Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9816 |
Resumo: | This PhD thesis has as object the counter-hegemonic field in education in the Neoliberal Decade analyzed by historical and polítical aspects, oriented by bibliographical research and deep interviews with theoretical-educators: Dermeval Saviani (Historical-Critical Pedagogy), José Carlos Libâneo ( Critical-Social Pedagogy of Contents), Oder José dos Santos (Practice Pedagogy, or Social Conflicts Pedagogy) and Lisete Regina Gomes Arelaro (Liberating Pedagogy by Paulo Freire). The theoretical and methodological treatment, in a dialectical conception, presents different ways to be counter-hegemonic from the conflict of ideas between the different and not between the antagonistic, showing the social and polítical role of the education for the social transformation. The analytic category as reference for this study development is hegemony/counter-hegemony by Antonio Gramsci and Boaventura de Sousa Santos. The relevance of the investigation the theme is justified as support for counterhegemonic movement future analyzes in education in Brazil and for the new educators generation |
id |
PUC_SP-1_74870671aa7ab35536f7a896b5456c32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/9816 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Casali, Alipiohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133162Y6Manfredi, Maria Noemi Gonçalves do Prado2016-04-27T14:31:29Z2015-01-222014-12-08Manfredi, Maria Noemi Gonçalves do Prado. Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI. 2014. 270 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9816This PhD thesis has as object the counter-hegemonic field in education in the Neoliberal Decade analyzed by historical and polítical aspects, oriented by bibliographical research and deep interviews with theoretical-educators: Dermeval Saviani (Historical-Critical Pedagogy), José Carlos Libâneo ( Critical-Social Pedagogy of Contents), Oder José dos Santos (Practice Pedagogy, or Social Conflicts Pedagogy) and Lisete Regina Gomes Arelaro (Liberating Pedagogy by Paulo Freire). The theoretical and methodological treatment, in a dialectical conception, presents different ways to be counter-hegemonic from the conflict of ideas between the different and not between the antagonistic, showing the social and polítical role of the education for the social transformation. The analytic category as reference for this study development is hegemony/counter-hegemony by Antonio Gramsci and Boaventura de Sousa Santos. The relevance of the investigation the theme is justified as support for counterhegemonic movement future analyzes in education in Brazil and for the new educators generationEste estudo de doutorado tem como objeto o campo contra-hegemônico em educação na década neoliberal analisado sob os aspectos histórico e político, orientado por pesquisas bibliográficas e entrevistas em profundidade realizadas com os teóricos-educadores: Dermeval Saviani (Pedagogia Histórico-Crítica), José Carlos Libâneo (Pedagogia Crítico- Social dos Conteúdos), Oder José dos Santos (Pedagogia da Prática ou Pedagogia dos Conflitos Sociais) e Lisete Regina Gomes Arelaro (Pedagogia Libertadora fundamentada por Paulo Freire). O tratamento teórico-metodológico, numa concepção dialética, apresenta as diferentes maneiras de ser contra-hegemônico a partir do conflito de ideias entre diferentes e não entre antagônicos, concebendo o papel social e político da educação na perspectiva da transformação social. A categoria analítica de referência para o desenvolvimento dessa tese é hegemonia/contra-hegemonia em Antonio Gramsci e Boaventura de Sousa Santos. Justificase a relevância na investigação do tema também como respaldo para futuras análises do movimento contra-hegemônico em educação no Brasil para as novas gerações de educadoresConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22803/Maria%20Noemi%20Goncalves%20do%20Prado%20Manfredi.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoContra-hegemoniaPedagogia libertadoraPedagogia histórico-críticaPedagogia crítico-social dos conteúdosPedagogia da práticaCounter-hegemonyCurriculumLiberating pedagogyhistorical-crítical pedagogyCritical-social pedagogy of contentsPractice pedagogyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOEducação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXIEducation and counter-hegemony in the neoliberal decade: the counter-hegemonic pedagogical tendencies between the paradigmatic crisis and the beginning of another possible hegemony in the XXI centuryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMaria Noemi Goncalves do Prado Manfredi.pdf.txtMaria Noemi Goncalves do Prado Manfredi.pdf.txtExtracted texttext/plain690085https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9816/3/Maria%20Noemi%20Goncalves%20do%20Prado%20Manfredi.pdf.txt9174cf7db34b241fae0c2e8214e24419MD53ORIGINALMaria Noemi Goncalves do Prado