O masculino na publicidade da Playboy: a construção da figura do homem nos anúncios da revista

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Costa, Adriana Modesto lattes
Orientador(a): Prado, José Luiz Aidar
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Departamento: Comunicação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4595
Resumo: This research aims to investigate the main representations of man (the masculine) in commercials published in the largest and most significant monthly magazine targeted to the Brazilian s male audience, Playboy. Therefore, the project studies the construction of the man s figure in these ads, crucial to the understanding of the imagery built by the persuasive speech of advertising in the process of creating a model based on a social narcissistic culture with a prominent profile in the media. The research s corpus consists of analyzes of full-page and double-page ads in 24 editions of Playboy magazine making a methodological cutout of 2005 and 2009 when the magazine reached its highest and lowest drawing, respectively, audited by the Checker Circulation Institute of Brazil. The visual appeal of advertising campaigns offers the possibility to split announcements, broken down into thematic groups. The contribution of Christopher Lasch s work emphasizes the way that advertising presents youth as a salable commodity in the culture of narcissism. The interpretation of the advertisements language and the communicative potential of each advertising piece are provided by the peircean semiotics analysis widely addressed by Lucia Santaella. The research is contextualized with the ongoing transformation imposed to the subject as a consumer from the studies of Zygmunt Bauman, bringing hyper consumption generated by the media, the entertainment industry and advertising
id PUC_SP-1_8d7f8bb47974dfcf6815ef27a2188570
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/4595
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Prado, José Luiz Aidarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4409436A8Costa, Adriana Modesto2016-04-26T18:13:48Z2014-03-202014-02-18Costa, Adriana Modesto. O masculino na publicidade da Playboy: a construção da figura do homem nos anúncios da revista. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4595This research aims to investigate the main representations of man (the masculine) in commercials published in the largest and most significant monthly magazine targeted to the Brazilian s male audience, Playboy. Therefore, the project studies the construction of the man s figure in these ads, crucial to the understanding of the imagery built by the persuasive speech of advertising in the process of creating a model based on a social narcissistic culture with a prominent profile in the media. The research s corpus consists of analyzes of full-page and double-page ads in 24 editions of Playboy magazine making a methodological cutout of 2005 and 2009 when the magazine reached its highest and lowest drawing, respectively, audited by the Checker Circulation Institute of Brazil. The visual appeal of advertising campaigns offers the possibility to split announcements, broken down into thematic groups. The contribution of Christopher Lasch s work emphasizes the way that advertising presents youth as a salable commodity in the culture of narcissism. The interpretation of the advertisements language and the communicative potential of each advertising piece are provided by the peircean semiotics analysis widely addressed by Lucia Santaella. The research is contextualized with the ongoing transformation imposed to the subject as a consumer from the studies of Zygmunt Bauman, bringing hyper consumption generated by the media, the entertainment industry and advertisingEsta pesquisa tem como objetivo investigar as principais representações do homem (o masculino) nos anúncios publicitários veiculados na maior e mais relevante revista mensal segmentada do público masculino brasileiro, Playboy. Para tanto, o projeto estuda a construção da figura do homem nestes anúncios, crucial para o entendimento do imaginário construído pelo discurso persuasivo da publicidade no processo de criação de um modelo social baseado em uma cultura narcisista com um lugar preponderante na mídia. O corpus da pesquisa consiste em análises de anúncios de página inteira e de página dupla de 24 edições da revista Playboy, fazendo um recorte metodológico dos anos 2005 e 2009, em que a revista atingiu a maior e a menor tiragem, respectivamente, auditadas pelo Instituto Verificador de Circulação. Os apelos visuais das campanhas publicitárias oferecem a possibilidade de dividir os anúncios, discriminandoos em grupos temáticos. O aporte da obra de Christopher Lasch enfatiza a forma pela qual a publicidade apresenta a juventude como uma mercadoria vendável na cultura do narcisismo. A interpretação da linguagem dos anúncios e do potencial comunicativo de cada peça publicitária é fornecida pelas análises da semiótica peirceana amplamente abordada por Lucia Santaella. A pesquisa é contextualizada com a permanente transformação imposta ao sujeito na condição de consumidor a partir dos estudos de Zygmunt Bauman, trazendo o hiperconsumo gerado pela mídia, indústria do entretenimento e publicidadeapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13467/Adriana%20Modesto%20Costa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBRComunicaçãoPublicidadeMídia