Rio, 40 Graus: sua censura e os patamares de uma conscientização cinematográfica
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em História
|
Departamento: |
História
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12862 |
Resumo: | This research aimed to analyze the film Rio, 40 Degrees (Nelson Pereira dos Santos, 1955) and the mobilization occurring between Brazilian intellectuals after censorship by the colonel and chief of police Geraldo Menezes Cortes. To study this mobilization we analyze texts published in the Brazilian press in the second half of 1955. The sources of this research correspond to the film and the press articles published in that period. An important guiding principle for reflection that we present are the questions raised by Marcelo Ridenti (2000, 2010) about the appreciation of the people in the Brazilian culture and the revolutionary brazilianness. We propose a new analytical bias to think the film as historical and aesthetic document, this bias concerns the aesthetic and ideological project of national-popular. In the case of mobilization that emerged after the censorship of the film, we stated that it gave discussions on film production in Brazil, touting the issues surrounding the early '50s Cinema Congress, the main one, the defense of national cinema. However, the proportions assumed by the mobilization in support of the release of the film, printed a new dynamic in discussions of the Cinema Congress |
id |
PUC_SP-1_90132ba559e85d8d935f8add02c4ff98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/12862 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Longhi, Carla Reishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797684Y0http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4422483A0Silva, Cleonice Elias da2016-04-27T19:31:02Z2015-03-242015-02-27Silva, Cleonice Elias da. Rio, 40 Graus: sua censura e os patamares de uma conscientização cinematográfica. 2015. 193 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12862This research aimed to analyze the film Rio, 40 Degrees (Nelson Pereira dos Santos, 1955) and the mobilization occurring between Brazilian intellectuals after censorship by the colonel and chief of police Geraldo Menezes Cortes. To study this mobilization we analyze texts published in the Brazilian press in the second half of 1955. The sources of this research correspond to the film and the press articles published in that period. An important guiding principle for reflection that we present are the questions raised by Marcelo Ridenti (2000, 2010) about the appreciation of the people in the Brazilian culture and the revolutionary brazilianness. We propose a new analytical bias to think the film as historical and aesthetic document, this bias concerns the aesthetic and ideological project of national-popular. In the case of mobilization that emerged after the censorship of the film, we stated that it gave discussions on film production in Brazil, touting the issues surrounding the early '50s Cinema Congress, the main one, the defense of national cinema. However, the proportions assumed by the mobilization in support of the release of the film, printed a new dynamic in discussions of the Cinema CongressEsta pesquisa tem como objetivo analisar o filme Rio, 40 Graus (Nelson Pereira dos Santos, 1955) e a mobilização surgida entre os intelectuais brasileiros após a sua censura pelo coronel e chefe de polícia Geraldo Menezes Côrtes. Para estudar essa mobilização, analisaremos textos publicados na imprensa brasileira no decorrer do segundo semestre de 1955. As fontes desta pesquisa correspondem ao filme e aos textos da imprensa publicados no referido período. Um eixo norteador importe para a reflexão que apresentamos são as questões trazidas por Marcelo Ridenti (2000, 2010) sobre a valorização do povo na cultura brasileira e a brasilidade revolucionária. Proporemos um novo viés analítico para pensar o filme como documento histórico e estético. Esse viés diz respeito ao projeto estético e ideológico do nacional popular. Tratando-se da mobilização surgida após a censura do filme, afirmaremos que ela proporcionou discussões sobre a produção de filmes no Brasil, agenciando questões presentes nos congressos de cinema de inícios dos anos 50, sendo a principal delas a defesa do cinema nacional. Todavia, as proporções assumidas pela mobilização em defesa da liberação do filme imprimiram uma nova dinâmica nas discussões realizadas nos congressos de cinemaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/25190/Cleonice%20Elias%20da%20Silva.