylvia de Alvarenga
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Departamento: Ciências Sociais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3425
Resumo: This research refers to the artistic and cultural production of Cornelius Pires (1884-1958) and the historical context of the country from the effects of colonization in the socio-economic and cultural, the presence of different ethnic groups and their inter-relations that have contributed to the formation of the regional culture paulista, the rustic. This background is relevant in the light of the stigmas attached to the rustics in view of "poverty" of São Paulo and its inhabitants by the end of the nineteenth century compared to other national locations and the downside of these distorted views with the resumption of popular culture on the part of intellectuals and artists by means of movements such as regionalism and the Modernism in search of a possible national identity. The justifications of these questions relate to historical tension that exists between popular culture and erudite culture and in the mediation of these two notions the contribution of laughter, humor as a way to smoothen the communication and insertion of the popular space in hegemonic society. Thus did Cornelius Pires, with his style facing the rural theme plus the humor in its production and penetrated hegemonic spaces allowing communication between the antagonisms present in our society such as: rural and urban, tradition and modernity, popular and erudite
id PUC_SP-1_71eaab84e554ba778043b871dce292fd
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/3425
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Junqueira, Carmen Sylvia de Alvarengahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751645U6Andrade, Arlete Fonseca de2016-04-26T14:53:43Z2012-09-262012-08-17Andrade, Arlete Fonseca de. As estrambóticas aventuras de Cornélio Pires e a cultura caipira no cenário hegemônico da cultura brasileira. 2012. 175 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3425This research refers to the artistic and cultural production of Cornelius Pires (1884-1958) and the historical context of the country from the effects of colonization in the socio-economic and cultural, the presence of different ethnic groups and their inter-relations that have contributed to the formation of the regional culture paulista, the rustic. This background is relevant in the light of the stigmas attached to the rustics in view of "poverty" of São Paulo and its inhabitants by the end of the nineteenth century compared to other national locations and the downside of these distorted views with the resumption of popular culture on the part of intellectuals and artists by means of movements such as regionalism and the Modernism in search of a possible national identity. The justifications of these questions relate to historical tension that exists between popular culture and erudite culture and in the mediation of these two notions the contribution of laughter, humor as a way to smoothen the communication and insertion of the popular space in hegemonic society. Thus did Cornelius Pires, with his style facing the rural theme plus the humor in its production and penetrated hegemonic spaces allowing communication between the antagonisms present in our society such as: rural and urban, tradition and modernity, popular and eruditeA presente pesquisa refere-se à produção artística e cultural de Cornélio Pires (1884-1958) e ao contexto histórico do país a partir dos efeitos da colonização no campo socioeconômico e cultural, da presença de diferentes etnias e suas inter-relações que contribuíram para a formação da cultura regional paulista, a caipira. Essa contextualização é relevante em função dos estigmas atribuídos ao caipira em vista da pobreza de São Paulo e seus habitantes até fins do século XIX, comparado a outras localidades nacionais e o reverso dessas concepções distorcidas com a retomada da cultura popular por parte de intelectuais e artistas por meio de movimentos como o Regionalismo e o Modernismo, na busca de uma possível identidade nacional. As justificativas dessas questões referem-se à tensão histórica que existe entre cultura popular e cultura erudita e na mediação dessas duas concepções, a contribuição do riso, do humor como forma de suavizar a comunicação e inserção do popular no espaço hegemônico da sociedade. Assim fez Cornélio Pires, com seu estilo voltado para a temática rural acrescido do humor em sua produção, adentrando espaços hegemônicos e possibilitando a comunicação entre os antagonismos presentes em nossa sociedade como: rural e urbano, tradição e modernidade, popular e eruditoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12141/Arlete%20Fonseca%20de%20Andrade.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisCornélio PiresCultura caipiraHistória do BrasilRegionalismoModernismoCultura popularCultura eruditaMediação culturalHumorRustic cultureHistory of BrazilRegionalismModernismPopular cultureErudite cultureCultural mediationHumorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAs estrambóticas aventuras de Cornélio Pires e a cultura caipira no cenário hegemônico da cultura brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTArlete Fonseca de Andrade.pdf.txtArlete Fonseca de Andrade.pdf.txtExtracted texttext/plain286637https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3425/3/Arlete%20Fonseca%20de%20Andrade.pdf.txt33af53d6dd3572c4c00737402c4e7d46MD53ORIGINALArlete Fonseca de Andrade.pdfapplication/pdf3808359https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3425/1/Arlete%20Fonseca%20de%20Andrade.pdffc9f03750c109e884cd87527a55b7d29MD51THUMBNAILArlete Fonseca de Andrade.pdf.jpgArlete Fonseca de Andrade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3425/2/Arlete%20Fonseca%20de%20Andrade.