Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Guido, Ana Lúcia Borella lattes
Orientador(a): Las Casas, Alexandre Luzzi
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1096
Resumo: Deep changes verified in society during the past last decades have impacted the way companies perform their business and work upon their communication. In this context, the main objective of this thesis is to refer to Facebook use as a communication element in companies models in a B2B basis, organization by which their main characteristic is to sell to intermediates or to other companies. Through the application of a study case methodology, it is analyzed two corporate profiles: the Autodesk and Braskem, and both elect Facebook as being one the main platforms on corporate communication in the digital environment. As a complement to the research it is used the content analysis technique aiming in assisting in the investigation about the content and the objective of released messages represented by their posts. The results show to be favorable to the use of Facebook as a communication tool when structured based on objectives and organization strategies. Language in social networks establishes a dialogue providing information sharing among people and corporations
id PUC_SP-1_82eabab0dd87ddfddea63731b135dd05
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/1096
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Las Casas, Alexandre Luzzihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4334055T7Guido, Ana Lúcia Borella2016-04-25T16:44:38Z2014-04-102014-03-12Guido, Ana Lúcia Borella. Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1096Deep changes verified in society during the past last decades have impacted the way companies perform their business and work upon their communication. In this context, the main objective of this thesis is to refer to Facebook use as a communication element in companies models in a B2B basis, organization by which their main characteristic is to sell to intermediates or to other companies. Through the application of a study case methodology, it is analyzed two corporate profiles: the Autodesk and Braskem, and both elect Facebook as being one the main platforms on corporate communication in the digital environment. As a complement to the research it is used the content analysis technique aiming in assisting in the investigation about the content and the objective of released messages represented by their posts. The results show to be favorable to the use of Facebook as a communication tool when structured based on objectives and organization strategies. Language in social networks establishes a dialogue providing information sharing among people and corporationsAs mudanças profundas constatadas na sociedade durante as últimas décadas também impactam a forma como as empresas realizam negócios e exercem a sua comunicação. Nesse contexto, o principal objetivo desta dissertação refere-se ao uso do Facebook como elemento de comunicação em empresas B2B, organizações cuja característica principal é vender para intermediários ou para outras empresas. Por meio da aplicação da metodologia de estudo de caso, analisa-se dois perfis corporativos: Autodesk e Braskem, sendo que ambos elegem o Facebook como uma das principais plataformas de comunicação da empresa no ambiente digital. Como complementação à pesquisa utiliza-se a técnica de análise de conteúdo, a fim de auxiliar a investigação sobre o conteúdo e propósito das mensagens publicadas, representadas pelos posts. Os resultados mostram-se favoráveis à utilização do Facebook como ferramenta de comunicação, quando estruturada com base nos objetivos e estratégias da organização. A linguagem nas redes sociais estabelece um diálogo, proporcionando compartilhamento das informações entre pessoas e corporaçõesapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2333/Ana%20Lucia%20Borella%20Guido.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisRedes sociaisFacebookComunicação organizacionalEmpresas B2BNetworksFacebookOrganization communicationB2B companiesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAORedes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2BDissertaçãoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAna Lucia Borella Guido.pdf.txtAna Lucia Borella Guido.pdf.txtExtracted texttext/plain281692https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1096/3/Ana%20Lucia%20Borella%20Guido.pdf.txt1c9d301e1e0b40e5295607e607ea9de1MD53ORIGINALAna Lucia Borella Guido.pdfapplication/pdf11225510https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1096/1/Ana%20Lucia%20Borella%20Guido.pdfdee7e32b6893feabcaeb1621d86eddfdMD51THUMBNAILAna Lucia Borella Guido.pdf.jpgAna Lucia Borella Guido.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3122https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1096/2/Ana%20Lucia%20Borella%20Guido.pdf.jpg64d0a01547b4781c3ad65e36aba69a3fMD52handle/10962023-06-27 12:07:15.729oai:repositorio.pucsp.br:handle/1096Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-27T15:07:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B
title Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B
spellingShingle Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B
Guido, Ana Lúcia Borella
Redes sociais
Facebook
Comunicação organizacional
Empresas B2B
Networks
Facebook
Organization communication
B2B companies
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B
title_full Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B
title_fullStr Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B
title_full_unstemmed Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B
title_sort Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B
author Guido, Ana Lúcia Borella
author_facet Guido, Ana Lúcia Borella
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Las Casas, Alexandre Luzzi
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4334055T7
dc.contributor.author.fl_str_mv Guido, Ana Lúcia Borella
contributor_str_mv Las Casas, Alexandre Luzzi
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Facebook
Comunicação organizacional
Empresas B2B
topic Redes sociais
Facebook
Comunicação organizacional
Empresas B2B
Networks
Facebook
Organization communication
B2B companies
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Networks
Facebook
Organization communication
B2B companies
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Deep changes verified in society during the past last decades have impacted the way companies perform their business and work upon their communication. In this context, the main objective of this thesis is to refer to Facebook use as a communication element in companies models in a B2B basis, organization by which their main characteristic is to sell to intermediates or to other companies. Through the application of a study case methodology, it is analyzed two corporate profiles: the Autodesk and Braskem, and both elect Facebook as being one the main platforms on corporate communication in the digital environment. As a complement to the research it is used the content analysis technique aiming in assisting in the investigation about the content and the objective of released messages represented by their posts. The results show to be favorable to the use of Facebook as a communication tool when structured based on objectives and organization strategies. Language in social networks establishes a dialogue providing information sharing among people and corporations
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-25T16:44:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv Dissertação
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Guido, Ana Lúcia Borella. Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1096
identifier_str_mv Guido, Ana Lúcia Borella. Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1096/3/Ana%20Lucia%20Borella%20Guido.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1096/1/Ana%20Lucia%20Borella%20Guido.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1096/2/Ana%20Lucia%20Borella%20Guido.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c9d301e1e0b40e5295607e607ea9de1
dee7e32b6893feabcaeb1621d86eddfd
64d0a01547b4781c3ad65e36aba69a3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423974265257984