Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Manfredi, Maria Noemi Gonçalves do Prado lattes
Orientador(a): Casali, Alipio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9816
Resumo: This PhD thesis has as object the counter-hegemonic field in education in the Neoliberal Decade analyzed by historical and polítical aspects, oriented by bibliographical research and deep interviews with theoretical-educators: Dermeval Saviani (Historical-Critical Pedagogy), José Carlos Libâneo ( Critical-Social Pedagogy of Contents), Oder José dos Santos (Practice Pedagogy, or Social Conflicts Pedagogy) and Lisete Regina Gomes Arelaro (Liberating Pedagogy by Paulo Freire). The theoretical and methodological treatment, in a dialectical conception, presents different ways to be counter-hegemonic from the conflict of ideas between the different and not between the antagonistic, showing the social and polítical role of the education for the social transformation. The analytic category as reference for this study development is hegemony/counter-hegemony by Antonio Gramsci and Boaventura de Sousa Santos. The relevance of the investigation the theme is justified as support for counterhegemonic movement future analyzes in education in Brazil and for the new educators generation
id PUC_SP-1_74870671aa7ab35536f7a896b5456c32
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9816
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Casali, Alipiohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133162Y6Manfredi, Maria Noemi Gonçalves do Prado2016-04-27T14:31:29Z2015-01-222014-12-08Manfredi, Maria Noemi Gonçalves do Prado. Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI. 2014. 270 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9816This PhD thesis has as object the counter-hegemonic field in education in the Neoliberal Decade analyzed by historical and polítical aspects, oriented by bibliographical research and deep interviews with theoretical-educators: Dermeval Saviani (Historical-Critical Pedagogy), José Carlos Libâneo ( Critical-Social Pedagogy of Contents), Oder José dos Santos (Practice Pedagogy, or Social Conflicts Pedagogy) and Lisete Regina Gomes Arelaro (Liberating Pedagogy by Paulo Freire). The theoretical and methodological treatment, in a dialectical conception, presents different ways to be counter-hegemonic from the conflict of ideas between the different and not between the antagonistic, showing the social and polítical role of the education for the social transformation. The analytic category as reference for this study development is hegemony/counter-hegemony by Antonio Gramsci and Boaventura de Sousa Santos. The relevance of the investigation the theme is justified as support for counterhegemonic movement future analyzes in education in Brazil and for the new educators generationEste estudo de doutorado tem como objeto o campo contra-hegemônico em educação na década neoliberal analisado sob os aspectos histórico e político, orientado por pesquisas bibliográficas e entrevistas em profundidade realizadas com os teóricos-educadores: Dermeval Saviani (Pedagogia Histórico-Crítica), José Carlos Libâneo (Pedagogia Crítico- Social dos Conteúdos), Oder José dos Santos (Pedagogia da Prática ou Pedagogia dos Conflitos Sociais) e Lisete Regina Gomes Arelaro (Pedagogia Libertadora fundamentada por Paulo Freire). O tratamento teórico-metodológico, numa concepção dialética, apresenta as diferentes maneiras de ser contra-hegemônico a partir do conflito de ideias entre diferentes e não entre antagônicos, concebendo o papel social e político da educação na perspectiva da transformação social. A categoria analítica de referência para o desenvolvimento dessa tese é hegemonia/contra-hegemonia em Antonio Gramsci e Boaventura de Sousa Santos. Justificase a relevância na investigação do tema também como respaldo para futuras análises do movimento contra-hegemônico em educação no Brasil para as novas gerações de educadoresConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22803/Maria%20Noemi%20Goncalves%20do%20Prado%20Manfredi.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoContra-hegemoniaPedagogia libertadoraPedagogia histórico-críticaPedagogia crítico-social dos conteúdosPedagogia da práticaCounter-hegemonyCurriculumLiberating pedagogyhistorical-crítical pedagogyCritical-social pedagogy of contentsPractice pedagogyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOEducação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXIEducation and counter-hegemony in the neoliberal decade: the counter-hegemonic pedagogical tendencies between the paradigmatic crisis and the beginning of another possible hegemony in the XXI centuryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMaria Noemi Goncalves do Prado Manfredi.pdf.txtMaria Noemi Goncalves do Prado Manfredi.pdf.txtExtracted