Estratégias e estruturas de trade marketing na indústria de bens de consumo não-duráveis como resposta às transformações ocorridas no varejo alimentício do Brasil
Ano de defesa: | 2007 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
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Departamento: |
Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
|
País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1258 |
Resumo: | The main distribution channel for non-durable consumer goods is the food retail, which is composed of bars, mini markets, bakeries, convenience stores, supermarkets and hypermarkets. In order to sell to these customers, the industries had a marketing department formed by product managers and a sales department that had regional and key account managers. Without bargain power, the retailers had to accept the negotiation terms presented by the industries that possessed strong brands. Through an exploratory-descriptive study made with twenty industries with an income over R$ 100 million per year, this dissertation has found changes that have occurred with the brazilian retailers, namely the globalization of the supermarket chains, the consolidation of the supermarkets, the arrival of new retail models, the strengthening of private labels, the competition of retailers of different formats and the expansion of the on line retail. In this new scenario, the retailers demand better discounts and more services from the industries that ended up loosing profitability. To overcome such losses the industries are now implementing the so called trade marketing department, that aims at adequating the strategy, the structure and the operation to the distribution channel dynamics in such a way customers and consumers are satisfied, in a profitable way to the industry. This paper ends with trade marketing strategies, structures and perspectives in Brazil |
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Without bargain power, the retailers had to accept the negotiation terms presented by the industries that possessed strong brands. Through an exploratory-descriptive study made with twenty industries with an income over R$ 100 million per year, this dissertation has found changes that have occurred with the brazilian retailers, namely the globalization of the supermarket chains, the consolidation of the supermarkets, the arrival of new retail models, the strengthening of private labels, the competition of retailers of different formats and the expansion of the on line retail. In this new scenario, the retailers demand better discounts and more services from the industries that ended up loosing profitability. To overcome such losses the industries are now implementing the so called trade marketing department, that aims at adequating the strategy, the structure and the operation to the distribution channel dynamics in such a way customers and consumers are satisfied, in a profitable way to the industry. This paper ends with trade marketing strategies, structures and perspectives in BrazilO principal canal de distribuição de bens de consumo não-duráveis é o varejo alimentício, que é composto basicamente por bares, mercearias, padarias, lojas de conveniência, supermercados e hipermercados. Para atender a esses clientes, as indústrias possuíam uma estrutura de marketing, composta por gerentes de produtos e de vendas, com responsáveis por áreas e contas-chave. Com baixo poder de barganha, os varejistas eram obrigados a aceitar as condições de negociação apresentadas pelas indústrias detentoras de marcas fortes. Essa dissertação, através de um estudo exploratório-descritivo efetuado com vinte empresas de bens de consumo, com faturamento superior a R$ 100 milhões de reais por ano, levantou as principais mudanças ocorridas no varejo alimentício brasileiro, que são a globalização das redes supermercadistas, o aumento da consolidação dos supermercados, o surgimento de novos formatos varejistas, o fortalecimento das marcas próprias, a competição entre varejistas de formatos distintos e a expansão do varejo on line. Esse novo cenário fez com que as indústrias passassem a ser muito pressionadas pelos seus clientes, que hoje demandam maiores descontos e melhores serviços e consequentemente perdessem sua rentabilidade. O trabalho verificou que uma alternativa para recuperar os negócios dos fabricantes é a implementação do departamento de trade marketing, que tem por objetivo adequar a estratégia, a estrutura e a operação da companhia à dinâmica dos canais de distribuição, com o objetivo de atender melhor e mais rentavelmente seus clientes e através destes, os consumidores. Finalmente, o estudo é concluído com as estratégias, estruturas e perspectivas de trade marketingapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2552/Rodrigo%20Guimaraes%20Motta.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisVarejo alimentícioMarketingComercio varejistaAlimentos -- ComercioMarketingRetailTrade marketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEstratégias e estruturas de trade marketing na indústria de bens de consumo não-duráveis como resposta às transformações ocorridas no varejo alimentício do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRodrigo Guimaraes Motta.pdf.txtRodrigo Guimaraes Motta.pdf.txtExtracted texttext/plain226233https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1258/3/Rodrigo%20Guimaraes%20Motta.pdf.txtb89b37e3c5455470a70e9ca6bcd8666dMD53ORIGINALRodrigo Guimaraes Motta.pdfapplication/pdf390429https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1258/1/Rodrigo%20Guimaraes%20Motta.pdf97d7cfec535ec24dfb8b8991d874a3e5MD51THUMBNAILRodrigo Guimaraes Motta.pdf.jpgRodrigo Guimaraes Motta.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1258/2/Rodrigo%20Guimaraes%20Motta.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/12582022-12-20 13:29:13.69oai:repositorio.pucsp.br:handle/1258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-20T16:29:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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