impressaConsumoRevistas masculinasPlayboyjuventudeAdvertisingPress mediaConsumptionMale magazinesPlayboyYouthCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO masculino na publicidade da Playboy: a construção da figura do homem nos anúncios da revistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAdriana Modesto Costa.pdf.txtAdriana Modesto Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain151169https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4595/3/Adriana%20Modesto%20Costa.pdf.txt0b8b348d51aa2c00d6122cc4c75f26a2MD53ORIGINALAdriana Modesto Costa.pdfapplication/pdf47464396https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4595/1/Adriana%20Modesto%20Costa.pdf2d6208569cb8d47c1de66d675fc9f66bMD51THUMBNAILAdriana Modesto Costa.pdf.jpgAdriana Modesto Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3120https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4595/2/Adriana%20Modesto%20Costa.pdf.jpg906fe678c235fa3b7daa9a44ba1e9c2bMD52handle/45952022-04-28 19:06:19.029oai:repositorio.pucsp.br:handle/4595Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T22:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O masculino na publicidade da Playboy: a construção da figura do homem nos anúncios da revista
title O masculino na publicidade da Playboy: a construção da figura do homem nos anúncios da revista
spellingShingle O masculino na publicidade da Playboy: a construção da figura do homem nos anúncios da revista
Costa, Adriana Modesto
Publicidade
Mídia impressa
Consumo
Revistas masculinas
Playboy
juventude
Advertising
Press media
Consumption
Male magazines
Playboy
Youth
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short O masculino na publicidade da Playboy: a construção da figura do homem nos anúncios da revista
title_full O masculino na publicidade da Playboy: a construção da figura do homem nos anúncios da revista
title_fullStr O masculino na publicidade da Playboy: a construção da figura do homem nos anúncios da revista
title_full_unstemmed O masculino na publicidade da Playboy: a construção da figura do homem nos anúncios da revista
title_sort O masculino na publicidade da Playboy: a construção da figura do homem nos anúncios da revista
author Costa, Adriana Modesto
author_facet Costa, Adriana Modesto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prado, José Luiz Aidar
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4409436A8
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Adriana Modesto
contributor_str_mv Prado, José Luiz Aidar
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Mídia impressa
Consumo
Revistas masculinas
Playboy
juventude
topic Publicidade
Mídia impressa
Consumo
Revistas masculinas
Playboy
juventude
Advertising
Press media
Consumption
Male magazines
Playboy
Youth
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising
Press media
Consumption
Male magazines
Playboy
Youth
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This research aims to investigate the main representations of man (the masculine) in commercials published in the largest and most significant monthly magazine targeted to the Brazilian s male audience, Playboy. Therefore, the project studies the construction of the man s figure in these ads, crucial to the understanding of the imagery built by the persuasive speech of advertising in the process of creating a model based on a social narcissistic culture with a prominent profile in the media. The research s corpus consists of analyzes of full-page and double-page ads in 24 editions of Playboy magazine making a methodological cutout of 2005 and 2009 when the magazine reached its highest and lowest drawing, respectively, audited by the Checker Circulation Institute of Brazil. The visual appeal of advertising campaigns offers the possibility to split announcements, broken down into thematic groups. The contribution of Christopher Lasch s work emphasizes the way that advertising presents youth as a salable commodity in the culture of narcissism. The interpretation of the advertisements language and the communicative potential of each advertising piece are provided by the peircean semiotics analysis widely addressed by Lucia Santaella. The research is contextualized with the ongoing transformation imposed to the subject as a consumer from the studies of Zygmunt Bauman, bringing hyper consumption generated by the media, the entertainment industry and advertising
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-03-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T18:13:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Costa, Adriana Modesto. O masculino na publicidade da Playboy: a construção da figura do homem nos anúncios da revista. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4595
identifier_str_mv Costa, Adriana Modesto. O masculino na publicidade da Playboy: a construção da figura do homem nos anúncios da revista. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4595/3/Adriana%20Modesto%20Costa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4595/1/Adriana%20Modesto%20Costa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4595/2/Adriana%20Modesto%20Costa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b8b348d51aa2c00d6122cc4c75f26a2
2d6208569cb8d47c1de66d675fc9f66b
906fe678c235fa3b7daa9a44ba1e9c2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424055873830912