Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
|
Departamento: |
Ciências da Religião
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2000 |
Resumo: | The research treat the conceptions of Religious Teaching in the public school system shows and analyses the explicit and implicit conceptions that appear in preliminary and subsequent discussions concerning the Law 10783/01 which occurred in the Legislative Assembly in occasion of the process of the Project of Law 1036/99. Focusing also on the Deliberation CEE 16/2001 and the Indication CEE 07/2001 and the writings produced by the Religious Teaching mentors for public school of the State of São Paulo, inserted in Notebooks of Religious Teaching and in the articles published in the electronic magazine REVER. As a theoretical presumption for those analyses the main conceptions of Religious Teaching such as the confession, the transreligious and the phenomenological were shown. Concluding that the Religious Teaching in public school in State of São Paulo presents itself as a mixture of various conflicting conceptions prevailing the tendency of characterizing it as the Teaching of Religions, focusing on history, culture and ethics, instead of on the transreligious conception and phenomenological which consider fundamental, as fallow, the study and the experience of the transcendent |
id |
PUC_SP-1_83485654687ccce6a7fbfeb31d1697e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/2000 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Queiroz, José J.Almeida, Débora Vasti Colombani Bispo de2016-04-25T19:20:43Z2007-03-282006-10-02Almeida, Débora Vasti Colombani Bispo de. Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2000The research treat the conceptions of Religious Teaching in the public school system shows and analyses the explicit and implicit conceptions that appear in preliminary and subsequent discussions concerning the Law 10783/01 which occurred in the Legislative Assembly in occasion of the process of the Project of Law 1036/99. Focusing also on the Deliberation CEE 16/2001 and the Indication CEE 07/2001 and the writings produced by the Religious Teaching mentors for public school of the State of São Paulo, inserted in Notebooks of Religious Teaching and in the articles published in the electronic magazine REVER. As a theoretical presumption for those analyses the main conceptions of Religious Teaching such as the confession, the transreligious and the phenomenological were shown. Concluding that the Religious Teaching in public school in State of São Paulo presents itself as a mixture of various conflicting conceptions prevailing the tendency of characterizing it as the Teaching of Religions, focusing on history, culture and ethics, instead of on the transreligious conception and phenomenological which consider fundamental, as fallow, the study and the experience of the transcendentA pesquisa trata da questão das concepções de Ensino Religioso no sistema escolar público do Estado de São Paulo. O estudo aponta e analisa as concepções explícitas e implícitas que aparecem nas discussões preliminares e posteriores à Lei 10783/01 que ocorreram na Assembléia Legislativa, por ocasião da tramitação do Projeto de Lei 1036/99. Focaliza também a Deliberação CEE 16/2001 e a Indicação CEE 07/2001 e os escritos produzidos pelos mentores do Ensino Religioso escolar público para o Estado de São Paulo, contidos nos Cadernos de Ensino Religioso e nos artigos publicados na revista eletrônica REVER. Como pressuposto teórico para essas análises foram expostas as principais concepções de Ensino Religioso, a confessional, a transreligiosa e a fenomenológica. Conclui-se que o Ensino Religioso escolar público do Estado de São Paulo se apresenta como uma mescla de várias concepções conflitantes, prevalecendo a tendência de caracterizá-lo como Ensino de Religiões, privilegiando o enfoque da história, da cultura e da ética, preterindo o que a concepção transreligiosa e fenomenológica consideram fundamental, a saber, o estudo e a experiência do Transcendenteapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/3265/CRE%20-%20Debora%20Vasti%20C%20B%20Almeida.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da ReligiãoPUC-SPBRCiências da ReligiãoEducaçãoEnsino religiosConcepçõesFenomenológicoConfessionalTransreligiosoGrupo do nãoEnsino religiosoReligioesEducationReligious teachingConceptionsPhenomenologicalTrasnreligiousGroup of noCNPQ::CIENCIAS HUMANASEnsino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCRE - Debora Vasti C B Almeida.pdf.txtCRE - Debora Vasti C B Almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain178203https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/2000/3/CRE%20-%20Debora%20Vasti%20C%20B%20Almeida.pdf.txt997d73f240417539478efef8df0d99c5MD53ORIGINALCRE - Debora Vasti C B Almeida.pdfapplication/pdf209599https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/2000/1/CRE%20-%20Debora%20Vasti%20C%20B%20Almeida.pdf0a3864b86955cab7ce00bea50e94c97eMD51THUMBNAILCRE - Debora Vasti C B Almeida.pdf.jpgCRE - Debora Vasti C B Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/2000/2/CRE%20-%20Debora%20Vasti%20C%20B%20Almeida.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD52handle/20002022-04-28 17:12:31.113oai:repositorio.pucsp.br:handle/2000Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T20:12:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo |
title |
Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo |
spellingShingle |
Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo Almeida, Débora Vasti Colombani Bispo de Educação Ensino religios Concepções Fenomenológico Confessional Transreligioso Grupo do não Ensino religioso Religioes Education Religious teaching Conceptions Phenomenological Trasnreligious Group of no CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo |
title_full |
Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo |
title_fullStr |
Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo |
title_sort |
Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo |
author |
Almeida, Débora Vasti Colombani Bispo de |
author_facet |
Almeida, Débora Vasti Colombani Bispo de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Queiroz, José J. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Débora Vasti Colombani Bispo de |
contributor_str_mv |
Queiroz, José J. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino religios Concepções Fenomenológico Confessional Transreligioso Grupo do não Ensino religioso Religioes |
topic |
Educação Ensino religios Concepções Fenomenológico Confessional Transreligioso Grupo do não Ensino religioso Religioes Education Religious teaching Conceptions Phenomenological Trasnreligious Group of no CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Religious teaching Conceptions Phenomenological Trasnreligious Group of no |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
The research treat the conceptions of Religious Teaching in the public school system shows and analyses the explicit and implicit conceptions that appear in preliminary and subsequent discussions concerning the Law 10783/01 which occurred in the Legislative Assembly in occasion of the process of the Project of Law 1036/99. Focusing also on the Deliberation CEE 16/2001 and the Indication CEE 07/2001 and the writings produced by the Religious Teaching mentors for public school of the State of São Paulo, inserted in Notebooks of Religious Teaching and in the articles published in the electronic magazine REVER. As a theoretical presumption for those analyses the main conceptions of Religious Teaching such as the confession, the transreligious and the phenomenological were shown. Concluding that the Religious Teaching in public school in State of São Paulo presents itself as a mixture of various conflicting conceptions prevailing the tendency of characterizing it as the Teaching of Religions, focusing on history, culture and ethics, instead of on the transreligious conception and phenomenological which consider fundamental, as fallow, the study and the experience of the transcendent |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-10-02 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-03-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-25T19:20:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Almeida, Débora Vasti Colombani Bispo de. Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2000 |
identifier_str_mv |
Almeida, Débora Vasti Colombani Bispo de. Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências da Religião |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/2000/3/CRE%20-%20Debora%20Vasti%20C%20B%20Almeida.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/2000/1/CRE%20-%20Debora%20Vasti%20C%20B%20Almeida.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/2000/2/CRE%20-%20Debora%20Vasti%20C%20B%20Almeida.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
997d73f240417539478efef8df0d99c5 0a3864b86955cab7ce00bea50e94c97e 8c1280dca4077478b5fad29883580c72 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424115645808640 |