Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
|
Departamento: |
Lingüística
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13973 |
Resumo: | This study is part of a larger project Development of teachers and multipliers of ESP for the Brazilian technical educational system and aims at researching the learning evidences of the pedagogical proposal of genre (Ramos, 2004a) in the material developed by the centers, of the technical education system, that took part in the project. To reach this objective, the material developed by each center and the self evaluation activities of the course were analyzed to identify learning evidences of the pedagogical proposal of genre (Ramos, 2004a). This study is grounded on the theoretical principles of genre (Bhaktin, 2000; Swales, 1990; Bhatia, 1993; Martin, 1984; Martin e Eggins, 1997; Miller, 1984; Bazerman, 2005 e Meurer, 2002); material development (Tomlinson, 2001; Graves, 2000; Dudley Evans e St John, 1998; Hutchinson e Waters, 1987); some proposals of material development based on the concept of genre, highlighting the pedagogical proposal of Ramos (2004a). Methodologically, this study can be considered a case study based on the theoretical concepts of Yin (1994), Stake (1995, 1988) and Johnson (1992). The results of this research revealed the learning evidences of the concepts related to material development based on genre, according to the pedagogical proposal (Ramos, 2004a), in theoretical and practical terms |
id |
PUC_SP-1_7bc553f389b21b544d1f6becf84e5492 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/13973 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Rosinda de Castro Guerrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706665T4Cardoso, Zélia Cemin2016-04-28T18:23:46Z2008-07-182008-06-09Cardoso, Zélia Cemin. Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem. 2008. 290 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13973This study is part of a larger project Development of teachers and multipliers of ESP for the Brazilian technical educational system and aims at researching the learning evidences of the pedagogical proposal of genre (Ramos, 2004a) in the material developed by the centers, of the technical education system, that took part in the project. To reach this objective, the material developed by each center and the self evaluation activities of the course were analyzed to identify learning evidences of the pedagogical proposal of genre (Ramos, 2004a). This study is grounded on the theoretical principles of genre (Bhaktin, 2000; Swales, 1990; Bhatia, 1993; Martin, 1984; Martin e Eggins, 1997; Miller, 1984; Bazerman, 2005 e Meurer, 2002); material development (Tomlinson, 2001; Graves, 2000; Dudley Evans e St John, 1998; Hutchinson e Waters, 1987); some proposals of material development based on the concept of genre, highlighting the pedagogical proposal of Ramos (2004a). Methodologically, this study can be considered a case study based on the theoretical concepts of Yin (1994), Stake (1995, 1988) and Johnson (1992). The results of this research revealed the learning evidences of the concepts related to material development based on genre, according to the pedagogical proposal (Ramos, 2004a), in theoretical and practical termsEste trabalho é parte de um projeto maior- Formação de Professores e Multiplicadores de Ensino-Aprendizagem de Inglês Instrumental para o Sistema de Educação Profissional de Nível Técnico - identificado como ESPtec e tem como objetivo investigar as evidências de aprendizagem da proposta pedagógica de gêneros de Ramos (2004a) no material elaborado pelos Centros de educação de nível técnico, estaduais e federais participantes da Ação 2 do ESPtec. Para atingir esse objetivo, foram analisados o material didático produzido por cada Centro participante e as atividades de auto-avaliação inseridas no curso a fim de identificar as evidências de aprendizagem dos conceitos teóricos sobre elaboração de material fundamentado em gênero, segundo a proposta pedagógica de Ramos (2004a). A fundamentação teórica deste trabalho englobou o conceito de gênero (Bhaktin, 2000; Swales, 1990; Bhatia, 1993; Martin, 1984; Martin e Eggins, 1997; Miller, 1984; Bazerman, 2005 e Meurer, 2002); os conceitos teóricos sobre material didático e sua elaboração, (Tomlinson, 2001; Graves, 2000; Dudley Evans e St John, 1998; Hutchinson e Waters, 1987); algumas propostas de elaboração de material didático com base em gêneros, focando, em especial, a proposta pedagógica de implementação de gêneros de Ramos (2004a). Este trabalho pode ser considerado como um estudo de caso fundamentado nos conceitos teóricos de Yin (1994), Stake (1995 e 1988) e Johnson (1992). Os resultados deste trabalho indicaram as evidências de aprendizagem dos conceitos de elaboração de material didático, fundamentado em gênero, segundo a proposta de Ramos (2004a), em seus aspectos teóricos e práticosConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30770/Zelia%20Cemin%20Cardoso.