Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Cardoso, Zélia Cemin lattes
Orientador(a): Ramos, Rosinda de Castro Guerra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Departamento: Lingüística
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
ESP
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13973
Resumo: This study is part of a larger project Development of teachers and multipliers of ESP for the Brazilian technical educational system and aims at researching the learning evidences of the pedagogical proposal of genre (Ramos, 2004a) in the material developed by the centers, of the technical education system, that took part in the project. To reach this objective, the material developed by each center and the self evaluation activities of the course were analyzed to identify learning evidences of the pedagogical proposal of genre (Ramos, 2004a). This study is grounded on the theoretical principles of genre (Bhaktin, 2000; Swales, 1990; Bhatia, 1993; Martin, 1984; Martin e Eggins, 1997; Miller, 1984; Bazerman, 2005 e Meurer, 2002); material development (Tomlinson, 2001; Graves, 2000; Dudley Evans e St John, 1998; Hutchinson e Waters, 1987); some proposals of material development based on the concept of genre, highlighting the pedagogical proposal of Ramos (2004a). Methodologically, this study can be considered a case study based on the theoretical concepts of Yin (1994), Stake (1995, 1988) and Johnson (1992). The results of this research revealed the learning evidences of the concepts related to material development based on genre, according to the pedagogical proposal (Ramos, 2004a), in theoretical and practical terms
id PUC_SP-1_7bc553f389b21b544d1f6becf84e5492
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13973
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ramos, Rosinda de Castro Guerrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706665T4Cardoso, Zélia Cemin2016-04-28T18:23:46Z2008-07-182008-06-09Cardoso, Zélia Cemin. Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem. 2008. 290 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13973This study is part of a larger project Development of teachers and multipliers of ESP for the Brazilian technical educational system and aims at researching the learning evidences of the pedagogical proposal of genre (Ramos, 2004a) in the material developed by the centers, of the technical education system, that took part in the project. To reach this objective, the material developed by each center and the self evaluation activities of the course were analyzed to identify learning evidences of the pedagogical proposal of genre (Ramos, 2004a). This study is grounded on the theoretical principles of genre (Bhaktin, 2000; Swales, 1990; Bhatia, 1993; Martin, 1984; Martin e Eggins, 1997; Miller, 1984; Bazerman, 2005 e Meurer, 2002); material development (Tomlinson, 2001; Graves, 2000; Dudley Evans e St John, 1998; Hutchinson e Waters, 1987); some proposals of material development based on the concept of genre, highlighting the pedagogical proposal of Ramos (2004a). Methodologically, this study can be considered a case study based on the theoretical concepts of Yin (1994), Stake (1995, 1988) and Johnson (1992). The results of this research revealed the learning evidences of the concepts related to material development based on genre, according to the pedagogical proposal (Ramos, 2004a), in theoretical and practical termsEste trabalho é parte de um projeto maior- Formação de Professores e Multiplicadores de Ensino-Aprendizagem de Inglês Instrumental para o Sistema de Educação Profissional de Nível Técnico - identificado como ESPtec e tem como objetivo investigar as evidências de aprendizagem da proposta pedagógica de gêneros de Ramos (2004a) no material elaborado pelos Centros de educação de nível técnico, estaduais e federais participantes da Ação 2 do ESPtec. Para atingir esse objetivo, foram analisados o material didático produzido por cada Centro participante e as atividades de auto-avaliação inseridas no curso a fim de identificar as evidências de aprendizagem dos conceitos teóricos sobre elaboração de material fundamentado em gênero, segundo a proposta pedagógica de Ramos (2004a). A fundamentação teórica deste trabalho englobou o conceito de gênero (Bhaktin, 2000; Swales, 1990; Bhatia, 1993; Martin, 1984; Martin e Eggins, 1997; Miller, 1984; Bazerman, 2005 e Meurer, 2002); os conceitos teóricos sobre material didático e sua elaboração, (Tomlinson, 2001; Graves, 2000; Dudley Evans e St John, 1998; Hutchinson e Waters, 1987); algumas propostas de elaboração de material didático com base em gêneros, focando, em especial, a proposta pedagógica de implementação de gêneros de Ramos (2004a). Este trabalho pode ser considerado como um estudo de caso fundamentado nos conceitos teóricos de Yin (1994), Stake (1995 e 1988) e Johnson (1992). Os resultados deste trabalho indicaram as evidências de aprendizagem dos conceitos de elaboração de material didático, fundamentado em gênero, segundo a proposta de Ramos (2004a), em seus aspectos teóricos e práticosConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30770/Zelia%20Cemin%20Cardoso.