Adaptação de jogos digitais para jogos de tabuleiro
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
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Departamento: |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23842 |
Resumo: | Board games are, with no doubt, an old entertainment media and have always had their social importance. This study aims to reach the possible application of a methodology to assist in the post-modern movement of adapting digital to board games. Passing trough what an adaptation is, its forms of engagement and why an adaptation is made. With a methodology to identify the main points of the original work, the core, the essence of the digital game to be transferred to the board game, which goes far beyond the traditional narrative as the main tool of transference from one media to another. In games we have a much greater impact of the mechanics, their challenges and gameplay, this is the essence that cannot be forgotten and should provide an experience that the player can create within his mind a connection with the main work in order to not interfere in your desired experience. In order to qualify the methodology, the analysis of games already adapted in the market will be made considering the review and the experience of the community and critics by applying the triad: Game Mechanics, Challenges and Narrative to identify the possible mistakes and success |
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Braga, Alexandre Santaellahttp://lattes.cnpq.br/2620123422980018http://lattes.cnpq.br/4171178325525883Martins, José Arthur Vigilante2021-11-03T13:29:02Z2021-11-03T13:29:02Z2021-02-25Martins, José Arthur Vigilante. Adaptação de jogos digitais para jogos de tabuleiro. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23842Board games are, with no doubt, an old entertainment media and have always had their social importance. This study aims to reach the possible application of a methodology to assist in the post-modern movement of adapting digital to board games. Passing trough what an adaptation is, its forms of engagement and why an adaptation is made. With a methodology to identify the main points of the original work, the core, the essence of the digital game to be transferred to the board game, which goes far beyond the traditional narrative as the main tool of transference from one media to another. In games we have a much greater impact of the mechanics, their challenges and gameplay, this is the essence that cannot be forgotten and should provide an experience that the player can create within his mind a connection with the main work in order to not interfere in your desired experience. In order to qualify the methodology, the analysis of games already adapted in the market will be made considering the review and the experience of the community and critics by applying the triad: Game Mechanics, Challenges and Narrative to identify the possible mistakes and successJogos de tabuleiro são de fato uma mídia antiga de entretenimento e sempre tiveram sua importância social. Este trabalho tem como objetivo estudar a possível aplicação de uma metodologia para auxiliar no movimento pós moderno de adaptação de jogos primariamente digitais para jogos de tabuleiro. Entendendo o que é uma adaptação, suas formas de engajamento e porquê se realizar uma adaptação. Uma metodologia para se identificar os pontos principais da obra original, o core, a essência do jogo digital a ser transferida para o jogos de tabuleiro, que vai muito além da tradicional narrativa como principal objeto de transferência de uma mídia para outra. Nos jogos temos um impacto muito maior das mecânicas de jogo, seus desafios e sua jogabilidade, essa é a essência que não pode ser perdida e deve proporcionar uma experiência que o jogador consiga criar em sua mente, uma ligação com a obra principal a fim de não prejudicar sua experiência desejada. Para qualificar a metodologia será feita a análise de jogos já adaptados no mercado, considerando a revisão com a experiência da comunidade e crítica e aplicando a tríade: mecânicas de Jogo, Desafios e narrativa para identificar os possíveis erros e acertosporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos DigitaisPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::ENGENHARIASJogos digitais - AdaptaçãoJogos de tabuleiroDigital games - AdaptationBoard gamesAdaptação de jogos digitais para jogos de tabuleiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJosé Arthur Vigilante Martins.pdfapplication/pdf750969https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23842/1/Jos%c3%a9%20Arthur%20Vigilante%20Martins.pdf6c946ffdcb4ac6937857c22dd157f645MD51TEXTJosé Arthur Vigilante Martins.pdf.txtJosé Arthur Vigilante Martins.pdf.txtExtracted texttext/plain93401https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23842/2/Jos%c3%a9%20Arthur%20Vigilante%20Martins.pdf.txtffdbf237dcd7b6f4df4b486dcc889829MD52THUMBNAILJosé Arthur Vigilante Martins.pdf.jpgJosé Arthur Vigilante Martins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23842/3/Jos%c3%a9%20Arthur%20Vigilante%20Martins.pdf.jpg8bf4481c2ecf09baeebf2abd4a3f7640MD53handle/238422021-11-04 08:01:33.661oai:repositorio.pucsp.br:handle/23842Repositório Institucionalhttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2021-11-04T11:01:33Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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