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/34252022-04-28 18:25:34.718oai:repositorio.pucsp.br:handle/3425Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T21:25:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv As estrambóticas aventuras de Cornélio Pires e a cultura caipira no cenário hegemônico da cultura brasileira
title As estrambóticas aventuras de Cornélio Pires e a cultura caipira no cenário hegemônico da cultura brasileira
spellingShingle As estrambóticas aventuras de Cornélio Pires e a cultura caipira no cenário hegemônico da cultura brasileira
Andrade, Arlete Fonseca de
Cornélio Pires
Cultura caipira
História do Brasil
Regionalismo
Modernismo
Cultura popular
Cultura erudita
Mediação cultural
Humor
Rustic culture
History of Brazil
Regionalism
Modernism
Popular culture
Erudite culture
Cultural mediation
Humor
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short As estrambóticas aventuras de Cornélio Pires e a cultura caipira no cenário hegemônico da cultura brasileira
title_full As estrambóticas aventuras de Cornélio Pires e a cultura caipira no cenário hegemônico da cultura brasileira
title_fullStr As estrambóticas aventuras de Cornélio Pires e a cultura caipira no cenário hegemônico da cultura brasileira
title_full_unstemmed As estrambóticas aventuras de Cornélio Pires e a cultura caipira no cenário hegemônico da cultura brasileira
title_sort As estrambóticas aventuras de Cornélio Pires e a cultura caipira no cenário hegemônico da cultura brasileira
author Andrade, Arlete Fonseca de
author_facet Andrade, Arlete Fonseca de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira, Carmen Sylvia de Alvarenga
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751645U6
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Arlete Fonseca de
contributor_str_mv Junqueira, Carmen Sylvia de Alvarenga
dc.subject.por.fl_str_mv Cornélio Pires
Cultura caipira
História do Brasil
Regionalismo
Modernismo
Cultura popular
Cultura erudita
Mediação cultural
Humor
topic Cornélio Pires
Cultura caipira
História do Brasil
Regionalismo
Modernismo
Cultura popular
Cultura erudita
Mediação cultural
Humor
Rustic culture
History of Brazil
Regionalism
Modernism
Popular culture
Erudite culture
Cultural mediation
Humor
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Rustic culture
History of Brazil
Regionalism
Modernism
Popular culture
Erudite culture
Cultural mediation
Humor
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description This research refers to the artistic and cultural production of Cornelius Pires (1884-1958) and the historical context of the country from the effects of colonization in the socio-economic and cultural, the presence of different ethnic groups and their inter-relations that have contributed to the formation of the regional culture paulista, the rustic. This background is relevant in the light of the stigmas attached to the rustics in view of "poverty" of São Paulo and its inhabitants by the end of the nineteenth century compared to other national locations and the downside of these distorted views with the resumption of popular culture on the part of intellectuals and artists by means of movements such as regionalism and the Modernism in search of a possible national identity. The justifications of these questions relate to historical tension that exists between popular culture and erudite culture and in the mediation of these two notions the contribution of laughter, humor as a way to smoothen the communication and insertion of the popular space in hegemonic society. Thus did Cornelius Pires, with his style facing the rural theme plus the humor in its production and penetrated hegemonic spaces allowing communication between the antagonisms present in our society such as: rural and urban, tradition and modernity, popular and erudite
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-09-26
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T14:53:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Andrade, Arlete Fonseca de. As estrambóticas aventuras de Cornélio Pires e a cultura caipira no cenário hegemônico da cultura brasileira. 2012. 175 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3425
identifier_str_mv Andrade, Arlete Fonseca de. As estrambóticas aventuras de Cornélio Pires e a cultura caipira no cenário hegemônico da cultura brasileira. 2012. 175 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3425/3/Arlete%20Fonseca%20de%20Andrade.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3425/1/Arlete%20Fonseca%20de%20Andrade.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3425/2/Arlete%20Fonseca%20de%20Andrade.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 33af53d6dd3572c4c00737402c4e7d46
fc9f03750c109e884cd87527a55b7d29
c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424042880925696