Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Almeida, Débora Vasti Colombani Bispo de
Orientador(a): Queiroz, José J.
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Departamento: Ciências da Religião
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2000
Resumo: The research treat the conceptions of Religious Teaching in the public school system shows and analyses the explicit and implicit conceptions that appear in preliminary and subsequent discussions concerning the Law 10783/01 which occurred in the Legislative Assembly in occasion of the process of the Project of Law 1036/99. Focusing also on the Deliberation CEE 16/2001 and the Indication CEE 07/2001 and the writings produced by the Religious Teaching mentors for public school of the State of São Paulo, inserted in Notebooks of Religious Teaching and in the articles published in the electronic magazine REVER. As a theoretical presumption for those analyses the main conceptions of Religious Teaching such as the confession, the transreligious and the phenomenological were shown. Concluding that the Religious Teaching in public school in State of São Paulo presents itself as a mixture of various conflicting conceptions prevailing the tendency of characterizing it as the Teaching of Religions, focusing on history, culture and ethics, instead of on the transreligious conception and phenomenological which consider fundamental, as fallow, the study and the experience of the transcendent
id PUC_SP-1_83485654687ccce6a7fbfeb31d1697e1
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/2000
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Queiroz, José J.Almeida, Débora Vasti Colombani Bispo de2016-04-25T19:20:43Z2007-03-282006-10-02Almeida, Débora Vasti Colombani Bispo de. Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2000The research treat the conceptions of Religious Teaching in the public school system shows and analyses the explicit and implicit conceptions that appear in preliminary and subsequent discussions concerning the Law 10783/01 which occurred in the Legislative Assembly in occasion of the process of the Project of Law 1036/99. Focusing also on the Deliberation CEE 16/2001 and the Indication CEE 07/2001 and the writings produced by the Religious Teaching mentors for public school of the State of São Paulo, inserted in Notebooks of Religious Teaching and in the articles published in the electronic magazine REVER. As a theoretical presumption for those analyses the main conceptions of Religious Teaching such as the confession, the transreligious and the phenomenological were shown. Concluding that the Religious Teaching in public school in State of São Paulo presents itself as a mixture of various conflicting conceptions prevailing the tendency of characterizing it as the Teaching of Religions, focusing on history, culture and ethics, instead of on the transreligious conception and phenomenological which consider fundamental, as fallow, the study and the experience of the transcendentA pesquisa trata da questão das concepções de Ensino Religioso no sistema escolar público do Estado de São Paulo. O estudo aponta e analisa as concepções explícitas e implícitas que aparecem nas discussões preliminares e posteriores à Lei 10783/01 que ocorreram na Assembléia Legislativa, por ocasião da tramitação do Projeto de Lei 1036/99. Focaliza também a Deliberação CEE 16/2001 e a Indicação CEE 07/2001 e os escritos produzidos pelos mentores do Ensino Religioso escolar público para o Estado de São Paulo, contidos nos Cadernos de Ensino Religioso e nos artigos publicados na revista eletrônica REVER. Como pressuposto teórico para essas análises foram expostas as principais concepções de Ensino Religioso, a confessional, a transreligiosa e a fenomenológica. Conclui-se que o Ensino Religioso escolar público do Estado de São Paulo se apresenta como uma mescla de várias concepções conflitantes, prevalecendo a tendência de caracterizá-lo como Ensino de Religiões, privilegiando o enfoque da história, da cultura e da ética, preterindo o que a concepção transreligiosa e fenomenológica consideram fundamental, a saber, o estudo e a experiência do Transcendenteapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/3265/CRE%20-%20Debora%20Vasti%20C%20B%20Almeida.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da ReligiãoPUC-SPBRCiências da ReligiãoEducaçãoEnsino religiosConcepçõesFenomenológicoConfessionalTransreligiosoGrupo do nãoEnsino religiosoReligioesEducationReligious teachingConceptionsPhenomenologicalTrasnreligiousGroup of noCNPQ::CIENCIAS HUMANASEnsino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCRE - Debora Vasti C B Almeida.pdf.txtCRE - Debora Vasti C B Almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain178203https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/2000/3/CRE%20-%20Debora%20Vasti%20C%20B%20Almeida.pdf.txt997d73f240417539478efef8df0d99c5MD53ORIGINALCRE - Debora Vasti C B Almeida.pdfapplication/pdf209599https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/2000/1/CRE%20-%20Debora%20Vasti%20C%20B%20Almeida.pdf0a3864b86955cab7ce00bea50e94c97eMD51THUMBNAILCRE - Debora Vasti C B Almeida.pdf.jpgCRE - Debora Vasti C B Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/2000/2/CRE%20-%20Debora%20Vasti%20C%20B%20Almeida.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD52handle/20002022-04-28 17:12:31.113oai:repositorio.pucsp.br:handle/2000Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T20:12:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo
title Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo
spellingShingle Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo
Almeida, Débora Vasti Colombani Bispo de
Educação
Ensino religios
Concepções
Fenomenológico
Confessional
Transreligioso
Grupo do não
Ensino religioso
Religioes
Education
Religious teaching
Conceptions
Phenomenological
Trasnreligious
Group of no
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo
title_full Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo
title_fullStr Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo
title_full_unstemmed Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo
title_sort Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo
author Almeida, Débora Vasti Colombani Bispo de
author_facet Almeida, Débora Vasti Colombani Bispo de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Queiroz, José J.
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Débora Vasti Colombani Bispo de
contributor_str_mv Queiroz, José J.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino religios
Concepções
Fenomenológico
Confessional
Transreligioso
Grupo do não
Ensino religioso
Religioes
topic Educação
Ensino religios
Concepções
Fenomenológico
Confessional
Transreligioso
Grupo do não
Ensino religioso
Religioes
Education
Religious teaching
Conceptions
Phenomenological
Trasnreligious
Group of no
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Religious teaching
Conceptions
Phenomenological
Trasnreligious
Group of no
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description The research treat the conceptions of Religious Teaching in the public school system shows and analyses the explicit and implicit conceptions that appear in preliminary and subsequent discussions concerning the Law 10783/01 which occurred in the Legislative Assembly in occasion of the process of the Project of Law 1036/99. Focusing also on the Deliberation CEE 16/2001 and the Indication CEE 07/2001 and the writings produced by the Religious Teaching mentors for public school of the State of São Paulo, inserted in Notebooks of Religious Teaching and in the articles published in the electronic magazine REVER. As a theoretical presumption for those analyses the main conceptions of Religious Teaching such as the confession, the transreligious and the phenomenological were shown. Concluding that the Religious Teaching in public school in State of São Paulo presents itself as a mixture of various conflicting conceptions prevailing the tendency of characterizing it as the Teaching of Religions, focusing on history, culture and ethics, instead of on the transreligious conception and phenomenological which consider fundamental, as fallow, the study and the experience of the transcendent
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-10-02
dc.date.available.fl_str_mv 2007-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-25T19:20:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Almeida, Débora Vasti Colombani Bispo de. Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2000
identifier_str_mv Almeida, Débora Vasti Colombani Bispo de. Ensino religioso ou ensino sobre religiões: A concepção de ensino religioso escolar no estado de São Paulo. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências da Religião
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/2000/3/CRE%20-%20Debora%20Vasti%20C%20B%20Almeida.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/2000/1/CRE%20-%20Debora%20Vasti%20C%20B%20Almeida.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/2000/2/CRE%20-%20Debora%20Vasti%20C%20B%20Almeida.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 997d73f240417539478efef8df0d99c5
0a3864b86955cab7ce00bea50e94c97e
8c1280dca4077478b5fad29883580c72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424115645808640