A gestão da marca do profissional liberal: um estudo de caso na área médica na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Nishioka, Ligia Cristina lattes
Orientador(a): Serralvo, Francisco Antonio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1082
Resumo: As attitudes and experiences facilitate the purchasing decision process and consumer, brands also assume a very important role for the consumer to decide between the many options available, both for goods and for services. It happens that, in recent years, it has been noticed that brands concept go beyond products and services. Individuals and organizations can also be viewed as a brand. Anyone who is trying to build his career may consider creating your own brand. As manufacturing companies or service providers, the independent professionals also seek to excel in the market and differentiate themselves from other competitors. Therefore, the professional, in order to manage and consolidate his name in the field of work could get efficient results using the same tools used by companies. Accordingly, this paper aims to determine whether physicians, as an independent professionals example, adopt the brand identity tools to his name in order to design professionally. We opted for a qualitative approach with one single case study for physicians profession, in order to understand how these professionals think and act on the matter. From the results, it is concluded that medical professionals do not adopt the brand identity tools to his name to design professionally, and signaled a high degree of resistance to such use
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spelling Serralvo, Francisco Antoniohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4802727E3Nishioka, Ligia Cristina2016-04-25T16:44:36Z2013-11-012013-10-18Nishioka, Ligia Cristina. A gestão da marca do profissional liberal: um estudo de caso na área médica na cidade de São Paulo. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1082As attitudes and experiences facilitate the purchasing decision process and consumer, brands also assume a very important role for the consumer to decide between the many options available, both for goods and for services. It happens that, in recent years, it has been noticed that brands concept go beyond products and services. Individuals and organizations can also be viewed as a brand. Anyone who is trying to build his career may consider creating your own brand. As manufacturing companies or service providers, the independent professionals also seek to excel in the market and differentiate themselves from other competitors. Therefore, the professional, in order to manage and consolidate his name in the field of work could get efficient results using the same tools used by companies. Accordingly, this paper aims to determine whether physicians, as an independent professionals example, adopt the brand identity tools to his name in order to design professionally. We opted for a qualitative approach with one single case study for physicians profession, in order to understand how these professionals think and act on the matter. From the results, it is concluded that medical professionals do not adopt the brand identity tools to his name to design professionally, and signaled a high degree of resistance to such useAssim como atitudes e experiências facilitam o processo decisório de compra e consumo, as marcas também assumem uma função muito importante para que o consumidor possa decidir entre as múltiplas opções existentes, tanto para bens quanto para serviços. Ocorre que, nos últimos anos, tem-se notado que as marcas vão além de produtos e serviços. Pessoas e organizações também podem ser vistas como marcas. Qualquer pessoa que esteja tentando construir sua carreira pode pensar em criar sua própria marca. A exemplo de empresas produtoras ou prestadoras de serviços, os profissionais liberais também buscam se destacar no mercado e se diferenciar dos demais competidores. Portanto, o referido profissional, visando gerir e consolidar o seu nome no campo de trabalho, poderia obter resultados eficientes utilizando as mesmas ferramentas adotadas por empresas. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo verificar se os médicos, como exemplo de um dos profissionais liberais, adotam as ferramentas de definição de identidade de marca ao seu nome visando projetar-se profissionalmente. Optou-se por um uma abordagem metodológica qualitativa com estudo de caso único cujo objeto é a categoria médica, com a finalidade de compreender como esses profissionais pensam e agem sobre o assunto. A partir dos resultados, conclui-se que profissionais médicos não adotam as ferramentas de definição de identidade de marca ao seu nome para projetar-se profissionalmente, bem como sinalizaram um alto grau de resistência para essa utilizaçãoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2317/Ligia%20Cristina%20Nishioka.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisMédicosGestão de marcasIdentidadeMarcaProfissional liberalPhysiciansBrandingIdentityBrandIndependent professionalCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA gestão da marca do profissional liberal: um estudo de caso na área médica na cidade de São PauloDissertaçãoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLigia Cristina Nishioka.pdf.txtLigia Cristina Nishioka.pdf.txtExtracted texttext/plain219944https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1082/3/Ligia%20Cristina%20Nishioka.pdf.txtb2ec5449eeb2fec792464e52af562cf3MD53ORIGINALLigia Cristina Nishioka.pdfapplication/pdf631501https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1082/1/Ligia%20Cristina%20Nishioka.pdfc360337e50d317fc7e5b336fab093630MD51THUMBNAILLigia Cristina Nishioka.pdf.jpgLigia Cristina Nishioka.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1082/2/Ligia%20Cristina%20Nishioka.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/10822022-08-22 19:29:30.902oai:repositorio.pucsp.br:handle/1082Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-22T22:29:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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