Manfredi.pdfapplication/pdf2119987https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9816/1/Maria%20Noemi%20Goncalves%20do%20Prado%20Manfredi.pdffbae6cbc9925479b6fbe18362a9bb13dMD51THUMBNAILMaria Noemi Goncalves do Prado Manfredi.pdf.jpgMaria Noemi Goncalves do Prado Manfredi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3374https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9816/2/Maria%20Noemi%20Goncalves%20do%20Prado%20Manfredi.pdf.jpg65070f5fbecc01a9609f303476bf9834MD52handle/98162022-04-27 09:21:16.109oai:repositorio.pucsp.br:handle/9816Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T12:21:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Education and counter-hegemony in the neoliberal decade: the counter-hegemonic pedagogical tendencies between the paradigmatic crisis and the beginning of another possible hegemony in the XXI century |
title |
Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI |
spellingShingle |
Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI Manfredi, Maria Noemi Gonçalves do Prado Contra-hegemonia Pedagogia libertadora Pedagogia histórico-crítica Pedagogia crítico-social dos conteúdos Pedagogia da prática Counter-hegemony Curriculum Liberating pedagogy historical-crítical pedagogy Critical-social pedagogy of contents Practice pedagogy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
title_short |
Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI |
title_full |
Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI |
title_fullStr |
Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI |
title_full_unstemmed |
Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI |
title_sort |
Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI |
author |
Manfredi, Maria Noemi Gonçalves do Prado |
author_facet |
Manfredi, Maria Noemi Gonçalves do Prado |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Casali, Alipio |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133162Y6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manfredi, Maria Noemi Gonçalves do Prado |
contributor_str_mv |
Casali, Alipio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contra-hegemonia Pedagogia libertadora Pedagogia histórico-crítica Pedagogia crítico-social dos conteúdos Pedagogia da prática |
topic |
Contra-hegemonia Pedagogia libertadora Pedagogia histórico-crítica Pedagogia crítico-social dos conteúdos Pedagogia da prática Counter-hegemony Curriculum Liberating pedagogy historical-crítical pedagogy Critical-social pedagogy of contents Practice pedagogy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Counter-hegemony Curriculum Liberating pedagogy historical-crítical pedagogy Critical-social pedagogy of contents Practice pedagogy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
This PhD thesis has as object the counter-hegemonic field in education in the Neoliberal Decade analyzed by historical and polítical aspects, oriented by bibliographical research and deep interviews with theoretical-educators: Dermeval Saviani (Historical-Critical Pedagogy), José Carlos Libâneo ( Critical-Social Pedagogy of Contents), Oder José dos Santos (Practice Pedagogy, or Social Conflicts Pedagogy) and Lisete Regina Gomes Arelaro (Liberating Pedagogy by Paulo Freire). The theoretical and methodological treatment, in a dialectical conception, presents different ways to be counter-hegemonic from the conflict of ideas between the different and not between the antagonistic, showing the social and polítical role of the education for the social transformation. The analytic category as reference for this study development is hegemony/counter-hegemony by Antonio Gramsci and Boaventura de Sousa Santos. The relevance of the investigation the theme is justified as support for counterhegemonic movement future analyzes in education in Brazil and for the new educators generation |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-08 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-01-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:31:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Manfredi, Maria Noemi Gonçalves do Prado. Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI. 2014. 270 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9816 |
identifier_str_mv |
Manfredi, Maria Noemi Gonçalves do Prado. Educação e contra-hegemonia na década neoliberal: as tendências pedagógicas contra-hegemônicas entre a crise paradigmática e a construção de outra hegemonia possível no limiar do século XXI. 2014. 270 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9816/3/Maria%20Noemi%20Goncalves%20do%20Prado%20Manfredi.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9816/1/Maria%20Noemi%20Goncalves%20do%20Prado%20Manfredi.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9816/2/Maria%20Noemi%20Goncalves%20do%20Prado%20Manfredi.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9174cf7db34b241fae0c2e8214e24419 fbae6cbc9925479b6fbe18362a9bb13d 65070f5fbecc01a9609f303476bf9834 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424076755173376 |