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em HistóriaPUC-SPBRHistóriaRio, 40 GrausCensuraMobilização nacional popularNeorrealismo40 DegreesCensorshipNational-popular mobilizationNeorealismCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIARio, 40 Graus: sua censura e os patamares de uma conscientização cinematográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCleonice Elias da Silva.pdf.txtCleonice Elias da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain453811https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12862/3/Cleonice%20Elias%20da%20Silva.pdf.txtf015e7022d9e08f3e766d8e620fcb3b4MD53ORIGINALCleonice Elias da Silva.pdfapplication/pdf1450941https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12862/1/Cleonice%20Elias%20da%20Silva.pdf7db5ba4ea50f7f3c058645bcd8f288b1MD51THUMBNAILCleonice Elias da Silva.pdf.jpgCleonice Elias da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12862/2/Cleonice%20Elias%20da%20Silva.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/128622022-04-28 08:43:36.944oai:repositorio.pucsp.br:handle/12862Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T11:43:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Rio, 40 Graus: sua censura e os patamares de uma conscientização cinematográfica |
title |
Rio, 40 Graus: sua censura e os patamares de uma conscientização cinematográfica |
spellingShingle |
Rio, 40 Graus: sua censura e os patamares de uma conscientização cinematográfica Silva, Cleonice Elias da Rio, 40 Graus Censura Mobilização nacional popular Neorrealismo 40 Degrees Censorship National-popular mobilization Neorealism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
Rio, 40 Graus: sua censura e os patamares de uma conscientização cinematográfica |
title_full |
Rio, 40 Graus: sua censura e os patamares de uma conscientização cinematográfica |
title_fullStr |
Rio, 40 Graus: sua censura e os patamares de uma conscientização cinematográfica |
title_full_unstemmed |
Rio, 40 Graus: sua censura e os patamares de uma conscientização cinematográfica |
title_sort |
Rio, 40 Graus: sua censura e os patamares de uma conscientização cinematográfica |
author |
Silva, Cleonice Elias da |
author_facet |
Silva, Cleonice Elias da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Longhi, Carla Reis |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797684Y0 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4422483A0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cleonice Elias da |
contributor_str_mv |
Longhi, Carla Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rio, 40 Graus Censura Mobilização nacional popular Neorrealismo |
topic |
Rio, 40 Graus Censura Mobilização nacional popular Neorrealismo 40 Degrees Censorship National-popular mobilization Neorealism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
40 Degrees Censorship National-popular mobilization Neorealism |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
This research aimed to analyze the film Rio, 40 Degrees (Nelson Pereira dos Santos, 1955) and the mobilization occurring between Brazilian intellectuals after censorship by the colonel and chief of police Geraldo Menezes Cortes. To study this mobilization we analyze texts published in the Brazilian press in the second half of 1955. The sources of this research correspond to the film and the press articles published in that period. An important guiding principle for reflection that we present are the questions raised by Marcelo Ridenti (2000, 2010) about the appreciation of the people in the Brazilian culture and the revolutionary brazilianness. We propose a new analytical bias to think the film as historical and aesthetic document, this bias concerns the aesthetic and ideological project of national-popular. In the case of mobilization that emerged after the censorship of the film, we stated that it gave discussions on film production in Brazil, touting the issues surrounding the early '50s Cinema Congress, the main one, the defense of national cinema. However, the proportions assumed by the mobilization in support of the release of the film, printed a new dynamic in discussions of the Cinema Congress |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-24 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T19:31:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva, Cleonice Elias da. Rio, 40 Graus: sua censura e os patamares de uma conscientização cinematográfica. 2015. 193 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12862 |
identifier_str_mv |
Silva, Cleonice Elias da. Rio, 40 Graus: sua censura e os patamares de uma conscientização cinematográfica. 2015. 193 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em História |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
História |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12862/3/Cleonice%20Elias%20da%20Silva.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12862/1/Cleonice%20Elias%20da%20Silva.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/12862/2/Cleonice%20Elias%20da%20Silva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f015e7022d9e08f3e766d8e620fcb3b4 7db5ba4ea50f7f3c058645bcd8f288b1 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1827867188562755584 |