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaAbordagem instrumentalGêneroProposta pedagógicaLingua inglesa -- Estudo e ensinoMaterial didaticoMaterial didatico -- AvaliacaoESPGenrePedagogical proposalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAUma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTZelia Cemin Cardoso.pdf.txtZelia Cemin Cardoso.pdf.txtExtracted texttext/plain600763https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13973/3/Zelia%20Cemin%20Cardoso.pdf.txt372fcaa24c0707d026859ec7b951d70fMD53ORIGINALZelia Cemin Cardoso.pdfapplication/pdf13081328https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13973/1/Zelia%20Cemin%20Cardoso.pdfc6702fa305b92a57c7d6af90661433aaMD51THUMBNAILZelia Cemin Cardoso.pdf.jpgZelia Cemin Cardoso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4260https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13973/2/Zelia%20Cemin%20Cardoso.pdf.jpg418039bcc176bd9ad0c3001f9d5a6a82MD52handle/139732022-04-27 22:59:03.506oai:repositorio.pucsp.br:handle/13973Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:59:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem
title Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem
spellingShingle Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem
Cardoso, Zélia Cemin
Abordagem instrumental
Gênero
Proposta pedagógica
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Material didatico
Material didatico -- Avaliacao
ESP
Genre
Pedagogical proposal
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem
title_full Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem
title_fullStr Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem
title_full_unstemmed Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem
title_sort Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem
author Cardoso, Zélia Cemin
author_facet Cardoso, Zélia Cemin
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rosinda de Castro Guerra
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706665T4
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Zélia Cemin
contributor_str_mv Ramos, Rosinda de Castro Guerra
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem instrumental
Gênero
Proposta pedagógica
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Material didatico
Material didatico -- Avaliacao
topic Abordagem instrumental
Gênero
Proposta pedagógica
Lingua inglesa -- Estudo e ensino
Material didatico
Material didatico -- Avaliacao
ESP
Genre
Pedagogical proposal
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv ESP
Genre
Pedagogical proposal
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This study is part of a larger project Development of teachers and multipliers of ESP for the Brazilian technical educational system and aims at researching the learning evidences of the pedagogical proposal of genre (Ramos, 2004a) in the material developed by the centers, of the technical education system, that took part in the project. To reach this objective, the material developed by each center and the self evaluation activities of the course were analyzed to identify learning evidences of the pedagogical proposal of genre (Ramos, 2004a). This study is grounded on the theoretical principles of genre (Bhaktin, 2000; Swales, 1990; Bhatia, 1993; Martin, 1984; Martin e Eggins, 1997; Miller, 1984; Bazerman, 2005 e Meurer, 2002); material development (Tomlinson, 2001; Graves, 2000; Dudley Evans e St John, 1998; Hutchinson e Waters, 1987); some proposals of material development based on the concept of genre, highlighting the pedagogical proposal of Ramos (2004a). Methodologically, this study can be considered a case study based on the theoretical concepts of Yin (1994), Stake (1995, 1988) and Johnson (1992). The results of this research revealed the learning evidences of the concepts related to material development based on genre, according to the pedagogical proposal (Ramos, 2004a), in theoretical and practical terms
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-07-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:23:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cardoso, Zélia Cemin. Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem. 2008. 290 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13973
identifier_str_mv Cardoso, Zélia Cemin. Uma proposta pedagógica de implementação de gêneros para cursos de inglês instrumental: evidências de aprendizagem. 2008. 290 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13973/3/Zelia%20Cemin%20Cardoso.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13973/1/Zelia%20Cemin%20Cardoso.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13973/2/Zelia%20Cemin%20Cardoso.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 372fcaa24c0707d026859ec7b951d70f
c6702fa305b92a57c7d6af90661433aa
418039bcc176bd9ad0c3001f9d5a6a82
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423977071247360