Redes sociais na internet: as comunidades e os blogs como oportunidades para a publicidade e o marketing

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Huelsen, Patrícia Giannoccaro Von
Orientador(a): Serralvo, Francisco Antonio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1286
Resumo: This paper discusses the C2C relations occurring in blogs and communities on the Brazilian Internet as an opportunity to practices of advertising and marketing. Nowadays, the Internet offers much more than just free information, placing itself as a forum for social manifestations, a space where people put forward their opinions, search for identities and interact with friends or even with unkown people. Therefore, companies that usually focus on audiences only, can now interact with their custumers. This paper is meant to provide researchers and marketing agents with support in their efforts to identify these opportunities of interaction. It is a qualitative study, based on the observation of social manifestations and on consistent interviews. Sociology and Marketing are its theoretical grounds. Research has shown that advertising and marketing moves, concentrate on procedures which are very little interactive, with a predominance of the use of banners and links; and that the utilization of public relations and viral marketing also takes place. Research has also pointed out that the nature of interactions that occur on social webs are mainly affective, but the existence of marketing on C2C webs creates relationships driven by other interests, as well. The web turns to be a space not quite predictable, where the roles and identities of consumers and companies are mixed together. Thus, these are the challenges to advertising and marketing posed by social webs: to watch closely these groups manifestations, to measure such interactions and to make use of multilateral actions
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This paper is meant to provide researchers and marketing agents with support in their efforts to identify these opportunities of interaction. It is a qualitative study, based on the observation of social manifestations and on consistent interviews. Sociology and Marketing are its theoretical grounds. Research has shown that advertising and marketing moves, concentrate on procedures which are very little interactive, with a predominance of the use of banners and links; and that the utilization of public relations and viral marketing also takes place. Research has also pointed out that the nature of interactions that occur on social webs are mainly affective, but the existence of marketing on C2C webs creates relationships driven by other interests, as well. The web turns to be a space not quite predictable, where the roles and identities of consumers and companies are mixed together. Thus, these are the challenges to advertising and marketing posed by social webs: to watch closely these groups manifestations, to measure such interactions and to make use of multilateral actionsEste trabalho discute as relações C2C presentes em blogs e comunidades na Internet brasileira como oportunidades para as práticas da publicidade e do marketing. Atualmente a Internet oferece mais do que informação gratuita, configurando-se como um espaço para as manifestações sociais, onde as pessoas retratam opiniões, buscam identidades e se relacionam com amigos e desconhecidos. As empresas, que normalmente buscam apenas audiência, podem agora interagir com seus clientes. A dissertação procura apoiar pesquisadores e agentes de marketing na tarefa de identificar as oportunidades de interação. É um estudo qualitativo, que utiliza a observação de algumas manifestações sociais e realiza entrevistas em profundidade, e que tem na sociologia e no marketing o apoio teórico. A pesquisa indica que as ações publicitárias e de marketing concentram-se em práticas pouco interativas, com a predominância do uso de banners e links, e que o uso das relações públicas e do marketing viral também ocorre. Indica ainda que as interações presentes nas redes sociais são sobretudo de ordem afetiva, mas a presença do marketing nas redes C2C traz relações também motivadas por interesses. A rede configura-se como um espaço pouco previsível, onde os papéis e as identidades entre consumidores e empresas se cruzam. Assim, a publicidade e o marketing têm como desafios nas redes sociais a observação das manifestações dos grupos, a qualificação das interações e o uso de ações multidirecionaisapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2554/Patricia%20Giannoccaro%20Von%20Huelsen.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisRedes-sociais na internetMarketingPublicidadeComunidadesBlogsInternet -- MarketingInternet na publicidadeRedes de relacoes sociaisSocial webs on the internetAdvertisingCommunitiesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAORedes sociais na internet: as comunidades e os blogs como oportunidades para a publicidade e o marketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTPatricia Giannoccaro Von Huelsen.pdf.txtPatricia Giannoccaro Von Huelsen.pdf.txtExtracted texttext/plain281524https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1286/3/Patricia%20Giannoccaro%20Von%20Huelsen.pdf.txt30b32d9d73b9c57f5092a35f91210d56MD53ORIGINALPatricia Giannoccaro Von Huelsen.pdfapplication/pdf3531241https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1286/1/Patricia%20Giannoccaro%20Von%20Huelsen.pdfc9c107b3e10a7349dcd669f80726e55eMD51THUMBNAILPatricia Giannoccaro Von Huelsen.pdf.jpgPatricia Giannoccaro Von Huelsen.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1286/2/Patricia%20Giannoccaro%20Von%20Huelsen.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/12862022-12-21 08:46:37.093oai:repositorio.pucsp.br:handle/1286Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T11:46:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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