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaAbordagem instrumentalGêneroProposta pedagógicaLingua inglesa -- Estudo e ensinoMaterial didaticoMaterial didatico -- AvaliacaoESPGenrePedagogical proposalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAUma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTZelia Cemin Cardoso.pdf.txtZelia Cemin Cardoso.pdf.txtExtracted texttext/plain600763https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13973/3/Zelia%20Cemin%20Cardoso.pdf.txt372fcaa24c0707d026859ec7b951d70fMD53ORIGINALZelia Cemin Cardoso.pdfapplication/pdf13081328https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13973/1/Zelia%20Cemin%20Cardoso.pdfc6702fa305b92a57c7d6af90661433aaMD51THUMBNAILZelia Cemin Cardoso.pdf.jpgZelia Cemin Cardoso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4260https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13973/2/Zelia%20Cemin%20Cardoso.pdf.jpg418039bcc176bd9ad0c3001f9d5a6a82MD52handle/139732022-04-27 22:59:03.506oai:repositorio.pucsp.br:handle/13973Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:59:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem |
title |
Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem |
spellingShingle |
Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem Cardoso, Zélia Cemin Abordagem instrumental Gênero Proposta pedagógica Lingua inglesa -- Estudo e ensino Material didatico Material didatico -- Avaliacao ESP Genre Pedagogical proposal CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem |
title_full |
Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem |
title_fullStr |
Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem |
title_sort |
Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem |
author |
Cardoso, Zélia Cemin |
author_facet |
Cardoso, Zélia Cemin |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706665T4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Zélia Cemin |
contributor_str_mv |
Ramos, Rosinda de Castro Guerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem instrumental Gênero Proposta pedagógica Lingua inglesa -- Estudo e ensino Material didatico Material didatico -- Avaliacao |
topic |
Abordagem instrumental Gênero Proposta pedagógica Lingua inglesa -- Estudo e ensino Material didatico Material didatico -- Avaliacao ESP Genre Pedagogical proposal CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
ESP Genre Pedagogical proposal |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
This study is part of a larger project Development of teachers and multipliers of ESP for the Brazilian technical educational system and aims at researching the learning evidences of the pedagogical proposal of genre (Ramos, 2004a) in the material developed by the centers, of the technical education system, that took part in the project. To reach this objective, the material developed by each center and the self evaluation activities of the course were analyzed to identify learning evidences of the pedagogical proposal of genre (Ramos, 2004a). This study is grounded on the theoretical principles of genre (Bhaktin, 2000; Swales, 1990; Bhatia, 1993; Martin, 1984; Martin e Eggins, 1997; Miller, 1984; Bazerman, 2005 e Meurer, 2002); material development (Tomlinson, 2001; Graves, 2000; Dudley Evans e St John, 1998; Hutchinson e Waters, 1987); some proposals of material development based on the concept of genre, highlighting the pedagogical proposal of Ramos (2004a). Methodologically, this study can be considered a case study based on the theoretical concepts of Yin (1994), Stake (1995, 1988) and Johnson (1992). The results of this research revealed the learning evidences of the concepts related to material development based on genre, according to the pedagogical proposal (Ramos, 2004a), in theoretical and practical terms |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-07-18 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-06-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T18:23:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Cardoso, Zélia Cemin. Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem. 2008. 290 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13973 |
identifier_str_mv |
Cardoso, Zélia Cemin. Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem. 2008. 290 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Lingüística |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13973/3/Zelia%20Cemin%20Cardoso.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13973/1/Zelia%20Cemin%20Cardoso.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13973/2/Zelia%20Cemin%20Cardoso.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
372fcaa24c0707d026859ec7b951d70f c6702fa305b92a57c7d6af90661433aa 418039bcc176bd9ad0c3001f9d5a6a82 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423977071247360 |