texttext/plain690085https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9816/3/Maria%20Noemi%20Goncalves%20do%20Prado%20Manfredi.pdf.txt9174cf7db34b241fae0c2e8214e24419MD53ORIGINALMaria Noemi Goncalves do Prado Manfredi.pdfapplication/pdf2119987https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9816/1/Maria%20Noemi%20Goncalves%20do%20Prado%20Manfredi.pdffbae6cbc9925479b6fbe18362a9bb13dMD51THUMBNAILMaria Noemi Goncalves do Prado Manfredi.pdf.jpgMaria Noemi Goncalves do Prado Manfredi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3374https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9816/2/Maria%20Noemi%20Goncalves%20do%20Prado%20Manfredi.pdf.jpg65070f5fbecc01a9609f303476bf9834MD52handle/98162022-04-27 09:21:16.109oai:repositorio.pucsp.br:handle/9816Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T12:21:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Education and counter-hegemony in the neoliberal decade: the counter-hegemonic pedagogical tendencies between the paradigmatic crisis and the beginning of another possible hegemony in the XXI century
title Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI
spellingShingle Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI
Manfredi, Maria Noemi Gonçalves do Prado
Contra-hegemonia
Pedagogia libertadora
Pedagogia histórico-crítica
Pedagogia crítico-social dos conteúdos
Pedagogia da prática
Counter-hegemony
Curriculum
Liberating pedagogy
historical-crítical pedagogy
Critical-social pedagogy of contents
Practice pedagogy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI
title_full Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI
title_fullStr Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI
title_full_unstemmed Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI
title_sort Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI
author Manfredi, Maria Noemi Gonçalves do Prado
author_facet Manfredi, Maria Noemi Gonçalves do Prado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Casali, Alipio
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133162Y6
dc.contributor.author.fl_str_mv Manfredi, Maria Noemi Gonçalves do Prado
contributor_str_mv Casali, Alipio
dc.subject.por.fl_str_mv Contra-hegemonia
Pedagogia libertadora
Pedagogia histórico-crítica
Pedagogia crítico-social dos conteúdos
Pedagogia da prática
topic Contra-hegemonia
Pedagogia libertadora
Pedagogia histórico-crítica
Pedagogia crítico-social dos conteúdos
Pedagogia da prática
Counter-hegemony
Curriculum
Liberating pedagogy
historical-crítical pedagogy
Critical-social pedagogy of contents
Practice pedagogy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Counter-hegemony
Curriculum
Liberating pedagogy
historical-crítical pedagogy
Critical-social pedagogy of contents
Practice pedagogy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description This PhD thesis has as object the counter-hegemonic field in education in the Neoliberal Decade analyzed by historical and polítical aspects, oriented by bibliographical research and deep interviews with theoretical-educators: Dermeval Saviani (Historical-Critical Pedagogy), José Carlos Libâneo ( Critical-Social Pedagogy of Contents), Oder José dos Santos (Practice Pedagogy, or Social Conflicts Pedagogy) and Lisete Regina Gomes Arelaro (Liberating Pedagogy by Paulo Freire). The theoretical and methodological treatment, in a dialectical conception, presents different ways to be counter-hegemonic from the conflict of ideas between the different and not between the antagonistic, showing the social and polítical role of the education for the social transformation. The analytic category as reference for this study development is hegemony/counter-hegemony by Antonio Gramsci and Boaventura de Sousa Santos. The relevance of the investigation the theme is justified as support for counterhegemonic movement future analyzes in education in Brazil and for the new educators generation
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-08
dc.date.available.fl_str_mv 2015-01-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:31:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Manfredi, Maria Noemi Gonçalves do Prado. Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI. 2014. 270 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9816
identifier_str_mv Manfredi, Maria Noemi Gonçalves do Prado. Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI. 2014. 270 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9816/3/Maria%20Noemi%20Goncalves%20do%20Prado%20Manfredi.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9816/1/Maria%20Noemi%20Goncalves%20do%20Prado%20Manfredi.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9816/2/Maria%20Noemi%20Goncalves%20do%20Prado%20Manfredi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9174cf7db34b241fae0c2e8214e24419
fbae6cbc9925479b6fbe18362a9bb13d
65070f5fbecc01a9609f303476bf9834
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424076755173376